Machu Picchu / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Que tal ir de carro ao Peru para conhecer Machu Picchu e as Linhas de Nazca? Pretendemos viajar para lá no final deste ano e, para isto, estamos identificando toda a documentação necessária e montando o roteiro para aproveitarmos o melhor deste lindo país.

Para circular de carro pelo Peru é necessário contratar o Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito (SOAT). Este seguro cobre danos corporais e morte ao motorista, passageiros e pedestres, causados por um acidente de trânsito. O SOAT cobre as despesas médicas, serviços de ambulância e indenizações ao motorista, passageiros do veículo e a terceiros afetados por qualquer lesão física, invalidez permanente ou morte por consequência de um acidente de trânsito. Atente para o fato de que este seguro não cobre dados materiais.

A contratação desse seguro é obrigatória no caso do automóvel não possuir um seguro internacional por danos à terceiros. Isto significa que se você tiver contratado uma Carta Verde que inclua o Peru (o nome deste país deve estar listado explicitamente no documento), não é necessário contratar o SOAT. No entanto, para evitar problemas com a polícia do Peru, famosa pelos pedidos de propinas aos motoristas estrangeiros, é recomendável adquirí-la, pois desta forma você irá portar um documento que será facilmente reconhecido pelos policiais peruanos.

Linhas de Nazca / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Linhas de Nazca / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Assim que cruzar a fronteira, você deve contratar este seguro em um posto de venda da cidade mais próxima. Para quem entra no Peru pelo norte do Chile, pode-se adquirir o SOAT em Tacna ou Arequipa. O preço varia em função do tipo de veículo. Um carro de passeio custa em torno de 26 Soles (R$21,27) por um período de 1 mês.

Como grande parte dos seguros de automóveis contratados no Brasil cobrem somente os países do Mercosul e o SOAT não cobre danos materiais (nem seu, nem de terceiros), para ir ao Peru é importante que você contrate a extensão de perímetro. A extensão de perímetro é destinada a ampliar a área de cobertura aos que viajarem para os países que não fazem parte do Mercosul. Este seguro irá cobrir os danos corporais e as despesas materiais de seu carro e a de terceiros, no caso de um acidente ou roubo.

Observe que abordamos 3 tipos de seguros que podem ser contratados para visitar o Peru: (i) Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito (SOAT); (ii) Extensão de perímetro do seguro do carro; e, (iii) Carta verde que inclua o Peru. No entanto, a extensão de perímetro é a melhor opção de seguro, pois é o único que possui cobertura para danos materiais (seu carro e dos demais envolvidos em um acidente) e danos corporais causados a terceiros. A Extensão de Perímetro é uma cobertura adicional do seguro de carro que amplia os direitos do seguro que você têm aqui no Brasil para outros países da América do Sul.

Ciudad Sagrada de Caral - Supe / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Ciudad Sagrada de Caral – Supe / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

No caso do carro ser de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC, também é necessária a autorização para tráfego de veículo fora do território nacional. Este documento é uma declaração consular emitida pela Embaixada do Peru no Brasil. Se o seu carro está no seu nome e não possui nenhuma restrição, você não precisará se preocupar com esse documento.

O Peru não exige o uso de passaporte para entrada no país, podendo ser utilizada a Carteira de Identidade (RG). Também não há necessidade da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Apesar do Peru não exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA), a Organização Mundial da Saúde recomenda tomar a vacina contra a febre amarela, pois em alguns locais deste país há risco de contrair a doença.

Além do que descrevemos logo acima, para visitar o Peru de carro, também são necessários os outros itens comuns aos demais países da América do Sul:

  • Cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo (bancos da frente e de trás);
  • Extintor de incêndio;
  • Cadeirinhas e assento de elevação para crianças, conforme a idade;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Cadenas (caso for trafegar em pistas com neve);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e,
  • Nota fiscal de bens importados comprados legalmente no Brasil.

Veja aqui mais detalhes sobre a documentação e itens obrigatórios para viajar de carro ao Peru.

26 respostas
« Older Comments
  1. Nereu
    Nereu says:

    Pretendo ir ao Peru de carro, em Junho de 2017 moro em Curitiba gostaria de saber as condições das BR saindo de Curitiba sentido ao Assis Brasil AC. se alguém puder ajudar agradeço.

    Responder
  2. Oribes Peres
    Oribes Peres says:

    Então, pessoal primeira vez que visito esse site! Portanto estou pretendendo fazer um trezentos e sessenta graus pela América do Sul,caso dê certo estaremos indo com mais duas famílias até Peru, mais precisamente até Cusco, e de lá nossos amigos segue até Lima. E nós vamos rumo ao Chile Santiago e depois estamos passando se vamos pra biênios Aires ou os depois monte vid Uruguai e voe em seguida entraremos de volta ao Brasil, ou segunda opção: seguiremos de Santiago rumo à Bariloche e depois até a terra do fogo Ushuaia e depois contaremos passando po buenos Aires e monte vídeo e finalizando Brasil! Alguém já fez esse trajeto ou pelo menos parecido com um desses dois ? Pra poder nos prestar informações se possível por gentileza?!

    Responder
  3. MATHEUS
    MATHEUS says:

    Olá,

    Gostaria de todas as orientações possíveis para minha viagem. Estou planejando sair de Manaus/AM com minha namorada, nosso plano é seguir Manaus – Porto Velho – Peru – Chile. Alguém já fez esse percurso ou algo próximo a ele? Peço ajuda em todos os quesitos: Documentação, hotéis, valores para viagem bem… Tudo que puder ajudar.

    Grato!!!

    Responder
  4. Guilherme
    Guilherme says:

    Olá, pessoal!

    Gostei bastante do site de vocês. Eu e minha namorada residimos em Porto Velho (RO) e acabamos de fazer uma viagem de ~10.000 km cruzando o Brasil, saindo daqui e indo até o litoral sul da Bahia e no próximo carnaval estamos indo para Cusco, também saindo de Porto Velho.

    Estamos um pouco desorientados em relação à tudo que foi dito (documentação, seguro, etc) mas o mais importante foi ter lido sobre o problema da vulcanização da pastilha de freio e do mal da altitude. Obrigado por compartilhar essas histórias!

    Continuem com o site! Abs

    Responder
    • MATHEUS
      MATHEUS says:

      Oi Guilherme,

      Estou planejando uma viagem com minha namorada para o ano que vem. Assim como você, sairemos do Norte do país, especificamente Manaus/AM. Nosso destino inicial é o Peru mas, pretendemos ir até o Chile. Acredito que você já tenha ido ao Peru, gostaria de algumas orientações sobre tudo saindo de sua cidade até o destino.

      Obrigado.

      Responder
    • mariano
      mariano says:

      Olá moro em porto velho também. Gostaria de saber se vc foi mesmo ao peru, e como foi a viajem, quais documentos foram realmente necessários. Grato

      Responder
« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *