[Blogagem Coletiva] 10 Dicas de viagem que só uma mãe pode dar

Em comemoração ao dia das mães, o grupo do facebook Assuntos de Blogueiros – Viajando em Família está fazendo uma blogagem coletiva para comemorar a data. O tema escolhido é 10 dicas de viagem que só uma mãe pode dar.

Como o meu foco é viagem de carro, algumas dicas são mais focadas para essa forma de viajar. Confira as minhas 10 dicas:

1. Comece a viajar com os filhos desde cedo, se possível nos primeiros meses de vida. É, isso mesmo! Quanto mais cedo começar a viajar com as crianças melhor será sua adaptação, maior será o incentivo pelo gosto de viajar e maior o envolvimento delas com essa atividade em família. Essa é uma dica importante, pois vejo muitas famílias deixarem de viajar ou ficarem adiando as viagens para quando os filhos crescerem um pouco mais. No meu ponto de vista isso é um erro, pois deixam de acostumar a criança a viajar desde cedo e, principalmente, por deixarem de vivenciar momentos preciosos junto dos pequenos com todos os aprendizados e descobertas que uma viagem pode proporcionar.

Isabela, com 4 meses, na sua primeira viagem de carro

2. Entretenimento é muito importante! Não saia de casa sem levar alguns atrativos para entreter as crianças naqueles momentos de “tédio”, durante longos percursos, por exemplo. Leve alguns brinquedos, livros de historinhas, livros de colorir, giz de cera, joguinhos (dominó, cartas, etc,), tablet ou DVD portátil, CDs de músicas que agradem as crianças. No entanto, tenha bom senso, não exagere e imponha limites para não extrapolar o volume da bagagem. Para os brinquedos eletrônicos, não esqueça de levar baterias extras e/ou carregadores.

O entretenimento é super importante, especialmente para aqueles momentos de tédio das crianças

3. Qualquer destino é bom para viajar com toda a família. Essa é a minha opinião, pois é possível envolver toda a família independente do destino. No entanto, se os principais atrativos são de maior interesse dos adultos, procure fazer algumas adaptações e inclua atividades que sejam de interesse das crianças. Geralmente as crianças se contentam com coisas simples como, por exemplo, passar um tempo no parquinho da cidade.

Um parquinho diferente! A crianças curtem muito!

4. Incentive os filhos no período pré-viagem. Para as crianças um pouco maiores, acredito que a partir de uns 3-4 anos, comece a envolvê-las no planejamento da viagem. Fale sobre os destinos, mostre fotos, mapas, faça um calendário com uma contagem regressiva até o dia de partir. Com certeza todo esse envolvimento pré-viagem farão os pequenos curtirem muito os dias da viagem propriamente dita.

Felipe ajudando a planejar a viagem

5. Cuide para não exagerar na bagagem. Crianças sempre necessitam de muitos itens e roupas extras. No entanto, não exagere e leve na bagagem somente o básico e o estritamente necessário. Faça um bom planejamento e uma lista e para não exagerar na bagagem. Acredite, o excesso pode acabar gerando muito incômodo durante a viagem. Para as mães que viajam de carro, também é importante separar um kit com mudas de roupas, lenços umedecidos, fraldas, etc. para deixar bem a mão dentro do carro. Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto, como por exemplo, a comida que virou na roupa, um vômito inesperado, uma fralda que vasou, entre outras situações, será fácil encontrar o kit com todos os itens necessários para facilitar a resolução desse breve “sufoco”. Falando em lenço umedecido, esse item deve estar muito a mão. De preferência deixe-o no porta trecos da porta do carro, pois é muito útil em várias situações, não somente para as crianças, mas para os adultos também.

6. Leve uma caixa com alguns medicamentos básicos e itens de primeiros socorros. Vale pedir ajuda para o pediatra indicar o que é importante incluir nessa caixinha. Não esqueça de levar também protetor solar, repelente e álcool gel. São itens que, geralmente, se tem facilidade de adquirir em qualquer lugar, no entanto nunca sabemos quando será necessário e se já estiver em mãos vai facilitar muito a vida de todos durante a viagem.

7. Fazer paradas frequentes. Para as mamães que curtem viajar de carro, não esqueça que é importante fazer paradas frequentes para que todos, especialmente as crianças, dê-em um esticada nas pernas. Procure avaliar o andamento da viagem para programar as paradas. Paradas a cada 2-3h horas são muito recomendadas para evitar o stress das crianças dentro do carro. Para otimizar a viagem, aproveite as paradas para abastecer o carro, ir ao banheiro, fazer uma refeição ou lanche. Outro cuidado importante é estacionar o carro somente em locais seguros, dando preferência para postos de combustíveis ou praças de pedágios. Não estacione o carro no acostamento da estrada, pois pode ser muito perigoso, especialmente em rodovias muito movimentadas. Em viagens longas de carro, que durem vários dias, procure não programar distâncias muitos grandes para percorrer diariamente. Nestes casos, por volta de 600km por dia é o recomendado para viagens com crianças. Mesmo assim, não dá para percorrer tudo isso por muitos dias seguidos.

E no meio de um grande percurso, uma parada para um piquenique na beira da estrada

8. As crianças são a prioridade. Temos que ter sempre em mente que a viagem com crianças muda tudo. Tudo deve ser pensado colocando a criança em primeiro lugar. Sabemos que uma viagem com crianças é diferente, tem que ser mais planejada, nem todos os passeios poderão ser realizados e a viagem será mais cansativa. No entanto, por outro lado, é uma delícia viajar com os filhos e com certeza todas as dificuldades, de alguma forma, serão recompensadas.

9. Não esqueça dos lanches. Sempre tenha pequenos lanches a mão (se possível utilize uma geladeira automotiva ou caixa térmica para pode ter uma maior variedade de alimentos). Crianças adoram fazer lanches durante as viagens, no entanto não se limite a apenas guloseimas. Ofereça também frutas, biscoitos simples, barras de cereais e etc.  Ah, não esqueça da hidratação! Oferecer água é fundamental, especialmente nos dias muito quentes.

Os lanches são super importantes! Tenha sempre uma variedade deles a mão.

10. Acima de tudo aproveite a viagem! A viagem com as crianças pode nos apresentar surpresas indesejáveis. Em algum momento pode ser trabalhosa, cansativa e, por conta disso, causar um pouco de desânimo. No entanto, mamãe, não se deixe abater. Lembre-se que a viagem foi planejada para curtir momentos agradáveis ao lado da família. Se em algum ponto as coisas não saírem conforme o planejado, pare, respire fundo e retome as “rédeas” da situação com tranquilidade para que as coisas entrem nos eixos novamente. Siga as dicas anteriores e as chances da viagem sair conforme o planejamento, sem imprevistos e situações desagradáveis aumentarão substancialmente.

Curtindo a viagem!

Agora confira as dicas das demais mamães participantes da blogagem coletiva.

Esta entrada foi publicada em Blogagem Coletiva, Início, Viajando com criança e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

37 respostas a [Blogagem Coletiva] 10 Dicas de viagem que só uma mãe pode dar

  1. Amei as dicas! Concordo plenamente que quanto mais cedo começamos a viajar com eles, melhor pra se acostumarem. De carro então acho que essa regra é certissima!!!

  2. Ana Paula disse:

    Manter a calma é a melhor, somos todos seres humanos tentando acertar! Beijos.

  3. Sabe que ultimamente tenho gostado muuuiiito de viajar de carro? A praticidade de não ter que ficar em aeroporto, táxi, se as crianças estão cansadas podem dormir…
    Adorei!!

  4. Nossa, Rosângela! Lendo seu post passou um filme pela minha cabeça! Minha primeira viagem de carro com a filhota foi pouco depois dela completar 2 meses! rsrs Passamos tantos perrengues na estrada que outra pessoa teria desistido, mas me agarrei aos bons momentos que vivemos e seguimos em frente (pouco de um mês depois estávamos embarcando para a primeira viagem de avião kkkk). É isso aí, com paciência e jogo de cintura, sempre é possível viajar com filhos! Parabéns pelo post e pelo dia das mães (atrasado, mas com carinho!) 😉

  5. Barbara disse:

    Adorei suas dicas e concordo que quando mais cedo viajar .mais fácil de acostumar. Bjs

  6. Flavia Zenke disse:

    A caixinha de primeiros socorros é fundamental ne´?

  7. Cynara Vianna disse:

    Coisa mais fofa agarrado com uma maçã :).

  8. Andrea BArros disse:

    SErá que somos parecidas? As nossas dicas são semelhantes! Abraço

  9. Juliane disse:

    Adorei! Nós aqui também curtimos muito viajar de carro! Bjs

  10. Ana Carolina Miranda disse:

    Viajar com os pequenos é tudo de bom,né? Eu amo viajar com o meu e penso como você em viagens com crianças, elas são prioridade e a viagem deve ser mais planejada. Feliz dia das mães! Bjs

  11. silvia disse:

    Que família linda, adorei participar com vcs!

  12. oi Rosangela
    Já te falei que sou fã do nome do teu blog? Nós a-do-ra-mos ao ponto de escolher carro em destinos onde o meio de transporte mais comum é outro. rs
    E, de fato, concordo que é necessário mesmo fazer paradas. Isso para qualquer idade dos filhos. Nosso máximo também gira em torno de 500-600 km por dia.
    Bjks
    Adriana

    • Rosângela Souza disse:

      Que legal Adriana! Bom, só tenho que concordar contigo, mas somos bem suspeitos. As paradas são importante e a quilometragem não deve exceder muito esse limite, pois com filhos isso é quilometragem para quase um dia inteiro :D. Obrigada pela visita!

  13. Pingback: Viajar em família: 10 dicas que só uma mãe viajante pode dar - Cantinho de Ná

  14. Nós aqui viajamos bastante de carro também e nossas dicas foram muito parecidas! Lenço umedecido é item fundamental, não só em viagens, mas em qualquer saidinha de casa!

  15. Debora Godoy Segnini disse:

    Meu Deus!!!! Seu post é fofo e me fez lembrar de quanto foi gostoso viajar com meu filho pequenino… Agora maior, o foco muda um pouco, mas posso te dizer que se é bom pequeno, vai ficando melhor a cada ano!!! Feliz Dia das Mães. Um bj

    • Rosângela Souza disse:

      Que bom saber Debora… Ainda estou na expectativa de como será com passar dos anos. Sempre semeando a sementinha para que o gosto de viajar em família perdure por muito e muito tempo :D. Obrigada pelo carinho e pela vista!

  16. Susana disse:

    Te dico uma coisinha…para nós que amamos andar de carro por aí, a dica 7, vai te acompanhar sempre. Porque mesmo eles estando crescidos, tem viagens que precisamos parar mais vezes, no meio do caminho, até para trocar de lugar…rsrsr. Quando leres meu post, vais saber o porquê. Feliz Dia das mães, adorei ver as fotos dos teus pequenos.

    • Rosângela Souza disse:

      Oi Susana! Pois é, já li lá no seu blog essa importância, mesmo após crescidos. Com certeza, faz todo o sentido. Daqui alguns anos suas dicas serão muito importantes. Obrigada pela visita! 🙂

  17. Entretenimento é dica básica né? Adorei o post!!!

    Bjo!

  18. Adorei o post! Nas road trips, as paradas são obrigatórias. Mesmo com todo o arsenal de entretenimento, as crianças precisam de um respiro (e nós também).

    • Rosângela Souza disse:

      Com certeza Érica! Quem não gosta de dar uma parada em uma viagem mais longa?! Muito necessário! Obrigada pela visita! 🙂

  19. Claudia Pegoraro disse:

    Não exagerar na bagagem é dica unânime hehehehe

    • Rosângela Souza disse:

      Pois é, quando exageramos na bagagem acaba gerando transtorno e mais trabalho. Como é bom quando conseguimos levar a bagagem na medida certa! Obrigada pela visita!

  20. Fazer paradas frequentes também diminui o número de repetições da frase: “tá chegando?!” hahaha

  21. Nossa, as suas dicas foram muita parecidas com as minhas!
    Acho que temos o mesmo perfil viajante!!!

    Feliz Dia das Mães!!!!

    • Rosângela Souza disse:

      Oi Francine! É verdade, já li as suas dicas. Isso aconteceu em vários posts. Que bom, significa que estamos no caminho certo. Obrigada pela visita! 🙂

  22. Pingback: 10 DICAS DE VIAGEM QUE SÓ UMA MÃE PODE DAR | Gosto e Pronto

  23. Pingback: 10 Dicas de Viagem que só uma mãe pode dar - Carregando Malinhas

  24. Pingback: 10 dicas de viagem que só uma mãe pode dar - Viagem em Detalhes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *