, ,

Dicas de como fazer um Diário de Viagem para as crianças

Desde que colocamos o blog no ar, em 2009, sempre divulgamos as nossas viagens por meio de diários. Para este registro utilizamos um pequeno caderno para anotações rápidas e o notebook, onde falamos sobre o nosso dia a dia durante as viagens, relatando os acontecimentos mais relevantes.

Na última viagem que realizamos, no início de 2015, resolvemos criar um diário de viagem para o Felipe ser incentivado a relatar as suas aventuras, percepções, curiosidades além de anexar algumas lembranças (folders, ingressos, etc) e fotos para ilustrar os momentos vividos.

IMG_6521

O Felipe não sabe escrever e, para isso, teve a ajuda da mamãe para as anotações. Registramos de forma bem simples e sucinta como foi o dia a dia da viagem. De uma forma geral, estamos relatando as informações mais importantes, algumas falas espontâneas do Felipe sobre a viagem, as suas percepções, o que ele gostou ou não, entre outras informações pertinentes para o registro. Para ilustrar o texto utilizamos alguns folders, ingressos, cartões e fotos do nosso acervo pessoal. Para anexar estas lembranças, utilizamos cola e clips, além de envelopes que colamos na parte interna da capa e sobrecapa para guardar mais algumas pequenas lembranças das viagens.

IMG_6548IMG_6534

IMG_6546

No entanto, na utilização do diário dá para usar a criatividade e estimular as crianças menores a desenhar e colar adesivos, por exemplo. As maiores também podem ser incentivadas a escrever pequenos textos.

Para não deixar as viagens anteriores de fora deixamos um espaço para registrá-las, não em forma de diário, mas de uma forma em geral relatando quando foi realizada, os países e principais locais visitados, como o Felipe se comportou durante a viagem, entre outras informações. Resolvemos fazer deste modo para ficar o registro e recordação de todas as suas maiores aventuras pela América do Sul e quem sabe outros continentes futuramente.

Para a elaboração do Diário de Viagem do Felipe contamos com a colaboração e apoio da Fotoregistro que nos forneceu os diários como cortesia. Desta forma criamos um caderno para o registro das viagens do nosso pequeno de forma personalizada e com a cara dele.

Para isso, no próprio site da Fotoregistro, fizemos a diagramação do diário de forma totalmente personalizada. O fotopresente utilizado foi um caderno colegial com 100 páginas. Para a nossa diagramação utilizamos o modelo em branco, que permite uma maior personalização. Para a ilustração utilizamos as nossas fotos e os próprios componentes disponibilizados pelo site (fundos, enfeites, bordas, etc ). No entanto, é possível utilizar outros elementos, bastando enviá-los para a pasta minhas fotos e inserí-los no projeto. Para quem não quiser diagramar, o site fornece templates sobre várias temáticas, bastando apenas inserir a foto para o fotopresente ficar personalizado.

 

IMG_6542 IMG_6540

Mas é claro que não esquecemos da nossa pequena viajante Isabela, que também ganhou o seu diário para o registro de suas aventuras e viagens. Ela ainda é muito novinha, na nossa última viagem estava com 1 ano e 3 meses  e, desta forma, as viagens ainda não significam muito para ela. Mas quando crescer mais um pouquinho já poderá interagir e se expressar mais a respeito das suas vivências. Mesmo assim, a mamãe já está fazendo alguns registros. O Diário de Viagens da Isabela está prontinho para ela expressar a sua opinião em relação as viagens futuras que ela realizará quando estiver mais crescidinha.

IMG_6529

IMG_6533 IMG_6532

Como já costumamos registrar as nossas viagens por meio de diários, acreditamos ser muito bacana incentivar os nossos pequenos viajantes a fazerem o mesmo. Com certeza, estes registros serão uma recordação muito especial futuramente.

O Felipe a partir do 3 anos começou a interagir e ser mais participativo durante as viagens, desde o seu planejamento. Não sabemos o que ele vai lembrar destes momentos no futuro, mas acreditamos que certamente lembrará de algo devido a intensidade dos momento vividos. De qualquer forma, as fotos e os diários de viagem servirão como ferramentas para auxiliar na recordação tanto do Felipe quanto da Isabela.

IMG_6535IMG_6544

Além de uma bela recordação os diários também servem como um incentivo a mais para a criança curtir a viagem e, no retorno, mostrar para os amigos e familiares os passeios realizados.

A Fotoregistro nos enviou também um calendário de parede no tamanho extra-grande (42 x 29,7cm). Assim como os diários, nós fizemos a diagramação do calendário de forma totalmente personalizada diretamente no site da Fotoregistro.

IMG_6550

Escolhemos algumas de nossas fotos preferidas para ilustrar o calendário, que também serve como um incentivo para contar os dias que faltam para a próxima viagem, não somente para as crianças, mas também para os adultos!

IMG_6554 IMG_6551 IMG_6555

Na nossa opinião uma característica muito legal do calendário, além do seu tamanho, é o fato de poder personalizar cada um dos dias do ano. Desta forma, datas especiais como aniversário de familiares, datas comemorativas (Dia da Criança, Páscoa, Natal, etc) podem ser personalizadas não somente com texto, mas também com fotos. Nem precisamos dizer que as crianças adoraram poder acompanhar e visualizar com mais facilidade a próxima data comemorativa.

IMG_6553 IMG_6552

Além disso, no mês do aniversário das crianças colocamos a foto delas viajando como destaque do mês. Ficou muito bacana e elas adoraram!

IMG_6564 IMG_6565

Este calendário também está disponível em tamanho grande (29,7 x 21cm).

Fotoregistro também faz a impressão de fotos, fotolivros, decoração e outros fotopresentes, que também são ótimas formas de utilizar como recordações personalizadas das viagens.

* Os diários de viagem e o calendário de parede foram uma cortesia da Fotoregistro.

Encontre o Viajando de Carro nas redes sociais:

Curta a Fanpage do Viajando de Carro no Facebook e acompanhe as notícias sobre todas as viagens que realizamos de carro.

Nos siga no Instagram @blogviajandodecarro e curta as fotografias que tiramos durante as nossas viagens.

Veja as nossas fotografias no Flickr.

Nos acompanhe no Twiter: @viajedecarro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *