Como planejar sua viagem

GPS e mapas digitais

 

GPS Garmin Nuvi 780

GPS Garmin Nuvi 780

Sempre fazemos nossas viagens de férias contando com o auxílio do GPS. Com toda a certeza este é um investimento que vale a pena ser feito. O GPS ajuda muito, principalmente em cidades grandes como Santiago e Buenos Aires.

Mesmo que ele não te indique a melhor rota, ele te levará ao destino de uma forma muito mais fácil,  tranquila e rápida do que se você estivesse usando os mapas convencionais e perguntando para todo mundo por onde você deve ir. Nós, por exemplo, certa vez chegamos em Buenos Aires às 22h. Imagine você, neste horário, tendo que parar a toda hora e perguntar para as pessoas como chegar ao seu destino. O GPS nos levou certinho ao hotel que queríamos. Sem ele não teríamos nem noção para que direção seguir.

Os aparelhos da marca Garmin sempre são as melhores opções, pois muitos dos mapas disponíveis gratuitamente na internet são compatíveis somente com esta marca. Além disso, os mapas funcionam offline, sem necessidade de conexão a internet.

Fazemos as viagens com 2 GPS: um navegador automotivo (Garmin Nuvi 780) com tela LCD e outro portátil  (BTGP-38KM Bluetooth GPS Data Logger) que faz o log das coordenadas de todo o percurso realizado (grava velocidade, coordenadas e data/hora a cada intervalo de tempo configurado).

O Nuvi 780 nós compramos em 2010 e funciona muito bem até hoje. Basta atualizar os mapas, de forma gratuita. Atualmente este modelo não está mais em comercialização pela Garmin. Os modelos mais atuais são mais rápidos, com maior resolução de tela e possuem mais recursos para a navegação.

O logger BTGP-38KM ainda existem em comercialização, mas deve der modelos melhores no mercado. O software para retirada do log de coordenadas deste modelo que temos é muito ruim, por isso não recomendamos este modelo. O recurso de log é interessante para adicionar nos arquivos JPG das fotos as coordenadas do local exato onde elas foram tiradas (fotos georeferenciadas), caso sua máquina fotográfica não possua um GPS interno. Estas coordenadas são gravadas nas propriedades (Exif) da foto. 

Algumas dicas:

  • A opção de localização no GPS de lugares próximos ao seu endereço atual é bastante útil. Por exemplo: caso você queira procurar algum banco ou posto de combustível próximo do local onde você está.
  • Deixe sempre ativa a opção de recalcular a rota, pois caso você erre o caminho o GPS irá criar uma nova rota automaticamente levando em consideração sua posição atual.
  • Procure, sempre que possível marcar os pontos de interesse antecipadamente, pois algumas vezes pode-se perder muito tempo para fazer a localização de determinado ponto durante a viagem.
  • A opção do GPS de localizar a intersecção entre 2 ruas também é bem útil. É um método rápido de localizar um ponto de interesse.
  • Procure sempre instalar em seu GPS os POIs (pontos de interesse), que indicam a localização de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais. Em alguns modelos de GPS, a instalação dos POIs é independente dos mapas. Geralmente os sites que fornecem mapas também possuem um link para download dos POIs.

google_earth

Nas seções “Nosso Roteiro” de nossas viagens geralmente disponibilizamos os links para fazer o download dos log de GPS de nossas aventuras, que poderão ser visualizados no Google Earth.

Veja abaixo a lista de softwares (Windows e macOS) gratuitos para GPS que utilizamos em nosso notebook:

  • Base Camp
    Software para estudo de terrenos, planejamento de rotas e georreferenciamento de fotos em seu computador. Permite transferir os dados para um dispositivo GPS.
  • Garmin Express
    Software para atualização dos softwares de dispositivos GPS.
  • POI Loader
    Software para transferir pontos de interesses (POIs) para GPS da Garmin.

Download de mapas gratuitos para GPS Garmin:

Existem vários grupos de pessoas que voluntariamente criam e distribuem gratuitamente mapas digitais para GPS. Geralmente estes mapas são compatíveis com aparelhos da marca Garmin. Veja abaixo a lista dos sites de onde é possível fazer o download destes mapas.

  • AMÉRICA DO SUL
    • Proyecto Mapear – Mapas Electronicos Argentinos
      Mapas digitais gratuitos da Argentina compatíveis com os software e aparelhos de GPS da marca Garmin. Nestes mapas você irá encontrar estradas, caminhos e cidades da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
      É necessário se registar no site para download dos mapas. Consideramos este como sendo o site que possui os melhores mapas da Argentina, Uruguai e Chile. Clique aqui e faça também o download neste site dos POIs (pontos de interesse) para os mapas fornecidos.
    • POIS-GPS
      Pontos de interesse (POIs) e alertas de proximidade da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Costa Rica e Peru. Os POIs são compatíveis com Garmin, Tom Tom, NDrive, Sygic, Navitel, Route 66, Navman, iGO, entre outros. Estes POIs podem ser usados em conjunto com os mapas de outros projetos como Proyecto Mapear. Indica a localização de centenas de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais.
      Este projeto não fornece mapas, somente os POIs.
    • Projeto Tracksource
      Mapas digitais gratuitos do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. Com os mapas do Projeto TrackSource, você terá em seu GPS mapas completos da sua cidade, roteáveis e com milhares de pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina, radares, dentre outros.
      Não deixe de instalar também os POIs (pontos de interesse), que mostrarão no GPS a localização de radares, polícia, lombadas e áreas de perigo com cobertura de todo o Brasil.
    • Viajeros Mapas
      Mapas digitais gratuitos não roteáveis da Argentina, Chile, Bolívia e Peru compatíveis com os software e aparelhos GPS da marca Garmin. Segundo seus editores, estes mapas são destinados a quem gosta de viajar para lugares raramente visitados, muitas vezes longe dos grandes centros urbanos. Nos mapas estão indicadas salinas, salares, lagos, geleiras, picos, desfiladeiros, vales, prados húmidos, minas abandonadas, marcos de fronteira e outros itens que são escassos na maioria dos mapas.
    • Perut – Perú Ruteable
      Mapas roteáveis gratuitos para Garmin de todo território peruano.
    • GPS YV de Venezuela
      Mapas rodoviários e urbanos roteáveis da Venezuela. Também possui POIs para Garmin. Para download dos mapas é necessário pagar uma taxa obrigatória.
    • Proyet Bolivia Ruteable
      Projeto de mapas roteáveis da Bolívia (antigos, a última versão é de jan/2014). É necessário se registar no site para download dos mapas.
  • AMÉRICA CENTRAL
    • Cen Rut – Mapa Ruteable de Centroamérica
      Projeto para criação e distribuição gratuíta de mapas da América Central. O projeto cobre El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Guatemala, Honduras, Belize e Panamá.

Dicas e considerações para comprar um GPS:

A escolha da marca do GPS é bem pessoal. Mas, lembre-se que os mapas são mais importantes que o aparelho. Nós compramos um Garmin devido a facilidade de encontrar os mapas compatíveis de qualquer lugar do mundo, e tudo isso de forma gratuita.

Os aparelhos da marca Garmin possuem uma boa qualidade construtiva, usam receptores de alta sensibilidade e existem inúmeras comunidades no mundo inteiro desenvolvendo mapas gratuitos compatíveis.

Em nossa opinião os recursos e características mais importantes que um GPS deve ter são:

  • Tela de pelo menos 5 polegadas: é um bom tamanho de tela, permitindo uma boa visualização dos mapas e informações. Telas menores que isso não permitem uma boa visualização dos mapas e telas maiores tornam o aparelho muito grande;
  • Receptor de alta sensibilidade: permite uma boa captação de sinais mesmo em condições severas (chuva, vales e regiões muito arborizadas);
  • Memória externa (cartão de memória): uma grande quantidade de memória permite que você use diversos mapas, permitindo assim que você possa consultar mapas diferentes e escolher o que estiver melhor detalhado para a região onde você estiver. Os mapas ocupam muito espaço, sendo aconselhável comprar aparelhos compatíveis com cartões SD ou micro SD;
  • Rotas com múltiplos destinos: consideramos esta uma das funções mais importantes para se ter em um GPS. Um bom GPS permite que se tenha em torno de 10 pontos intermediários para uma mesma rota. Este recurso permite que você selecione o destino final e os pontos intermediários por onde você quer passar. Esta função é fantástica, pois o trajeto calculado pelo GPS nem sempre é o que você deseja percorrer, assim você pode colocar os pontos por onde você obrigatóriamente quer passar. Sem esta opção, a rota gerada pelo GPS levará em consideração somente sua posição atual e o destino final desejado. Caso a rota gerada não passe por algum lugar que você queria, você terá que programar o GPS diversas vezes durante a viagem, sempre colocando como destino o próximo ponto intermediário desejado. Esta função também faz com que o GPS possa classificar automaticamente múltiplos destinos,  fornecendo assim a rota mais direta. Uma grande vantagem deste recurso é que desta maneira você saberá realmente quantos quilômetros e quanto tempo falta para chegar no destino final e não aos pontos intermediários. Assim fica muito mais fácil controlar a velocidade do carro  necessária para chegar ao destino final em algum horário específico.
  • Recálculo automático da rota: rápido recálculo de desvio ou quando está fora da rota. No caso de você ter errado alguma rua o GPS irá recalcular automaticamente como chegar ao destino levando em consideração o lugar onde você está.
  • Alertas de radares: ajuda a lembrar ao motorista de reduzir a velocidade em radares, pardais, lombadas eletrônicas, polícia e lugares perigosos.
  • Falar os nomes das ruas: (por exemplo: “Vire à direita na Avenida Salgado Filho a 150 metros.”) permite que você possa conferir o nome da próxima rua a virar sem ter que ficar olhando para a tela do GPS.

 

62 respostas para “GPS e mapas digitais”

  1. Rodrigo disse:

    Bom dia!

    Acompanho o blog de vocês há um tempo, e realmente é show! Excelentes dicas para todos que querem fazer uma viagem de carro.

    Em janeiro de 2017 farei com minha esposa uma viagem em meu Gol GTi 1993 pela Bolívia, Argentina e Chile, totalizando 8.500km. Minha dúvida é a seguinte: Mesmo com a modernização dos GPS dos smartphones, inclusive muitos já funcionam em modo offline, ainda é recomendável utilizar o GPS automotivo? Uso o Here maps e Google maps no meu LG G3 e nunca tive problemas, claro que nunca rodei tão longe de casa!!! Tenho um aparelho da Discovery também, mas é bem mais simples e nem de longe tem as mesmas funções do Garmin. Faço essa pergunta pois já irei gastar muito com acessórios (cambão, bagageiro de teto, etc.) e só irei comprar um Garmin se for realmente necessário.

    Abraços e sucesso!

    Rodrigo e Karem

  2. Vinícius disse:

    INCRÍVEL a quantidade de informação que possui nesse site, parabéns ao responsáveis.

    • Rosângela Souza disse:

      Olá Vinícius!
      Muito obrigada por sua visita e seus elogios ao nosso blog!

      Um grande abraço,
      Rosângela, Alexandre, Felipe e Isabela.

  3. alexandre disse:

    ola

    como não existe atualização de datas nas dicas de GPAS, eu sei que o google maps resolve e substitui o GPS pois la tem uma opção de rota…é so vc colocar onde esta e pra onde vai que ele lhe da o roteiro bem certinho.
    fica a dica.
    espero ter ajudado

  4. Elizabete de souza okano disse:

    fui para são paulo o destino era numa festa e não conseguimos chegar ,tivemos que dar um jeito e voltar para casa que fica em Itapetininga estado de são paulo, só passamos raiva, e gastos ,comprei o gps somente para essa viagem ,fiquei só no prejuízo pós onde comporei me garantiram,o aparelho o que posso fazer rodamos por tudo cerca de 8 horas

    • Marcelo disse:

      Meu Deus, rodar por 8 horas, perdidos, e não pensar em um táxis . Meu GPS me deixou na grande são Paulo, não pesei duas vezes e contratei um táxis para me levar ao destino.Posso gastar um dinheirinho a mais, a festa não perco.

  5. Mauro disse:

    Final do final……..rsrsrsrsrsr………Nunca ofereça dinheiro! Nunca! Jamais! Nem morto!……Eles querem seu dinheiro, e isso é fato, mas vão fazer parecer que voce está sendo multado,,,,,,por mil e uma alegaçoes que voce pode imaginar, mas jamais vão admitir que estão sendo corrompidos.
    Qualquer vantagem que voce oferecer para se livrar desses policiais, pode virar contra voce e ai sim voce poderá ter uma situação muito complicada para resolver……
    Mesmo que voce concorde que corrupçao é algo normal na nossa vida, jamais mesmo tome a atitude. Nunca deixe transparecer que voce está dando dinheiro a eles. a COISA TEM DE FUNCIONAR DELES PARA VOCE!

  6. Mauro disse:

    Uma dica final, para quem vai viajar com um carro que possui já há mais de dois anos:
    Leve na carteira..aquela do guarda.com quase nada de dinheiro,,,,nem dolar, nem real, e no máximo uns 40 pesos……o documento do ano anterior…se ele disser que vai aprender o documento……deixa. Na Argentina eles não sabem reconhecer que aquele documento não tem mais validade e de qualquer maneira voce pode alegar que sem querer ele pegou o documento errado. Ja soube de gente que fez isso e deu certo.Precisa de um pouco mais de sangue frio……..mas contra ladrão as vezes é preciso blefar!
    Se voce realmente não se importa de pagar algo…espere que ele baixe a multa……isso vai acontecer…….acredite…..é só ter paciencia…..deixe uns 20 pesos……e boa viagem………até o próximo policial!

  7. Mauro disse:

    Em relação as dicas que postei no tópico que diz respeito a “amizade” com o consul argentino, isso voce pode citar logo de cara quando te pararem, pois vão te perguntar onde voce está indo e ai vai a frase:
    – Vou a Buenos Aires encontrar uns amigos, que incluem o consul de seu pais em minha cidade, pois ele é muito solicito e como ele está de férias vai nos ciceronear por passeios em buenos aires e talvez até mar del plata.
    Tem que falar de maneira firme.mas tranquila…..tem de transparecer verdade, sem ser arrogante……Não é aquela coisa de dizer: Sou amigo do consul e vou te ferrar…….Não é assim……..saiba falar para deixa-los com a pulga atras da orelha.
    Pode até existir espirito corporativista lá na Argentina como há aqui no Brasil, mas saibam que os policiais de Entre Rios, são famosos em toda a Argentina pela sua corrupção e voce não sofrerá nenhuma retaliação no sul do Pais ( abaixo de Buenos Aires), por algum problema com eles.

  8. Mauro disse:

    Dicas uteis, já usadas por muita gente que não quis usar o buquebus, para chegar em buenos aires, via uruguai e foi pelas rotas que começam em puerto iguazu, ou mesmo salto no uruguai e te obrigam a circular pela provincia de entre rios na argentina que é considerada onde tem os policiais mais corruptos da argentina. Vamos lá:
    1) Imprima a legislação argentina de transito e leve com voce (em espanhol)
    2) Tenha os equipamentos obrigatórios ( 2 triangulos, extintor com validade certa, o tal cambão por via das duvidas, ande com farois acesos mesmo de dia, não abuse da velocidade, estojo de primeiros socorros, use o cinto de segurança e não vá se seu carro tenha o chamado “mata-cachorro”, ou então remova ele…..é proibido mesmo!
    3) Leve uma camara filmadora e mantenha ela ligada ao ser parado( com outra pessoa manuseando), fingindo que filma…..ou filmando mesmo, com alegação que está achando tudo lindo e quer registrar….peça autorização ao policial que o parar e filme ele, dizendo que é mera recordação de viagem.
    4) Procure saber o nome do consul argentino em sua cidade e se diga amicissimo dele e que vai encontra-lo em buenos aires, para irem juntos a um passeio no sul,ou mesmo em buenos aires.
    5) Leve o telefone do consulado argentino anotado.
    6) Se identifique ( discretamente….de passagem….como jornalista…..”periodista em espanhol”…..eles morrem de medo.
    7) Leve uma carteira extra……..visivel…….com seus documentos e pouquissimo dinheiro…….eles jamais revistarão seu carro a procura de mais
    dinheiro.
    8) Nunca….nunca..nunca discuta……negocie..negocie e negocie e eles desistirão…….
    9) Voce pode em ultimo caso dizer que vai pagar a ” multa” em um banco na próxima cidade….Na Argentina isso é legal e permitido!
    10) Em ultimo e extremo caso….caso ele diga que vai aprender o carro….diga que concorda…..que vai acompanhar. Eles desistem mesmo!
    10) A questão fundamental é: Negociar.negociar e negociar em tom educado…sem se exaltar jamais……manter-se firme e tranquilo…e dizer sempre que está sem dinheiro ali.
    11) Com tudo isso voce em 99,9% dos casos será liberado sem problemas, mas se isso não acontecer e voce sentir-se roubado…..procure anotar nomes, caracteristicas fisicas dos policias e placa do carro que está com eles…..e de queixa em uma delegacia de policia na cidade mais próxima. Eles vão tomar uma punição..posso garantir…..Funciona!
    12) Dica final: Seja educado e antes de tudo respeite as leis de transito, e jamais tente usar o tal do jeitinho brasileiro….na Argentina nem tanto, mas no Chile eles odeiam quem tenta ser o “espertinho”.

  9. Fabio KRemer disse:

    Boa noite pessoal, estou planejando uma viagem para o uruguai, tenho um gps tomtom, mas esta dificil de achar um mapa do uy, ate ouvi dizer que nao existe, sera? qual a melhor ideia ou opçao?

    • arrsouza disse:

      Olá Fabio
      Caso o software que rode seja o iGo, você irá encontrar mapas pela internet.
      Ter um GPS Garmin é a melhor maneira de conseguir os mapas.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

      • Mario Picchioni disse:

        Hola estaba viendo los viajes que hicieron, que lindos todos, yo soy de Paraguay y les queria preguntar lo siguiente, con relacion al carro:
        No tuvieron problemas con el combustible de argentina con ese motor 1.4 flex de chevrolet PRISMA y el 1.0 VHC E flex CLASSIC. Ya que alla no hay alcool. Y se usa gasolina pura. Con 0 % de alcool (etanol).
        Que gasolina usaban ?
        Yo tengo un Chevrolet AGILE 1.4 Flex y queria viajar a Argentina y estoy queriendo saber esto.
        Gracias por compartir sus viajes.
        Un abrazo.
        Mario Picchioni
        Paraguay

  10. Silvio disse:

    Fiz essa viagem no ano passado. SP Curitiba chui Montevidéu, colônia do sacramento, buenos aires, mendoza, santiago do Chile, pucon. Voltei de mendoza, santa fé, puerto Iguaçu, foz e SP. Não usei gps e foi uma ótima viagem. Pretendo voltar, mas vou por santa fé. Se precisarem de dicas estou a disposição. Abs e divitam se!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *