Documentação e itens obrigatórios

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Esta seção tem como objetivo prestar um auxílio a todos que estejam pesquisando sobre os requisitos necessários para realizar sua própria viagem de carro pelos países da América do Sul. Lembre-se que, muitas vezes, estas exigências variam de acordo com a intenção, boa ou não, e interpretação dos policiais e agentes de fiscalização. Estamos sempre pesquisando e atualizando estas informações, conforme mudanças na legislação e experiência prática durante as viagens.

As tabelas a seguir apresentam de forma resumida toda a documentação e itens exigidos e recomendados, para o carro e passageiros, em uma viagem para o Uruguai (URY), Argentina (ARG), Chile (CHL), Paraguai (PRY), Bolívia (BOL) e Peru (PER). Há um link para cada um destes itens, onde os mesmos são explicados em detalhes.

 

Obrigatório

Item

País

URY

ARG

CHL

PRY

BOL

PER

Cinto de segurança (item já obrigatório no Brasil)

X

X

X

X

X

X

Extintor de incêndio (apesar de não ser mais exigido no Brasil, seu porte é obrigatório nos demais países)

X

X

X

X

X

X

Cadeirinhas e assento de elevação para crianças, conforme a idade (item já obrigatório no Brasil)

X

X

X

X

X

X

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo CRLV (documento de porte obrigatório no Brasil)

X

X

X

X

X

X

Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no Ministério das Relações Exteriores – MRE/Itamaraty) – caso o carro seja de empresa, emprestado ou financiado por leasing

X

Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no consulado chileno e uruguaio) – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC

X

_

X

?

Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional: declaração consular da Embaixada do Peru – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC

X

Cadenas – correntes para as rodas (caso for trafegar em pistas com neve)

X

X

X

X

Cambão ou cabo de aço

X

Triângulo adicional

X

X

Kit de primeiros socorros

X

X

Faróis baixos acesos (rodovias e dentro de cidades)

X

X

X

X

X

X

Adesivos reflexivos: faixa vermelha e de velocidade máxima (veículos de médio e grande porte)

X

Apoios de cabeças em todos os bancos onde houver ocupantes

X

?

?

Carteira de Identidade (RG) ou passaporte

X

X

X

X

X

X

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

X

X

X

X

X

X

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

X

X

Nota fiscal de bens importados comprados legalmente no Brasil

X

X

X

X

X

X

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA)

X

X

Pase Diario Único (PDU) – cobrança automatizada de pedágios nas autopistas de Santiago/Chile

X

Seguro Carta Verde – Seguro obrigatório para veículos que circulem no Mercosul

X

X

X

SOAPEX – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Chile

X

SOAT – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Peru

X

Recomendado

Item

URY

ARG

CHL

PRY

BOL

PER

Extensão de perímetro do seguro do carro

X

X

X

Requisitos que são apenas lendas: lençol branco (mortalha/saco plástico), fósforos, 2 rodas reservas

Legenda:

X Item obrigatório
– Item não obrigatório
? – Não sabemos informar

Importante: todos os documentos devem ser originais.

DESNECESSÁRIO:

Lençol branco (mortalha/saco plástico), fósforos, 2 rodas reserva
Existe uma lenda em relação a exigência destes itens na Argentina. A verdade é que eles não são obrigatórios. O que acontece é que a alguns policiais  argentinos corruptos inventam exigências absurdas como estas para obter propina. Click aqui obter mais informações sobre a corrupção da polícia argentina.

ARGENTINA – ACESSÓRIOS PROIBIDOS NO CARRO:

Na Argentina é proibido o uso de acessórios não-originais no carro, como o engate para reboque (sem reboque, é claro) e quebra-mato (ou mata-cachorro: grade de proteção dianteira, comum em pick-ups).

Os faróis auxiliares devem ser AMARELOS (ou estarem cobertos por um plástico ou similar).

Contribuição de Ismael Matos Meira:
Sobre o quebra-mato, guincho e engate, a proibição está na legislação de trânsito argentina, artigo 48, inciso “Y”, lei 24.449/1994:
“y) Circular com veículos que têm proteções dianteiras e/ou traseiras, engates sobressalentes ou qualquer outro elemento que, excedendo os limites dos pára-choques ou laterais da carroceria, podem ser potencialmente perigosos para outros usuários de vias públicas.”

Ou seja, como o quebra-mato, guincho e o engate excedem o pára-choque do veículo, você poderá ser multado por esta irregularidade.

No Chile, segundo sua lei de trânsito, é proibido o uso de insulfilm em qualquer tipo de veículo.

Comentários: apesar da proibição do uso de insulfilm no Chile, em todas nossas viagens que fizemos para lá não tivemos problemas (levem em consideração que o insulfilm que temos em nosso carro não é muito escuro). Mas lei é lei, o interessante é não usar para evitar contratempos com a polícia chilena.

 

USO DE VEÍCULOS ALUGADOS POR CIDADÃOS DO MERCOSUL EM OUTROS ESTADOS PARTE*:

Para circular em outro país do Mercosul com um veículo alugado no Brasil ou em outro estado parte*, o cidadão do Mercosul necessita da seguinte documentação:

• Carteira de Identidade (RG) ou passaporte;

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

• Documento que o qualifica como turista emitido pela autoridade migratória (tarjeta migratoria: cartão de migração recebido ao entrar no país);

• Autorização para Circulação no Mercosul (ACM): documento emitido pela empresa locadora de veículos, no qual constam os dados principais do contrato de locação do veículo, assim como os referentes a sua identificação e seguro. A vigência da ACM não poderá, em nenhum caso, superar os 90 dias contados a partir de sua emissão.

* Observação: os estados parte do Mercosul são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco. Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

ATENÇÃO AO VIAJAR DE CARRO A BOLÍVIA:

Todas as recomendações em relação a Bolívia contidas nesta seção são oriundas do Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Portanto tenha muita atenção ao viajar para este país com seu carro, pois são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.

Quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia, chamado de “SIVETUR”.

O seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.

Confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorização de circulação. O Consulado do Brasil tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.

Nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana possui um processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.

Esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado do Brasil não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.

Entrada na Bolívia pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra

O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz recebe com frequência cidadãos brasileiros que solicitam auxílio para a liberação de veículos com placa brasileira que entram em território boliviano pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra. Os carros são detidos com a alegação de que os veículos não tinham permissão para trafegar na Bolívia.

Os condutores que têm seus veículos brasileiros apreendidos sempre alegam que, ao entrar no território boliviano, não encontraram autoridades da Aduana Nacional de Bolivia na fronteira, as únicas habilitadas a emitir a respectiva permissão para o veículo. As únicas autoridades bolivianas aí presentes, da Dirección Nacional de Migraciones e da Policía Nacional, dizem que não há necessidade de tal documento e que os brasileiros podem circular livremente até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde devem solicitar no escritório da Aduana Nacional de Bolivia a permissão para trafegar por todos os território boliviano. Segundo os condutores brasileiros, os postos policiais do trajeto Puerto Suárez – Santa Cruz permitem a passagem do carro sem esse documento, desde que o condutor pague “certas taxas”. Informam que, em Santa Cruz, o problema poderá ser resolvido.

Ao chegar a Santa Cruz, o veículo é retidos sob a acusação de entrada ilegal no país, embora os condutores tenham sido informados do contrário.

A pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da Aduana Nacional de Bolivia é o perdimento do veículo, isto é, seu confisco, sem indenização pelo governo boliviano. A medida é prevista em lei, e o Consulado do Brasil não pode impedir que a Aduana aplique essa penalidade.

PROCEDIMENTO A ADOTAR:

O turista brasileiro pode trafegar com o seu veículo, sem necessidade da Declaración Jurada, até a cidade de San José de Chiquitos, a 365 km da fronteira.
Caso tenha a intenção de ir além daquela cidade, necessitará tomar as providências descritas a seguir no momento de cruzar a fronteira:

  • De posse do original e cópia da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros, deverá dirigir-se ao posto da Dirección Nacional de Migraciones, onde preencherá o formulário de entrada na Bolívia;
  • De posse do formulário, deverá dirigir-se ao posto da Aduana Nacional de Bolivia, munido dos originais e fotocópias da Carteira de Identidade ou passaporte brasileiros e do documento de propriedade do veículo. Será emitida a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo.

Todo o trâmite será de forma gratuíta.

IMPORTANTE! O VEÍCULO DEVERÁ SER DE PROPRIEDADE DO CONDUTOR.

Ao entrar no país, o condutor deverá solicitar na Aduana Nacional de Bolivia o documento Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado para Turismo. A emissão de autorização de ingresso de veículos turísticos no território boliviano é atribuição exclusiva da Aduana Nacional de Bolivia. A emissão de qualquer outra autorização, como a Orden de Traslado emitida pela Unidade Operativa de Trânsito de Puerto Suárez, não será tomada em conta como documento oficial de autorização de entrada na Bolívia. Essa situação ocasionará o confisco de veículos turísticos que descumpram a normativa.

Prazo curto para circulação no país
Os brasileiros que vão a Bolívia a turismo devem prestar atenção: nem sempre o prazo de permanência autorizado para o veículo é idêntico àquele do visto de entrada.
Em geral,  os prazos que autorização para circulação do veículo em território boliviano não ultrapassam 30 (trinta) dias.   É comum que as responsáveis pela Aduana boliviana apenas concedam autorizações com prazos de dez ou vinte dias.
Portanto, enquanto um turista brasileiro tem o direito de permanecer até 90 (noventa) dias em período de turismo no país,  podendo ser prorrogado,  o veículo poderá receber permissão para rodar no território boliviano por prazo muito menor.

Não deixe de contratar seguro-médico internacional

A contratação de seguro-saúde com cobertura adequada também constitui uma providência prioritária que recai sob a responsabilidade do brasileiro em viagem à Bolívia.

O Governo boliviano não oferece atendimento médico gratuito para os estrangeiros nos hospitais públicos. Nos casos de acidentes ou doenças, se você não contar com seguro médico válido na Bolívia, você deverá arcar com todos os gastos de internação, mesmo nos hospitais e clínicas públicas.

Os valores para a cobertura de consultas, medicação e procedimentos cirúrgicos são elevados. Portanto, não deixe de contratar um seguro médico internacional antes de sua viagem à Bolívia.

Bancos como “Banco do Brasil”, “Bradesco”, “Itaú”, ou seguradoras como “Porto Seguro”, entre outros, também oferecem a possibilidade de contratação de apólices de seguro específicas para um determinado período.

Custo diferenciado de combustível e dificuldade de abastecimento

Por experiência própria, gostaríamos de alertar aos viajantes que os veículos com placas estrangeiras tem grandes dificuldades para abastecer na Bolívia.

A legislação boliviana vigente prevê que os motoristas de automóveis com placas estrangeiras – como as do Brasil – paguem preços distintos para abastecer seus veículos: o custo do combustível, nesses casos, é o dobro.

A medida de cobrança de preços diferenciados para veículos estrangeiros não vem vem sendo obedecida por grande parte dos postos de gasolina, que simplesmente se recusam a abastecer carros com placas que não sejam bolivianas.

Dessa forma, os motoristas estrangeiros são obrigados a adquirir combustíveis de vendedores autônomos, à beira das estradas. A venda é feita em garrafas de refrigerantes ou galões, a preços bem mais elevados e sem o menor controle de qualidade.

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405 respostas para “Documentação e itens obrigatórios”

  1. Célio disse:

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog! Muito interessante e informativo.

    Estamos programando uma viagem para 25 de janeiro com destino ao Deserto do Atacama, saindo de Santa Cruz do Sul, passando por Uruguaiana e depois Argentina.
    Se fosse possível algumas dicas com relação ao roteiro, lugares, pousadas, por exemplo, caso souber.

    Obrigado desde já!

  2. Paulo Souza disse:

    Olá !!! Estou indo amanhã 26/12/16 para Uruguai via Chui de carro, meu corretor informou que meu Cartão do Seguro é o suficiente, pois está expresso Mercosul, é Verde e tem até telefones para Mercosul ! Procede ? Muito Obrigado pelas informações ! Alegrias ! 2016 com muitas realizações, saúde e paz !

    • Alexandre Souza disse:

      Olá Paulo
      Esta informação está BEM incorreta. Obrigatoriamente vc tem que ter a Carta Verde para entrar no Uruguai. Cobertura para o Mercosul e carta verde são coisas bem distintas.
      Mesmo que teu seguro tenha Carta Verde válida para o ano todo, vc tem que portar o documento que comprove isto (e não o cartão).
      Contrate na fronteira, caso contrário a probabilidade de problemas é bem grande.
      Desejamos a vocês uma ótima viagem.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  3. Jose disse:

    Olá parabéns pelo site, uma dúvida que me ocorreu, se os senhores puderem me esclarecer, meu primo é do Chile e veio pra São Paulo, e foi fiscalizado pela polícia rodovia na lei seca, bafômetro, estava tudo certo, mas se ele tivesse bebido algo, a CNH dele lá do Chile seria recolhida pelos 5 dias igual acontece no Brasil ou para habilitação estrangeira existe outra regra? E se existir qual é a lei? Acordo? Convenção? Decreto? Se existir? Obrigado

    • Alexandre Souza disse:

      Olá Jose
      Não sabemos informar o que iria acontecer, mas com certeza ele iria arranjar um problemão!
      Um abraço e Feliz Natal
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  4. Johnny disse:

    Excelente site, parabéns!

    Um carro meu, mas em nome da minha empresa, será que vai gerar problemas para viajar para o Uruguay?

    Obrigado!

    • Alexandre Souza disse:

      Olá Johnny
      Vais precisar fazer um documento e legalizá-lo no consulado Uruguaio, da mesma forma como se o carro fosse de um terceiro.
      Um abraço e Feliz Natal
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  5. junior selmer disse:

    bom dia , alguem sabe me informar se existe problema de viajar com o engate de carretinha atraz ,

    se e permitido ou nao

    • Alexandre Souza disse:

      Olá Junior
      Na Argentina é proibido uso de engate (que não seja removível) sem a carretinha estar em uso.
      Um abraço e Feliz Natal
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  6. wagner antonio rangel disse:

    gostaria de dicas para fazer uma viagem a benos aires partindo de vila velha ES gostaria de fazer o trajeto mais seguro vou com esposa e filha de tres anos, e dicas de hospedagem,
    obrigado wagner

    • JEloy disse:

      Olá Wagner,

      Veja esse blog, tem informações simples mas diretas, para viajar para Buenos Aires de Carro.

      []’s

    • álvaro disse:

      Fiz a viagem a partir de Santana do Livramento – RS – Taquarembó – Ur (permoite) – Buenos Aires – Arg. A opção por essa via é que Você entra na Arg bem abaixo de Uruguaiana onda a polícia argentina é mais corrupta. A viagem pelo Uruguai foi muito tranquila. Na verdade, na Argentina tb, mas tem bastante barreiras nessa área, entretanto, não fomos parados nenhuma vez.

  7. Tiago disse:

    Olá.

    Estou indo em janeiro para o Atacama, saído do RS e passando pelo norte da Argentina. Minha dúvida é a respeito do documento do carro, que é financiado (CDC). Está em meu nome, porém consta abaixo do documento alienado. Visitei muitos sites e alguns dizem que é obrigatória a tal autorização e outros dizem que não tiveram problemas ao cruzar as aduanas, pois o importante é estar nome do proprietário. Essa autorização geralmente leva tempo e as financeiras cobram o olho da cara para fornecer. Será que teria problemas se eu ir sem essa autorização?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    • álvaro disse:

      Com certeza. Somos de Marau-RS e iremos dia 4 de janeiro para o mesmo destino.

    • Alexandre Souza disse:

      Olá Tiago
      Oficialmente você precisa da autorização da financeira legalizada no consulado. No entanto, na prática, dificilmente terás problemas devido a isto. Já fizemos diversas viagens com carro alienado e nunca tivemos problema. Também não temos lido sobre relatos de problemas com outros viajantes. Eu iria sem me preocupar com isso.

      IMPORTANTE: no entanto, tens que ter a consciência que há algum risco de ter problemas, apesar dele ser baixo.

      Um abraço e Feliz Natal
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

    • Ivancley Carneiro disse:

      Lendo o inicio desse post,quando vi que precisa de um documento do banco no caso de financiamentos CDC,
      liguei no SAC do banco PAN e me informaram que
      não é necessário autorização deles para eu viajar,
      o carro estando em meu nome e com o pagamento tudo em dia,sem problema.

      Em tempo ótimo Blog e minha viajem será de Cascavel,Pr-Porto Alegre
      -Montevideu-Buenos Aires
      -Mendoza-Santiago
      -Vina del Mar-Assunção,Py-Cascavel.

      19 dias no inicio de 2017 até só planejamentos. 🙂

      • Alexandre Souza disse:

        Olá Ivancley
        Este requisito depende do país. No Uruguai e Chile eles podem exigir que vc tenha esta autorização autenticada nos consulados. No entanto, na prática, nunca ouvimos nenhum relato da exigência do documento no caso de financiamento via CDC ou consórcio. Já fizemos diversas viagens com carro alienado e sem a autorização e nunca tivemos problemas.
        Eu não me preocuparia com isto, mas lembre-se que o correto é ter o documento e apesar de baixa, há a probabilidade de algum policial exigir.
        Desejamos a vocês uma ótima viagem.
        Abraço
        Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

        • Tiago disse:

          Olá Alexandre! Estou indo para o Uruguai no fim do mês. O carro está no meu nome, porém na parte de cima consta Itauleasing e o itau está demorando demais para me enviar a autorização. Será que arrisco ir sem?

          Obrigado!

      • Marcelo Duarte disse:

        Ivancley

        Saudações

        eu minha esposa e mais um casal de amigos estamos fazendo quase parecido este seu trajeto agora em julho de 2016, vamos sair de Porto Alegre / Montevidéu / Buenos Aires / Mendonza / Santiago – 15 dias de carro, já estamos na reta final de nossas pesquisas, só faltando definir hotéis de vários que já vimos… ( mas a rede IBIS esta se destacando – pois tem em todas as cidades e em um pacote se consegue um bom desconto)… depois de nossa viagem posso lhe passar nosso roteiro e particularidades….

        Att,

  8. Henrique disse:

    Olá!
    Em relação ao PUD (Pase Unico Diario), para circulação nas imediações de Santiago, tenho dúvida:
    Consultando http://web.costaneranorte.cl/autopista/descripcion/,(também olhando o mapa que eles disponibilizam) indicado por vocês, parece-me que o PUD se aplica apenas à Costanera Norte, que tem uma direção Leste-Oeste.
    Eu não usarei esta ruta e entendo que vocês não a tenham utilizado na viagem de 2014, pois foram diretamente de Temuco a Los Andes, cruzando Santiago na direção Sul-Norte. Por outro lado, vocês aparentemente fotografaram um pórtico de controle nessa viagem. Como pode?!?!
    Muito obrigado pelas excelentes dicas e pelo tempo dispendido em fazer o blog para nós!
    Abraços,
    Henrique

    • Henrique disse:

      Amigos,
      Eu mesmo dei mais uma pesquisada e vi que o PUD não se aplica apenas à Costanera Norte, mas a todas as autopistas das imediações de Santiago, inclusive à RN5, que os amigos provavelmente usaram na sua última viagem.
      Seu preço atual é de CH$5800, equivalendo a aprox. R$35 por dia. Isso somado a outros pedágios da autopista quando se está mais longe de Santiago. No meu caso, serão 3 dias, dando R$105 só de PUD!!!
      Pergunto-me qual a real necessidade de estrangeiros pagarem o PUD. Quando se tenta comprar antecipadamente no site, o formato aceito para o numeral da placa do veículo é incompatível com nossas placas, inviabilizando a compra. Claro, basta comprar no posto Copec, como os amigos fizeram. Mas qual seria a implicação se simplesmente não comprarmos?
      Abraços,

      • Alexandre Souza disse:

        Olá Henrique
        Os chilenos são organizados e rígidos em relação as regras de trânsito. Não sabemos informar qual a implicação de não comprar o PUD, mas é melhor não arriscar.
        Um abraço e Feliz Natal
        Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  9. rogerio disse:

    Ola!
    Fiquei na duvida. Vamos fazer uma viagem em cinco ocupantes no carro. Meu carro só tem encosto de cabeça para dois lugares traseiros. Quem vai no banco do meio tem cinto de segurança mas não encosto de cabeça. Posso ter problemas com isso?

    • Leandro_e_Maria disse:

      No Brasil a lei que obriga o encosto de cabeça e cinto de 3 pontos no banco do meio esta na fase final de aprovação, que vai tornar obrigatório estes itens. Nos outros países da América do Sul, estes itens são obrigatórios. Nos que fomos a Mendoza, atravessamos ao lado chileno dos andes e voltamos, posso afirmar que estes itens são obrigatórios da seguinte forma; “se não tiver o passageiro do meio, eles não exigem o item citado, porem se vocês vão ocupar o banco do meio, será necessário providenciar um encosto de cabeça, mesmo que seja adaptado. E um detalhe importante que muitos esquecem, FAROL ACESO O TEMPO TODO, NAS RODOVIAS E NAS CIDADES TAMBÉM.

  10. ptg disse:

    Olá,
    para contribuir um pouco com os amigos viajantes segue uma dica de app de GPS que é o BE-ON-ROAD (da Aponia Software) que é gratuito para iOS (iPhone). Possui mapas da Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia etc
    O aplicativo funciona de forma decente e os mapas parecem bons.
    Também encontrei o Sygic Argentina Chile Uruguai que além de estar custando USD 39,99 está com mapas de meados de 2013.

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