Porque optamos por um Camper Duaron [post patrocinado]

Desde que começamos a realizar viagens mais longas pela América do Sul, sonhamos em ter um veículo de recreação, tal como um trailer ou motorhome… Sempre quisemos um veículo que pudesse ser a nossa casa e assim propiciar ainda mais liberdade durante as nossas viagens.

Às vezes nos pegávamos pesquisando sobre esses veículos, mas de forma bem despretensiosa, pois não era algo que pretendíamos adquirir a curto prazo.

Há pouco tempo conhecemos o camper da Duaron. O primeiro que conhecemos, por meio da internet, foi o do projeto Viajando Nós 4×4. Mesmo assim, ainda não tinha caído a ficha de que esse poderia ser o veículo ideal para a nossa família. Em uma visita a Família na Estrada, eles comentaram conosco sobre o camper e que na opinião deles seria uma ótima opção para nossa família. Eles também nos falaram que possivelmente essa fosse a opção escolhida por eles para sua viagem de volta ao mundo, caso tivessem conhecido o camper antes de realizar a aventura. Eles já conheciam esse equipamento pessoalmente e a opinião deles sobre o camper foi muito importante para nós. Essa família (casal e duas crianças) fez uma volta ao mundo, vivendo pelo período de 2 anos dentro de um veículo adaptado. Portanto a opinião de quem tem toda essa experiência é bastante significativa. Então, a partir daí, começamos a pensar seriamente na possibilidade de adquirir um camper para a nossa família, mas ainda precisávamos descobrir como viabilizar isto financeiramente.

CAPA-FACE-2015-851x300

Empresa Camper Duaron em Rio do Sul/SC. Imagem: acervo Camper Duaron

Há alguns anos investimos em um consórcio automotivo e, enquanto não era contemplado, ficávamos pensando e pesquisando qual seria o nosso novo carro. Como já tínhamos decidido pela aquisição futura de um camper, assim que o consórcio foi contemplado definimos que este era o momento para adquirir uma camionete com carroceria.

Quando pensávamos em adquirir um trailer ou um motorhome, mesmo que a longo prazo, sempre haviam muitos aspectos negativos. Baseados nisso chegamos a conclusão que esses veículos não eram uma boa opção para a nossa família além de, não serem compatíveis com nosso estilo de vida e viagens que realizamos.

Entre os aspectos negativos podemos citar:

  • O alto custo para aquisição dos veículos;
  • No caso dos trailers: maior dificuldade para dirigir e acessar os locais para onde costumamos viajar, além da menor velocidade média de deslocamento para poder puxar o veículo com segurança;
  • No caso dos motorhomes: o maior custo (IPVA, seguro, manutenção) para manter mais um veículo que, pelo menos por enquanto, seria utilizado poucos dias por ano (somente em período de férias ou algum feriado mais prolongado), ou seja, na maior parte do tempo ficaria sem uso.

Sendo assim, tanto um tralier quanto um motorhome não seria uma boa opção para nós.

Por que optar por um Camper?

Em março/2016 adquirimos um camper da Duaron, que é uma empresa de Rio do Sul (Santa Catarina) que atua na produção e reforma de motorhomes, trailers e campers.  O camper é uma “mini casa” para ser instalada na carroceria de camionetes.

Duaron

Com parte da família Duaron em nossa visita a fábrica em Rio do Sul

Há três tamanhos de camper, podendo ser utilizado em camionetes de pequeno, médio e grande porte.

O camper também pode ser classificado como Hard Top (cujo o teto é rígido) ou pop-up semi ou total (cujo teto é retrátil).

DSCN7246

Camper Hard Top. Imagem: acervo Camper Duaron

CAMPER DUARON TOTAL POP-UP EXTERNA 2

Camper Total Pop-Up. Imagem: acervo Camper Duaron

Independente do modelo, o camper é realmente uma mini casa, pois possui quarto com cama de casal e cama de solteiro (que se transforma em uma mesa com 2 poltronas); cozinha com pia, geladeira, fogão 2 bocas e forno microondas; banheiro com vaso sanitário químico, pia e chuveiro a gás (junker); ar condicionado e climatizador; toldos (traseiro e lateral) e caixa de água; entre diversos outros acessórios opcionais.

A seguir apresentaremos algumas fotos internas do camper modelo Hard Top.

DSCN5273 2

Cama de casal e mesa com poltronas. Climatizador no teto. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5280

Cama de casal, mesa com poltronas, armários, janela com persiana. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5462

Cama de casal estendida e cama de solteiro embaixo (mesa com poltronas que virou cama). Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5491

Cama de casal retraída e cama de solteiro. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5283

Cama de casal, mesa com poltronas, armários, janelas com persiana. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5322

Armários, ar condicionado (frio) no teto e climatizador. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5407

Abertura da mesa para facilitar o acesso as poltronas. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5416

Frigobar e fogão cooktop com 2 bocas. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5394

Pia inox, fogão cooktop com duas bocas, frigobar e armários. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5525

Armários e microondas. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5569

Pia do banheiro, saboneteira e porta papel higiênicio. A torneira é extensível e vira ducha para tomar banho. Imagem: acervo Camper Duaron

DSCN5591

Banheiro: pia e vaso sanitário porta potti. Imagem: acervo Camper Duaron

A seguir apresentaremos algumas fotos internas do camper modelo Pop-up.

2015-05-10 14.47.59

Cama, mesa com poltronas e climatizador no teto. Imagem: acervo Camper Duaron

2015-05-10 14.49.00

Cama de casal estendida. Imagem: acervo Camper Duaron

2015-05-10 14.52.49

Pia inox, fogão cooktop com duas bocas e, na direita, o banheiro. Imagem: acervo Camper Duaron

2015-05-10 14.53.19

Pia inox, fogão cooktop, frigobar e armários. Imagem: acervo Camper Duaron

1231455

Banheiro com o box montado. Imagem: acervo Camper Duaron

Veja aqui mais informações sobre os modelos de camper disponíveis e aqui para ver os acessórios opcionais oferecidos pela empresa.

Podemos citar como vantagens ao optar por um camper:

  • Menor custo para aquisição do equipamento;
  • Mais compacto e, mesmo assim, tem todos os itens básicos de uma casa;
  • Pode ser instalado e desinstalado da camionete pelo próprio dono sem ferramentas ou equipamentos especiais, de forma relativamente rápida, deixando o carro livre para uso durante o dia a dia ou mesmo durante as viagens;
  • Menor custo de manutenção, além de não ter custos extras, tais como IPVA e seguros;

Consideramos o espaço mais compacto a principal desvantagem do camper. Mesmo assim, há opção de equipamento para ser instalado em camionetes de grande porte tais como Ford F-1000, Ford F-250, Ford F-350, Chevrolet Silverado, etc. No entanto, no nosso caso, uma camionete de grande porte não seria útil para o uso no dia a dia.

O camper para camionetes de médio porte, como o modelo que adquirimos (Hard Top), tem cerca de 6,5m2 de área interna útil. Sabemos que é um espaço pequeno, ainda mais para nós que viajamos com crianças. No entanto, acreditamos que não teremos muita dificuldade em nos adaptar. Além disso, embora o espaço seja pequeno, ele é muito confortável e aconchegante, o que certamente contribuirá de forma muito positiva para o nosso bem estar durante as viagens.

Ao adquirir um camper o tempo aproximado para a entrega é de quatro meses. Adquirimos o nosso final de março e estamos aguardando a entrega que está prevista para a segunda quinzena de julho.

Para mais informações:

Acesse o site: http://camperduaron.com.br/

Curta a fanpage: https://www.facebook.com/CamperDuaron/

Se inscreva no canal do You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCHGII8vaOj37JU5kA15CHdA

Encontre o Viajando de Carro nas redes sociais.

Curta a Fanpage do Viajando de Carro no Facebook e acompanhe as notícias sobre todas as viagens que realizamos de carro.

Nos siga no Instagram @blogviajandodecarro e curta as fotografias que tiramos durante as nossas viagens.

Veja as nossas fotografias no Flickr.

Nos acompanhe no Twiter: @viajedecarro.

2 respostas
  1. Drika
    Drika says:

    Oi. Gostei muito do blog de vocês e da ideia do camper. Nunca tinha pensado em adquirir um, mas realmente é muito versátil. Existe alguma habilitação específica para dirigir um carro com camper instalado? É considerado semireboque?
    Parabens pelo blog!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *