Dia 04 (25/12/14) – Maimará/Argentina –> Humahuaca/Argentina

Hoje foi o dia do Natal! Trouxemos os presentes das crianças e touquinhas do Papai Noel na bagagem para comemorar a festa com as crianças de forma simples e simbólica para não deixar passar em branco. O Felipe comentou que o Papai Noel não ia encontrá-lo, pois estávamos viajando. Mas, explicamos para ele que havíamos avisado para o “velhinho” sobre a viagem e que ele iria encontrá-lo para entregar o seu presentinho. Ele ficou muito surpreso e gostou muito do presente que ganhou!

Em Maimará nos hospedamos na pousada La Estancia um local que consideramos muito bom. Ambiente rústico e muito acolhedor. Fomos muito bem recebidos pela senhora encarregada do local que fez de tudo para atender a todas as nossas necessidades da melhor forma possível. Veja mais informações sobre esta hospedagem clicando aqui.

DSC_8506

É Natal!

DSC_8508

Pousada La Estancia

DSC_8525

Estacionamento da Pousada La Estancia

DSC_8518

Vista da pousada

DSC_8521

Curtindo a paisagem!

DSC_8528

Pousada La Estancia

O dia foi reservado para fazermos passeios pela Quebrada de Humahuaca, Cuesta de Lipán e Salinas Grandes. Nosso roteiro foi: Maimará->(RN9)->(RN52)->Purmamarca->Custa del Lipan->Salinas Grandes->[voltar]->Purmamarca->(RN9)->Maimará->Tilcara->Humahuaca. Percorremos 229km neste dia.

O roteiro de hoje faz parte de nosso processo de aclimatação à altitude. Em Maimará a altitude é de 2390m. Nos próximos dias ainda estaremos em nosso esquema de aclimatação, passando pelas cidades de Humahuaca/ARG – altitude: 3012m, Villazón/BOL – altitude: 3407m, Potosí/BOL – altitude: 3967m e La Paz/BOL – altitude: 3640m.

Após tomarmos o nosso café da manhã fomos até Purmamarca para dar uma volta pela cidade e aproveitarmos para almoçar.

DSC_8541

Pórtico de Maimará

DSC_8526

Ruas de Maimará

DSC_8532

Praça de Maimará

DSC_8543

Morro de Siete Colores em Purmamarca

DSC_8546

Purmamarca

Depois fomos até a Cuesta de Lipán, localizada na ruta 52, a qual faz parte do caminho para quem tem como destino o Deserto do Atacama no Chile. Nós já passamos nesta ruta quando fomos para o Atacama em 2009 (clique aqui). Veja mais sobre esta viagem aqui.

Fomo a Cuesta de Lipán para ir adaptando nosso organismo as grandes altitudes. Nada melhor do que unir o útil ao agradável e retornar a este local que é show. Paramos em vários locais para fotografar incluindo o ponto mais alto chamado Abra de Potrerillos (4170m).

Depois resolvemos dar uma esticada até as Salinas Grandes (3450m de altitude), que fica em torno de 23Km de distância da Cuesta de Lipán. As salinas é outro local que já visitamos previamente, mas que vale a pena retornar. Além disso, o Felipe ficou muito interessado em conhecer o local. Desta vez as salinas não estavam alagadas como em nossa visita anterior, mas mesmo assim é um local muito bonito e propicia lindas fotos. Para quem tem tempo e criatividade, o salar é uma ótima oportunidade pata tirar fotos com alguns efeitos bem legais.

O dia estava muito quente e o sol muito forte e, por este motivo, não quisemos ficar muito tempo por lá. Tiramos algumas fotos rapidamente das crianças e seguimos viagem retornando pelas rutas 52 e 9 até Humahuaca, onde iríamos pernoitar.

DCIM100GOPRO

Cuesta de Lipán

DSC_8558

Cuesta de Lipán

DSC_8547

Cuesta de Lipán

DSC_8585

Abra de Potrerillos

DSC_8589

Abra de Potrerillos

DSC_8594

Ruta 52 com Salinas Grandes ao fundo

DSC_8616

Salinas Grandes

DSC_8596

Ruta 52 – Salinas Grandes

DSC_8628

Salinas Grandes

DSC_8639

Família nas Salinas

DSC_8670

Salinas Grandes

Chegando em Humahuaca fomos procurar pelo hostel que havíamos reservado previamente pelo site do Booking. Tínhamos o endereço, mas não tínhamos as coordenadas do mesmo no GPS. Após perguntar a algumas pessoas descobrimos onde ficava. Próximo do El Sol Hostel de Humahuaca haviam placas indicando o caminho do mesmo. O nosso quarto era com banheiro privativo. O hostel possui área de uso coletivo, como uma cozinha equipada e um salão, o qual também é utilizado para o café da manhã. Há estacionamento no local, porém cabe somente dois carros. O nosso carro ficou na rua, mas a região é segura. Além disso, o carro ficou estacionado bem em frente a janela do nosso quarto. O hostel tem wi-fi porém, não é acessível dos quartos porque o sinal é muito fraco. É servido café da manhã com suco natural, leite, café, chá, pão, torradinhas, broas, doce de leite e manteiga.

Após tomarmos banho, aproveitamos para utilizar a cozinha do hostel e fazer o jantar.

Nosso plano de aclimatação está funcionando muito bem. Até agora as crianças não apresentaram nenhum comportamento diferente que indicasse que estavam com dificuldades devido à altitude. Eu (Alexandre) e a Rosângela estamos sentimos uma maior dificuldade aqui em Humahuaca (3012m). A Rosângela apresentou um pouco de taquicardia, tonturas e dor de cabeça. Eu tive um pouco de dor de cabeça e tonturas. Mas os sintomas não foram muito fortes e conseguimos superá-los sem maiores dificuldades. Não chegamos nem a tomar o famoso chá de coca para ajudar no processo de aclimatação. A Rosângela tomou Paracetamol algumas vezes para amenizar as dores de cabeça.

 

Procurando onde se hospedar em Humahuaca? Clique no logo abaixo e efetue a sua reserva!

 

 

Tem interesse em efetuar uma reserva? Antes de reservar a sua hospedagem utilize os links do Booking do nosso blog ou fanpage e colabore conosco! Não há nenhum acréscimo de valor e nós ganhamos uma pequena comissão por cada reserva efetuada que irá auxiliar na manutenção do nosso blog.

 

Encontre o Viajando de Carro nas redes sociais.

Curta a Fanpage do Viajando de Carro no Facebook e acompanhe as notícias sobre todas as viagens que realizamos de carro.

Nos siga no Instagram @blogviajandodecarro e curta as fotografias que tiramos durante as nossas viagens.

Veja as nossas fotografias no Flickr.

Nos acompanhe no Twiter: @viajedecarro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *