Documentação e itens obrigatórios

Extensão de perímetro do seguro do carro

O que é a extensão de perímetro

A Extensão de Perímetro é uma cobertura adicional para seguros automotivos que amplia os direitos da apólice que você têm aqui no Brasil para outros países. Grande parte dos seguros de automóveis cobrem somente os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Ao viajar de carro para um país que não faça parte deste tratado é recomendável contratar uma cobertura adicional. Você deve consultar sua seguradora para saber quais os outros países ela cobre com a extensão de perímetro.

* Observação: os estados parte do Mercosul são apenas Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Portanto quando seu seguro falar em cobertura no Mercosul, somente estão sendo considerado esses 4 países. A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco. Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL apenas como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

Quem deve contratar

Mesmo que a extensão de perímetro não seja obrigatória, caso você já possua um seguro, é recomendado ampliar a cobertura para os países que for visitar, evitando assim problemas no caso de algum imprevisto.

Antes de viajar, entre em contato com seu corretor ou seguradora para verificar a cobertura em relação ao Mercosul e demais países de seu roteiro. Questione se a cobertura é automática ou se é necessário contratar extensão de perímetro, se informando também sobre quais são os países abrangidos.

Também verifique qual o telefone para contato no exterior em caso de uma emergência. Normalmente as seguradoras aceitam ligações à cobrar do segurado, mesmo que ele se encontre em outros países.

É importante deixar claro que a contratação da extensão de perímetro não exclui a necessidade de contratação da Carta Verde, obrigatória para dirigir nos países do Mercosul.

Com quem contratar

A contratação da extensão de perímetro deve ser feita com a mesma seguradora do seu carro aqui no Brasil. Não é possível contratar a extensão de perímetro de uma outra seguradora.

Não se esqueça de verificar com seu corretor se todas as coberturas de seu seguro aqui no Brasil serão mantidas para os países contratados pela extensão de perímetro ou se há alguma restrição. Lembre-se sempre que somente podes confiar nas coberturas que estiverem explicitamente descritas no contrato! São comuns os relatos de viajantes que são deixados na mão por suas seguradoras na hora do aperto.

Cobertura para países que não integrem o Mercosul

Apesar da apólice de muitos seguros informarem que é possível a contratação da cobertura para os demais países das três Américas, na prática isso geralmente não é possível. Além do Chile, é muito difícil conseguir cobertura para qualquer outro país que não faça parte do Mercosul.

Já tentamos contratar em diversas seguradoras um seguro que inclua, por exemplo, Bolívia e Peru. Mas não conseguimos nenhum seguro que possua cobertura para outro país além do Chile. Como é baixa a procura da extensão de perímetro para os países que não compõe o Mercosul, os corretores e os funcionários das próprias seguradoras não sabem se é possível ou não ampliar a cobertura para os demais países. Muitos informam que é possível, mas na hora de efetivar a contratação descobrem que não dá para fazer.

Esta dificuldade na ampliação da cobertura para os demais países ocorre porque cada seguradora teria que ter acordos de cooperação com outras empresas de seguros que estejam sediadas nestes países. Como a burocracia para tornar isso possível é muito complexa (pois abrange padronização de tipos de coberturas, definição de valores das coberturas, padronização de apólices, atendimento as legislações específicas de cada país, uma rede de suporte aos segurados para atendimento de dúvidas, assistências em geral e guincho), o investimento acaba não valendo a pena devido a pouca procura por este tipo de serviço. Mesmo seguradoras que estão presentes em diversos países, tal como HDI e Mapfre, não possuem acordos de cooperação nem entre suas unidades de países diferentes.

Portanto os viajantes que pretendem se aventurar para outros países das Américas, além do Mercosul e Chile, já devem ter em mente que possivelmente terão de se arriscar a viajar sem seguro. Para amenizar a situação em caso de um acidente de trânsito, em alguns países como Chile e Peru existe a possibilidade de contratação de um seguro de acidentes pessoais para veículos estrangeiros. Veja mais informações sobre esses seguros em SOAPEX (Chile) e SOAP (Peru).

Assistência das seguradoras fora do Brasil

Se a assistência das seguradoras já não é muito boa mesmo aqui no Brasil, imaginem em outro país. É comum acionarmos o guincho, mesmo na cidade que residimos, e termos de esperar por mais de uma hora.

Fora do Brasil o problema é ainda maior. No caso de um acidente ou problema mecânico, ao você ligar para sua seguradora ela terá de entrar em contato com a empresa que ela tem cooperação no país que você estiver. Já tivemos esta experiência no Uruguai, ficamos mais de 8h na estrada e a seguradora não conseguiu um guincho para nós. Acabou nos deixando na mão e tivemos que nos virar sozinhos. Veja este relato nos 2 links abaixo:

Portanto ao passar por um imprevisto com seu carro fora do país, já tenha em mente que não dá para contar muito com a agilidade ou eficiência de sua seguradora. Há uma boa probabilidade de você ter que resolver seu problema por conta própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *