GPS e mapas digitais

GPS Garmin Nuvi 780

GPS Garmin Nuvi 780

Sempre fazemos nossas viagens de férias contando com o auxílio do GPS. Com toda a certeza este é um investimento que vale a pena ser feito. O GPS ajuda muito, principalmente em cidades grandes como Santiago e Buenos Aires. Mesmo que ele não te indique a melhor rota, ele te levará ao destino de uma forma muito mais fácil,  tranquila e rápida do que se você estivesse usando os mapas convencionais e perguntando para todo mundo por onde você deve ir. Nós, por exemplo, certa vez chegamos em Buenos Aires às 22h. Imagine você, neste horário, tendo que parar a toda hora e perguntar para as pessoas como chegar ao seu destino. O GPS nos levou certinho ao hotel que queríamos. Sem ele não teríamos nem noção para que direção seguir.

Os aparelhos da marca Garmin sempre são as melhores opções, pois muitos dos mapas disponíveis gratuitamente na internet são compatíveis somente com esta marca.

Fazemos as viagens com 2 GPS: um navegador automotivo (Garmin Nuvi 780) com tela LCD e outro portátil  (tipo chaveiro, NCS Navi R120+) que faz o log das coordenadas de todo o percurso (grava velocidade, coordenadas e hora a cada intervalo de tempo desejado). Este recurso de log também é interessante para adicionar no arquivo JPG das fotos as coordenadas do local exato onde elas foram tiradas (fotos georeferenciadas). Estas coordenadas são gravadas nas propriedades (Exif) da foto. Também levamos um notebook, com alguns softwares de GPS e mapas digitais dos países que fomos visitar.

Algumas dicas:

  • Procure sempre ter mapas roteáveis para o GPS, pois mesmo que a rota indicada  não seja a ideal, a rota calculada servirá como uma boa referência.
  • A opção de localização no GPS de lugares próximos ao seu endereço atual, também é bastante útil. Por exemplo: caso você queira procurar algum banco ou posto de combustível próximo do local onde você está.
  • Deixe sempre ativa a opção de recalcular a rota, pois caso você erre o caminho o GPS irá criar uma nova rota automaticamente levando em consideração sua posição atual.
  • Procure, sempre que possível marcar os pontos de interesse antecipadamente, pois algumas vezes pode-se perder muito tempo para fazer a localização de determinado ponto durante a viagem.
  • A opção do GPS de localizar a intersecção entre 2 ruas também é bem útil. É um método rápido de localizar um ponto de interesse.
  • Um boa idéia é ter um GPS que possa ser conectado a um computador portátil. Desta forma será possível utilizar softwares mais avançados como Garmin MobilePC, Garmin MapSource (PC) ou Garmin RoadTrip (Mac). Através destes softwares você poderá utilizar recursos de software mais avançados e com maior facilidade. No nosso caso, usamos um GPS veicular com tela LCD e também um rastreador/logger (sem tela) ligado ao notebook.
  • Procure sempre instalar em seu GPS os POIs (pontos de interesse), que indicam a localização de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais. A instalação dos POIs é independente dos mapas. Geralmente os sites que fornecem mapas também possuem um link para download dos POIs.

google_earthClique nos links abaixo para fazer o download dos log de GPS de nossas viagens, que poderão ser visualizados no Google Earth. As coordenadas de todos os trajeto foram gravadas a cada 12 segundos.

Veja abaixo a lista de softwares para GPS que utilizamos em nosso notebook:

  • Softwares PC
    • Garmin Mobile PC
      Software da Garmin para computadores PC que possui todas as funções de um aparelho GPS navegador convencional: traçar rotas, achar pontos de interesse (POIs), etc. Utilizamos este software com nosso GPS portátil NCS Navi R120+ conectado a USB do notebook. Esse software foi muito útil, pois muitos dos mapas digitais gratuitos encontrados na internet são compatíveis somente com os GPS da Garmin. Através deste software é possível usar todos os mapas compatíveis com os GPS da Garmin, sem precisar ter um aparelho desta marca.
    • Garmin Training Center
      Software da Garmim para PC necessário para transferir os mapas digitais para o programa Garmin Mobile PC.
    • Garmin MapSource
      Software da Garmim para PC necessário para visualizar mapas, traçar rotas, medir distâncias, gerenciar e transferir os mapas digitais para o programa Garmin Mobile PC.
    • NCSNavi GPS Photo Locator
      Software para fazer o download dos logs de coordenadas do GPS NCS Navi R120+ e para gravar as coordenadas dos locais onde as fotos foram tiradas nos arquivos JPG.
  • Softwares Mac (OsX)
    • Garmin RoadTrip
      Software para Mac equivalente ao Garmin MapSource. RoadTrip ajuda você a planejar viagens, permitindo a transferência de mapas, waypoints, rotas e trilhas a partir do seu computador para um dispositivo GPS.
    • Base Camp
      Software para estudo de terrenos, planejamento de rotas e georreferenciamento de fotos em seu computador. Permite transferir os dados para um dispositivo GPS.
    • MapInstall
      Software para instalação de mapas em dispositivos GPS.
    • Garmin Communicator Plugin
      Plugin para browser que permite enviar e receber dados de GPS da Garmin.
    • POI Loader
      Software gratuito para transferir pontos de interesses (POIs) para GPS da Garmin.
    • WebUpdater
      Permite atualizar o software de GPS Garmin sem precisar de um navegador web.

Download de mapas gratuitos para GPS Garmin:

Existem vários grupos de pessoas que voluntariamente criam e distribuem gratuitamente mapas digitais para GPS. Geralmente estes mapas são compatíveis com aparelhos da marca Garmin. Veja abaixo a lista dos sites de onde é possível fazer o download destes mapas.

  • AMÉRICA DO SUL
    • Cartografía del ConoSur GeoRed
      Mapas digitais gratuitos compatíveis com os software e aparelhos de GPS da marca Garmin. Possui diversas cidades e estradas da Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
    • Proyecto Mapear – Mapas Electronicos Argentinos
      Mapas digitais gratuitos da Argentina compatíveis com os software e aparelhos de GPS da marca Garmin. Nestes mapas você irá encontrar estradas, caminhos e cidades da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
      Consideramos este como sendo o site que possui os melhores mapas da Argentina, Uruguai e Chile. Também faça o download neste site dos POIs (pontos de interesse) para os mapas fornecidos.
    • POIS-GPS
      Pontos de interesse (POIs) e alertas de proximidade da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Costa Rica, Peru e Paraguai. Os POIs são compatíveis com Garmin, Tom Tom, NDrive, Sygic, Navitel, Route 66, Navman, iGO, entre outros. Estes POIs podem ser usados em conjunto com os mapas de outros projetos como Proyecto Mapear e ConoSur. Indica a localização de centenas de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais.
      Este projeto não fornece mapas, somente os POIs.
    • Projeto Tracksource
      Mapas digitais gratuitos do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. Com os mapas do Projeto TrackSource, você terá em seu GPS mapas completos da sua cidade, roteáveis e com milhares de pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina, radares, dentre outros.
      Não deixe de instalar também os POIs (pontos de interesse), que mostrarão no GPS a localização de radares, polícia, lombadas e áreas de perigo com cobertura de todo o Brasil.
    • Viajeros Mapas
      Mapas digitais gratuitos não roteáveis da Argentina, Chile, Bolívia e Peru compatíveis com os software e aparelhos GPS da marca Garmin. Segundo seus editores, estes mapas são destinados a quem gosta de viajar para lugares raramente visitados, muitas vezes longe dos grandes centros urbanos. Nos mapas estão indicadas salinas, salares, lagos, geleiras, picos, desfiladeiros, vales, prados húmidos, minas abandonadas, marcos de fronteira e outros itens que são escassos na maioria dos mapas.
    • MoGeo
      Mapas topográficos de todo o Brasil.
    • Perut – Perú Ruteable
      Mapas roteáveis gratuitos para Garmin de todo território peruano.
    • ColRut GPS
      Mapas rodoviários e urbanos roteáveis e topográficos grátis da Colômbia.
    • GPS YV de Venezuela
      Mapas rodoviários e urbanos roteáveis da Venezuela. Tmbém possui POIs para Garmin.
    • Proyet Bolivia Ruteable
      Projeto de mapas roteáveis da Bolívia (ainda não está disponível).
    • Proyecto Ecuador
      Mapas gratuitos do Equador para GPS Garmin.
  • AMÉRICA CENTRAL

Dicas e considerações para comprar um GPS:

A seguir apresentamos o que levamos em consideração para escolhermos a compra do GPS Garmin Nuvi 780.

Lembre-se que os mapas são mais importantes que o aparelho. Nós compramos um Garmin devido a facilidade de encontrar os mapas compatíveis de qualquer lugar do mundo, e tudo isso de forma gratuíta.  Caso você queira comprar de outra marca, certifique-se que será possível instalar o software Garmin Mobile XT, que roda os mapas desenvolvidos para os GPS Garmin. O software Mobile XT roda em GPS que sejam baseados no Windows CE.

Outro recurso importante da marca Garmin é o software Garmin Language Guide (Oxford Travel Language Guide), que possui um dicionário para vários idiomas. O software também pronuncia (pelo seu altofalante) as palavras em diversas línguas. Além do dicionário, neste aplicativo existe uma opção que apresenta frases com tradução e pronúncia (isto mesmo, as frases são pronunciadas pelo altofalante do GPS) em várias línguas. Estas frases estão agrupadas de acordo com situações: recreativo, comida e bebida, entretenimento, alojamento, transporte, turista, comércio, etc). Estes recursos são fantásticos e ajudam muito na comunicação em qualquer viagem para fora do país!

O GPS Mio com o software IGO também é uma boa opção. Só que você terá que instalar o Garmin Mobile XT para poder rodar os mapas feitos para o Garmin, disponíveis gratuitamente na internet. O software IGO é muito bom e possui uma busca por endereços melhor que o da Garmin, pois ele auxilia na digitação dos endereços, habilitando somente as letras existentes nos logradouros disponíveis nos mapas. Isto facilita muito a busca de um endereço, principalmente quando você tem somente uma parte do nome do logradouro (é comum que em cartões de visitas e folders parte dos nomes dos logradouros estejam abreviados, dificultando assim sua busca no GPS). No IGO a procura de endereços também permite que você digite qualquer parte do nome do logradouro (início, meio ou fim). No software da Garmin você tem que digitar ao menos o nome inicial do logradouro para que ele faça a busca dos endereços que coincidam com o que você digitou. Em nossa opinião esta procura de logradouros inteligente é o único recurso que o Garmin não possui e realmente faz falta. O sistema de busca da Garmin é muito inferior ao sistema usado no IGO, o que dificulta bastante encontrar alguns endereços.

Enfim, a escolha da marca do GPS é bem pessoal. Compramos o Garmin porque é uma marca de qualidade, usa receptores de alta sensibilidade e existem inúmeras comunidades no mundo inteiro desenvolvendo mapas gratuitos compatíveis. Como compramos o GPS com o objetivo principal de usá-lo em nossas viagens pela América do Sul, devido a vasta disponibilidade de mapas compatíveis somente com aparelhos da Garmin, teríamos de usar obrigatoriamente algum software da Garmin. Mesmo que o software da Garmin não possua a busca de endereços inteligente que descrevemos anteriormente, não faria sentido comprar o aparelho de outra marca e ter de usar o software da Garmin devido a compatibilidade com os mapas.
Em nossa opinião os recursos e características mais importantes que um GPS deve ter são:

  • Tela 4.3″ colorida widescreen: é um bom tamanho de tela, permitindo uma boa visualização dos mapas e informações. Telas menores que isso não permitem uma boa visualização dos mapas e telas maiores tornam o aparelho muito grande;
  • Receptor de alta sensibilidade: permite uma boa captação de sinais mesmo em condições severas (chuva, vales e regiões muito arborizadas);
  • Memória externa (cartão de memória): uma grande quantidade de memória permite que você use diversos mapas, permitindo assim que você possa consultar mapas diferentes e escolher o que estiver melhor detalhado para a região onde você estiver. Os mapas ocupam muito espaço, sendo aconselhável comprar aparelhos compatíveis com cartões de 1Gb ou mais;
  • Rotas com múltiplos destinos: consideramos esta uma das funções mais importantes para se ter em um GPS. Um bom GPS permite que se tenha em torno de 10 pontos intermediários para uma mesma rota. Este recurso permite que você selecione o destino final e os pontos intermediários por onde você quer passar. Esta função é fantástica, pois o trajeto calculado pelo GPS nem sempre é o que você deseja percorrer, assim você pode colocar os pontos por onde você obrigatóriamente quer passar. Sem esta opção, a rota gerada pelo GPS levará em consideração somente sua posição atual e o destino final desejado. Caso a rota gerada não passe por algum lugar que você queria, você terá que programar o GPS diversas vezes durante a viagem, sempre colocando como destino o próximo ponto intermediário desejado. Esta função também faz com que o GPS possa classificar automaticamente múltiplos destinos,  fornecendo assim a rota mais direta. Uma grande vantagem deste recurso é que desta maneira você saberá realmente quantos quilômetros e quanto tempo falta para chegar no destino final e não aos pontos intermediários. Assim fica muito mais fácil controlar a velocidade do carro  necessária para chegar ao destino final em algum horário específico. ATENÇÃO: muitos modelos Garmin permitem colocar somente um único destino.
  • Recálculo automático da rota: rápido recálculo de desvio ou quando está fora da rota. No caso de você ter errado alguma rua o GPS irá recalcular automaticamente como chegar ao destino levando em consideração o lugar onde você está.
  • Alertas de radares: ajuda a lembrar ao motorista de reduzir a velocidade em radares, pardais, lombadas eletrônicas, polícia e lugares perigosos.
  • Falar os nomes das ruas: (por exemplo: “Vire à direita na Avenida Salgado Filho a 150 metros.”) permite que você possa conferir o nome da próxima rua a virar sem ter que ficar olhando para a tela do GPS.

Nós compramos o GPS Garmin Nuvi 780 no Mercado Livre por R$ 799,00 (outubro/2010). Clique aqui e veja a lista de vendedores que estão oferecendo este aparelho no Mercado Livre. O Garmin Nuvi 780 possui um bom custo benefício e conta com um recurso muito útil: ele pronuncia o nome das ruas, facilitando muito a navegação. Clique aqui e veja mais informações sobre este modelo.

O Garmin Nuvi 750 é também uma ótima opção e possui todas as funções que consideramos indispensáveis do modelo 780, com a vantagem de custar bem menos (R$550,00 – fevereiro/2011). Quando compramos o 780, o  modelo 750 ainda não tinha sido lançado. Atualmente recomendamos a compra do modelo 750 devido ao seu ótimo custo/benefício.

60 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Bom dia!

    Acompanho o blog de vocês há um tempo, e realmente é show! Excelentes dicas para todos que querem fazer uma viagem de carro.

    Em janeiro de 2017 farei com minha esposa uma viagem em meu Gol GTi 1993 pela Bolívia, Argentina e Chile, totalizando 8.500km. Minha dúvida é a seguinte: Mesmo com a modernização dos GPS dos smartphones, inclusive muitos já funcionam em modo offline, ainda é recomendável utilizar o GPS automotivo? Uso o Here maps e Google maps no meu LG G3 e nunca tive problemas, claro que nunca rodei tão longe de casa!!! Tenho um aparelho da Discovery também, mas é bem mais simples e nem de longe tem as mesmas funções do Garmin. Faço essa pergunta pois já irei gastar muito com acessórios (cambão, bagageiro de teto, etc.) e só irei comprar um Garmin se for realmente necessário.

    Abraços e sucesso!

    Rodrigo e Karem

    Responder
    • Rosângela Souza
      Rosângela Souza says:

      Olá Vinícius!
      Muito obrigada por sua visita e seus elogios ao nosso blog!

      Um grande abraço,
      Rosângela, Alexandre, Felipe e Isabela.

      Responder
  2. alexandre
    alexandre says:

    ola

    como não existe atualização de datas nas dicas de GPAS, eu sei que o google maps resolve e substitui o GPS pois la tem uma opção de rota…é so vc colocar onde esta e pra onde vai que ele lhe da o roteiro bem certinho.
    fica a dica.
    espero ter ajudado

    Responder
  3. Elizabete de souza okano
    Elizabete de souza okano says:

    fui para são paulo o destino era numa festa e não conseguimos chegar ,tivemos que dar um jeito e voltar para casa que fica em Itapetininga estado de são paulo, só passamos raiva, e gastos ,comprei o gps somente para essa viagem ,fiquei só no prejuízo pós onde comporei me garantiram,o aparelho o que posso fazer rodamos por tudo cerca de 8 horas

    Responder
    • Marcelo
      Marcelo says:

      Meu Deus, rodar por 8 horas, perdidos, e não pensar em um táxis . Meu GPS me deixou na grande são Paulo, não pesei duas vezes e contratei um táxis para me levar ao destino.Posso gastar um dinheirinho a mais, a festa não perco.

      Responder
  4. Mauro
    Mauro says:

    Final do final……..rsrsrsrsrsr………Nunca ofereça dinheiro! Nunca! Jamais! Nem morto!……Eles querem seu dinheiro, e isso é fato, mas vão fazer parecer que voce está sendo multado,,,,,,por mil e uma alegaçoes que voce pode imaginar, mas jamais vão admitir que estão sendo corrompidos.
    Qualquer vantagem que voce oferecer para se livrar desses policiais, pode virar contra voce e ai sim voce poderá ter uma situação muito complicada para resolver……
    Mesmo que voce concorde que corrupçao é algo normal na nossa vida, jamais mesmo tome a atitude. Nunca deixe transparecer que voce está dando dinheiro a eles. a COISA TEM DE FUNCIONAR DELES PARA VOCE!

    Responder
  5. Mauro
    Mauro says:

    Uma dica final, para quem vai viajar com um carro que possui já há mais de dois anos:
    Leve na carteira..aquela do guarda.com quase nada de dinheiro,,,,nem dolar, nem real, e no máximo uns 40 pesos……o documento do ano anterior…se ele disser que vai aprender o documento……deixa. Na Argentina eles não sabem reconhecer que aquele documento não tem mais validade e de qualquer maneira voce pode alegar que sem querer ele pegou o documento errado. Ja soube de gente que fez isso e deu certo.Precisa de um pouco mais de sangue frio……..mas contra ladrão as vezes é preciso blefar!
    Se voce realmente não se importa de pagar algo…espere que ele baixe a multa……isso vai acontecer…….acredite…..é só ter paciencia…..deixe uns 20 pesos……e boa viagem………até o próximo policial!

    Responder
  6. Mauro
    Mauro says:

    Em relação as dicas que postei no tópico que diz respeito a “amizade” com o consul argentino, isso voce pode citar logo de cara quando te pararem, pois vão te perguntar onde voce está indo e ai vai a frase:
    – Vou a Buenos Aires encontrar uns amigos, que incluem o consul de seu pais em minha cidade, pois ele é muito solicito e como ele está de férias vai nos ciceronear por passeios em buenos aires e talvez até mar del plata.
    Tem que falar de maneira firme.mas tranquila…..tem de transparecer verdade, sem ser arrogante……Não é aquela coisa de dizer: Sou amigo do consul e vou te ferrar…….Não é assim……..saiba falar para deixa-los com a pulga atras da orelha.
    Pode até existir espirito corporativista lá na Argentina como há aqui no Brasil, mas saibam que os policiais de Entre Rios, são famosos em toda a Argentina pela sua corrupção e voce não sofrerá nenhuma retaliação no sul do Pais ( abaixo de Buenos Aires), por algum problema com eles.

    Responder
  7. Mauro
    Mauro says:

    Dicas uteis, já usadas por muita gente que não quis usar o buquebus, para chegar em buenos aires, via uruguai e foi pelas rotas que começam em puerto iguazu, ou mesmo salto no uruguai e te obrigam a circular pela provincia de entre rios na argentina que é considerada onde tem os policiais mais corruptos da argentina. Vamos lá:
    1) Imprima a legislação argentina de transito e leve com voce (em espanhol)
    2) Tenha os equipamentos obrigatórios ( 2 triangulos, extintor com validade certa, o tal cambão por via das duvidas, ande com farois acesos mesmo de dia, não abuse da velocidade, estojo de primeiros socorros, use o cinto de segurança e não vá se seu carro tenha o chamado “mata-cachorro”, ou então remova ele…..é proibido mesmo!
    3) Leve uma camara filmadora e mantenha ela ligada ao ser parado( com outra pessoa manuseando), fingindo que filma…..ou filmando mesmo, com alegação que está achando tudo lindo e quer registrar….peça autorização ao policial que o parar e filme ele, dizendo que é mera recordação de viagem.
    4) Procure saber o nome do consul argentino em sua cidade e se diga amicissimo dele e que vai encontra-lo em buenos aires, para irem juntos a um passeio no sul,ou mesmo em buenos aires.
    5) Leve o telefone do consulado argentino anotado.
    6) Se identifique ( discretamente….de passagem….como jornalista…..”periodista em espanhol”…..eles morrem de medo.
    7) Leve uma carteira extra……..visivel…….com seus documentos e pouquissimo dinheiro…….eles jamais revistarão seu carro a procura de mais
    dinheiro.
    8) Nunca….nunca..nunca discuta……negocie..negocie e negocie e eles desistirão…….
    9) Voce pode em ultimo caso dizer que vai pagar a ” multa” em um banco na próxima cidade….Na Argentina isso é legal e permitido!
    10) Em ultimo e extremo caso….caso ele diga que vai aprender o carro….diga que concorda…..que vai acompanhar. Eles desistem mesmo!
    10) A questão fundamental é: Negociar.negociar e negociar em tom educado…sem se exaltar jamais……manter-se firme e tranquilo…e dizer sempre que está sem dinheiro ali.
    11) Com tudo isso voce em 99,9% dos casos será liberado sem problemas, mas se isso não acontecer e voce sentir-se roubado…..procure anotar nomes, caracteristicas fisicas dos policias e placa do carro que está com eles…..e de queixa em uma delegacia de policia na cidade mais próxima. Eles vão tomar uma punição..posso garantir…..Funciona!
    12) Dica final: Seja educado e antes de tudo respeite as leis de transito, e jamais tente usar o tal do jeitinho brasileiro….na Argentina nem tanto, mas no Chile eles odeiam quem tenta ser o “espertinho”.

    Responder
  8. Fabio KRemer
    Fabio KRemer says:

    Boa noite pessoal, estou planejando uma viagem para o uruguai, tenho um gps tomtom, mas esta dificil de achar um mapa do uy, ate ouvi dizer que nao existe, sera? qual a melhor ideia ou opçao?

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Fabio
      Caso o software que rode seja o iGo, você irá encontrar mapas pela internet.
      Ter um GPS Garmin é a melhor maneira de conseguir os mapas.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

      Responder
      • Mario Picchioni
        Mario Picchioni says:

        Hola estaba viendo los viajes que hicieron, que lindos todos, yo soy de Paraguay y les queria preguntar lo siguiente, con relacion al carro:
        No tuvieron problemas con el combustible de argentina con ese motor 1.4 flex de chevrolet PRISMA y el 1.0 VHC E flex CLASSIC. Ya que alla no hay alcool. Y se usa gasolina pura. Con 0 % de alcool (etanol).
        Que gasolina usaban ?
        Yo tengo un Chevrolet AGILE 1.4 Flex y queria viajar a Argentina y estoy queriendo saber esto.
        Gracias por compartir sus viajes.
        Un abrazo.
        Mario Picchioni
        Paraguay

        Responder
  9. Silvio
    Silvio says:

    Fiz essa viagem no ano passado. SP Curitiba chui Montevidéu, colônia do sacramento, buenos aires, mendoza, santiago do Chile, pucon. Voltei de mendoza, santa fé, puerto Iguaçu, foz e SP. Não usei gps e foi uma ótima viagem. Pretendo voltar, mas vou por santa fé. Se precisarem de dicas estou a disposição. Abs e divitam se!!

    Responder
« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *