Documentação e itens obrigatórios
Esta seção tem como objetivo prestar um auxílio a todos que estejam pesquisando sobre os requisitos necessários para realizar sua própria viagem de carro pelos países da América do Sul. Lembre-se que, muitas vezes, estas exigências variam de acordo com a intenção, boa ou não, e interpretação dos policiais e agentes de fiscalização. Estamos sempre pesquisando e atualizando estas informações, conforme mudanças na legislação e experiência prática durante as viagens.
As tabelas a seguir apresentam de forma resumida toda a documentação e itens exigidos e recomendados, para o carro e passageiros, em uma viagem para o Uruguai (URY), Argentina (ARG), Chile (CHL), Paraguai (PRY), Bolívia (BOL) e Peru (PER). Há um link para cada um destes itens, onde os mesmos são explicados em detalhes.
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Obrigatório |
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Item |
País |
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Cinto de segurança (item já obrigatório no Brasil) |
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Extintor de incêndio (apesar de não ser mais exigido no Brasil, seu porte é obrigatório nos demais países) |
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Cadeirinhas e assento de elevação para crianças, conforme a idade (item já obrigatório no Brasil) |
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Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo CRLV (documento de porte obrigatório no Brasil) |
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Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no Ministério das Relações Exteriores – MRE/Itamaraty) – caso o carro seja de empresa, emprestado ou financiado por leasing |
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Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no consulado chileno e uruguaio) – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC |
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X |
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Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional: declaração consular da Embaixada do Peru – caso o carro seja de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC |
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Cadenas – correntes para as rodas (caso for trafegar em pistas com neve) |
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Faróis baixos acesos (rodovias e dentro de cidades) |
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Adesivos reflexivos: faixa vermelha e de velocidade máxima (veículos de médio e grande porte) |
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Apoios de cabeças em todos os bancos onde houver ocupantes |
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Carteira Nacional de Habilitação (CNH) |
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Nota fiscal de bens importados comprados legalmente no Brasil |
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Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA) |
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Pase Diario Único (PDU) – cobrança automatizada de pedágios nas autopistas de Santiago/Chile |
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Seguro Carta Verde – Seguro obrigatório para veículos que circulem no Mercosul |
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SOAPEX – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Chile |
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SOAT – Seguro obrigatório para veículos de placa estrangeira que circulem no Peru |
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Recomendado |
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Item |
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ARG |
CHL |
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PER |
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Requisitos que são apenas lendas: lençol branco (mortalha/saco plástico), fósforos, 2 rodas reservas |
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Legenda:
X Item obrigatório
– Item não obrigatório
? – Não sabemos informar
Importante: todos os documentos devem ser originais.
DESNECESSÁRIO:
Lençol branco (mortalha/saco plástico), fósforos, 2 rodas reserva
Existe uma lenda em relação a exigência destes itens na Argentina. A verdade é que eles não são obrigatórios. O que acontece é que a alguns policiais argentinos corruptos inventam exigências absurdas como estas para obter propina. Click aqui obter mais informações sobre a corrupção da polícia argentina.
ARGENTINA – ACESSÓRIOS PROIBIDOS NO CARRO:
Na Argentina é proibido o uso de acessórios não-originais no carro, como o engate para reboque (sem reboque, é claro) e quebra-mato (ou mata-cachorro: grade de proteção dianteira, comum em pick-ups).
Os faróis auxiliares devem ser AMARELOS (ou estarem cobertos por um plástico ou similar).
Contribuição de Ismael Matos Meira:
Sobre o quebra-mato, guincho e engate, a proibição está na legislação de trânsito argentina, artigo 48, inciso “Y”, lei 24.449/1994:
“y) Circular com veículos que têm proteções dianteiras e/ou traseiras, engates sobressalentes ou qualquer outro elemento que, excedendo os limites dos pára-choques ou laterais da carroceria, podem ser potencialmente perigosos para outros usuários de vias públicas.”
Ou seja, como o quebra-mato, guincho e o engate excedem o pára-choque do veículo, você poderá ser multado por esta irregularidade.
No Chile, segundo sua lei de trânsito, é proibido o uso de insulfilm em qualquer tipo de veículo.
Comentários: apesar da proibição do uso de insulfilm no Chile, em todas nossas viagens que fizemos para lá não tivemos problemas (levem em consideração que o insulfilm que temos em nosso carro não é muito escuro). Mas lei é lei, o interessante é não usar para evitar contratempos com a polícia chilena.
USO DE VEÍCULOS ALUGADOS POR CIDADÃOS DO MERCOSUL EM OUTROS ESTADOS PARTE*:
Para circular em outro país do Mercosul com um veículo alugado no Brasil ou em outro estado parte*, o cidadão do Mercosul necessita da seguinte documentação:
• Carteira de Identidade (RG) ou passaporte;
• Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
• Documento que o qualifica como turista emitido pela autoridade migratória (tarjeta migratoria: cartão de migração recebido ao entrar no país);
• Autorização para Circulação no Mercosul (ACM): documento emitido pela empresa locadora de veículos, no qual constam os dados principais do contrato de locação do veículo, assim como os referentes a sua identificação e seguro. A vigência da ACM não poderá, em nenhum caso, superar os 90 dias contados a partir de sua emissão.
* Observação: os estados parte do Mercosul são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco. Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.
ATENÇÃO AO VIAJAR DE CARRO A BOLÍVIA:
Todas as recomendações em relação a Bolívia contidas nesta seção são oriundas do Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Portanto tenha muita atenção ao viajar para este país com seu carro, pois são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.
Quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia, chamado de “SIVETUR”.
O seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.
Confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorização de circulação. O Consulado do Brasil tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.
Nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana possui um processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.
Esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado do Brasil não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.
Entrada na Bolívia pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra
O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz recebe com frequência cidadãos brasileiros que solicitam auxílio para a liberação de veículos com placa brasileira que entram em território boliviano pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra. Os carros são detidos com a alegação de que os veículos não tinham permissão para trafegar na Bolívia.
Os condutores que têm seus veículos brasileiros apreendidos sempre alegam que, ao entrar no território boliviano, não encontraram autoridades da Aduana Nacional de Bolivia na fronteira, as únicas habilitadas a emitir a respectiva permissão para o veículo. As únicas autoridades bolivianas aí presentes, da Dirección Nacional de Migraciones e da Policía Nacional, dizem que não há necessidade de tal documento e que os brasileiros podem circular livremente até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde devem solicitar no escritório da Aduana Nacional de Bolivia a permissão para trafegar por todos os território boliviano. Segundo os condutores brasileiros, os postos policiais do trajeto Puerto Suárez – Santa Cruz permitem a passagem do carro sem esse documento, desde que o condutor pague “certas taxas”. Informam que, em Santa Cruz, o problema poderá ser resolvido.
Ao chegar a Santa Cruz, o veículo é retidos sob a acusação de entrada ilegal no país, embora os condutores tenham sido informados do contrário.
A pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da Aduana Nacional de Bolivia é o perdimento do veículo, isto é, seu confisco, sem indenização pelo governo boliviano. A medida é prevista em lei, e o Consulado do Brasil não pode impedir que a Aduana aplique essa penalidade.
PROCEDIMENTO A ADOTAR:
O turista brasileiro pode trafegar com o seu veículo, sem necessidade da Declaración Jurada, até a cidade de San José de Chiquitos, a 365 km da fronteira.
Caso tenha a intenção de ir além daquela cidade, necessitará tomar as providências descritas a seguir no momento de cruzar a fronteira:
- De posse do original e cópia da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros, deverá dirigir-se ao posto da Dirección Nacional de Migraciones, onde preencherá o formulário de entrada na Bolívia;
- De posse do formulário, deverá dirigir-se ao posto da Aduana Nacional de Bolivia, munido dos originais e fotocópias da Carteira de Identidade ou passaporte brasileiros e do documento de propriedade do veículo. Será emitida a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo.
Todo o trâmite será de forma gratuíta.
IMPORTANTE! O VEÍCULO DEVERÁ SER DE PROPRIEDADE DO CONDUTOR.
Ao entrar no país, o condutor deverá solicitar na Aduana Nacional de Bolivia o documento Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado para Turismo. A emissão de autorização de ingresso de veículos turísticos no território boliviano é atribuição exclusiva da Aduana Nacional de Bolivia. A emissão de qualquer outra autorização, como a Orden de Traslado emitida pela Unidade Operativa de Trânsito de Puerto Suárez, não será tomada em conta como documento oficial de autorização de entrada na Bolívia. Essa situação ocasionará o confisco de veículos turísticos que descumpram a normativa.
Não deixe de contratar seguro-médico internacional
A contratação de seguro-saúde com cobertura adequada também constitui uma providência prioritária que recai sob a responsabilidade do brasileiro em viagem à Bolívia.
O Governo boliviano não oferece atendimento médico gratuito para os estrangeiros nos hospitais públicos. Nos casos de acidentes ou doenças, se você não contar com seguro médico válido na Bolívia, você deverá arcar com todos os gastos de internação, mesmo nos hospitais e clínicas públicas.
Os valores para a cobertura de consultas, medicação e procedimentos cirúrgicos são elevados. Portanto, não deixe de contratar um seguro médico internacional antes de sua viagem à Bolívia.
Bancos como “Banco do Brasil”, “Bradesco”, “Itaú”, ou seguradoras como “Porto Seguro”, entre outros, também oferecem a possibilidade de contratação de apólices de seguro específicas para um determinado período.
Custo diferenciado de combustível e dificuldade de abastecimento
Por experiência própria, gostaríamos de alertar aos viajantes que os veículos com placas estrangeiras tem grandes dificuldades para abastecer na Bolívia.
A legislação boliviana vigente prevê que os motoristas de automóveis com placas estrangeiras – como as do Brasil – paguem preços distintos para abastecer seus veículos: o custo do combustível, nesses casos, é o dobro.
A medida de cobrança de preços diferenciados para veículos estrangeiros não vem vem sendo obedecida por grande parte dos postos de gasolina, que simplesmente se recusam a abastecer carros com placas que não sejam bolivianas.
Dessa forma, os motoristas estrangeiros são obrigados a adquirir combustíveis de vendedores autônomos, à beira das estradas. A venda é feita em garrafas de refrigerantes ou galões, a preços bem mais elevados e sem o menor controle de qualidade.
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Carteira de motorista internacional






Estamos indo para o Atacama em Dez/14 e suas dicas são otimas. Vamos numa expedição(6 carros) e estou repassando as informações do seu sitre aos outros amigos. Parabens pelo site.
Jacob
Olá!
Parabéns pelo blog!
Tem sido muito útil em minhas pesquisas, obrigada!
Estamos organizando uma viagem Acre,Peru,Chile,Argentina,Uruguaiana.
Estou com dúvidas no trecho entre São Pedro de Atacama Até a Argentina Paso de Jama.
A travessia do deserto está me deixando um pouco apreensiva,
quanto a locais para abastecer e dormir entre São Pedro de Atacama e Corrientes.
Não estou conseguindo muita informação sobre este trecho.
Obrigada!
Viajarei para lá na próxima semana, graças ao que li aqui, que nos encorajou bastante. Além das dicas daqui, achei esse blog http://atacamadecarro.wordpress.com que fala sobre a travessia, que parece ser tranquila. O google Maps faz um contorno estranho, mas o GPS mostra o roteiro certo. No site da YPF e Copel tem o mapa virtual dos postos.
Alexandre, boa tarde!
Tenho planos de executar uma viagem em Jan/Fev 15 com esposa e filha (11 anos). Precisamos da vacina contra febre amarela? Tenho um Sandero, com engate para reboque e faroletes originais. Algum problema? Minha ideia e entrar por Uruguaiana, atravessar para o Chile, ir ao Peru e regressar pela Transoceanica. Conhece? Sugestão de paradas e pontos a serem visitados?
Sou de Caxias do Sul.
Parabéns pelo blog, excelente!
Olá José
Todas as dicas sobre vacinação sobre febre amarela estão neste post, logo ali em cima, no item: “”Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA).
Em relação aos faroletes originais você não deverá ter problemas. O engate tem que ser do tipo removível.
Ainda não fomos até o Peru. Mas sugerimos você seguir parte de nosso roteiro abaixo:
http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/nosso-roteiro/
Desejamos a vocês uma ótima viagem.
Agradecemos sua visita ao blog.
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela
Amigo viajante Alexandre,
Pretendo partir em viagem de Rio Verde – GO dia 15/09/2014 para a América do Sul, de carro (ix35) em companhia de minha esposa e um casal de amigos, entrando pelo Chuy e passando pelo Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, com duração de aproximadamente 30 dias. Faremos paradas em Punta Del Este, Montevidéu, Buenos Aires, Mendonza, Santiago, La Serena, Antofagasta, San Pedro de Atacama, Salta, Corrientes, Assunção e Foz do Iguaçu.
Quero saber se há risco de termos problemas com o clima (frio extremo e neve) viajando na segunda quinzena de setembro????
Olá Airton
Em setembro ainda há uma boa possibilidade de pegar neve, principalmente na travessia dos pasos. Compre as cadenas quando chegar em uma cidade Argentina próxima as cordilheiras.
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela
Boa noite Airton Vieira da Silva, vocês fizeram a viagem? já retornaram? Sou de Rio Verde e estou planejando uma viagem com os mesmos destinos para julho/2015, gostaria de trocar informações com você sobre a viagem.
Meu e-mail é alersonheinzen@hotmail.com e meu celular é (64) 9900-9936.
um abraço e aguardo contato.
Alerson Heinzen
[…] informações foram retiradas do Viajando de Carro. Lá também tem informações sobre ítens obrigatórios para Chile e Uruguay. Eles também fizeram um post bem interessante […]
Tem que fazer o seguro verde, os documentos vc encontra aqui, nada é tão exigente. No Uruguay vc tem que ir a Colonia del Sacramento, na Argentina, eu passei por Buenos Aires, mas não fiquei encantada pois é cidade grande como o RJ, fui para umas cidades mais distantes, como Bahia Blanca, Saladillo, porque fui até a Patagônia em San Martín de los Andes, em Buenos Aires vale a pena ir até San Isidro no final de semana para conhecer a feira de antiguidades na estação de Barrancas ( estação de trem ) tem muita coisa legal e barata.
Olá
Agradecemos sua visita ao blog.
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela
Meu automóvel tem as luzes de pisca amarelas protegidas por farol plástico branco. Isto está dentro da regra argentina?
Olá Guilherme
Não sabemos exatamente a regra para este caso, mas não nos preocuparíamos muito com este detalhe.
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela
Prezado Alexandre, não encontrei na Internet nada que se iguale aos seus relatos de viagens. Sou de Brasília-DF e faço parte de um Grupo denominado GAVIÕES DO PLANALTO que reúne proprietários de Motorhomes e Traillers no Distrito Federal. Suas informações são fidedignas, verdadeiras e nem de longe se igualam às baboseiras e mentiras que são narradas por viajantes sem credibilidade ou por mochileiros desinformados (não tenho nada contra os pobres mochileiros mas combato a desinformação e as mentiras que são contadas na rede). Vou gastar algumas horas dos meus fins de semana para esmiuçar seu site principalmente porque pretendo fazer uma viagem de férias a Antofagasta e sua experiência na viagem que fez para lá foi muito boa. Preciosas, portanto, suas dicas (verdadeiras sobretudo), além de muito esclarecedoras. Um grande abraço desde Brasilia-DF a você e à sua bela família.
Olá Ezequiel
Agradecemos sua visita ao blog e os elogios. Ficamos felizes em poder contribuir com sua aventura!
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela
Legal, parabéns pelo blog. Muito interessante este post!
Olá
Agradecemos sua visita ao blog.
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela
Olá, sabem informar se a PID é individual?
Olá Letícia
Sim, a PID é individual.
Um abraço
Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela