Como planejar sua viagem

GPS e mapas digitais

 

GPS Garmin Nuvi 780

GPS Garmin Nuvi 780

Sempre fazemos nossas viagens de férias contando com o auxílio do GPS. Com toda a certeza este é um investimento que vale a pena ser feito. O GPS ajuda muito, principalmente em cidades grandes como Santiago e Buenos Aires.

Mesmo que ele não te indique a melhor rota, ele te levará ao destino de uma forma muito mais fácil,  tranquila e rápida do que se você estivesse usando os mapas convencionais e perguntando para todo mundo por onde você deve ir. Nós, por exemplo, certa vez chegamos em Buenos Aires às 22h. Imagine você, neste horário, tendo que parar a toda hora e perguntar para as pessoas como chegar ao seu destino. O GPS nos levou certinho ao hotel que queríamos. Sem ele não teríamos nem noção para que direção seguir.

Os aparelhos da marca Garmin sempre são as melhores opções, pois muitos dos mapas disponíveis gratuitamente na internet são compatíveis somente com esta marca. Além disso, os mapas funcionam offline, sem necessidade de conexão a internet.

Fazemos as viagens com 2 GPS: um navegador automotivo (Garmin Nuvi 780) com tela LCD e outro portátil  (BTGP-38KM Bluetooth GPS Data Logger) que faz o log das coordenadas de todo o percurso realizado (grava velocidade, coordenadas e data/hora a cada intervalo de tempo configurado).

O Nuvi 780 nós compramos em 2010 e funciona muito bem até hoje. Basta atualizar os mapas, de forma gratuita. Atualmente este modelo não está mais em comercialização pela Garmin. Os modelos mais atuais são mais rápidos, com maior resolução de tela e possuem mais recursos para a navegação.

O logger BTGP-38KM ainda existem em comercialização, mas deve der modelos melhores no mercado. O software para retirada do log de coordenadas deste modelo que temos é muito ruim, por isso não recomendamos este modelo. O recurso de log é interessante para adicionar nos arquivos JPG das fotos as coordenadas do local exato onde elas foram tiradas (fotos georeferenciadas), caso sua máquina fotográfica não possua um GPS interno. Estas coordenadas são gravadas nas propriedades (Exif) da foto. 

Algumas dicas:

  • A opção de localização no GPS de lugares próximos ao seu endereço atual é bastante útil. Por exemplo: caso você queira procurar algum banco ou posto de combustível próximo do local onde você está.
  • Deixe sempre ativa a opção de recalcular a rota, pois caso você erre o caminho o GPS irá criar uma nova rota automaticamente levando em consideração sua posição atual.
  • Procure, sempre que possível marcar os pontos de interesse antecipadamente, pois algumas vezes pode-se perder muito tempo para fazer a localização de determinado ponto durante a viagem.
  • A opção do GPS de localizar a intersecção entre 2 ruas também é bem útil. É um método rápido de localizar um ponto de interesse.
  • Procure sempre instalar em seu GPS os POIs (pontos de interesse), que indicam a localização de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais. Em alguns modelos de GPS, a instalação dos POIs é independente dos mapas. Geralmente os sites que fornecem mapas também possuem um link para download dos POIs.

google_earth

Nas seções “Nosso Roteiro” de nossas viagens geralmente disponibilizamos os links para fazer o download dos log de GPS de nossas aventuras, que poderão ser visualizados no Google Earth.

Veja abaixo a lista de softwares (Windows e macOS) gratuitos para GPS que utilizamos em nosso notebook:

  • Base Camp
    Software para estudo de terrenos, planejamento de rotas e georreferenciamento de fotos em seu computador. Permite transferir os dados para um dispositivo GPS.
  • Garmin Express
    Software para atualização dos softwares de dispositivos GPS.
  • POI Loader
    Software para transferir pontos de interesses (POIs) para GPS da Garmin.

Download de mapas gratuitos para GPS Garmin:

Existem vários grupos de pessoas que voluntariamente criam e distribuem gratuitamente mapas digitais para GPS. Geralmente estes mapas são compatíveis com aparelhos da marca Garmin. Veja abaixo a lista dos sites de onde é possível fazer o download destes mapas.

  • AMÉRICA DO SUL
    • Proyecto Mapear – Mapas Electronicos Argentinos
      Mapas digitais gratuitos da Argentina compatíveis com os software e aparelhos de GPS da marca Garmin. Nestes mapas você irá encontrar estradas, caminhos e cidades da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
      É necessário se registar no site para download dos mapas. Consideramos este como sendo o site que possui os melhores mapas da Argentina, Uruguai e Chile. Clique aqui e faça também o download neste site dos POIs (pontos de interesse) para os mapas fornecidos.
    • POIS-GPS
      Pontos de interesse (POIs) e alertas de proximidade da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Costa Rica e Peru. Os POIs são compatíveis com Garmin, Tom Tom, NDrive, Sygic, Navitel, Route 66, Navman, iGO, entre outros. Estes POIs podem ser usados em conjunto com os mapas de outros projetos como Proyecto Mapear. Indica a localização de centenas de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais.
      Este projeto não fornece mapas, somente os POIs.
    • Projeto Tracksource
      Mapas digitais gratuitos do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. Com os mapas do Projeto TrackSource, você terá em seu GPS mapas completos da sua cidade, roteáveis e com milhares de pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina, radares, dentre outros.
      Não deixe de instalar também os POIs (pontos de interesse), que mostrarão no GPS a localização de radares, polícia, lombadas e áreas de perigo com cobertura de todo o Brasil.
    • Viajeros Mapas
      Mapas digitais gratuitos não roteáveis da Argentina, Chile, Bolívia e Peru compatíveis com os software e aparelhos GPS da marca Garmin. Segundo seus editores, estes mapas são destinados a quem gosta de viajar para lugares raramente visitados, muitas vezes longe dos grandes centros urbanos. Nos mapas estão indicadas salinas, salares, lagos, geleiras, picos, desfiladeiros, vales, prados húmidos, minas abandonadas, marcos de fronteira e outros itens que são escassos na maioria dos mapas.
    • Perut – Perú Ruteable
      Mapas roteáveis gratuitos para Garmin de todo território peruano.
    • GPS YV de Venezuela
      Mapas rodoviários e urbanos roteáveis da Venezuela. Também possui POIs para Garmin. Para download dos mapas é necessário pagar uma taxa obrigatória.
    • Proyet Bolivia Ruteable
      Projeto de mapas roteáveis da Bolívia (antigos, a última versão é de jan/2014). É necessário se registar no site para download dos mapas.
  • AMÉRICA CENTRAL
    • Cen Rut – Mapa Ruteable de Centroamérica
      Projeto para criação e distribuição gratuíta de mapas da América Central. O projeto cobre El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Guatemala, Honduras, Belize e Panamá.

Dicas e considerações para comprar um GPS:

A escolha da marca do GPS é bem pessoal. Mas, lembre-se que os mapas são mais importantes que o aparelho. Nós compramos um Garmin devido a facilidade de encontrar os mapas compatíveis de qualquer lugar do mundo, e tudo isso de forma gratuita.

Os aparelhos da marca Garmin possuem uma boa qualidade construtiva, usam receptores de alta sensibilidade e existem inúmeras comunidades no mundo inteiro desenvolvendo mapas gratuitos compatíveis.

Em nossa opinião os recursos e características mais importantes que um GPS deve ter são:

  • Tela de pelo menos 5 polegadas: é um bom tamanho de tela, permitindo uma boa visualização dos mapas e informações. Telas menores que isso não permitem uma boa visualização dos mapas e telas maiores tornam o aparelho muito grande;
  • Receptor de alta sensibilidade: permite uma boa captação de sinais mesmo em condições severas (chuva, vales e regiões muito arborizadas);
  • Memória externa (cartão de memória): uma grande quantidade de memória permite que você use diversos mapas, permitindo assim que você possa consultar mapas diferentes e escolher o que estiver melhor detalhado para a região onde você estiver. Os mapas ocupam muito espaço, sendo aconselhável comprar aparelhos compatíveis com cartões SD ou micro SD;
  • Rotas com múltiplos destinos: consideramos esta uma das funções mais importantes para se ter em um GPS. Um bom GPS permite que se tenha em torno de 10 pontos intermediários para uma mesma rota. Este recurso permite que você selecione o destino final e os pontos intermediários por onde você quer passar. Esta função é fantástica, pois o trajeto calculado pelo GPS nem sempre é o que você deseja percorrer, assim você pode colocar os pontos por onde você obrigatóriamente quer passar. Sem esta opção, a rota gerada pelo GPS levará em consideração somente sua posição atual e o destino final desejado. Caso a rota gerada não passe por algum lugar que você queria, você terá que programar o GPS diversas vezes durante a viagem, sempre colocando como destino o próximo ponto intermediário desejado. Esta função também faz com que o GPS possa classificar automaticamente múltiplos destinos,  fornecendo assim a rota mais direta. Uma grande vantagem deste recurso é que desta maneira você saberá realmente quantos quilômetros e quanto tempo falta para chegar no destino final e não aos pontos intermediários. Assim fica muito mais fácil controlar a velocidade do carro  necessária para chegar ao destino final em algum horário específico.
  • Recálculo automático da rota: rápido recálculo de desvio ou quando está fora da rota. No caso de você ter errado alguma rua o GPS irá recalcular automaticamente como chegar ao destino levando em consideração o lugar onde você está.
  • Alertas de radares: ajuda a lembrar ao motorista de reduzir a velocidade em radares, pardais, lombadas eletrônicas, polícia e lugares perigosos.
  • Falar os nomes das ruas: (por exemplo: “Vire à direita na Avenida Salgado Filho a 150 metros.”) permite que você possa conferir o nome da próxima rua a virar sem ter que ficar olhando para a tela do GPS.

 

60 respostas para “GPS e mapas digitais”

  1. Samuel Fraga disse:

    Boa noite
    Estou me organizando para viajar pro uruguai de carro no final de Abril deste ano. Encontrei um garmin Nuvi 1410 usado para comprar.
    Vale a pena? Será que vou conseguir atualizá-lo também?
    Aceito dicas sobre lugares a visitar no Uruguai, pretendo passar por Punta del Este, Punta Ballena, Colônia e Montevidéu.
    Parabéns pelo site!
    Sucesso!

  2. Nicéia disse:

    Olá, primeiramente parabenizo a vocês pelas informações, objetivas e fundamentais. Viajei pelo Uruguai uma única vez de carro, sem o auxílio de GPS. Agora pretendo ir para a Itália, mas estou pesquisando qual o melhor GPS. Em relação ao GPS Garmin nuvi 750, ele mostra as vias pavimentadas e não-pavimentadas? Como vocês obtêm esta informação nas viagens de vcs?

    Grata pela atenção

  3. Leonardo disse:

    Oi, Se precisam de saber o estado da etapa para o Chile por eles Libertadores eles deixar uma página que eles podem ajudar (frequentemente é fecha no inverno de neve).
    http://www.pasosfronterizos.com/paso-los-libertadores.php
    Desculpem o meu Português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *