• Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia

 

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). A lista com os países que exigem o certificado está disponível na internet no sítio da Organização Mundial de Saúde (OMS ou WHO) em PDF.

Para estar protegido contra febre amarela, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes de sua viagem. Esta vacina terá validade de dez anos, devendo ser novamente administrada até o final desse período. A validade do CIVP corresponderá ao tempo de validade da vacina. Lembre-se que somente este cartão é válido. A carteira branca de vacinação fornecidas pelas secretarias municipais de saúde não são aceitas fora do país.

O CIVP é emitido nos postos da Anvisa, localizados em aeroportos, portos e fronteiras. Clique aqui e veja no Google Maps onde encontrar o posto mais perto de você. Você também poderá encontrar aqui uma lista dos postos. Para agilizar seu atendimento, clique neste link e faça seu cadastro prévio.

Para a emissão do CIVP é necessário:
* Caso tenha realizado a vacinação em unidade de vacinação da rede municipal ou estadual, a apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
* Caso tenha realizado a vacinação em serviço privado é preciso ainda que o mesmo se encontre credenciado junto a Anvisa;
* Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
* Apresentação da Certidão de Nascimento é aceita para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses);
* A emissão do CIVP pela autoridade sanitária estará condicionada a assinatura do viajante no ato de sua solicitação, sendo imprescindível sua presença.

Apesar de muitos países não exigirem a carteira de vacinação, a OMS recomenda tomar a vacina antes de visitar diversos lugares da América do Sul. A tabela a seguir apresenta quais países exigem a vacinação (e consequentemente a CIVP) e quais países estão na lista de risco de transmissão da febre amarela segundo a OMS (e portanto a vacinação é recomendada). Clique aqui para ver informações atualizadas sobre o assunto.

País Exigida  Recomendada
Argentina

não

sim

Uruguai

sim

não

Chile

não

não

Paraguai

sim

sim

Bolívia

sim

sim

Peru

não

sim

Brasil

não

sim

 

Comentários: a CIVP nunca nos foi solicitada em nossas viagens. No entanto, não deixe de levá-la, pois ela pode ser exigida na entrada de alguns países. Esta carteira pode ser obtida nos postos da ANVISA encontrados em portos e aeroportos. Para fazer a solicitação da carteira nestes postos, não se esqueça que é necessário levar a documentação listada acima e que é obrigatória a presença de todos os viajantes. Mais importante que se preocupar se a documentação será ou não exigida, é levar em consideração que ao tomar a vacina você se previne contra a doença.