,

[Aventura de Outros Viajantes] Viagem de carro até San Pedro do Atacama realizada por Diego Almeida e Janaina

Dando continuidade a nossa seção de posts com o relato de outros viajantes hoje vamos apresentar a viagem do Diego e da Janaina. Pelo relato deles, a viagem foi de Lua de Mel e exatamente hoje eles estão completando um ano de casados. Nada melhor para o casal relembrar os momentos que passaram juntos há um ano. Eles toparam compartilhar conosco e com nossos leitores como foi a viagem de carro deles pelo Paraguai, Argentina e Chile com destino ao Deserto do Atacama.

Curtam o relato do Diego, que inclui o roteiro, os passeios, as fotos, além de muitas outras informações.

Eles já estão planejando a próxima viagem de carro para o final de 2015 com destino a Ushuaia!

Agradecemos ao Diego pela colaboração e disponibilidade em relatar esta aventura para nós e nossos leitores. Temos certeza que servirá de inspiração e incentivo para muitos de nossos leitores.

DSC_0628Dados da viagem
Viajantes: Diego de Almeida e Janaina Lins
Período: dia 22/12/13 a 10/01/14 (20 dias).
Cidade e estado de origem: São Paulo/SP
Quilometragem total: 7.150km
Países visitados: Paraguai, Argentina e Chile
Veículo: Pajero TR4
Principal objetivo: Vivenciar novas experiências de viagens, buscando conhecer a fundo a cultura local e conhecer lugares e paisagens diferentes das quais estamos habituados…Fora conhecer e percorrer a grande Cordilheira dos Andes
Olá pessoal! Tudo bem?
Como tínhamos combinado, passarei um relato dessa aventura que ficará marcada como sendo a nossa primeira grande viagem.
Somos de São Paulo e há exatamente 2 anos e meio eu vi uma reportagem de um rapaz indo viajar pela América do Sul em uma Brasília… Fiquei maravilhado com as paisagens e comecei a pesquisar tudo sobre o assunto…Vários blogs, relatos de viajantes, mas o que mais me ofereceu suporte foi o blog Viajando de Carro. Levei uma semana pra ler todos os relatos de viagens de blog e todas as dicas.
O roteiro escolhido iria de São Paulo até San Pedro de Atacama. Casamos no dia 21/12/2013 e saímos para a viagem tão sonhada..DSC_0381. Fomos sozinhos e passamos por Maringá e Foz do Iguaçu (lugar que não conhecíamos ainda). Acabamos ficando 3 dias na cidade.
Demos saída e pegamos a estrada, passando por cidades como Posadas, Corrientes e Resistência, onde ficamos hospedados no hotel Nyiat Urban Hotel que fica praticamente no centro da cidade em frente a uma bela praça, que aliás, tinha ótimo preço e era excelente. Vimos que a cidade vive a noite, onde todo mundo sai pra se distrair e resolvemos dar uma volta… Meu Deus, que calor, marcava 39° as 22:30.
No dia seguinte, iríamos pegar o que seria o  trecho mais cansativo da viagem, a famosa Ruta 16, com suas intermináveis retas. Nesta ruta, o Interessante é ver a mudança da vegetação de árvores altas para arbustos nos Pampas e logo depois, a entrada nas Cordilheiras…
DSC_0922Chegamos em Salta “La Linda” que fica em um vale e logo encontramos um casal do Brasil, onde perguntamos onde estavam hospedados e para onde estavam indo, e logo nos falaram que também iam para SPA. Desta forma, nos juntamos a eles e outro casal.
Ficamos no Hotel Continental, que não tem luxo, mas muito acolhedor e nos deu o merecido descanso. No dia seguinte nos reunimos, demos uma volta na cidade e, após, seguimos viagem para San Salvador de Jujuy  por uma estrada muito estreita, mas bela.
Logo depois, pegamos o famoso Paso Jama, passando por Cuesta de Lipan, Salinas Grandes, onde compramos alguns quadros feito pelos indígenas.DSC_0956
Chegamos em SPA e nos hospedamos no Hotel San Pedro de Atacama. De carro, fomos para os lugares mais visitados, passando pela Gran Duna onde a princípio parece que não é tão grande assim, mas quando você sobe, sobe e não vê o topo, entende logo seu nome… Bela vista aliás do Valle de La Luna…
DSC_1088Depois fomos para o Vale del Arco Iris, onde uma infinidade de cores te deixa estonteado… Laguna Cejar era parada obrigatória para provarmos um mergulho onde você não afunda… Alíás, quem for, leve galões de água para tirar o excesso de sal do corpo. No final do dia, um belo pôr do sol na Laguna Chaxa é obrigatório. Detalhe bacana, é  ao fundo, o vulcão Licancabúr nunca te
abandona e te brinda com toda a sua beleza.DSC_0642
No retorno, optamos por voltar pelo Paso Sico, bem depois de Socaíre todo em rípio. Belas paisagens pelo caminho como Salar Águas Calientes e Lagunas Tuyaito. Passando pela Aduana argentina, o caminho fica bem sinuoso e a atenção tem que ser redobrada, pois qualquer derrapada no rípio pode ser fatal nos sopé da Cordilheira, mas nada que tire suas belezas.
Chegamos em San Antonio de Los Cobres e garotos nos abordaram para comprar algumas pedras brilhantes e alguns bonecos de lhamas… Comemos em uma lanchonete na cidade e aproveitamos para ver uma apresentação de dança típica indígena de crianças da cidade. Voltando a estrada, começamos a ver os trilhos elevados do Tren a Las Nubes. Bem bacana, mas não tivemos tempo para tentar o passeio. Chegamos em Salta a noite e no dia seguinte fomos para Corrientes passear por uma “praia” em pleno Rio Paraná onde pudemos nos divertir bastante e aproveitar o dia. De lá, voltamos para o Brasil, fazendo paradas novamente em Foz do Iguaçu e depois São Paulo.  DSC_0640
Enfim, uma aventura sem igual, que me despertou o espírito aventureiro e com certeza iremos explorar muito mais esse lindo continente que temos e  que muitas das vezes, não damos o devido valor, mas quando damos uma chance a ele, nos maravilhamos com suas belezas e rica cultura.
Obrigado Alexandre e Rosângela, por todo o suporte que vocês deram colocando detalhes tão ricos no Blog “Viajando de carro”. Aproveito também para deixar o link do meu facebook para mais algumas fotos da viagem.DSC_0625
Planejamos a nossa próxima viagem no final de 2015, pois queremos ir até Ushuaia e demanda bem mais preparação em todos os sentidos.
A todos os leitores desejamos que aproveitem a vida e peguem a estrada!
Grande abraço a todos!!!
Diego Almeida
1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *