Saída: Paysandu / Uruguai – Km 5906 (10:00h)
Chegada: Tacuarembó / Uruguai – Km 6148 (22:30h)
Distância: 242Km (incluindo a distância em que o carro foi rebocado pelo guincho)

Hoje era para ter sido o nosso último dia de viagem, porém devido a problemas no carro, acabamos ficando um dia a mais na estrada.

Fizemos o nosso desjejum no hotel, que oferece um café da manhã bem completo com frutas, sucos naturais, iogurte, leite, pães e medialunas.

Em seguida partimos em direção a Pelotas pela ruta 26. Passamos novamente pelo pedágio PU$50,00 / R$4,24)  e seguimos viagem.

Buracos na ruta 26 entre Paysandu a Tacuarembó.

Após termos andado cerca de 100Km, o carro começou a perder a força nas subidas, isso que nem eram subidas íngremes. Andamos um pouco mais e o quadro começou a se agravar, cada vez mais o carro perdia as suas forças. Foi assim até o momento que resolvemos parar para dar uma olhada. Já suspeitávamos da embreagem, que desde o dia anterior tinha começado a patinar.  Após pararmos para verificar, o carro não saiu mais do lugar. Era possível sentir o cheiro de queimado do disco de embreagem, que devia ter pifado.

Não era motivo para grandes preocupações, pois além do carro ter seguro que abrangia o Mercosul, tínhamos a sorte de estarmos em um local que havia sinal de celular de nossa operadora.

Isso ocorreu um pouco antes do meio dia. Em seguida entramos em contato com a seguradora, que ficou de enviar um guincho imediatamente. Mas nem imaginávamos  que este guincho iria ficar só na promessa.

12h – Problema com a embreagem

Estávamos em uma rodovia pouco movimentada, mas enquanto estivemos parados vários uruguaios pararam e ofereceram ajuda.  Algo que nos decepcionou foi o fato de nenhum dos carros brasileiros que passaram por nós terem parado para ver o que estava acontecendo e oferecer ajuda. Não estamos falando de 1 ou 2 carros, e sim de vários brasileiros que passarm por nós durante todo o dia. Com certeza a proximidade em que estávamos do Brasil (cerca de 240Km da fronteira entre Rivera/Uruguai e Santana do Livramento/RS) e o turismo da região justificam o grande tráfego de carros brasileiros no local.

Belo pôr do sol na ruta 26.

Depois de 8 horas aguardando na beira da estrada (já era noite), não apareceu nenhum guincho.  Sorte que alguns uruguaios (Carmen, Charles e  Nelson) nos ajudaram e conseguiram um guincho particular para nós. Eles ligaram para a seguradora, que depois deste tempo todo informou para contratarmos um guincho particular (apesar da seguradora sempre nos informar que o guincho já estava a caminho).

18h – Depois de 6h de espera, nada do guincho da seguradora

Às 20h chegou o guincho particular, que nos rebocou para Tacuarembó, onde chegamos por volta das 22:30h. Nos hospedamos no confortável Hotel Carlos Gardel, onde há também um bom restaurante. Estávamos famintos e o fato de ter um restaurante no hotel facilitou bastante as nossas vidas.

20h – Depois de 8h de espera, chegou o guincho particular

Após passarmos tanto tempo na estrada, chegamos a pensar que teríamos de passar a noite no carro. Isto não seria um grande problema devido ao frio, pois sempre carregamos cobertores conosco. O problema é que não sabíamos se aquela região era segura. Ao chegar no hotel ficamos felizes por estarmos num local confortável e podendo fazer uma saborosa refeição.

O hotel realmente é muito bom, tem uma linda decoração com móveis e objetos antigos. Tudo decorado em homenagem ao cantor Carlos Gardel. Os quartos têm os nomes de canções do cantor e em seus interiores há a respectiva letra da música, muito legal. Na cidade é comum que as noivas e garotas que completam 15 anos irem ao hotel para serem fotografadas.

O hotel oferece amplos quartos confortáveis, café da manhã, ar condicionado, wi-fi, TV e estacionamento.

Após jantarmos fomos dormir para tentar resolver o problema do carro no outro dia.