Saída: Río Grande/Argentina – Km 4553 (12:00h)
Chegada: Ushuaia/Argentina – Km 4765 (15:56h)
Distância: 212Km

Após uma boa noite de descanso seguimos em direção a Ushuaia. Agora falta bem pouco para chegarmos na “ciudad del fin del mundo”.

De Río Grande a Ushuaia são apenas 213Km, tudo asfaltado, sempre pela RN3. Partimos de Río Grande abaixo de chuva, e o tempo continuou assim por todo o percurso.

Durante parte do percurso desta rota, viajamos costeando o Lago Fagnano. Fizemos uma viagem tranquila e, como sempre, parando e fotografando as belíssimas paisagens de lagos, montanhas e estradas.

Mamãe, olha lá o fim do mundo!

Belas paisagens a caminho de Ushuaia

Próximo a Ushuaia a chuva diminuiu um pouco e, embora estivesse nublado, ventoso e frio, paramos várias vezes para apreciar as paisagens.

Em relação as condições da estrada, de Río Grande a Tolhium, a estrada está boa e com todo o percurso asfaltado. A partir de Tolhium o asfalto está em condições ruins. Em alguns pontos as falhas no asfalto atravessavam de um lado a outro a estrada.

Nos últimos 60km, antes de chegar a Ushuaia, a estrada é um percurso de montanha com muitas curvas, subidas e descidas. Deve-se tomar bastante cuidado em caso de neve ou chuva.

No início deste percurso montanhoso se passa pelo Paso Garibaldi (atravessando a Cordilheira dos Andes). Apesar do paso ter somente 400m de altitude e menos de 10km de extensão, basta olhar montanha abaixo para constatar que não é tão baixo assim. Nestes trecho as curvas são bem fechadas, porém conduzindo com baixa velocidade, a travessia é tranquila. Há um posto da YPF na beira da estrada em Tolhium.

Na entrada da cidade fomos parados por uma barreira de controle policial. Nos perguntaram somente de onde estávamos vindo e nos liberaram rapidamente.

Pórtico de Ushuaia

Ushuaia: uma cidade no fim do mundo

Logo que chegamos fomos procurar um local para almoçarmos.  Acabamos almoçando no Paseo del Fuego Shopping, que fica ao lado do supermercado La Anonima, localizado logo na entrada da cidade. Este shopping é novo e, na praça de alimentação, há poucas opções de restaurantes e lancherias.

Após o almoço fomos em busca de uma hospedagem.  Perdemos quase uma tarde inteira procurando um lugar para ficar. Foi muito difícil, pois precisávamos de quatro diárias. Encontrar vagas não estava fácil, e conseguir 4 diárias em um mesmo hotel era mesmo impossível.  Após cansativas horas de procura e de verificar a disponibilidade de hospedagens através do centro de informações turísticas, optamos por mesclar as diárias em dois dos hotéis que haviam vagas. Teríamos que trocar de hotel duas vezes neste período, mas esta foi a nossa única opção. Pelo menos tivemos a sorte de encontrar duas boas opções de hospedagem.

Não temos o costume de fazer reservas antecipadas em hotéis. Geralmente fazemos apenas a reserva da primeira cidade que temos como destino. Não gostamos de fazer reservas antecipadadas porque a liberdade de viajar de carro nos permite fazer mudanças no roteiro a qualquer momento, seja para ficar mais ou menos tempo em um mesmo local.  Um outro motivo muito importante é o fato de estarmos viajando com um bebê, o que pode causar a necessidade de alterações não previstas no roteiro. Contudo, após termos muita dificuldade de achar hospedam em Río Grande e Ushuaia, cidades onde perdemos muito tempo e dinheiro rodando atrás de lugar para ficar, resolvemos fazer a reserva dos hotéis nos nossos próximos destinos. O motivo da dificuldade de encontrar vagas em hotéis provavelmente seja porque nosso roteiro passa por destinos que possuem muita procura por turistas, além disso, o mes de janeiro é o momento que muitas pessoas estão em férias e saem para viajar.

Achamos esta decisão mais segura, pois mesmo que precisássemos fazer alguma alteração no roteiro, pelo menos não estaríamos correndo o risco de não termos onde nos hospedar. Além disso, isso nos dará uma maior tranquilidade ao chegarmos em uma cidade, pois assim teríamos um local já definido para dormir, evitando um maior desgaste e cansaço.

Em algumas situações, quando o nosso destino são cidades muito turísticas e a temporada é alta, vamos realizando as reservas durante a viagem. Dessa forma, ainda assim podemos ir adaptando o roteiro. Mas desta vez, a falta do notebook dificultou muito a nossa acessibilidade a internet para a realização das reservas.  Logo que nos hospedamos em Ushuaia tivemos acesso a um computador no hotel. Assim conseguimos fazer as reservas para nossos próximos destinos através do site Booking.com.

Após um dia bastante cansativo compramos alguns sanduíches e fomos para o hotel descansar.

Neste primeiro dia nos hospedamos na Hosteria The House. Local muito agradável, limpo, bem localizado e onde também fomos muito bem atendidos pelos seus simpáticos funcionários. O quarto onde ficamos hospedados fica localizado nos fundos da hosteria; tem cozinha conjugada, TV, wi-fi e aquecimento. O hotel também oferece um completo café da manhã, o qual é servido em uma sala aconchegante e bem decorada próxima da recepção, de onde se tem uma belíssima vista do canal Beagle. Nesta sala há também uma pequena biblioteca, jogos, computador com internet e a possibilidade de preparar um chá quentinho para tomar a qualquer hora do dia. Lugar muito aconchegante e acolhedor.  Não há estacionamento no local, assim como a grande maioria dos hotéis de Ushuaia, tendo que deixar o carro em frente ao hotel.

Dica do dia:

Muitos hotéis oferecem uma cozinha completa a disposição dos hóspedes, onde estes podem esquentar seus alimentos ou lanches comprados em outros locais. Esta é uma opção interessante para quem quer economizar na hora de fazer as refeições. Em alguns hotéis por onde passamos era muito comum ver os hóspedes fazendo isso. Afinal tem que se dar um jeitinho de economizar para viajar com toda a família.

Para complementar, uma dica importante é que em muitos supermercados há o setor de rotiseria, onde é possível comprar comida por quilo para levar.  Uma rede de supermercados muito comum na Argentina é a La Anonima. Em suas lojas maiores geralmente há rotiseria, onde vende-se comidas quentes e frias, como carnes assadas e ensopadas, purês e saladas, entre outras opções. Esta é uma dica válida para quem quer comer bem e economizando muito! Para os lanches, nada melhor que as famosas empanadas e sanduíches, disponíveis em quase todos os supermercados.