Como dirigir na neve e uso das cadenas

Cadenas são as correntes usadas nas rodas dos veículos para poder trafegar mesmo com neve na pista. Existem as cadenas convencionais, cadenas de tela e cadenas líquidas.

A lei exige o uso de cadenas, ou outro dispositivo antideslizante autorizado, para evitar derrapagens em pistas com neve ou gelo. Deve-se instalar em pelo menos uma roda de tração de cada lado do veículo ou utilizar pneus especiais (de contato ou com cravos/pregos).

Pneus com cravos: permitidos em alguns países da Europa.

Pneus com cravos: permitidos em alguns países da Europa.

Os pneus com cravos/pregos são uma alternativa aos pneus de inverno, mas a sua utilização é limitada pela legislação. Uma vez que é muito agressiva, em especial com o asfalto, a sua utilização é permitida somente em a pistas completamente congeladas. Nem todos os países liberam a sua utilização, e os que permitem, muitas vezes limitam o seu uso somente em determinadas épocas do ano. Na Europa são permitidos nos países alpinos como Suíça, Áustria e Liechtenstein, e  escandinavos (Noruega e Suécia). Os cravos  usados devem necessariamente ser arredondados e não superior a dois milímetros da superfície do pneu.

As cadenas convencionais e de tela devem ser usadas quando há neve na pista e devem ser instaladas nas rodas de tração do veículo. No caso de veículos com tração 4×4 deve-se instalar nas rodas dianteiras. Veja abaixo fotos dos modelos de cadenas convencionais:

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Cadenas convencionais.

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Cadenas convencionais.

Cadena de tela

Cadena de tela

O uso de cadenas de tela é mais comum na Europa. Este tipo é mais fácil de instalar, no entanto é também mais caro. Elas se ajustam aos pneus através de um elástico, simplificando assim a sua colocação. Os tecidos com os quais elas são fabricadas não escorregam na neve e gelo. Seus criadores afirmam que elas são tão eficazes quanto as convencionais. Além disso são leves, podem ser lavadas e armazenadas em qualquer lugar.

Quando há neve na pista de asfalto ou rípio, o carro atola e derrapa facilmente. Em subidas, mesmo as pouco íngrimes,  o veículo patina e muitas vezes não consegue subir.

Por experiência própria, comprovamos que as cadenas fazem uma boa diferença na aderência do carro à pista, trazendo mais segurança ao dirigir na neve. Usando as correntes, não derrapamos nenhuma vez. Durante uma de nossas travessia das cordilheiras (paso Cardenal Samoré – Viagem em junho/2009) passamos por 4 caminhões que derraparam na neve e sairam da estrada, todos não estavam usando cadenas.

Se você pretende viajar no inverno é importante que você tenha as cadenas. Quando a espessura de neve na pista é maior de 2 cm, o seu uso é obrigatório (exigido pela polícia). Se você deixar para comprar na hora que realmente precisar, talvez acabe pagando muito mais caro do que elas realmente valem. Ou pior, não conseguir comprar e ter de aguardar a retirada da neve. Em Uspallata, no paso Los Libertadores (ligação entre Mendoza e Santiago), as cadenas usadas estavam custando R$140,00; enquanto em Junin de Los Andes, nós compramos novas por R$75,00 (junho/2009). É possível também comprá-las no Chile e Argentina em alguns postos de combustível, grandes redes supermercados e lojas especializadas em acessórios para automóveis.

Existem cadenas convencionais de tamanhos e modelos diferentes, dependendo do diâmetro da roda e do tipo de veículo (automóvel ou pick-up). Este tipo de cadenas não pode ser usado quando o espaço entre o pneu e o paralamas for muito pequeno, pois caso contrário poderá danificar o veículo. Veja abaixo dois exemplos.

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Modelo de cadenas convencionais para uso em automóveis.

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Modelo de cadenas convencionais para uso em pick-up.

Mesmo que não esteja nevando em outras regiões, durante a travessia das cordilheiras é comum ter neve, pois a altitude nos pasos é maior. Isto é bem provável no inverno e, algumas vezes, acontece até mesmo em outras estações do ano. Em dezembro de 2010, durante a travessia do paso Jama, começou a nevar quando chegamos próximos aos 5000m de altitude. A neve foi pouca e não chegou a acumular na estrada, portanto não foi necessário o uso das cadenas.

Deve-se prestar atenção também na possibilidade de haver gelo na pista, que é bem pior que a neve, pois além de mais escorregadio, o gelo é difícil de ser percebido. Mesmo se não houver neve na pista, mas existir no acostamento, é possível que existam placas de gelo no asfalto, portanto dirija devagar e com atenção. Como, neste caso, não se usa as cadenas convencionais, se você passar sobre alguma placa de gelo o carro poderá derrapar e você perder o seu controle.

As placas de gelo no asfalto também podem estar cobertas pela neve. Algumas vezes, após a neve ser retirada da pista, ficam estas placas de gelo. Elas são muito difíceis de serem identificadas, pois podemos encontrá-las em uma saída de uma curva fechada, em áreas com sombra e nem somente em zonas de montanha. Isto ocorre geralmente à noite e de manhã cedo.

Pista com neve

Possibilidade de gelo na pista

Em estradas de rípio, no caso de haver neve, o carro fica mais estável (não derrapa ou patina com tanta facilidade) do que no asfalto.

Estrada de rípio coberta de neve.

Estrada de rípio coberta de neve.

Mesmo com sol, se a temperatura estiver baixa, existe a possibilidade de gelo na pista nos locais de sombra. Veja a figura abaixo.

Gelo na pista.

Cuidado, gelo na pista em uma área de sombra.

Cadena líquida

Cadena líquida

Quando há neve, ou existe a possibilidade de ter gelo na pista, pode-se usar também as cadenas líquidas. Este produto é um spray antideslizante que deve ser aplicado na banda de rodagem dos pneus (face da borracha que fica em contato com a pista), criando uma película e aumentando assim a sua aderência ao asfalto. O spray deve ser reaplicado a cada 20Km, pois após esta distância, ele perde seu efeito. Pode-se usar em todos os pneus, mas no mínimo nos pneus das rodas de tração. Cuidado para que o spray não atinja os tambores, discos e pastilhas de freio. Os fabricantes também recomendam aguardar alguns minutos após sua aplicação. Este tipo de cadena também pode ser usado em situações de emergência, caso exista neve na pista. Porém, em caso de neve, a polícia exige o uso das cadenas convencionais, pois estas possuem uma eficiência muito maior que o spray. Na Argentina pagamos  R$7,50 (junho/2009) por um frasco da cadena líquida.

No caso de gelo na pista, nunca tente controlar o carro pisando no freio. Levante o pé suavemente do acelerador, reduzindo a velocidade com o freio motor.

Após instalar as cadenas convencionais, deve-se conferir cuidadosamente para ver se estão bem apertadas e que não estão encostando nas mangueiras de freio, paralamas e amortecedores do carro. As correntes não podem ficar frouxas, elas tem que estar apertando o pneu. Após a instalação é recomendável  andar alguns metros com o carro, parar e apertar (tensionar) novamente as cadenas para poder ajustá-las melhor ao pneu. Após percorrer alguns kilômetros procure parar seu veículo e conferir se continuam bem ajustadas. A instalação incorreta das cadenas pode causar danos ao veículo e perda de eficiência das mesmas, além de poder danificar os pneus.

Cadenas instaladas.

Cadenas instaladas.

Somente use as cadenas convencionais quando a neve já esteja acumulada na pista (em torno de 2cm ou mais). Depois de colocadas, se houver pouca neve, circule com o carro por onde ela estiver pouco transitada, pois ali as cadenas agarram melhor (evitando também danificar os pneus e correntes). Se houver muita neve, circule sobre as marcas deixadas pelos outros veículos.  Dirija devagar (máximo de 50Km/h) em 1ª ou 2ª marcha e sem freadas (se não tiver ABS), aceleradas ou guinadas bruscas. Utilize o freio motor para reduzir a velocidade do carro, levantando suavemente o pé do acelerador. Uma mudança repentina na aderência do veículo à pista pode provocar uma derrapagem. Assim que não tiver mais neve, deve-se retirá-las para evitar danos aos pneus, cadenas e veículo. Seu uso sem neve também degrada a pista e torna a condução desconfortável, uma vez que elas produzem ruído e vibração. Antes de guardá-las, convém lavar em água quente e depois secar para que não oxidem.

Também é importante que você aprenda a instalá-las antes de realmente precisar delas. A experiência de aprender a instalar as cadenas na “hora do aperto” não é nada agradável. Nós passamos por isso e recomendamos fortemente: aprenda a instalar antes! A instalação é simples, mas é necessário um pouco de prática. Leve em consideração que fazer a instalação será mais difícil com o frio, vento e com as mãos geladas (de preferência use luvas). Ao fazer a instalação, não se esqueça de estacionar seu veículo em um local seguro e sinalizar com os triângulos e luzes de alerta. Evite estacionar em curvas e em locais que impeçam a circulação dos outros veículos.

Mais algumas dicas:

• Evite acelar e desacelerar bruscamente;

• Evite ultrapassagens;

• Tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios;

• Dirija devagar;

• Mantenha uma distância segura do carro a sua frente;

• Evite andar na frente de caminhões e ônibus, pois estes precisam de uma distância de frenagem muito grande;

• Tenha muito cuidado com a neve da pista por onde outros veículos já tenham trafegado (rastros de outros veículos). Ela se transforma em gelo e é muito deslizante. Se houver pouca neve é melhor circular com as rodas do veículo sobre a neve virgem;

• No momento da compra das cadenas, informe-se das medidas dos pneus para comprar um modelo que seja compatível com eles. Estas informações estão impressas nas laterais dos pneus e também estarão disponíveis no manual de instruções do veículo. Geralmente constam nas embalagens das cadenas as medidas dos pneus com os quais o modelo é compatível. É comum que um mesmo modelo de cadena sirva para pneus de medidas aproximadas (13 e 14 polegadas, por exemplo), já que elas podem ser ajustadas pelos tensionadores;

• Durante a instalação das cadenas use luvas para proteger suas mãos do frio e da lataria do carro. Uma lanterna também é útil no caso da necessidade de instalá-las durante à noite.

• Geralmente existem placas informativas nos locais onde é comum a presença de neve ou gelo na pista.

Gelo na pista.

Placa informando sobre a possibilidade de existir gelo na pista durante o inverno.

A melhor dica que podemos dar para dirigir na neve é: conduza seu carro devagar e com prudência. O segredo é ter paciência e não se afobar só porque os outros andam mais rápido que você. Lembre-se que muitos deles estão acostumados a dirigir nesta situação. Já a grande maioria são é mesmo imprudentes.

A seguir selecionamos alguns videos que mostram com instalar as cadenas.

  • Colocação de cadenas de neve

    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=kazlxXcVFCc&hl=pt-br&fs=1&[/embedyt]
    Click aqui
    para ver o video na página do YouTube.
    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
  • Como colocar as cadenas

    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=opxxamSRcYA&hl=pt-br&fs=1&[/embedyt]
    Click aqui para ver o video na página do YouTube.
    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
  • Instalando cadenas para a neve
    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=PXaxz-NjTec[/embedyt]

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  • Cadenas para a neve: veja como colocá-las

    [embedyt]http://www.youtube.com/watch?v=8WO4vP9YUqM[/embedyt]
    Click aqui
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    Click aqui para ver o video na página do Flickr.
– Tenga especial precaución con la nieve pisada en la calzada. Se transforma en hielo y es muy deslizante. Si puede elegir, es mejor llevar las ruedas del vehículo por nieve virgen.

91 respostas para “Como dirigir na neve e uso das cadenas”

  1. Vaner Rosa de Andrade disse:

    Boa tarde;

    Gostaria de saber se é fácil comprar as cadenas (correntes) em Mendoza ou outra cidade qualquer para travessia até Santiago.

  2. Kerlon disse:

    Os cuidados com o carro pra viajar, independente da condição é fundamental, principalmente viagens longas.

  3. clarice disse:

    Olá Alexandre,
    Adorei suas dicas.
    Estou indo a Bariloche em julho 2016 com meu marido e dois filhos (7 e 13 anos).
    Serão 9 dias. Mas quero rodar. Quero ir a Villa la Angustura.
    Vou alugar carro. Tenho uma dúvida: os carros alugados já tem as correntes nas rodas?
    Estou em dúvida do meu roteiro. Você me daria uma sugestão?

    Tenho dúvida se de Villa Angustura vou pra San Martin e depois Pucon ou
    se vou direto para Puerto Varas.
    A estrada é tranquila??
    Qual roteiro vc acha mais interessante e bonito??

    Tem também aquele barco que atravessa de Bariloche para Puerto Varas, mas leva um dia todo
    vale a pena? Posso alugar um carro ali em Puerto pra voltar pra Bariloche?

    Obrigada pela atenção.

  4. Neverton Frey disse:

    Bom dia

    Estou indo agora dia 07 de Outubro fazer um passeio da Argentina(Mendoza) a Santiago e vou de carro. Vi o conteúdo muito bacana de vocês.Tenho preocupação com a segurança, pergunto: Quais os perigos da travessia de Mendoza para Santiago ? Será que em outubro vai ter neve? É tranquilo sair por volta de 17:00 de Mendoza para chegar em Usllapata as 19:00, pois vi que tem uns túneis, será que é seguro a noite? Desde já agradeço.

  5. Marcelo Borges disse:

    Prezados boa tarde!

    Estou indo com minha família agora dia 25 de julho fazer um passeio do Chile a Argentina e vou de carro. Vi o conteúdo muito bacana de vocês. Realmente dicas maravilhosas. Tenho muita preocupação com a segurança minha e de minha família. Pergunto: Quais os perigos da travessia de Santiago para Mendoza? Preciso colocar as correntes em todas as rodas ou somente na tração? Desde já agradeço.

    • Alexandre Souza disse:

      Olá Marcelo
      Este trecho no inverno deve ser feito com bastante cuidado, pois a travessia é longa e é praticamente certo que terá neve. A ruta possui inúmeros precipícios (nestes pontos há proteções por guardrails) e o número de caminhões circulando é bem considerável.
      De qualquer forma é uma estrada bastante usada no inverno, pois é uma das principais rotas entre os 2 países. Portanto a pista está sempre em manutenção no inverno e, sempre que a neve a obstrui, logo que possível eles retiram e liberam a estrada. De qualquer forma a ruta pode ficar interrompida por dias devido a neve, apesar disto não ser tão comum assim.
      Já saia de Mendoza (ou Santiago) com as cadenas compradas e dirija devagar. O segredo é paciência (muita paciência) e tomar cuidado com os caminhões. Evite ao máximo ficar perto dos caminhões, pois eles tem muita dificuldade de parar na neve.
      É comum vc ter que colocar e tirar as cadenas diversas vezes durante a travessia. Se afaste dos carros que não estiverem usando nos trechos com neve, pois é bem comum (por preguiça e irresponsabilidade) as pessoas não colocarem e derraparem na pista.
      Você precisa colocar correntes somente nas rodas de tração.
      Desejamos a vocês uma ótima viagem.
      Forte abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

  6. Raimundo Junior disse:

    Caro Alexandre,
    Estarei indo próxima semana para Bariloche levar minhas pequenas para conhecer a neve. Das vezes anteriores em que estive na argentina sempre andei de taxi. Contudo, como estarei passando a primeira semana da viagem em Villa la Angostura, estou planejando alugar um carro no aeroporto de Bariloche para o deslocamento. Indago se esta pista de Bariloche a Villa la Angostura tem ocorrência de neve, bem assim se é perigoso dirigir à noite, vez que meu vôo chegará 17:00 em Bariloche, e, como no inverno a noite cai mais cedo, não terei como chegar ao hotel ainda claro. Grato

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