Documentação e itens obrigatórios

SOAT – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Peru

 

O que é o seguro SOAT

Para transitar com automóveis no Peru, o governo desse país exige a contratação do Seguro Obrigatório contra Acidentes de Trânsito (SOAT). Este seguro cobre danos corporais e morte ao motorista, passageiros e pedestres,  causados por um acidente de trânsito. Na cobertura estão incluídas as despesas médicas, serviços de ambulância e indenizações ao motorista, passageiros do veículo e a terceiros afetados por qualquer lesão física, invalidez permanente ou morte por consequência de um acidente de trânsito. Sendo assim, esse seguro não cobre danos materiais do seu veículo ou de terceiros envolvidos no acidente.  O SOAT, no Peru, é equivalente ao DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) no Brasil.

Coberturas

Cada um dos passageiros do veículo segurado e cada pedestre que sofre um acidente de carro é atendido com as seguintes coberturas:

Tipo de cobertura Valor (Soles)
Morte 15.400,00
Invalidez permanente até 15.400,00
Invalidez temporária  até 3.859,00
Despesas médicas, atendimento hospitalar, cirúrgica e farmacêutica até 19.250,00
Despesas com funeral  até 3.850,00

Quem deve contratar

A contratação desse seguro por estrangeiros é obrigatória no caso do automóvel não possuir um seguro internacional para danos à terceiros. Como as seguradoras no Brasil não oferecem seguros de automóveis com cobertura para o Peru, ao viajarmos para lá temos que contratar o SOAT.

Mesmo que seu carro possua algum seguro que inclua o Peru, é aconselhável contratar o SOAT. Assim você reduz a probabilidade de enfrentar problemas com a polícia do Peru, famosa pelos pedidos de propinas aos motoristas estrangeiros, pois desta forma você irá portar um documento que os policiais já estão acostumados.

Como e onde comprar o seguro

Diversas empresas oferecem o seguro no Peru, tais como: La Positiva, Rimac Seguros, Interseguro, Pacífico Seguros, Mapfre, BNP Paribas Cardif e Protecta. Atualmente não há como adquirir o seguro pela internet para veículos estrangeiros, somente é possível adquirir pessoalmente em corretoras peruanas.

A venda do SOAT, além de ser feita por mais de uma seguradora, é também comercializada por diversos corretores. Geralmente há placas em diversos pontos das cidades peruanas com um letreiro indicando: ¨Compre aqui seu SOAT¨.

Há diversos pontos em Juliana/Peru onde vendem o SOAT

Há diversos pontos em Juliaca/Peru onde vendem o SOAT

 

Mesmo havendo diversos locais para venda desse seguro mesmo em cidades menores, pode haver alguma dificuldade para aquisição do mesmo para veículos estrangeiros. Como a numeração da placa de veículos estrangeiros e toda a documentação do veículo e motoristas é diferente do que existe no Peru, muitos lugares acabam não querendo comercializar o seguro pela maior dificuldade no preenchimento dos formulários para efetivação do seguro. Outro dificultador é que normalmente as corretoras vendem o seguro válido para o ano todo e não para um período curto, como o desejado pelos viajantes estrangeiros.

Em nossa experiência entrando de carro no Peru tivemos dificuldade para aquisição do mesmo. Entramos no Peru via Bolívia (fronteira Copacabana/Yunguyo) e em Puno tentamos contratar o seguro SOAT em vários locais, mas não conseguimos. Como era início de ano e todos os peruanos estavam renovando o seguro, faltou o formulário de contratação do seguro na cidade inteira. Nesta ocasião somente conseguimos adquirir o seguro na cidade seguinte, Juliaca, em um ponto de venda oficial da seguradora La Positiva. Clique aqui para ler a descrição completa de nosso relato.

Por experiência própria, sugerimos que o seguro seja adquirido diretamente em um ponto de venda oficial da seguradora La Positiva. Os endereços podem ser obtidos clicando aqui. Esta seguradora, aparentemente, é a que mais comercializa este tipo de seguro. Os pontos de venda não oficiais estão somente acostumados a vender o seguro com validade de um ano para os carros peruanos.

Em sua página, o Consulado Geral do Peru em São Paulo, informa que não portar o SOAT não impede o ingresso do veículo estrangeiro ao país e menos ainda se faz incorrer em alguma irregularidade, já que não se pode adquirir o seguro nas zonas fronteiriças, sendo então necessário circular sem este documento até o posto de venda mais próximo. Na prática a situação é um pouco diferente: apesar da não exigência do SOAT na fronteira, os policiais podem exigir o comprovante do pagamento do seguro antes de chegarmos a uma cidade onde exista um ponto de venda. Sendo assim abre a possibilidade até mesmo de apreensão do veículo por estar irregular no país. Outra situação é que os policiais podem cobrar propina para deixar que os viajantes estrangeiros sigam viagem e não tenham seu carro apreendido ou multado. De qualquer forma não há como evitar o risco de ter que passar por alguma destas situações, pois somente será possível adquirir o seguro na próxima cidade após a fronteira. Foi exatamente isto que aconteceu conosco: não nos pediram o seguro na fronteira, mas ao entrarmos em Puno a polícia nos parou e exigiu o seguro.

Para quem entra no Peru pelo norte do Chile (fronteira Arica/Tacna), pode-se adquirir o SOAT em Tacna, distante 52Km da fronteira. Em Tacna você pode contratar o seguro nas agências da empresas La Positiva ou na Mapfre. A La Positiva está localizada na Calle Apurímac 201 – 209. O escritório da Mapfre está na Calle Blondell 76 – 78.

Para quem entra no país pela Bolívia (fronteira Copacabana/Yunguyo) é possível adquirir o seguro em Puno ou Juliaca.

Clicando aqui você encontra o endereço da La Positiva em outras cidades no Peru e aqui o endereço das agências da Mapfre.

Custo do seguro

O custo do seguro pode ser diferente dependendo do tipo de veículo e da seguradora contratada, podendo variar entre 66 a 140 soles para um veículo sedan para um período de um ano. Você pode obter uma cotação neste site.  Em nossa viagem em 2015 pagamos 50 soles por 30 dias. Pedimos o seguro para 15 dias, mas eles nos venderam somente por um mes. Já lemos em relatos de outros viajantes que já adquiriram o seguro por 15 dias por 25 soles. Também há relatos de que os preços podem ser bem mais altos próximos as fronteiras, podendo chegar a 240 soles por apenas 30 dias.

Cuidado com apólices falsas

Outra vantagem de adquirir o seguro em pontos de vendas oficiais das seguradoras é reduzir o risco de receber uma apólice falsa. Imagine que você adquiriu seu SOAT e, ao passar por uma inspeção da polícia, é dito que o documento é falso. Não só seria uma experiência desagradável, mas poderia acabar com uma multa e ter que gastar muito dinheiro para resolver o problema. Infelizmente, a falsificação deste seguro tornou-se popular e tem havido muitas pessoas que, tentando encontrar um preço mais barato, acabaram passando por esse problema.

 

 

Uma resposta para “SOAT – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Peru”

  1. Jeam disse:

    en Perú también podemos comprar soat digital hoy en día es importante saber eso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *