Lugares imperdíveis

Lugares imperdíveis

Despesas

Despesas da viagem

Diário de viagem

Diário de viagem

Esta foi a viagem de carro que realizamos entre dezembro de 2016 e  janeiro de 2017, saindo de Pelotas/RS e percorrendo Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Fomos acompanhados de nosso filho Felipe, com 6 anos, e da Isabela, com 3 anos.

Foi nessa viagem que estreamos nosso novo carro (Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.4 Flex 4×2 2014) e o camper Duaron. Acreditamos que o momento foi perfeito, já que o uso do camper compensou a pouca infraestrutura da região.

Foi a nossa sétima experiência viajando de carro pelos países da América do Sul. Já é nossa quinta aventura com nosso filho Felipe e a terceira viajando com a Isabela.

Há muitos anos queríamos percorrer a famosa Carretera Austral. Enfim, em dezembro de 2016, partirmos para lá. Foi uma viagem de 23 dias e cerca de 8.500km rodados.

A Carretera Austral, oficialmente chamada de ruta Ruta 7, está localizada no sul do Chile (regiões de Los Lagos e Aysén) e conecta as cidade de Puerto Montt e Villa O’Higgins. Esta última cidade é a porta de entrada do Campo de Hielo Sur. Atualmente carretera possui 1255km, sendo que cerca de 769km desses não estão pavimentados.

Ao longo da estrada a altitude varia entre 200 e 2000m, podendo cair neve até mesmo no verão. As temperaturas na região são baixas e as chuvas estão presentes durante todo o ano.

Sua construção foi iniciada em 1976 durante o governo militar de Pinochet. Os militares levaram mais de 20 anos para abrirem a estrada. A obra está localizada em um território com características geográficas bastante complicadas, junto a Cordilheira dos Andes. Sua construção ainda é um enorme desafio de engenharia, já que a região possui campos de gelos, rios, lagos, montanhas e florestas. Ao percorrê-la é fácil entender a complexidade desse projeto.

A pavimentação iniciou na década de 90, mas ainda segue em ritmo lento. Para se ter uma ideia, durante o ano de 2015 foram asfaltados somente 24km.

A carretara está em constante manutenção, pois são comuns os desmoronamentos, quedas de árvores e chuvas que podem algumas vezes causar interdições temporárias. Diversos trechos estão sendo asfaltados, de forma que o tráfego pode também estar interditado em alguns horários para a continuidade das obras.

Alguns lugares que conhecemos:

Na Argentina: Reserva Provincial Punta Tombo, Reserva Provincial Caleta Olivia

No Chile: Termas El Amarillo, Parque Nacional Queulat (Vestiquero Colgante), Capillas de Mármol, Lago General Carrera (Paso Chile Chico), Parque Patagônia (Paso Robalos), Rio Baker, Caleta Tortel, Villa O’Higgins

[blog count=”50″ cat=”674″]