Patagônia e Terra do Fogo (Argentina e Chile – 2012)

Esta foi a viagem de carro que realizamos em janeiro de 2012, saindo de Pelotas/RS e percorrendo Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Fomos acompanhados de nosso bebê de 1 ano, o Felipe. Foram 31 dias de viagem totalizando 11.500Km rodados. Nosso carro é um Prisma Maxx 1.4 2007.

Esta é nossa quarta experiência viajando de carro pelos países da América do Sul. Já é nossa segunda aventura com nosso bebê, na primeira (julho/2010) ele estava com 6 meses.

A viagem a Ushuaia é maravilhosa. Vale a pena fazer em uns 30 dias para aproveitar bem.

Alguns lugares que conhecemos:

  • Terra do Fogo, Paso Dorotéa, Cordilheira dos Andes, canal de Beagle.
  • Argentina: Mar del Plata, Puerto Madryn, Península Valdés, Puerto Pirámides, Trelew ( Museu Paleontológico Egidio Feruglio-MEF), Reserva Provincial Punta Tombo, Ushuaia, Paso Garibaldi, Parque Nacional Tierra del Fuego, Estância Harberton, El Calafate, Cuesta de Miguez, Glaciar Perito Moreno, Parque Nacional Los Glaciares, Lago Argentino, Glaciar Seco, Glaciar Spegazzini, El Chaltén, cerro Fitz Roy, Glaciar Piedras Blancas, Reserva Provincial Caleta Olivia.
  • Chile: Estreito de Magalhães, Punta Arenas, Fuerte Bulnes, Puerto Hambre, Puerto Natales, Parque Torres del Paine.

O custo de nossa viagem a Ushuaia (31 dias, casal + bebê) saiu R$12.000,00. Ficando em hotéis mais econômicos e com alimentação em restaurantes mais simples. Como era alta temporada (janeiro), o custo estava alto. Mas tenha certeza que seria muito difícil fazer com menos de R$10 mil (considerando os mesmos 31 dias).

[blog count=”50″ cat=”155″]

61 respostas a Patagônia e Terra do Fogo (Argentina e Chile – 2012)

  1. Franco impieri disse:

    Prezado Alexandre, tenho acompanhado seu trabalho e parabenizo vocês pela clareza e objetividade.
    Suas dicas me ajudaram muito na minha viagem ao Atacama, sozinho, de carro.
    Pretendo fazer parte da Patagônia, também sozinho e de carro, que é não é um 4×4 e sim um I30 … e está sendo devidamente preparado.
    Minha base será El Calafate, de onde farei algumas excursões. Por gentileza, EXISTE A POSSIBILIDADE DE FAZER O TRECHO BUENOS AIRES X EL CALAFATE, EVITANDO RIPIO?
    Caso positivo agradeceria se me fornecesse as Rutas.
    Tenho disponibilidade de cerca 40 dias e o tempo não será problema. Estarei saindo do Rio de Janeiro e pretendo estar em Buenos Aires em torno de 10/setembro/2015, finalzinho do inverno. Pegarei a Patagônia no início da Primavera.
    Muito grato e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

  2. Maikel disse:

    Estou indo dia 15/01/15 para a Argentina e o Chile, retorno para o dia 27/01/15, saindo de Porto alegre e com Roteiro para Rio Grande, Rosário, Cordoba (talvez), Mendoza, Uspallata, Santiago, Valparaiso, e procuro quem tenha interesse em ir junto e dividir as despesas, vou eu e mais um amigo, tem lugar para mais 2 pessoas, vamos num gol 1.0, carro econômico. O roteiro já esta pré-estabelecido, mas o grupo define, pretendemos nos hospedar em hostels e em algumas localidades em camping, no roteiro muita aventura e curtição, com rafting e tiroleza em potrerrilos, águas termais, circuito alta montanha e visita à algumas vinícolas, quem tiver interesse entra em contato pelo meu email maikelbeati@hotmail.com.

    Abraço.

  3. Arnaldo disse:

    Olá a todos, pretendo ir de São Paulo a San Martin de Los Andes(ARG) de carro em janeiro/2015, minha pergunta, é mais seguro fugir da policia caminera corrupta, entrando via buquebus na Argentina ou entrando via Fray Bentos no Uruguai, aguardo suas orientações e dicas. O blog de vocês esta excelente. Muito obrigado e um abraço.
    Arnaldo e Helô.

  4. Roque Gallas Jr. disse:

    Olá Alexandre, Rosângela e todos que acompanham este blog.
    Fiz uma viagem parecida, e agradeço as dicas do blog, além de me colocar a disposição de todos, através de e-mail rgallas@globo.com caso queiram qualquer tipo de informação.

    Meu tempo era curto (curtíssimo), 15 dias, mas minha vontade de ir a Ushuaia e alguns lugares era muito forte.
    Roteiro IDA: (lugares onde dormimos)
    Porto Alegre -> Pehuajó
    Bariloche
    Esquel
    El Chaltén
    El Calafate
    Ushuaia
    Roteiro VOLTA:
    Ushuaia -> Rio Gallegos
    Puerto Madryn
    Pehuajó
    Porto Alegre

    Rodamos um total de 11.920 Km em 15 dias. Eu, esposa e o filho com a namorada em uma Scenic 2000.
    Chegamos a rodar em um dia 1.300 km de asfalto mais 220 de rípio. Foi o dia mais puxado, entre Esquel e El Chalten. Pra não conhece, o rípio é uma mistura que fizeram de terra, pedras maiores e menores para que o vento (sempre presente) não leve toda a estrada. De modo geral é boa e dá pra manter média de 70 a 80 km/h, mas alguns trechos, em obra, não dá pra passar dos 30.

    Gosto de andar de carro e como fomos entre quatro adultos fizemos muito poucas paradas. Não aconselho esta correria pra quem não está acostumado.

    CUIDADOS:
    Ficamos parados 4 horas para passar na alfandega entre Chile e Argentina. Não é normal isso, mas na semana após o ano novo e Carnaval é comum.
    Na volta, ás 22h, foi bem tranquilo.

    Ficamos (no mesmo dia da alfandega) 3 horas parados na balsa por problemas de maré.
    Por estes dois problemas (7 horas de atraso) perdemos o hotel no Ushuaia e foi quase impossível achar outro. Acabamos gastando o triplo do planejado.

    Detalhes, custos e tudo mais estão guardados. Não vou publicá-los pois o blog não é meu.

    Forte abraço e rodem muito, sempre em segurança.
    Roque Gallas Jr.

  5. Antonio Cesar Martins disse:

    Bom dia, Alexandre e Rosangela, temos um grupo de Jipeiros na cidade de Palhoça/SC, distante 15Km de Florianópolis/SC, estamos programando fazer esta aventura à partir do dia 01/10/2014 e pretendemos levar 35, onde os veículos estão sendo preparados, em torno de 05 (cinco) Fusca e uma Kombi dias nesta viagem à Ushuaia, poderia me mandar também por e-mail a roteiro e dicas para nosso grupo.
    Obs. Se tiver roteiro com mapa, seria excelente)
    Um abraço!!!

    Antônio Cesar Martins
    amartins@epagri.sc.gov.br

    • arrsouza disse:

      Olá Antonio
      Agradecemos sua visita ao blog.
      Que maravilha de viagem esta que vocês estão programando.
      Enviarei o roteiro e o log do GPS. As dicas estão todas no diário de viagem.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  6. Márcio disse:

    Boa noite Carlos,
    Eu e minha esposa estamos pensando em ir ao Chile em julho, para conhecer o Valle Nevado. Vamos de carro, sairemos de Florianópolis mas estamos com muitas dúvidas com relação a hospedagens, tempo dentro do carro, documentação necessária para entrar nestes países, roupas a levar, custo com alimentação, qual melhor rota a ser feita considerando que vamos sair de Floripa etc…meu nome é Márcio e qualquer dica será bem vinda !! Grato !!!

    • arrsouza disse:

      Olá Márcio
      Agradecemos sua visita ao blog.
      Todas estas informações são tratadas aqui no blog. Qualquer dúvida mais específica, fique a vontade para entrar em contato novamente.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  7. Pingback: Anônimo

  8. Roque Gallas Jr. disse:

    Rosângela e Felipe, Parabéns pela bela viagem e pelo detalhado relato que está ajudando muito no planejamento de minha viagem.
    Não tenho tanto tempo para executar este projeto mas quero fazer o trecho em apenas 16 dias. Dando enfase para 3 dias em El Chalten e 3 dias em Ushuaia. O resto vai ser andando de carro mesmo. Mas é algo que eu gosto de fazer e não canso.
    Pretendo sair de Novo Hamburgo dia 27 de dezembro e passar o ano novo em EL CHalten.
    Os detalhes postados estão finalizando meu projeto.
    MUito obrigado. Mesmo.
    Roque

  9. Edmundo disse:

    Alexaxdre Rosangela, meus parabéns. Tenho uma meriva com a mesma motorízação do prisma de vocês 1.4
    A minha dúvida é como vocês se viraram com a gasolina desses países? Já que a gasolina deles é pura não tem adição de alcool.
    Sou de Embu das Artes SP

  10. walber disse:

    para ir de Uruguiana para Buenos Aires, qual o melhor caminho.Abraço

    • arrsouza disse:

      Olá Walber
      É difícil dizer o melhor caminho.
      Se você for sempre pela Argentina irá enfrentar a polícia corrupta na província de Entre Rios.
      Se você for por dentro do Uruguai irá enfrentar alguns estradas ruins e ou o preço salgado do Buquebus.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  11. Andre disse:

    ola estou panejando viajar em outubro, temos bebe de 1 ano e 2 meses, queremos ir de Camboriu ate mendoza total 2500 km de ida e 2500 de volta, temos um peogeot 307, e aconselhavel com bebe e o carro:? o que aconselham carro ou aviao?

  12. Mario Estolano disse:

    Caros viajantes, muito inspirado nos relatos e no blog de vocês, planejei usar 28 dias férias a partir de 13/julho para fazer de carro Rio -> Foz -> Bariloche / Pucón / San Martin / Buenos Aires / Rio.

    Total de ~9.000km, com intenção de não fazer trechos com mais de 900km em um dia. Vou com meus filhos, só eu dirijo, não quero dirigir à noite/escuro.

    Peço a opinião de vocês: vale a pena fazer esses trechos grandes da Argentina (Rosário/Bariloche ou Bariloche/BsAs) de carro? Estradas são boas, seguras e o visual é interessantes?

    Ou, ainda que gastando um pouco mais e perdendo o conforto de não estar em meu próprio carro, seria boa ideia ir de carro até BsAs, pegar um ônibus até Bariloche, alugar um carro lá, ganhar mais 3 dias, e voltar de ônibus para Buenos Aires?

    Parabéns pelas viagens e por compartilhar as experiências.

    []s,
    Mario.

    • arrsouza disse:

      Olá Mario
      A maioria das estradas deste roteiro estão em bom estado e são seguras. A maior parte dos 2 trechos (Rosário/Bariloche ou Bariloche/BsAs) não há muito o que ver. Mas em compensação os arredores de Bariloche / Pucón / San Martin são incríveis.
      Nós somos um pouco suspeitos para responder esta pergunta, mas vale a pena fazer tudo de carro.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  13. Carlos disse:

    Para: Joao Pedro

    Ola amigos,

    Fizemos uma
    viagem agora no final do ano de 2012 (eu, minha esposa e nossos dois filhos, do dia 20/12 à 10/01/2013), saindo de São Paulo e voltando até Porto Alegre. Nessa viagem, passamos 4 dias em Ushuaia. Segue abaixo algumas informações para vocês analisarem e uma explanação de nosso roteiro:

    .Fizemos nossa viagem em 21 dias, rodamos 12.151 km, sem repetir estrada. (isso tornou nossa viagem diferenciada, pois até o ultimo dia, passamos por novas paisagens, novas cidades e etc)

    .O preço da gasolina varia entre 4 à 8 pesos Argentinos. (nosso carro é uma Veracruz, à gasolina, por isso, não tenho informação de preço do diesel)
    No sul da Argentina é onde o combustível é mais caro. Nós gastamos 1.814 litros de combustível (gasolina) em toda viagem. Tem alguns trechos que os postos de combustível são muito distante, de um para outro, teve trecho, às margens das Cordilheiras, que andamos 514 km de um posto para outro. (quase ficamos sem combustível na estrada, pois nosso carro tem um consumo alto, limitando a autonomia)

    .É muito importante levar moeda Argentina (pesos), pois o real, praticamente ninguém recebe e dólar ha uma variação muito grande de troca. (trocamos 1 dólar por 4 até 6,9 pesos Argentinos) Cartão de crédito muitas vezes não é aceito, principalmente nos postos de combustível. (quando aceitam, o VISA é o mais apropriado)

    .NOSSA ROTA DE IDA:

    São Paulo.
    Curitiba.
    Balneário Camboriú. (belíssimo).
    Florianópolis. (melhor ostra que já me servir, na nova Churrascaria Ataliba)
    Torres. (praia mais frequentada pelos Gaúchos)
    Gramado/Canela. (Natal Luz, belíssimo e inesquecível)
    Chuí. (fronteira “seca” com Uruguai, Free Shopping na rua)
    Punta del Este. (passamos o natal, Hotel Conrad…maravilhoso)
    Colônia del Sacramento. (Cidade Histórica, onde pegamos o Buquebus para Buenos Aires).
    Buenos Aires. (Puerto Madeiro, bons restaurantes. O Zoológico Juan vale a pena)
    Pegamos a RUTRA 3, para Bahia Blanca. (Chubat, PINGUINZEIRA)
    Comodoro Rivadavia.
    Rio Gallegos (cidade de 80 mil habitantes, com boa infra)
    Cruzamos o Estreito de Magalhães (Pacífico)
    300 km chegamos em Ushuaia (belíssimo, passeio nas Geleiras, Teleférico, Parque Nacional e a grande história da Penitenciária do Ushuaia. Bons restaurantes como o Andino, Volver e etc).

    .NOSSA ROTA DE VOLTA: (as margens das Cordilheiras, até Bariloche)

    Ushuaia-Punta Arenas (Chile, Cidade com um Cassino belíssimo)
    Puerto Natalis (Chile, belíssima região)
    EL Calafate (Argentina, muitos hotéis e boas programações no gelo)
    Perito Moreno (só de passagem mas belíssimo)
    Bariloche (os lugares que já tínhamos passado eram tão belos, que Bariloche não “encantou”, mesmo com toda sua fama e beleza)
    Santa Rosa. (só de passagem, rumo ao Uruguai)
    Rivera. (Divisa do Uruguai com o Brasil. Fronteira “seca”, com várias opções de Free Shopping, bom para comprar perfumes e bebidas)
    Porto Alegre (dia 10/01/2013, deixamos o carro fazendo revisão, pegamos um avião para Recife, começar a “luta”, para pagar as contas e programar nossa segunda viagem pela América do Sul. Nosso objetivo é fazer Mendonza, Santiago, Assunção e Campo Grande, onde deixaremos o carro, no período da Semana Santa)
    Grande abraço para vocês e que DEUS abençoe a viagem.

    Carlos, Joana, João Pedro e Carlos Eduardo.
    .
    .

  14. Daniel disse:

    Gostaria de saber mais detalhes sobre a viajem do Chile e como foi feito os pagamentos com dinheiros vivo ou cartões nessas viagens?

  15. Carlos disse:

    Pessoal,

    Estou programando
    uma viagem para Lençóis Maranhenses, agora no inicio de maio, saindo de Recife, pela praia (carro 4X4), alguém tem dicas???

    Grande abraço para todos.

    Carlos e Joana.

  16. josias braz frança disse:

    Olá Alexandre, Rosângela e Felipe. Aproveitei muito suas dicas e fomos no dia 10/01/2013 para Santiago, de carro.Para garantir a entrada em solo chileno, eu adquiri cadenas ( correntes para dirigir em neve- aro 17) em Mendonza. Comprei , também, cambão, Ambos equipamentos exigidos pelo Chile, equipamentos esses que estou disponibilizando para aqueles que irão viajar para o Chile, pois tive muitas dificuldades em tentar adquirí-los, aqui no Brasil.Como havia caído algumas barreiras, principalmente em Punta del Vacas, tivemos alguma dificuldade para ultrapassar a fronteira entre Argentina e Chile, pelo túnel. Gastamos, na aduana, 3 horas para ir e 6 horas para voltar do Chile. A descida dos ” carocolles” é imperdível É adrenalina pura.O ” pajerão” aguentou firme as subidas. Parabéns pelo seu blog.

  17. Viviana disse:

    Nossa,amei as dicas.
    Eu e meu esposo pretendemos fazer o mesmo e levar as crianças(3 crianças),fico muito receosa de irmos somente nós assim,sei lá..medo do carro quebrar e é sempre bom ter um grupo a mais,se vcs souberem de alguém que está indo fazer essa viagem saindo de SP,ou grupos ai que costumam fazer esse tipo de viagem por favor nos informe.
    Felicidades a vcs,e que DEUS abençoa a vida de vcs grandemente!
    abraços;

    Viviana Santana

    • arrsouza disse:

      Olá Viviana
      No site mochileiros.com você irá encontrar algumas seções de pessoas que querem companhia para realizar a viagem.
      Existem também alguns empresas especializadas em viagens de grupos, onde cada um vai no seu carro. Dê uma olhada em http://www.uaiventura.com.br/
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

  18. Carlos disse:

    Ola´Gustavo,

    Fizemos essa viagem agora no final do ano de 2012 (eu, minha esposa e nossos dois filhos, do dia 20/12 à 10/01/2013), saindo de São Paulo e voltando até Porto Alegre. Nessa viagem, passamos 4 dias em Ushuaia. Segue abaixo algumas informações para você analisar e uma explanação de nosso roteiro:

    .Fizemos nossa viagem em 21 dias, rodamos 12.151 km, sem repetir estrada. (isso tornou nossa viagem diferenciada, pois até o ultimo dia, passamos por novas paisagens, novas cidades e etc)

    .O preço da gasolina varia entre 4 à 8 pesos Argentinos. (nosso carro é uma Veracruz, à gasolina, por isso, não tenho informação de preço do diesel) No sul da Argentina é onde o combustível é mais caro. Nós gastamos 1.814 litros de combustível (gasolina) em toda viagem. Tem alguns trechos que os postos de combustível são muito distante, de um para outro, teve trecho, às margens das Cordilheiras, que andamos 514 km de um posto para outro. (quase ficamos sem combustível na estrada, pois nosso carro tem um consumo alto, limitando a autonomia)

    .É muito importante você levar moeda Argentina (pesos), pois real praticamente ninguém recebe e dólar à uma variação é muito grande de troca. (trocamos 1 dólar por 4 até 6,9 pesos Argentinos) Cartão de crédito muitas vezes não é aceito, principalmente nos postos de combustível. (quando aceitam, o VISA é o mais apropriado)

    .NOSSA ROTA DE IDA:

    São Paulo.

    Curitiba.

    Balneário Camboriú. (belíssimo).

    Florianópolis. (melhor ostra que já me servir, na nova Churrascaria Ataliba)

    Torres. (praia mais frequentada pelos Gaúchos)

    Gramado/Canela. (Natal Luz, belíssimo e inesquecível)

    Chuí. (fronteira “seca” com Uruguai, Free Shopping na rua)

    Punta del Este. (passamos o natal, Hotel Conrad…maravilhoso)

    Colônia del Sacramento. (Cidade Histórica, onde pegamos o Buquebus para Buenos Aires).

    Buenos Aires. (Puerto Madeiro, bons restaurantes. O Zoológico Juan vale a pena)

    Pegamos a RUTRA 3, para Bahia Blanca. (Chubat, PINGUINZEIRA)

    Comodoro Rivadavia.

    Rio Gallegos (cidade de 80 mil habitantes, com boa infra)

    Cruzamos o Estreito de Magalhães (Pacífico)

    300 km chegamos em Ushuaia (belíssimo, passeio nas Geleiras, Teleférico, Parque Nacional e a grande história da Penitenciária do Ushuaia. Bons restaurantes como o Andino, Volver e etc).

    .NOSSA ROTA DE VOLTA: (as margens das Cordilheiras, até Bariloche)

    Ushuaia-Punta Arenas (Chile, Cidade com um Cassino belíssimo)

    Puerto Natalis (Chile, belíssima região)

    EL Calafate (Argentina, muitos hotéis e boas programações no gelo)

    Perito Moreno (só de passagem)

    Bariloche (os lugares que já tínhamos passado eram tão belos, que Bariloche não “encantou”, mesmo com toda sua fama e beleza)

    Santa Rosa. (só de passagem, rumo ao Uruguai)

    Rivera. (Divisa do Uruguai com o Brasil. Fronteira “seca”, com várias opções de Free Shopping, bom para comprar perfumes e bebidas)

    Porto Alegre (dia 10/01/2013, deixamos o carro fazendo revisão, pegamos um avião para Recife, começar a “luta”, para pagar as contas e programar nossa segunda viagem pela América do Sul. Nosso objetivo é fazer Mendonza, Santiago, Assunção e Campo Grande, onde deixaremos o carro, no período da Semana Santa)

    Grande abraço para vocês e que DEUS abençoe a viagem.

    Carlos, Joana, João Pedro e Carlos Eduardo.

    .

    .

    • Rosângela disse:

      Olá Carlos!
      Obrigada pela contribuição com as dicas de sua viagem. Aproveito para também agradecer pelo convite para viajar, mas devido a um outro projeto pessoal não vamos poder viajar neste ano.
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

    • Neusival disse:

      Boa noite Carlos! vi seu comentário e as dicas de sua viagem, muito boa as dicas, gostaria se possível que me desse uma mãozinha, é que pretendo eu e minha esposa irmos ao chile em outubro de 2014, saindo de Taquaruçu-Palmas no Tocantins, pretendemos ir ate são lourenço do sul, chui e Punta del Este, Colônia del Sacramento e dai seguir. o detalhe é o Buquebus não sei basicamente nada, se tem que comprar com antecedência, quanto tempo? valor para travessia do carro? etc. se puder dar umas dicas acrecerei profundamente!

      • carlosbuarque buarquedegusmao disse:

        Prezados, Essa viagem que vocês querem fazer é parecida com a nossa próxima viagem, que será para o Atacama, só que iremos pelo norte da Argentina e retornaremos pelo Uruguai. (é mito importante vocês retornarem por outro caminho, mesmo que seja um pouco mais longe, pois torna a viagem com a sensação de sempre esta indo, conhecendo novos lugares e culturas, até o último dia)Outubro é um mês muito bom para viajar nessa região, por estar com uma temperatura agradável. (nem frio demais nem calor e pouco movimento, facilitando encontrar hotéis com preços baixos)Quanto ao Buquebus, não se preocupem, pois podem comprar no local o ingresso (menos de U$ 300,00 por carro) e tem horários de saída consecutivas, 24 horas por dia. Uma boa viagem para vocês e que DEUS ilumine seus caminhos. Atenciosamente,

        Carlos Buarque de GusmãoETESA ENGENHARIA E TERRAPLANAGEM LTDADiretor Comercialwww.etesaengenharia.com.bremail:diretoria@etesaengenharia.com.brCel: 81 9146-5121/9635-4933

        Date: Sat, 2 Nov 2013 00:58:38 +0000 To: carlosbuarque@hotmail.com

  19. Gustavo S. disse:

    Olá,
    Eu e minha familia vamos fazer uma viagem de Camaquã-RS até Ushuaia. Nós teremos 21 dias pra fazer esse percurso, mas nós queremos voltar costeando a cordilheira, até Bariloche. Será que o tempo vai ser suficiente? Nós pretendemos ficar de 3 a 4 noites em Ushuaia.
    Com relação a moeda, em Ushuaia o dólar é aceito? Ou somente pesos?
    Eu procurei pelo preço do diesel na argentina, mas não encontrei. Voces tem alguma ideia de quanto custa o litro?

    Muito obrigado
    Gustavo.

    • Rosângela disse:

      Olá Gustavo.
      É possível, mas o ideal é que você conseguisse mais alguns dias para vocês terem tempo de visitar todos os principais pontos turísticos e a viagem não ficar muito cansativa. É importante levar um pouco de dinheiro (dólar) e trocar por peso argentino. Por segurança, não leve muito dinheiro e procure utilizar sempre que possível o cartão de crédito e quando necessário saque mais dinheiro durante a viagem. Temos informações sobre o preço do diesel no artigo sobre combustíveis.
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

  20. Carlos disse:

    Prezados,

    Em janeiro faz muito frio no Uchuaia ou em Bariloche?

    Abs,

    Carlos e Joana.

    • Rosângela disse:

      Olá Carlos!
      Em Bariloche normalmente não faz frio nesta época. Em Ushuaia faz frio, mas é em torno de 5-10ºC. É importante levar roupas para frio e calor.
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

      • Carlos disse:

        Olá Rosângela,

        Obrigado mais uma vez pela atenção.
        Já enviamos o nosso carro, com alguns agasalhos, para garantir o conforto nesses lugares que possivelmente estará com temperatura mais baixa.
        Venho reforçar o convite para vocês nos acompanhar em uma dessas viagens que pretendemos fazer em 2013, pela America do Sul.

        PS; no nosso retorno, enviarei um resumo de nossa “aventura”.

        Grande abraço e que DEUS te abençoe.

        Carlos e Joana.

  21. Carlos disse:

    Prezados,

    Somos de Recife, estou mandando um carro (veracruz) de cegonha para São Paulo no dia 10/12, e estamos indo (eu, minha esposa e dois filhos 7/13 anos) no dia 20/12 de avião (Guarulhos). Lá, pegaremos o carro e seguiremos para Foz (pretendo chegar lá dia 21/12), ficando lá até 23/12, quando iremos para Gramado, onde ficaremos até dia 25/12, quando iremos para Montivideu.
    Dia 26/12 (meu aniversário) estaremos em Puenta. Dia 27/12 iremos para Colonia, onde atravessaremos para Buenos Aires. Dia 28/12 iremos seguindo para Uchuaia, com previsão de chegada dia 31/12. Ficaremos até dia 03/01/2013, quando seguiremos para Bariloche. Dia 05/01/2013 seguiremos para Porto Alegre, pela Argentina (sem passar pelo Uruguai), com objetivo de chegar em Poro Alegre dia 08/01/2013. Lá, deixaremos o carro em uma garagem e iremos para Recife de avião, com pretensão de voltar no carnaval, para continuar a viagem para Floripa e etc….
    Vocês que já fizeram essa rota, o que acharam da minha programação?
    Aguardo retorno.

    Abs,

    Carlos e Joana.

    • Rosângela disse:

      Olá Carlos!
      Pelo que entendi vocês terão em torno de 20 dias para realizarem a viagem saindo de Guarulhos e após retornando até Porto Alegre. É bem puxado fazer a viagem somente neste período. Seria necessário no mínimo 25 dias saindo do RS. Já que vocês pretendem ir até Ushuaia, seria interessante incluírem no roteiro locais como Torres del Paine e Perito Moreno. São locais lindos e que está no roteiro da maioria dos viajantes que tem a Terra do Fogo como destino. De repente vocês poderiam visitar Bariloche em uma outra oportunidade.
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

      • Carlos disse:

        Olá Rosângela,

        Primeiro gostaria de agradecer sua atenção em responder nossa solicitação e dar mais essas dicas que iremos segui-las.
        Quanto ao nosso roteiro, realmente vai ficar apertado de tempo, então decidimos que deixaremos o carro onde for mais conveniente (sem comprometer o objetivo da viagem, que é ir conhecendo os lugares interessantes do roteiro), ou seja, em alguma cidade do percurso (não necessariamente Porto Alegre) e no carnaval, retornaremos para continuarmos a viagem.
        Você teria alguma dica de garagem para deixarmos o carro, com segurança? pode ser em Bariloche, Buenos Aires e etc. Em Porto Alegre, iríamos deixar na casa de um pessoal amigo. (alugaríamos uma garagem)
        Pretendemos fazer toda America do Sul em 2013, pausadamente, (aproveitando as oportunidades dos feriados e “brechas” do trabalho) caso vocês queiram nos acompanhar, será um prazer.

        Um grande abraço para você e toda sua família, que DEUS abençoe vocês nesse final de ano em ilumine seus caminhos em 2013.

        Carlos e Joana.

  22. Carlos disse:

    Alexandre,

    Vou viajar de São Paulo para Uchuaia, passando por Montivideu, será que minha carteira de motorista internacional é suficiente ou preciso providênciar mais algum documento?

    Grato,

    Carlos e Joana

  23. Marcos Racke disse:

    Rosângela,

    Uma coisa, tem um roteiro com os custos da viagem?

    Qual é a quantidade de dias mínimos para fazer essa viagem?

    Abraços.

    • Rosângela disse:

      Olá Marcos!
      Saindo do RS para aproveitar bem e a viagem são necessário no mínimo 25 dias. O ideal são 30 dias.
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

  24. Marcos Racke disse:

    Olá Alexandre, Rosângela e pequeno Felipe,

    Somos do Rio de Janeiro.
    Não acredito que tô lendo esse site, é completo demais, estão de parabéns, estou pensando em passar o Ano Novo em Santiago, iria de avião e depois voltaria de ônibus até Bariloche, depois de avião Buenos Aires e Rio.
    Bem, depois que o meu sócio hoje falou que fez uma viagem de carro (FUSCA ainda,rsss) à vários anos para Buenos Aires, pensei, porque não????

    Cheguei em casa hoje e dei uma pesquisada, aí de cara achei o site de vcs PARABÉNSSSSSS.
    Fiz ano passado com amigos BOLÍVIA/PERÚ/CHILE/ARGENTINA/FOZ DO IGUAÇÚ, só pegamos avião até Campo Grande na ida e depois de Foz na volta, passando por Machu Picchu, S. P Atacama, Arica, entre outros, foi FANTÁSTICA, chegamos a pegar ônibus com 26 horas Atacama x Salta ufaaa.

    Bem, vcs agora são responsáveis por estar até agora 1 da manhã lendo tudo isso, nossa quantos detalhes.

    Agora estou começando a pensar seriamente fazer esse seu trajeto de carro, caramba, confesso que dá um frio na barriga, é um desafio e tanto heim, um pergunta, tenho um CAPTIVA 2010, apesar de beber direitinho, tem um motor muito bom 3.6 gasolina, vc acha que é tranquilo? Outro detalhe, o carro está em nome da minha empresa, isso pode ser problema? Ou se eu levar apenas a documentação da empresa está tranquilo?

    Bem voltamos a nos falar, deixa eu dormir um pouco, rssss.

    Muito Obrigado pela injeção de ânimo, rsrsrs mais que é loucura é rsssss
    .
    Marcos e Ana Paula (Rio de Janeiro)

  25. monica rochedo cunha disse:

    Rosângela bom dia…
    Nossa que maravilha.. após ficar horas lendo o site de vocês, eu meu marido e filho decidimos ir ao Chile de carro em Janeiro!! Claro que temos várias dúvidas.. rs mas como temos 25 dias gostaríamos de sugestão de roteiro.. pois fiz um roteiro tendo como base o roteiro de vcs.. e ficou muuito grande.. o que poderia sugerir?? grata

  26. Ricardo Willich disse:

    Alexandre e Rosângela, tenho uma pergunta: saberiam me dizer se de São Borja/RS para Santa Fé/ARG, o melhor é cruzar já o rio Uruguai até Santo Tomé (Arg), ou ir por Uruguaiana e Paso de Los Libres?
    Obrigado e parabéns pelo blog (e pelas viagens).
    Ricardo Willich, Curitiba

    • arrsouza disse:

      Olá Ricardo
      Você pode seguir por qualquer uma destas alternativas, porém já ouvimos relatos de corrupção da polícia em Santo Tome. Já percorremos todo este trecho da Argentina (ruta 14 de Posadas até Santa Fé) e as estradas são boas.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  27. José Henrique Schaun e Maria Celi Schaun disse:

    Moramos na mesma cidade, gostamos (eu e a Celi, minha espôsa) de viagens, já conversamos por telefone e, ainda, não tivemos o prazer de conhecê-los pessoalmente. Saúde e paz para que possamos realizar muitas viagens ainda, e principalmente “viajando” junto com voces nos maravilhosos diários que voces nos brindam. CONTINUEM !!!!
    PS- Já votamos no “TOP BLOG”. Um grande abraço do José Henrique e Maria Celi Schaun

    • arrsouza disse:

      Olá José e Maria
      Sim lembramos de vocês: moram na Rua Tiradentes. 🙂
      Agradecemos o voto e a visita ao blog.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  28. Uerlei disse:

    Alexandre, vou viajar de bariloche para puerto varas de carro. Te escrevi um email, quando puder , por favor, me escreva.
    Uerlei

  29. Aparecida Viana disse:

    Alexandre e Rosângela, tenho lido seu blog e vejo que realizaram todas as viagens no Prisma 2007, e como me preparo para viajar em 2013, tenho um corsa sedam 1.0, mas alguns amigos me diziam que até daria pra fazer mas um carro 1.4 ou 1.6 seria o ideal. Optei pelo Prisma/2012 pois este estava dentro das minhas possibilidades $$$$…rsrsrs mas quero dizer que foi por influência do guerreiro que é o seu Prisma….rsrsrr… gostaria que me informasse o tamanho do seu maleiro, acredito que será o ideal para o meu carro…ahhh minha rota será Acre/Peru/Chile/Argentina voltando ao Brasil por Foz de Iguaçu….estou curiosa para ler seu planejamento até o Peru, com certeza irá me ajudar muito.
    Abraços
    Cida

    • arrsouza disse:

      Oá Cida!
      Adoramos nosso Prisma, ele já está com 114 mil km e ainda irá enfrentar algumas aventuras conosco. O Prisma 1.4 tem um ótimo motor e ajuda bastante nas viagens, apesar de que é possível fazê-las também com um motor 1.0.
      O nosso maleiro tem 500 litros (é enorme). Compramos por uns R$500 no Chile em 2009 em nossa primeira viagem.
      Desejamos a vocês uma ótima aventura.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

  30. Ricardo Soares disse:

    Estamos para fazer esta viajem e com nossa filha de 2 anos, estou preocupado com a altitude, tenho que me preocupar ou e’ tranquilo ?

    Abraços

    Ricardo Soares

  31. roberto disse:

    Realmente isso é muito estimulante. Obrigado por isto.
    Farei a dos desertos, muiiito loco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *