Documentação e itens obrigatórios

novidades

Esta seção tem como objetivo prestar um auxílio a todos que estejam pesquisando sobre os requisitos necessários para realizar sua própria viagem de carro pelos países da América do Sul. Lembre-se que, muitas vezes, estas exigências variam de acordo com a intenção, boa ou não, e interpretação dos policiais e agentes de fiscalização. Estamos sempre pesquisando e atualizando estas informações, conforme mudanças na legislação e experiência prática durante as viagens.

As tabelas a seguir apresentam de forma resumida toda a documentação e itens exigidos e recomendados, para o carro e passageiros, em uma viagem para o Uruguai (URY), Argentina (ARG), Chile (CHL), Paraguai (PRY), Bolívia (BOL) e Peru (PER). Há um link para cada um destes itens, onde os mesmos são explicados em detalhes.

 

Obrigatório

Item

País

URY

ARG

CHL

PRY

BOL

PER

Cinto de segurança (item já obrigatório no Brasil)

X

X

X

X

X

X

Extintor de incêndio (apesar de não ser mais exigido no Brasil, seu porte é obrigatório nos demais países)

X

X

X

X

X

X

Cadeirinhas e assento de elevação para crianças, conforme a idade (item já obrigatório no Brasil)

X

X

X

X

X

X

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo CRLV (documento de porte obrigatório no Brasil)

X

X

X

X

X

X

Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no Ministério das Relações Exteriores – MRE/Itamaraty) – caso o carro seja de empresa, emprestado ou financiado por leasing

X

Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no consulado chileno e uruguaio) – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC

X

_

X

?

Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional: declaração consular da Embaixada do Peru – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC

X

Cadenas – correntes para as rodas (caso for trafegar em pistas com neve)

X

X

X

X

Cambão ou cabo de aço

X

Triângulo adicional

X

X

Kit de primeiros socorros

X

X

Faróis baixos acesos (rodovias e dentro de cidades)

X

X

X

X

X

X

Adesivos reflexivos: faixa vermelha e de velocidade máxima (veículos de médio e grande porte)

X

Apoios de cabeças em todos os bancos onde houver ocupantes

X

?

?

Carteira de Identidade (RG) ou passaporte

X

X

X

X

X

X

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

X

X

X

X

X

X

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

X

X

Nota fiscal de bens importados comprados legalmente no Brasil

X

X

X

X

X

X

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA)

X

X

Pase Diario Único (PDU) – cobrança automatizada de pedágios nas autopistas de Santiago/Chile

X

Seguro Carta Verde – Seguro obrigatório para veículos que circulem no Mercosul

X

X

X

SOAPEX – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Chile

X

SOAT – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Peru

X

Recomendado

Item

URY

ARG

CHL

PRY

BOL

PER

Extensão de perímetro do seguro do carro

X

X

X

Requisitos que são apenas lendas: lençol branco (mortalha/saco plástico), fósforos, 2 rodas reservas

Legenda:

X Item obrigatório
– Item não obrigatório
? – Não sabemos informar

Importante: todos os documentos devem ser originais.

DESNECESSÁRIO:

Lençol branco (mortalha/saco plástico), fósforos, 2 rodas reserva
Existe uma lenda em relação a exigência destes itens na Argentina. A verdade é que eles não são obrigatórios. O que acontece é que a alguns policiais  argentinos corruptos inventam exigências absurdas como estas para obter propina. Click aqui obter mais informações sobre a corrupção da polícia argentina.

ARGENTINA – ACESSÓRIOS PROIBIDOS NO CARRO:

Na Argentina é proibido o uso de acessórios não-originais no carro, como o engate para reboque (sem reboque, é claro) e quebra-mato (ou mata-cachorro: grade de proteção dianteira, comum em pick-ups).

Os faróis auxiliares devem ser AMARELOS (ou estarem cobertos por um plástico ou similar).

Contribuição de Ismael Matos Meira:
Sobre o quebra-mato, guincho e engate, a proibição está na legislação de trânsito argentina, artigo 48, inciso “Y”, lei 24.449/1994:
“y) Circular com veículos que têm proteções dianteiras e/ou traseiras, engates sobressalentes ou qualquer outro elemento que, excedendo os limites dos pára-choques ou laterais da carroceria, podem ser potencialmente perigosos para outros usuários de vias públicas.”

Ou seja, como o quebra-mato, guincho e o engate excedem o pára-choque do veículo, você poderá ser multado por esta irregularidade.

No Chile, segundo sua lei de trânsito, é proibido o uso de insulfilm em qualquer tipo de veículo.

Comentários: apesar da proibição do uso de insulfilm no Chile, em todas nossas viagens que fizemos para lá não tivemos problemas (levem em consideração que o insulfilm que temos em nosso carro não é muito escuro). Mas lei é lei, o interessante é não usar para evitar contratempos com a polícia chilena.

 

USO DE VEÍCULOS ALUGADOS POR CIDADÃOS DO MERCOSUL EM OUTROS ESTADOS PARTE*:

Para circular em outro país do Mercosul com um veículo alugado no Brasil ou em outro estado parte*, o cidadão do Mercosul necessita da seguinte documentação:

• Carteira de Identidade (RG) ou passaporte;

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

• Documento que o qualifica como turista emitido pela autoridade migratória (tarjeta migratoria: cartão de migração recebido ao entrar no país);

• Autorização para Circulação no Mercosul (ACM): documento emitido pela empresa locadora de veículos, no qual constam os dados principais do contrato de locação do veículo, assim como os referentes a sua identificação e seguro. A vigência da ACM não poderá, em nenhum caso, superar os 90 dias contados a partir de sua emissão.

* Observação: os estados parte do Mercosul são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco. Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

ATENÇÃO AO VIAJAR DE CARRO A BOLÍVIA:

Todas as recomendações em relação a Bolívia contidas nesta seção são oriundas do Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Portanto tenha muita atenção ao viajar para este país com seu carro, pois são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.

Quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia, chamado de “SIVETUR”.

O seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.

Confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorização de circulação. O Consulado do Brasil tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.

Nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana possui um processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.

Esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado do Brasil não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.

Entrada na Bolívia pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra

O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz recebe com frequência cidadãos brasileiros que solicitam auxílio para a liberação de veículos com placa brasileira que entram em território boliviano pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra. Os carros são detidos com a alegação de que os veículos não tinham permissão para trafegar na Bolívia.

Os condutores que têm seus veículos brasileiros apreendidos sempre alegam que, ao entrar no território boliviano, não encontraram autoridades da Aduana Nacional de Bolivia na fronteira, as únicas habilitadas a emitir a respectiva permissão para o veículo. As únicas autoridades bolivianas aí presentes, da Dirección Nacional de Migraciones e da Policía Nacional, dizem que não há necessidade de tal documento e que os brasileiros podem circular livremente até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde devem solicitar no escritório da Aduana Nacional de Bolivia a permissão para trafegar por todos os território boliviano. Segundo os condutores brasileiros, os postos policiais do trajeto Puerto Suárez – Santa Cruz permitem a passagem do carro sem esse documento, desde que o condutor pague “certas taxas”. Informam que, em Santa Cruz, o problema poderá ser resolvido.

Ao chegar a Santa Cruz, o veículo é retidos sob a acusação de entrada ilegal no país, embora os condutores tenham sido informados do contrário.

A pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da Aduana Nacional de Bolivia é o perdimento do veículo, isto é, seu confisco, sem indenização pelo governo boliviano. A medida é prevista em lei, e o Consulado do Brasil não pode impedir que a Aduana aplique essa penalidade.

PROCEDIMENTO A ADOTAR:

O turista brasileiro pode trafegar com o seu veículo, sem necessidade da Declaración Jurada, até a cidade de San José de Chiquitos, a 365 km da fronteira.
Caso tenha a intenção de ir além daquela cidade, necessitará tomar as providências descritas a seguir no momento de cruzar a fronteira:

  • De posse do original e cópia da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros, deverá dirigir-se ao posto da Dirección Nacional de Migraciones, onde preencherá o formulário de entrada na Bolívia;
  • De posse do formulário, deverá dirigir-se ao posto da Aduana Nacional de Bolivia, munido dos originais e fotocópias da Carteira de Identidade ou passaporte brasileiros e do documento de propriedade do veículo. Será emitida a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo.

Todo o trâmite será de forma gratuíta.

IMPORTANTE! O VEÍCULO DEVERÁ SER DE PROPRIEDADE DO CONDUTOR.

Ao entrar no país, o condutor deverá solicitar na Aduana Nacional de Bolivia o documento Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado para Turismo. A emissão de autorização de ingresso de veículos turísticos no território boliviano é atribuição exclusiva da Aduana Nacional de Bolivia. A emissão de qualquer outra autorização, como a Orden de Traslado emitida pela Unidade Operativa de Trânsito de Puerto Suárez, não será tomada em conta como documento oficial de autorização de entrada na Bolívia. Essa situação ocasionará o confisco de veículos turísticos que descumpram a normativa.

Prazo curto para circulação no país
Os brasileiros que vão a Bolívia a turismo devem prestar atenção: nem sempre o prazo de permanência autorizado para o veículo é idêntico àquele do visto de entrada.
Em geral,  os prazos que autorização para circulação do veículo em território boliviano não ultrapassam 30 (trinta) dias.   É comum que as responsáveis pela Aduana boliviana apenas concedam autorizações com prazos de dez ou vinte dias.
Portanto, enquanto um turista brasileiro tem o direito de permanecer até 90 (noventa) dias em período de turismo no país,  podendo ser prorrogado,  o veículo poderá receber permissão para rodar no território boliviano por prazo muito menor.

Não deixe de contratar seguro-médico internacional

A contratação de seguro-saúde com cobertura adequada também constitui uma providência prioritária que recai sob a responsabilidade do brasileiro em viagem à Bolívia.

O Governo boliviano não oferece atendimento médico gratuito para os estrangeiros nos hospitais públicos. Nos casos de acidentes ou doenças, se você não contar com seguro médico válido na Bolívia, você deverá arcar com todos os gastos de internação, mesmo nos hospitais e clínicas públicas.

Os valores para a cobertura de consultas, medicação e procedimentos cirúrgicos são elevados. Portanto, não deixe de contratar um seguro médico internacional antes de sua viagem à Bolívia.

Bancos como “Banco do Brasil”, “Bradesco”, “Itaú”, ou seguradoras como “Porto Seguro”, entre outros, também oferecem a possibilidade de contratação de apólices de seguro específicas para um determinado período.

Custo diferenciado de combustível e dificuldade de abastecimento

Por experiência própria, gostaríamos de alertar aos viajantes que os veículos com placas estrangeiras tem grandes dificuldades para abastecer na Bolívia.

A legislação boliviana vigente prevê que os motoristas de automóveis com placas estrangeiras – como as do Brasil – paguem preços distintos para abastecer seus veículos: o custo do combustível, nesses casos, é o dobro.

A medida de cobrança de preços diferenciados para veículos estrangeiros não vem vem sendo obedecida por grande parte dos postos de gasolina, que simplesmente se recusam a abastecer carros com placas que não sejam bolivianas.

Dessa forma, os motoristas estrangeiros são obrigados a adquirir combustíveis de vendedores autônomos, à beira das estradas. A venda é feita em garrafas de refrigerantes ou galões, a preços bem mais elevados e sem o menor controle de qualidade.

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Carteira de motorista internacional

416 respostas para “Documentação e itens obrigatórios”

  1. Oswaldo e Norma disse:

    Queridos Alexandre e Rosângela.
    Acabamos de chegar da nossa “Viagem dos Sonhos” (17/06/2011).
    Saímos de Belo Horizonte dia 25de maio de 2011 e fomos até Viña Del Mar no Chile. No total percorremos 10.667 km.
    Infelizmente, uma das cidades que estavam em nosso roteiro foi tirada no último momento que era Bariloche. Realmente, fomos sobre a proteção de Deus e Ele não permitiu que chegássemos a Bariloche no dia 04/06/2011. Tínhamos uma visita agendada para a Vinícola Concha y Toro para o dia 03/06 e no dia 04/06 bem cedo, partiríamos para Pucon e daí para Bariloche. Só que a nossa visita foi cancelada e transferida para o dia 04/06 o que nos obrigou a ficar mais um dia em Santiago e nos livramos do vulcão chileno Puyehue.
    Mas, isso não influenciou a nossa animação, pois voltamos para Mendonza na Argentina e na véspera havia nevado a noite toda e vocês podem imaginar o que vimos nas Cordilheiras. Foi uma das coisas mais lindas que já pudemos presenciar. Daí, fomos a Buenos Aires e para o Brasil. No final coloco o roteiro inteiro.
    É importante lembrar que vocês foram os nossos maiores incentivadores, como vocês recebem muitas perguntas, talvez não se lembrem da gente, mas tiramos muitas dúvidas com vocês. Quanto ao restante, gostaria de poder publicar, mas não sei como, pois gravamos e fotografamos tudo.
    A viagem foi maravilhosa, não tivemos nenhum problema com nada, nem com a polícia, nem com os habitantes e muito menos com o carro. A única hora que fui parado pelos guardas da Argentina (Gendarmería Nacional Argentina), foi porque estava cortando outro carro na fixa contínua. Aí eles estavam cobertos de razão e tive que pagar uma multa de A$ 500
    Não sei se vou ser justo ou injusto, mas se um dia ouvir alguém falar mal de um argentino, posso até me calar. Mas, se falarem mal da Argentina terão que se retratar, pois foi o pais mais amistoso que conhecemos e tivemos muitas alegrias na Argentina inclusive com os policiais. Sem falar nos R$ 0,60 que pagávamos de pedágio para trafegar em autovias que davam inveja a nós brasileiros.
    Temos muitas outras curiosidades, mas não dá para escrever tudo aqui.
    O nosso roteiro foi:
    Belo Horizonte > Ribeirão Preto > Foz do Iguaçu > Chajari (AG) > Rio Quarto (AG) > Mendonza (AG) > Santiago (CH) > Viña Del Mar e Valparaiso (CH) > Santiago (CH) > Mendonza (AG) > Villa Maria (AG) > Buenos Aires (AG) > Buquebus > Colônia del Sacramento (UG) > Rivera (UG) e Santana do Livramento(RS) > Gramado (RS) > Cajati (PR) > Petrópolis (RJ) > Belo Horizonte(MG).
    Como faço para enviar algumas fotos para vocês?
    Abraços,
    Oswaldo e Norma.

    • arrsouza disse:

      Boa noite Oswaldo e Norma
      Perdoe-nos o atraso na resposta. Estávamos viajando pela Argentina.
      Lembramos de suas mensagens e de termos recebido a foto em Aracajú.
      Sempre ficamos muito contentes quando ajudamos a outras pessoas a realizarem suas próprias aventuras. Este é o objetivo de nosso blog.
      Com certeza o depoimento de vocês incentivará outros futuros viajantes.
      Estamos criando uma seção do site com depoimentos. Vamos encaminhar a mensagem a vocês.
      Podes nos enviar as fotos por email (viajardecarro@yahoo.com.br). Caso vocês postem no flickr ou outro site, nos informem o endereço.
      Um grande abraço, felicidades e uma vida cheia de aventuras.
      Alexandre e Rosângela

  2. Gil Gatti disse:

    Excelente o sites de voces.
    Estou planejando viajar ate Ushuaia em dez/2011, com meu carrinho de 16 anos de vida.
    Notei que pedem encosto de cabeça no banco taseiro, mas o mesmo nunca possuiu, sera que terei q instalar? É obrigatorio?
    Outro detalhe é o farol auxiliar amarelo. Necessita tambem?
    Se puderem ajudar aguardo
    Abraços

    • arrsouza disse:

      Boa noite Gil
      Agradecemos a visita.
      Não sabemos o que acontece neste caso. Sugerimos que mande um email para o consulado da Argentina no Brasil. Aqui no blog tem o endereço. Quando descobrir, volte aqui e nos conte para contribuirmos com outros viajantes.
      O farol auxiliar (farolete) tem que ser amarelo, caso exista. Se não tiver não tem problema. Se eles não forem amarelos você poderá tapá-los de alguma maneira (com saco plástico por exemplo).
      Abraços
      Alexandre e Rosângela
      Viajando de Carro – Liberdade para conhecer novos lugares

  3. Thiago Luis disse:

    Bom Dia Alexandre e Rosângela,
    Tenho algumas dúvidas ainda em relação ao comentário anterior, existe então algum seguro diferente para o chile, ou não existe nada?
    E em relação ao restante da documentação, quais documentos vcs acham que seriam os essênciais para a viagem.
    Muito Obrigado pela atenção.
    Abraços,
    Thiago.

    • arrsouza disse:

      Boa noite Thiago
      Não existe seguro obrigatório para o Chile. Você deve fazer uma extensão do seu seguro no Brasil para incluir o Chile, pois o Chile não faz parte do Mercosul. Mas isto você faz se quiser.

      A PID não é um seguro, e sim a tradução de sua carteira de motorista. Ela é obrigatória no Chile, apesar de dificilmente ser solicitada.

      Todos os itens da tabela acima que são marcados como obrigatório são essenciais. Lei é lei.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela
      Viajando de Carro – Liberdade para conhecer novos lugares

  4. Thiago Luis disse:

    Boa Tarde, Gostaria de parabenizar a organização do site, realmente muito boa.
    Estou planejando uma viagem no final desse ano, passando pelo uruguai, argentina e chile, gostaria de saber se a permissão internacional para dirigir realmente é necessária, pois estive lendo que o documento seguro carta verde já o suficiente. Isso realmente confere?
    Obrigado.
    Thiago.

    • arrsouza disse:

      Boa noite Thiago
      Agradecemos sua visita.
      A carta verde é um seguro e vale apenas para o Mercosul (Chile não faz parte).
      A PID somente é necessária fora do Mercosul (no seu caso o Chile). Não conhecemos nenhum relato em que a PID tenha sido solicitada. Mas mesmo assim ela é recomendada pelos consulados do Chile.

      PS.: Você pode receber as novidades do site por email. Visite:
      http://viajandodecarro.wordpress.com/contato/novidades-do-site/

      Abraços

      Alexandre e Rosângela
      Viajando de Carro – Liberdade para conhecer novos lugares

  5. Rafael Netto disse:

    Acabei de fazer uma viagem do Rio a Buenos Aires via Uruguai seguindo dicas deste blog. Não tive problemas para adiquirir a Carta Verde com a corretora do seguro (Sul América) e paguei o valor que está indicado aqui nesta página.

    (A propósito, a pergunta que eu tinha feito anteriormente não era sobre a foto do alto da página, e sim sobre a tabela de preços do carta verde, de onde vocês tiraram ela)

    Fomos equipados com o seguro, segundo triângulo e cambão (o vendedor da loja aqui no Rio disse que na Argentina não estão aceitando apenas cabo de reboque). Mas nenhum desses itens foi verificado em nenhum momento. Na entrada do Uruguay por Chuy nem viram o carro. Chegando a Buenos Aires pelo Buquebus apenas conferiram os documentos. No retorno ao Uruguai em Colonia deram uma olhada rápida na bagagem sem abrir nada, e no Brasil (Jaguarão) não fomos parados pela polícia, aliás estava muito movimento na ponte por causa do feriadão de Páscoa.

    Em Chuí as aduanas bloqueiam a estrada e é obrigatório passar por dentro delas, o mesmo em Rio Branco (fronteira com Jaguarão). Mas em Jaguarão a aduana fica na própria ponte, e o posto da Polícia Federal fica em outro lugar dentro da cidade.

    Brasileiros não precisam parar na aduana brasileira, mas outros estrangeiros (meu pai é português) precisam passar pela PF.

    Um problema em potencial é que ao entrar no Uruguai por Chuy não nos foi dado nenhum cartão de entrada (o oficial disse que apenas o carimbo do passaporte era suficiente) mas na saída por Río Branco foi pedido o cartão, que foi dado no Buquebus. Não sei o que aconteceria se tivéssemos ido apenas ao Uruguai.

  6. marta regina celestino disse:

    Olá,pretendo ir dia 01 de julho para o ururguai,e depois pegar aqueles barcos bonitos, que ñão sei o nome até argentina,porém,quero levar minha sobrinha de 16 anos em minha companhia ,de meu marido e de meus filhos (20 e 16 anos).Vou precisar de autorização dos pais dela,que tipo de documentação será necessário além do RG,iremos que estar vacinados contra febre amarela,onde posso me vacinar e onde posso estar fazendo a autorização de minha sobrinha.A mãe de minha sobrinha é separada de meu irmão (pai sobrinha) e tem a guarda dela,é necessa´rio a ssinatura dos dois,mesmo assim.Aguardo resposta breve,para estar agilizando tudo isso,e poder levá-la para sua primeira viagem dde avião.Obrigada.

    • arrsouza disse:

      Olá Marta
      No texto acima está explicado em detalhes toda a documentação necessária.
      Você precisará de autorização do pai e da mãe de sua sobrinha.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  7. Rafael Netto disse:

    Parabéns e obrigado pelas dicas!

    Tenho dúvida quanto ao Carta Verde, li indicações que ele poderia ser contratado no Banco do Brasil das cidades fronteiriças, mas prevejo que isto seja demorado (atrasando a viagem) ou caro demais. O site do BB não fala nada. Eu entendi que vocês contrataram antes da viagem.

    Essa imagem que vocês puseram no blog, foi tirada de onde?

    • Luis Carlos disse:

      Boa Noite

      Excelente suas dicas.

      Quanto a Carta Verde , pretendo viajar a Argentina,Chile e Uruguai por mais de 30 dias (50 ao todo), a Carta Verde abrangera os 50 dias ? Qual podera ser o valor?

      Abraços Luis e Márcia

      • arrsouza disse:

        Olá Luis e Márcia
        Não sabemos informar os demais prazos da carta verde, mas com certeza você poderá contratar por mais de 30 dias.
        Abraços
        Alexandre e Rosângela

    • arrsouza disse:

      Olá Rafael
      Sugerimos que você faça a carta verde antes da viagem, evitando atrasos na viagem e perda de tempo.
      A foto foi tirada próximo a San Martin de Los Andes (Argentina), na ruta dos 7 lagos.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  8. Luiza disse:

    Boa noite!
    Preciso da ajuda de vocês!
    Pretendo ir no mês de Abril para o Uruguai, via Chuí.
    Meu carro é financiado, mas não é leasing.
    A documentação está no meu nome, mas com a observação “alienação fiduciária” ao Banco GMAC no campo observações.
    O consulado diz que preciso da autorização da financeira.
    Li os comentários de vocês e entendi que, no meu caso, que não é leasing, não preciso dessa autorização.
    Confere? Ou estou enganada?
    Confesso que estou bem confusa. Além do mais, o banco cobra R$ 350,00 pelo documento e o consulado uruguaio R$ 69,00.
    Agradeço o retorno.
    Abraço,
    Luiza

    • arrsouza disse:

      Boa noite Luiza
      Nós consultamos o consulado uruguaio há pouco tempo atrás e eles nos informaram que precisa da autorização autenticada em cartório e legalizada no consulado no caso de financiamento por leasing, cdc e consórcio ou carro de terceiro.
      A Argentina disse que somente no caso de leasing.
      O Chile não respondeu.
      Creio que dificilmente vc terá problemas caso o documento esteja no seu nome e somente o nome do financiador no campo observações. Mas sabe como é, vai depender da “intenção” do guarda que lhe abordar. Quando eles estão querendo $, inventam qualquer coisa.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  9. Carlos Melgaço disse:

    Olá.
    Irei para Argentina no inicio de abril e estou em duvida quanto retirar ou nào um transbike de teto. Este transbike é acoplado a um suporte não original de fabrica. Você saberia me informar se é permitido ou não?

    • arrsouza disse:

      Boa tarde Carlos
      Se o suporte das bicicletas fossem daqueles de colocar atrás do carro você terá problemas, pois não pode ter nada que ultrapasse os pára-choques.
      Como é de teto creio que eles tratem de modo similar a racks e bagageiros de teto, os quais você pode usar sem problemas.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  10. ANDRE KANNENBERG disse:

    Estou indo viajar em Julho/2011, mas tenho uma dúvida e se puderem me ajudar, agradeço.

    Meu carro está em nome de minha empresa, na qual eu e minha esposa somos os sócios e nós dois vamos viajar com o carro.
    Qual o precedimento em termos de documentação, ou autorização nestes casos.

    Agradeço se puderem me auxiliar

    André Kannenberg

    • arrsouza disse:

      Olá André
      Agradecemos a visita ao Blog.
      Você terá que fazer a autorização como se o carro fosse de um terceiro, para o Chile precisarão da autorização legalizada no consulado. Como irão passar pela Argentina precisarão da legalização do documento em Brasília.

      Abraços

      Alexandre e Rosângela

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