Esta foi a viagem de carro que realizamos em janeiro de 2012, saindo de Pelotas/RS e percorrendo Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Fomos acompanhados de nosso bebê de 1 ano, o Felipe. Foram 31 dias de viagem totalizando 11.500Km rodados. Nosso carro é um Prisma Maxx 1.4 2007.

Esta é nossa quarta experiência viajando de carro pelos países da América do Sul. Já é nossa segunda aventura com nosso bebê, na primeira (julho/2010) ele estava com 6 meses.

A viagem a Ushuaia é maravilhosa. Vale a pena fazer em uns 30 dias para aproveitar bem.

Alguns lugares que conhecemos:

• Terra do Fogo, Paso Dorotéa, Cordilheira dos Andes, canal de Beagle.
  • Argentina: Mar del Plata, Puerto Madryn, Península Valdés, Puerto Pirámides, Trelew ( Museu Paleontológico Egidio Feruglio-MEF), Reserva Provincial Punta Tombo, Ushuaia, Paso Garibaldi, Parque Nacional Tierra del Fuego, Estância Harberton, El Calafate, Cuesta de Miguez, Glaciar Perito Moreno, Parque Nacional Los Glaciares, Lago Argentino, Glaciar Seco, Glaciar Spegazzini, El Chaltén, cerro Fitz Roy, Glaciar Piedras Blancas, Reserva Provincial Caleta Olivia.
  • Chile: Estreito de Magalhães, Punta Arenas, Fuerte Bulnes, Puerto Hambre, Puerto Natales, Parque Torres del Paine.

O custo de nossa viagem a Ushuaia (31 dias, casal + bebê) saiu R$12.000,00. Ficando em hotéis mais econômicos e com alimentação em restaurantes mais simples. Como era alta temporada (janeiro), o custo estava alto. Mas tenha certeza que seria muito difícil fazer com menos de R$10 mil (considerando os mesmos 31 dias).

Posts relacionados

Boa noite amigos Acabamos de retornar de nossa viagem a Ushuaia (quarta, 1 de fevereiro, às 23h). A viagem foi ótima. Foram cerca de 11500Km rodados. Os lugares que mais gostamos foram Torres del Paine (Puerto Natales), Glaciar Perito Moreno (El Calafate) e Cerro Fitz Roy (El Chaltén). Nos próximos dias responderemos a todas as […]

Olá amigos Já estamos voltando para casa. Estamos em Bahia Blanca na Argentina, a 1500Km de casa. Pertinho, pertinho. Já fazem 3 dias que estamos retornando, faltam 2. Chegaremos amanhã (quarta) em Pelotas/RS. Vamos por Rio Branco/Jaguarão. Hoje (terça) dormiremos em Colonia no Uruguai. Abraços Alexandre e Rosângela

Boa noite pessoal Estamos em El Chaltén, local onde fica o famoso Cerro ou Monte Fitz Roy. A chegada à cidade já é te tirar o fôlego, mostrando uma preliminar do que viria pela frente. A cidade é pequena mas possui uma boa infraestrutura turística, com diversos hotéis e restaurante. Pena que só possua um posto de […]

Olá amigos Estamos em Calafate, considerada pelos argentinos como a capital nacional dos glaciares. Chegamos aqui no dia 21 (sábado). Apesar da cidade ter menos de 20 mil habitantes, ela possui uma infraestrutura turística muito boa, com diversos bancos, casas e câmbio, pousadas, restaurantes e postos de combustíveis. A cidade de El Calafate é mais […]

Olá viajantes Estamos em Puerto Natales, cidade de acesso ao Parque Nacional Torres del Paine. Depois de Ushuaia fomos para Punta Arenas no Chile. A cidade está junto ao Estreito de Magalhães. Lá visitamos o Puerto Hambre e Fuerte Bulnes, dois locais históricos importantes. Aproveitamos que Punta Arenas é zona franca e compramos um novo notebook […]

Bom dia amigos viajantes Estamos saindo agora de Ushuaia em direçao a Punta Arenas no Chile. Sao um pouco mais de 600Km, porém temos de enfrentar 125Km de rípio em estado precário. Estes dias em Ushuaia foram fantásticos. As paisagens ao redor da cidade sao deslumbrantes. A travessia do paso Garibaldi é tranquila e composta […]

Boa noite amigos Hoje chegamos a Ushuaia. A cidade está repleta de turistas. Passamos horas para conseguir um hotel. Mas agora já estamos hospedados e ficaremos 4 dias por aqui. Para quem pretende ser aventurar por aqui, reserve um hotel com antecedência! A viagem foi bem tranquila. As estradas sao boas e tivemos pouco problemas […]

Boa noite Estamos em Rio Grande, na Argentina. A viagem está muito boa. Já passamos pela Península Valdez e Punta Tombo. Amanha chegaremos em Ushuaia. Em breve retornaremos com mais notícias. Abracos Alexandre e Rosangela

Olá viajantes Estamos em Bahia Blanca na Argentina. Passamos ontem rapidamente em Mar del Plata. As praias estavam lotadas. Percorremos um trecho do litoral. A região possui belas paisagens e vale a pena voltar um dia para conhecer. Estamos saindo agora para Puerto Pyramides, para conhecer a Península Valdez. Amanha nosso dia será reservado para […]

Ola amigos Estamos na estrada a caminho de Bahia Blanca (ruta 2). Chegamos muito tarde em Buenos Aires. O Buquebus atrasou 1h, acabamos dormindo as 3h da madrugada. A viagem esta bem tranqüila. Nosso bebe dorme quase o tempo todo. Vamos passar rapidamente em Mar del Plata para dar uma olhada na cidade. em breve […]

62 respostas para “Patagônia e Terra do Fogo (Argentina e Chile – 2012)”

1. Maikel disse:

Estou indo dia 15/01/15 para a Argentina e o Chile, retorno para o dia 27/01/15, saindo de Porto alegre e com Roteiro para Rio Grande, Rosário, Cordoba (talvez), Mendoza, Uspallata, Santiago, Valparaiso, e procuro quem tenha interesse em ir junto e dividir as despesas, vou eu e mais um amigo, tem lugar para mais 2 pessoas, vamos num gol 1.0, carro econômico. O roteiro já esta pré-estabelecido, mas o grupo define, pretendemos nos hospedar em hostels e em algumas localidades em camping, no roteiro muita aventura e curtição, com rafting e tiroleza em potrerrilos, águas termais, circuito alta montanha e visita à algumas vinícolas, quem tiver interesse entra em contato pelo meu email maikelbeati@hotmail.com.

Abraço.

2. Arnaldo disse:

Olá a todos, pretendo ir de São Paulo a San Martin de Los Andes(ARG) de carro em janeiro/2015, minha pergunta, é mais seguro fugir da policia caminera corrupta, entrando via buquebus na Argentina ou entrando via Fray Bentos no Uruguai, aguardo suas orientações e dicas. O blog de vocês esta excelente. Muito obrigado e um abraço.
    Arnaldo e Helô.

3. Roque Gallas Jr. disse:

Olá Alexandre, Rosângela e todos que acompanham este blog.
    Fiz uma viagem parecida, e agradeço as dicas do blog, além de me colocar a disposição de todos, através de e-mail rgallas@globo.com caso queiram qualquer tipo de informação.

Meu tempo era curto (curtíssimo), 15 dias, mas minha vontade de ir a Ushuaia e alguns lugares era muito forte.
    Roteiro IDA: (lugares onde dormimos)
    Porto Alegre -> Pehuajó
    Puerto Madryn
    Pehuajó
    Porto Alegre

Rodamos um total de 11.920 Km em 15 dias. Eu, esposa e o filho com a namorada em uma Scenic 2000.
    Chegamos a rodar em um dia 1.300 km de asfalto mais 220 de rípio. Foi o dia mais puxado, entre Esquel e El Chalten. Pra não conhece, o rípio é uma mistura que fizeram de terra, pedras maiores e menores para que o vento (sempre presente) não leve toda a estrada. De modo geral é boa e dá pra manter média de 70 a 80 km/h, mas alguns trechos, em obra, não dá pra passar dos 30.

Gosto de andar de carro e como fomos entre quatro adultos fizemos muito poucas paradas. Não aconselho esta correria pra quem não está acostumado.

CUIDADOS:
    Ficamos parados 4 horas para passar na alfandega entre Chile e Argentina. Não é normal isso, mas na semana após o ano novo e Carnaval é comum.
    Na volta, ás 22h, foi bem tranquilo.

Ficamos (no mesmo dia da alfandega) 3 horas parados na balsa por problemas de maré.
    Por estes dois problemas (7 horas de atraso) perdemos o hotel no Ushuaia e foi quase impossível achar outro. Acabamos gastando o triplo do planejado.

Detalhes, custos e tudo mais estão guardados. Não vou publicá-los pois o blog não é meu.

Forte abraço e rodem muito, sempre em segurança.
    Roque Gallas Jr.

4. Antonio Cesar Martins disse:

Bom dia, Alexandre e Rosangela, temos um grupo de Jipeiros na cidade de Palhoça/SC, distante 15Km de Florianópolis/SC, estamos programando fazer esta aventura à partir do dia 01/10/2014 e pretendemos levar 35, onde os veículos estão sendo preparados, em torno de 05 (cinco) Fusca e uma Kombi dias nesta viagem à Ushuaia, poderia me mandar também por e-mail a roteiro e dicas para nosso grupo.
    Obs. Se tiver roteiro com mapa, seria excelente)
    Um abraço!!!

Antônio Cesar Martins
    amartins@epagri.sc.gov.br

Olá Antonio
      Agradecemos sua visita ao blog.
      Que maravilha de viagem esta que vocês estão programando.
      Enviarei o roteiro e o log do GPS. As dicas estão todas no diário de viagem.
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

5. Márcio disse:

Boa noite Carlos,
    Eu e minha esposa estamos pensando em ir ao Chile em julho, para conhecer o Valle Nevado. Vamos de carro, sairemos de Florianópolis mas estamos com muitas dúvidas com relação a hospedagens, tempo dentro do carro, documentação necessária para entrar nestes países, roupas a levar, custo com alimentação, qual melhor rota a ser feita considerando que vamos sair de Floripa etc…meu nome é Márcio e qualquer dica será bem vinda !! Grato !!!

Olá Márcio
      Agradecemos sua visita ao blog.
      Todas estas informações são tratadas aqui no blog. Qualquer dúvida mais específica, fique a vontade para entrar em contato novamente.
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

6. Roque Gallas Jr. disse:

Rosângela e Felipe, Parabéns pela bela viagem e pelo detalhado relato que está ajudando muito no planejamento de minha viagem.
    Não tenho tanto tempo para executar este projeto mas quero fazer o trecho em apenas 16 dias. Dando enfase para 3 dias em El Chalten e 3 dias em Ushuaia. O resto vai ser andando de carro mesmo. Mas é algo que eu gosto de fazer e não canso.
    Pretendo sair de Novo Hamburgo dia 27 de dezembro e passar o ano novo em EL CHalten.
    Os detalhes postados estão finalizando meu projeto.
    MUito obrigado. Mesmo.
    Roque

7. Edmundo disse:

Alexaxdre Rosangela, meus parabéns. Tenho uma meriva com a mesma motorízação do prisma de vocês 1.4
    A minha dúvida é como vocês se viraram com a gasolina desses países? Já que a gasolina deles é pura não tem adição de alcool.
    Sou de Embu das Artes SP

8. walber disse:

para ir de Uruguiana para Buenos Aires, qual o melhor caminho.Abraço

Olá Walber
      É difícil dizer o melhor caminho.
      Se você for sempre pela Argentina irá enfrentar a polícia corrupta na província de Entre Rios.
      Se você for por dentro do Uruguai irá enfrentar alguns estradas ruins e ou o preço salgado do Buquebus.
      Alexandre, Rosângela e Felipe

9. Andre disse:

ola estou panejando viajar em outubro, temos bebe de 1 ano e 2 meses, queremos ir de Camboriu ate mendoza total 2500 km de ida e 2500 de volta, temos um peogeot 307, e aconselhavel com bebe e o carro:? o que aconselham carro ou aviao?