Dia 03 (24/12/14) – Presidencia Roque Saenz Peña/Argentina –> Maimará/Argentina

Hoje o nosso destino foi até Maimará na Quebrada de Humahuaca. Acordamos cedo, arrumamos a nossa bagagem e seguimos viagem. O hotel serviu café da manhã bem simples com algumas medialunas, café, chá e leite, porém optamos por não tomar. Queríamos logo sair logo daquele hotel.

Nosso roteiro foi: Presidencia Roque Saenz Peña->(RN16)->Pampa del Infierno->Joaquin V Gonzales->El Galpón->(RN9/34)->(RN34)->Guemes->Pampa Blanca->(RN66)->Gobernador Horacio Guzman->(RN9)->San Salvador de Jujuy->Volcan->Maimará. Percorremos 768km neste dia.

O clima no dia de hoje esquentou muito e o ar condicionado do carro foi de grande utilidade para amenizar o calor.

Durante a viagem paramos para abastecer em Monte Quemado. Havia uma fila relativamente grande para abastecer. Não sabemos se foi por falta de combustível naquela região. A princípio, nesta ocasião, não há falta de combustíveis na Argentina e estamos conseguindo abastecer em todas as cidades. O preço do litro da gasolina até o momento tem variado entre 13,19 e 16,30 pesos argentinos, o que na cotação atual corresponde a 4,16 e 5,14 reais respectivamente. Desta forma, podemos observar como está caro o combustível na Argentina.

Em Monte Quemado aproveitamos para comer uns sanduíches de milanesa que compramos na lancheria Kiosco ao lado do posto. Não estávamos levando muita fé, mas os sanduíches estavam deliciosos.

DSC_8497

Fila para abastecer em Monte Quemado

DSC_8494

Fila de motos para abastecer em Monte Quemado

IMG_5608

Uma sombrinha para fazer o nosso lanche. O calor estava intenso

A viagem foi bem tranquila. As crianças estão bem adaptadas a rotina da viagem e praticamente não incomodaram nada. A Isabela dorme boa parte do tempo e, quando está acordada, viaja bem tranquila, brinca com o seus brinquedinhos. Quando ela começa a ficar entediada paramos um pouco ou colocamos algum vídeo no iPad.

O Felipe está se comportando muito bem e adorando a aventura. Nesta viagem ele deixou o iPad (seu companheiro inseparável) meio de lado e o que tem mais o distraído são as revistinhas de colorir e de atividades. Assim como na viagem anterior, ele não fica entediado ou ansioso para chegar. Até o momento os nossos pequenos viajantes estão se comportando muito bem.

IMG_5572

Felipe se distraindo

IMG_5584

Isabela brincando

Após Monte Quemado há 42km de estrada (RN16) em péssimas condições. Boa parte dele tivemos que andar em 1ª e 2ª marchas. Depois deste trecho, segue-se por mais 60km com a ruta em uma condição um pouco melhor, mas ainda há muitos buracos. Depois disso, até o encontro com a ruta 9/34, as condições da estrada melhoram. Há baixo movimento de veículos de Saenz Peña até o encontro com a ruta 9/34.

Esta última rodovia é duplicada e está em boas condições e com maior movimento de veículos. Há um pedágio próximo a Salta, onde pagamos PA$6,00.

Em função das péssimas condições da ruta 16, encontramos uma pick-up com o pneu completamente destruído (pelo estado que ficou, ele já não devia estar em boas condições). Era uma família viajando em duas camionetes (por incrível que pareça, nenhuma das duas estava equipada com macaco).

Eles nos pararam para ajudá-los, pedindo nosso macaco emprestado. Nós prontamente nos colocamos a disposição em ajudar mas, para isso tivemos que descarregar todo o nosso porta-malas (que estava lotadíssimo) para acessar o macaco que estava junto com o estepe. No entanto, o nosso macaco era o original do carro e, por funcionar por manivela, eles não conseguiram levantar a camionete. O pneu que estava furado era o traseiro, portanto era necessário levantar a picape pela mola, e não havia uma posição que permitisse a instalação do macaco de maneira que fosse possível girar sua manivela. Felizmente, logo em seguida, parou um outro veículo com um macaco hidráulico.

O calor estava insuportável, típico desta região. Ficamos uns 30 minutos parados para ajudar esta família, todo o tempo com o carro ligado para manter as crianças no ar condicionado (que só conseguia refrescá-las). Guardamos novamente todas as nossas malas e seguimos viagem.

IMG_5596

Condições precárias da RN16

IMG_5593

Condições precárias da RN16

IMG_5599

Pneu estourado de um viajante na RN16

DCIM100GOPRO

Ruta 9/34

DSC_8500

Ruta 9/34

DSC_8501

Ruta 9/34

Chegando em Maimará fomos procurar a hospedagem que havíamos reservado previamente pelo Booking.com. Reservamos a pousada La Estancia, porém a anfitriã não estaria a disposição para nos receber na véspera de Natal. Desta forma, ficou combinado que teríamos que fazer contato com a mãe dela, que mora bem próximo da hospedagem, para pegar a chave. Demoramos um pouco, mas foi bem tranquilo encontrar o local. Gostamos muito da La Estancia, que possui acomodações estilo cabanas bem rústicas. O local tem uma bela arquitetura, é bem decorado e limpo. Possui roupa de cama e banho, mesa com cadeiras, pia, chaleira elétrica, uma garrafa térmica com água fresca, utensílios para café e chá. É servido café da manhã na cabana com torradas, bolo, geleias, mateiga, leite, chá e café. Há aquecimento e estacionamento, além de uma bela vista das montanhas. O local é muito agradável e o atendimento das anfitriãs é muito atencioso e cordial. No entanto, tem que ir preparado para se desconectar do mundo, pois não há TV nem wi-fi disponível.

Após nos acomodarmos fomos dar uma volta para comer alguma coisa e aproveitamos para apreciar as festividades de Natal da região.

Em relação ao clima, na Quebrada de Humahuaca, faz muito calor durante o dia e muito frio durante a noite. Desta forma, é preciso ser prevenido ao visitar a região durante o verão devido esta brusca variação da temperatura. No entanto, para o frio da noite uma jaqueta e calça é suficiente. Nas crianças colocamos capuz e toucas para diminuir a probabilidade de pegarem frio e adoecerem durante a viagem.

 

Mais algumas informações durante o trecho percorrido no dia de hoje.

Há hotel e posto de combustíveis em Taco Pozo.

Há um posto em Pampa de Los Guanacos.

Em Monte Quemado há um bom hotel (junto a ruta 16) e postos de combustíveis.

Em El Quebrachal e Joaquim V. Gonzales há uma boa infraestrutura. Tem posto de combustíveis, hospedagem e restaurantes, além de um rica pracinha para as crianças.

Em El Galpón há posto de combustíveis.

 

Procurando onde se hospedar em Maimará? Clique no logo abaixo e efetue a sua reserva!

 

 

Tem interesse em efetuar uma reserva? Antes de reservar a sua hospedagem utilize os links do Booking do nosso blog ou fanpage e colabore conosco! Não há nenhum acréscimo de valor e nós ganhamos uma pequena comissão por cada reserva efetuada que irá auxiliar na manutenção do nosso blog.

 

Encontre o Viajando de Carro nas redes sociais.

Curta a Fanpage do Viajando de Carro no Facebook e acompanhe as notícias sobre todas as viagens que realizamos de carro.

Nos siga no Instagram @blogviajandodecarro e curta as fotografias que tiramos durante as nossas viagens.

Veja as nossas fotografias no Flickr.

Nos acompanhe no Twiter: @viajedecarro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *