Esta foi a viagem de carro que realizamos em janeiro de 2012, saindo de Pelotas/RS e percorrendo Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Fomos acompanhados de nosso bebê de 1 ano, o Felipe. Foram 31 dias de viagem totalizando 11.500Km rodados. Nosso carro é um Prisma Maxx 1.4 2007.

Esta é nossa quarta experiência viajando de carro pelos países da América do Sul. Já é nossa segunda aventura com nosso bebê, na primeira (julho/2010) ele estava com 6 meses.

A viagem a Ushuaia é maravilhosa. Vale a pena fazer em uns 30 dias para aproveitar bem.

Alguns lugares que conhecemos:

• Terra do Fogo, Paso Dorotéa, Cordilheira dos Andes, canal de Beagle.
  • Argentina: Mar del Plata, Puerto Madryn, Península Valdés, Puerto Pirámides, Trelew ( Museu Paleontológico Egidio Feruglio-MEF), Reserva Provincial Punta Tombo, Ushuaia, Paso Garibaldi, Parque Nacional Tierra del Fuego, Estância Harberton, El Calafate, Cuesta de Miguez, Glaciar Perito Moreno, Parque Nacional Los Glaciares, Lago Argentino, Glaciar Seco, Glaciar Spegazzini, El Chaltén, cerro Fitz Roy, Glaciar Piedras Blancas, Reserva Provincial Caleta Olivia.
  • Chile: Estreito de Magalhães, Punta Arenas, Fuerte Bulnes, Puerto Hambre, Puerto Natales, Parque Torres del Paine.

O custo de nossa viagem a Ushuaia (31 dias, casal + bebê) saiu R$12.000,00. Ficando em hotéis mais econômicos e com alimentação em restaurantes mais simples. Como era alta temporada (janeiro), o custo estava alto. Mas tenha certeza que seria muito difícil fazer com menos de R$10 mil (considerando os mesmos 31 dias).

Posts relacionados

Boa noite amigos Acabamos de retornar de nossa viagem a Ushuaia (quarta, 1 de fevereiro, às 23h). A viagem foi ótima. Foram cerca de 11500Km rodados. Os lugares que mais gostamos foram Torres del Paine (Puerto Natales), Glaciar Perito Moreno (El Calafate) e Cerro Fitz Roy (El Chaltén). Nos próximos dias responderemos a todas as […]

Olá amigos Já estamos voltando para casa. Estamos em Bahia Blanca na Argentina, a 1500Km de casa. Pertinho, pertinho. Já fazem 3 dias que estamos retornando, faltam 2. Chegaremos amanhã (quarta) em Pelotas/RS. Vamos por Rio Branco/Jaguarão. Hoje (terça) dormiremos em Colonia no Uruguai. Abraços Alexandre e Rosângela

Boa noite pessoal Estamos em El Chaltén, local onde fica o famoso Cerro ou Monte Fitz Roy. A chegada à cidade já é te tirar o fôlego, mostrando uma preliminar do que viria pela frente. A cidade é pequena mas possui uma boa infraestrutura turística, com diversos hotéis e restaurante. Pena que só possua um posto de […]

Olá amigos Estamos em Calafate, considerada pelos argentinos como a capital nacional dos glaciares. Chegamos aqui no dia 21 (sábado). Apesar da cidade ter menos de 20 mil habitantes, ela possui uma infraestrutura turística muito boa, com diversos bancos, casas e câmbio, pousadas, restaurantes e postos de combustíveis. A cidade de El Calafate é mais […]

Olá viajantes Estamos em Puerto Natales, cidade de acesso ao Parque Nacional Torres del Paine. Depois de Ushuaia fomos para Punta Arenas no Chile. A cidade está junto ao Estreito de Magalhães. Lá visitamos o Puerto Hambre e Fuerte Bulnes, dois locais históricos importantes. Aproveitamos que Punta Arenas é zona franca e compramos um novo notebook […]

Bom dia amigos viajantes Estamos saindo agora de Ushuaia em direçao a Punta Arenas no Chile. Sao um pouco mais de 600Km, porém temos de enfrentar 125Km de rípio em estado precário. Estes dias em Ushuaia foram fantásticos. As paisagens ao redor da cidade sao deslumbrantes. A travessia do paso Garibaldi é tranquila e composta […]

Boa noite amigos Hoje chegamos a Ushuaia. A cidade está repleta de turistas. Passamos horas para conseguir um hotel. Mas agora já estamos hospedados e ficaremos 4 dias por aqui. Para quem pretende ser aventurar por aqui, reserve um hotel com antecedência! A viagem foi bem tranquila. As estradas sao boas e tivemos pouco problemas […]

Boa noite Estamos em Rio Grande, na Argentina. A viagem está muito boa. Já passamos pela Península Valdez e Punta Tombo. Amanha chegaremos em Ushuaia. Em breve retornaremos com mais notícias. Abracos Alexandre e Rosangela

Olá viajantes Estamos em Bahia Blanca na Argentina. Passamos ontem rapidamente em Mar del Plata. As praias estavam lotadas. Percorremos um trecho do litoral. A região possui belas paisagens e vale a pena voltar um dia para conhecer. Estamos saindo agora para Puerto Pyramides, para conhecer a Península Valdez. Amanha nosso dia será reservado para […]

Ola amigos Estamos na estrada a caminho de Bahia Blanca (ruta 2). Chegamos muito tarde em Buenos Aires. O Buquebus atrasou 1h, acabamos dormindo as 3h da madrugada. A viagem esta bem tranqüila. Nosso bebe dorme quase o tempo todo. Vamos passar rapidamente em Mar del Plata para dar uma olhada na cidade. em breve […]

62 respostas para “Patagônia e Terra do Fogo (Argentina e Chile – 2012)”

1. David disse:

Alexandre, Rosângela e crianças!
    Sempre fui fã de vocês, e usei o site para provar que não sou louco por gostar de viajar de carro!

Em 2013 fiz uma viagem até Mar Del Plata, sem planejamento nenhum, mas fomos em dois carros e apenas jovens. Agora estou planejando ir de carro até Ushuaia, saindo de Brasília dia 13/12. Já montei o roteiro até Ushuaia, Estou em duvida apenas se entro pelo Chuí e vou de buquebus até buenos aires. Caso positivo, não sei se pego em Colonia ou Montevideo. A minha ideia era pegar o buquebus a noite, para descansar, e no outro dia já sair de BsAs, o que vocês acham?
    Eu vou em um Peugeot, também estou em dúvida de como fazer a manutenção, sou extremamente criterioso com a parte mecânica do carro, e já estou até comprando pneus novos, mas como calculo rodar até 13.000km não sei onde posso fazer manutenção do carro no meio da viagem. Vocês têm alguma recomendação? Ah, esqueci de falar, vou com minha esposa, e minhas filhas (1 – quase 2 – e 4 anos), elas já fizeram a estrada real, e a mais velha uma viagem grande pelo nordeste.

ps.: fiquei muito feliz que conquistaram o camper duaron! um sonho de qualquer aventureiro.
    ps2: ficaria muito feliz em poder trocar informações com vocês!

2. Franco impieri disse:

Prezado Alexandre, tenho acompanhado seu trabalho e parabenizo vocês pela clareza e objetividade.
    Suas dicas me ajudaram muito na minha viagem ao Atacama, sozinho, de carro.
    Pretendo fazer parte da Patagônia, também sozinho e de carro, que é não é um 4×4 e sim um I30 … e está sendo devidamente preparado.
    Minha base será El Calafate, de onde farei algumas excursões. Por gentileza, EXISTE A POSSIBILIDADE DE FAZER O TRECHO BUENOS AIRES X EL CALAFATE, EVITANDO RIPIO?
    Caso positivo agradeceria se me fornecesse as Rutas.
    Tenho disponibilidade de cerca 40 dias e o tempo não será problema. Estarei saindo do Rio de Janeiro e pretendo estar em Buenos Aires em torno de 10/setembro/2015, finalzinho do inverno. Pegarei a Patagônia no início da Primavera.
    Muito grato e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.