A Extensão de Perímetro é uma cobertura adicional do seguro de carro que amplia os direitos do seguro que você têm aqui no Brasil para outros países da América do Sul. Grande parte dos seguros de automóveis cobrem somente os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Ao viajar de carro para um país que não faça parte deste tratado é recomendável contratar uma cobertura adicional. Você deve consultar sua seguradora para saber quais os outros países ela cobre com a extensão de perímetro. Algumas seguradoras podem não ter cobertura para alguns dos países da América do Sul.

Mesmo que a extensão de perímetro não seja obrigatória, caso você já possua um seguro, é recomendado ampliar a cobertura para os países que for visitar, evitando assim problemas no caso de algum imprevisto. A cobertura estende os benefícios e coberturas do seguro que você têm aqui para os outros países, incluindo assistências, motorista e até carro extra.

É importante deixar claro que a extensão de perímetro não exclui a necessidade de contratação da Carta Verde, obrigatória para dirigir nos países do Mercosul.

Antes de viajar, entre em contato com sua seguradora para verificar a cobertura em relação ao Mercosul e demais países de seu roteiro. Questione se a cobertura é automática ou se é necessário contratar extensão de perímetro, se informando também sobre quais são os países abrangidos. Também verifique qual o telefone para contato no exterior em caso de uma emergência. Normalmente as seguradoras aceitam ligações à cobrar do segurado, mesmo que ele se encontre em outros países. Não se esqueça de verificar com seu corretor se todas as coberturas de seu seguro aqui no Brasil serão mantidas para os países contratados pela extensão de perímetro ou se há alguma restrição. Lembre-se sempre que somente podes confiar nas coberturas que estiverem explicitamente descritas no contrato! São comuns os relatos de viajantes que são deixados na mão por suas seguradoras na hora do aperto.

Comentários: nós pagamos R$116,00 para fazer a extensão de perímetro para o Chile, por 30 dias pela Seguradora Mapfre. É também recomendável contratar algum tempo a mais da extensão de perímetro, pois pode ocorrer algum imprevisto e a viagem demorar alguns dias a mais do que o planejado.