Desde 2013, as autopistas de Santiago possuem cobrança de pedágios automatizadas. Isto significa que não há mais chancelas de cobrança de pedágio nas rodovias próximas a capital chilena. Os carros chilenos que circulam nessas autopistas são obrigados a instalar em seus veículos TAGs eletrônicos que são lidos automaticamente quando os mesmos passam por portais onde estão instalados os leitores.

As autopistas que possuem esse sistema são: Autopista Central, Autopista Nueva Vespucio Sur, Acceso Vial AMB – Aeropuerto Internacional de Santiago, Autopista Vespucio Norte Express, Autopista Costanera Norte e Túnel San Cristóbal.

Portais para leitura das TAGs

Portais para leitura das TAGs

Este sistema permite que o trânsito flua continuamente, pois a leitura é feita com os carros circulando mesmo que na velocidade máxima permitida nestas vias, que é de 120 km/h.

Os estrangeiros e motoristas que passam eventualmente por estas autovias devem utilizar um sistema alternativo para pagamento do pedágio, chamado de Pase Diario Único (PDU). Este mecanismo foi feito para os usuários que não possuem os TAGs eletrônicos instalados em seus veículos.

O PDU é um bilhete, tipo um cupom fiscal, onde está impresso o número da placa do carro e as datas válidas para uso das autopistas. Existem 2 modalidades:

  • Pase Diario Único (PDU): corresponde ao bilhete adquirido antes ou até dois dias após a circulação pelas autopistas sem o tag eletrônico. O valor a ser pago por isso é menor que um PDUT.
  • Pase Diario Tardío (PDUT): corresponde ao bilhete adquirido após a circulação pelas autopistas. Disponíveis para venda a partir do terceiro dia até o prazo máximo de 20 dias corridos, contados a partir do dia seguinte à circulação pelas autopistas.
Pase Diario Único (PDU)

Pase Diario Único (PDU)

O PDU custa 6450 pesos chilenos (R$36,41) por dia para carros, pick-up e motocicletas (confira aqui o preço atualizado) e é válido para qualquer uma das autopistas que possuam a cobrança automatizada.

Nas demais autopistas não automatizadas (geralmente mais afastadas de Santiago) a cobrança é feita de modo convencional, através de chancelas com pagamento em dinheiro (em alguns pontos são aceitos cartões de crédito).

Como não há chancelas, o PDU não é apresentado em lugar nenhum. “Acreditamos” que os carros que não possuam as TAGs, tenham suas placas capturadas por câmeras e o sistema identifica os números da placa e gera multas automaticamente.

O PDU pode ser adquirido em qualquer posto da rede Copec Pronto, os quais estão presentes por boa parte da ruta panamericana. A compra deve ser feita diretamente no caixa da cafeteria do posto. Há postos a cada 100 km, aproximadamente, às vezes menos.

Posto da rede Copec Pronto

Posto da rede Copec Pronto

O PDU pode também ser adquirido através da internet nos sites abaixo:

Clique aqui para acessar a página oficial da concessionária e obter mais informações sobre o Pane Diário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *