Saída: Río Gallegos/Argentina – Km 4180 (11:50h)
Chegada: Río Grande/Argentina – Km 4538 (20:30h)
Distância: 358Km

Saímos de Río Gallegos em direção a cidade de Río Grande, localizada na Terra do Fogo, do outro lado do Estreito de Magalhães. Apesar da origem e destino estarem na Argentina, neste trecho é obrigatório a passagem através do território chileno. Como será necessário passar por 2 fronteiras (Argentina->Chile->Argentina), 4 aduanas, um ferry para travessia do estreito e 122Km de rípio, já prevíamos que a viagem não iria render muito neste dia.

Faltando apenas 576Km para chegar ao fim do mundo!

Faltando apenas 576Km para chegar ao fim do mundo!

Saindo de Río Gallegos pela ruta RN3, depois de alguns quilômetros chega-se na aduana argentina, no paso Integración Austral. Deve-se seguir em frente, pois as aduanas deste paso são integradas (os procedimentos de saída e entrada dos países são realizados no mesmo local), e os trâmites serão feitos somente na aduana chilena, localizada mais adiante. Ao entrar em território chileno, a estrada passa a ser chamada de RN255.

Aduana Argentina: a documentação será feita apenas na próxima aduna (chilena)

Aduana Argentina: a documentação será feita apenas na próxima aduna (chilena)

A aduana chilena fica distante uns 65Km de Rio Gallegos. Na aduana levamos cerca de uma hora para fazer os trâmites. Haviam muitos viajantes e algumas filas para a realização de todas as etapas necessárias para saída da Argentina e entrada no Chile.

Fila na aduana chilena: aqui tivemos que fazer a papelada de saída da Argentina e entrada no Chile

Fila na aduana chilena: aqui tivemos que fazer a papelada de saída da Argentina e entrada no Chile

Após os trâmites, foi feita uma minuciosa revista no carro, onde o aduaneiro pediu que abrisse a nossa geladeira automotiva, caixa térmica, porta-luvas, porta-malas, baú de teto, entre outras mochilas e bolsas. Este é um procedimento típico ao entrar no Chile, onde a polícia sempre é mais rigorosa.

Após liberados seguimos viagem. Em seguida entra-se à esquerda na ruta RN257. Depois de percorrermos mais alguns quilômetros, chegamos a Punta Delgada, no ferry Primera Angostura, onde faríamos a travessia do Estreito de Magalhães. São 126Km de distância deste Rio Gallegos até o estreito.

Haviam muitos caminhões e alguns carros aguardando para fazer a travessia. Esperamos cerca de 40 minutos para embarcar. A travessia durou cerca de 15 a 20 minutos.  Para realizar a travessia pagamos PA$146,00 (pode-se pagar também em pesos chilenos). Este valor deve ser pago durante a travessia em um escritório no interior da balsa. Após realizado o pagamento, o recibo deve ser colocado no para-brisas do carro para que o pagamento seja comprovado e o carro possa ser liberado ao descer do ferry.

Fila aguardando o ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Fila aguardando o ferry para travessia do Estreito de Magalhães

O ferry que atravessa o Estreito de Magalhães é muito moderno e rápido. No seu interior há sanitários com trocador para bebês. É possível ir para a parte superior e contemplar as paisagens da travessia, porém deve-se estar bem agasalhado, pois venta muito e faz bastante frio.

Ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Ferry para travessia do Estreito de Magalhães

Após atravessarmos o estreito, segue-se por asfalto pela ruta RN 257 por cerca de 37km até a Villa Cerro Sombrero. A partir daí inicia a estrada de ripio (ainda chamada de RN 257). O trecho em rípio a ser percorrido tem cerca de 122km de extensão.

Do outro lado do  Estreito, já na Terra do Fogo

Do outro lado do
Estreito, já na Terra do Fogo

Do outro lado do  Estreito, já na Terra do Fogo

Do outro lado do
Estreito, já na Terra do Fogo

Do outro lado do  Estreito, já na Terra do Fogo

Do outro lado do
Estreito, já na Terra do Fogo

As condições desta estrada são ruins, o ripio é todo irregular e em alguns trechos não consegue-se andar a mais de 30km/h. Em boa parte da estrada as pedras estão muito soltas e o carro fica muito instável. Estre trecho possui um tráfego médio de veículos (muitos são caminhões) e durante as ultrapassagens muitas pedras se chocam contra o carro. Ao cruzar por outro veículo deve-se reduzir a velocidade para diminuir a probabilidade de ter um farol ou para-brisas quebrado. Durante todo este trecho de ripio não é aconselhado andar a mais do que 60km/h.

Enfrentando os 122Km de rípio

Enfrentando os 122Km de rípio

 

Criação de ovelhas na Terra do Fogo

Criação de ovelhas na Terra do Fogo

Criação de ovelhas na Terra do Fogo

Criação de ovelhas na Terra do Fogo

Mais ovelhas!

Mais ovelhas!

Extração de petróleo à beira da estrada

Extração de petróleo à beira da estrada

Levamos entre 2 e 3 horas para passar por este trecho de ripio. O carro sofre muito. O ripio da estrada da Península Valdés é considerado um asfalto quando comparado com este.  Estre trecho de ripio que cruza esta estreita faixa do Chile está em condições tão ruins que muitas vezes pensamos se realmente estávamos no caminho correto.

Durante a travessia deste trecho fica-se pensando como é possível que para chegar a um destino tão turístico como Ushuaia é  necessário ter que percorrer uma estrada tão ruim. Com certeza isto deve ser um impasse entre o Chile e a Argentina, devido ao primeiro não possuir nenhuma comunidade importante a partir de Cerro Sombrero.

Este trecho da estrada provavelmente deve ser mais um motivo para os produtos em Ushuaia serem tão caros. Para acessar a cidade via terrestre é obrigatório sempre passar pelo Chile e existem somente dois caminhos: por San Sebastian ou Porvenir, ambos cruzando estradas de rípio e o ferry para atravessar o Estreito de Magalhães. Por San Sebastian, que foi por onde passamos, a travessia dura menos tempo (cerca de 20 minutos), o trecho de rípio é menor (122km) e a balsa é mais frequente  (a cada 1 hora no horário entre 8 e 24h), sendo este o caminho mais utilizado. Por Porvenir a travessia dura 2h30, as saídas são irregulares, o trecho em rípio é maior (cerca de 142Km) e seu estado está em condições piores.

Após percorrermos quase todo o trecho em rípio da RN257, chegamos na aduana chilena para realizar os tramites de saída do país, os quais duraram cerca de 20 minutos. Após alguns quilômetros chegamos na aduana argentina para a entrada no país onde os trâmites também duraram cerca de 20 minutos. Nesta aduana o carro não foi revistado.

Depois de mais alguns poucos quilômetros em rípio, agora em território argentino, encontramos novamente a ruta RN3, toda asfaltada. Seguimos sempre pela ruta RN3 em direção a cidade de Río Grande, que fica a 94km de distância da aduana.

Após chegarmos a Río Grande fomos ao supermercado e depois a uma lan house. Em seguida fomos em busca de um hotel que tivesse um bom custo-benefício,  o que foi bem difícil encontrar. Nos hospedamos no Gran Hotel Laserre. Uma ótima opção, comparada com as demais disponíveis na cidade. Hotel muito bom, oferece um ótimo e completo café da manhã, acomodações confortáveis, TV LCD e serviço de frigobar. O estacionamento é público, na rua em frente ao hotel. A maioria dos hotéis da cidade, assim como este, não possuem estacionamento. Como o carro ficou bem em frente a recepção, o funcionário do hotel ficou de vigiá-lo durante a madrugada.

Para chegar a Río Grande, partindo de Río Gallegos, deve-se tomar a ruta RN3. Após 66Km chega-se a fronteira com o Chile (paso Integración Austral). A partir daí segue-se pela RN255 por 39Km até o encontro da RN257, onde entra-se à esquerda. Segue-se então por mais 21Km até Punta Delgada (ferry Primera Angostura), onde é feita a travessia do Estreito de Magalhães. Após a travessia do estreito (região chamada de Bahia Azul), segue-se pela RN257 por asfalto por mais 37Km até Cerro Sombrero. Todo o trecho, de Río Grande até aqui, é asfaltado e está em boas condições. A partir deste ponto, segue-se pela RN257 em rípio até a fronteira com a Argentina, no paso San Sebastian. Após mais alguns poucos quilômetros de rípio, já em território argentino, pega-se novamente a RN3 em sentido sul (toda asfaltada e em bom estado) por mais 94Km até Río Grande. O trecho total em rípio, entre Cerro Sombrero e a ruta 3,  é de 122Km.

Observação: leia posteriormente no diário de viagem (dia 13) que, no retorno de Ushuaia, percorremos um outro caminho entre o paso San Sebastian e Cerro Sombrero. Esta nova rota também é em rípio, mas em condições um pouco melhores. Mais detalhes na figura abaixo.

A melhor opção de rota pela estrada de rípio é através da ruta Y-79: está destacada em rosa.

A melhor opção de rota pela estrada de rípio é através da ruta Y-79: está destacada em rosa.

5 respostas
  1. aparecido delfino de carvalho
    aparecido delfino de carvalho says:

    OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, DESEJO FAZER ESTA ROTA PARTINDO DE CURITIBA, INICIANDO A VIAGEM NO MES DE NOVEMBRO. QUALQUER INFORMAÇÃO POR FAVOR ME PASSE. OBS. SOMOS UM CASAL DE MAIS DE 60 ANOS E IREMOS SÓ, E DE AUTO.. QUANTO MAIS INFORMAÇÕES MELHOR. OBRIGADO.. DEPOIS PASSAREMOS PELO CHILE, PERU, EQUADOR ATÉ O CANADÁ. VOLTAREMOS PELA VENEZUELA, COLOMBIA BOLIVIA…….. MAIS UMA VEZ OBRIGADO.

    Responder
  2. Suelyn
    Suelyn says:

    Assim como a Camila, só tenho a agradecer. Os detalhes que vocês nos dão, nos possibilitam sonhar com este roteiro também!
    Parabéns pela viagem de vocês!

    Responder
    • Rosângela
      Rosângela says:

      Olá Camila!
      Ficamos contentes que as nossas informações tem sido úteis no planejamento da viagem de vocês.
      Abraço,
      Rosângela, Alexandre e Felipe.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *