Ponte internacional General Artigas que cruza o rio Uruguai e une as cidades de Colón e Paysandú.

Saída: Rosario / Argentina – Km 5459 (12:00h)
Chegada: Paysandu / Uruguai – Km 5906 (20:00h)
Distância: 447Km (a distância real é de 306Km, dirigimos mais porque seguimos mais um pouco em direção a Tacurembó e retornamos a Paysandu)

Hoje nos despedimos da Argentina e vamos em direção a cidade de Tacuarembó no Uruguai. Passamos pela belíssima ponte Nossa Senhora do Rosário, que liga Rosário a Victoria. Não chegamos a fotografá-la, pois  não conseguimos parar o carro em algum local em que a vista da ponte fosse boa.

Logo após a ponte tem um pedágio que custa PA$9,00 (R$3,60).

Belas paisagens entre Rosário e Victoria na ruta RA174.

No caminho passamos em um restaurante na beira da estrada na cidade de Nogoyá, onde compramos algumas empanadas parar comer no caminho.

Assim como nos outros percursos, passamos várias vezes pela polícia, fomos parados algumas vezes e liberados rapidamente.

Depois de algum tempo na estrada, chegamos à ponte internacional General Artigas que cruza o rio Uruguai e une as cidades de Colón (província de Entre Ríos, Argentina) e Paysandú (departamento de Paysandú, Uruguai). A ponte tem um comprimento total de 2.350 metros. O seu vão principal mede 334 metros de comprimento.

A ponte foi inaugurada em 1975 e seu nome colocado em homenagem ao pai da independência do Uruguai, José Gervasio Artigas.

Logo após a ponte ficam as aduanas dos dois países, as quais são integradas. Nas aduanas havia uma grande fila de carros, onde tivemos que aguardar 50 minutos para sermos atendidos. Junto as aduanas fica o posto que cobra os PA$25,00 (R$10) de pedágio, sendo possível pagar em pesos argentinos ou uruguaios.

Como as aduanas são integradas, a saída da Argentina e entrada no Uruguai são feitas no mesmo local. Os trâmites foram rápidos. Apresentamos o cartão que recebemos na entrada da Argentina, as carteiras de identidades e o documento do carro. Recebemos nossos documentos de entrada no Uruguai e em seguida o carro foi revistado rapidamente. Apenas pediram para abrir o porta-malas, deram uma olhada bem superficial e pediram para fechar em seguida.

Tínhamos a intenção de seguir viagem até Tacuarembó (distante 243Km de Paysandu), porém estávamos sem pesos uruguaios. Decidimos então passar no centro de Paysandu para sacar dinheiro. Aproveitamos e passamos em uma padaria para comprar um lanche para a viagem.

Seguimos em direção a Tacuarembó.  Logo que saímos de Paysandu passamos por um pedágio, no qual pagamos PU$50,00 (R$4,24). Neste pedágio, além dos pesos uruguaios, aceita também pesos argentinos e dólares.

Andamos cerca de 60Km pela ruta 26, já era noite e começamos achar que a rodovia não estava num bom estado para dirigir durante à noite. Haviam muitos buracos no asfalto, ainda faltavam 180Km para chegarmos a Tacuarembó e o trecho entre estas 2 cidades é deserto. Há apenas um posto de combustíveis na saída de Paysandu e depois não tem mais nada até Tacuarembó. Tomamos uma decisão e retornamos para Paysandu para seguir viagem no outro dia.

Chegando novamente em Paysandu, abastecemos o carro e fomos até um hotel indicado pelo GPS. Sorte que era um bom hotel, nos hospedamos nesta primeira opção. Ficamos no Hotel Bulevar, localizado na rua Bulevar Artigas, 960 (esquina República Argentina – ao lado de um posto de combustíveis). Ótimo hotel que oferece boa acomodação, ar condicionado, TV, wi-fi, café da manhã e estacionamento.

Para chegar a Paysandú (Uruguai), partindo de Rosario (Argentina), deve-se atravessar a ponte Nossa Senhora do Rosário, que liga Rosário a Victoria atravessando o rio Parana. Pega-se então a ruta RA174 até Victoria.  Segue-se então pela ruta RP26 até Nogoyá, onde toma-se a ruta 39 à direita até o encontro da ruta RA14. Segue-se na ruta RA14 ao norte, onde após alguns quilômetros entra-se na ruta 135, passando por Cólon e chegando a ponte internacional General Artigas que cruza o rio Uruguai até Paysandú.

A ruta 174 entre Rosario e Victoria está em ótimo estado e possui um movimento razoável de caminhões. A RP26 entre Victoria e Nogoyá está sendo recapada, se encontra quase toda em bom estado, mas com alguns trechos com buracos e sulcos (aprofundamentos na pista devido a caminhões pesados). Passamos por um radar móvel na RP26 na saída de Nogoyá.

Amanhã, seguiremos a caminho de casa!