Saída: El Chaltén/Argentina – Km 7741
Chegada: El Chaltén/Argentina – Km 7751
Distância: 10Km

Hoje o tempo não está dos melhores. Está ventando muito, chove e faz frio. A previsão do centro de informações turísticas estava certa. Ficamos então dormindo até mais tarde. Quando fomos buscar algo para almoçar o tempo melhorou um pouco. Ainda estava frio, mas a chuva parou, o vento tinha ficado mais ameno e tinha até sol.

Almoçamos e fomos até o centro de informações turísticas para saber mais sobre a trilha até a laguna Capri, a qual estávamos programados para fazer.  Como já havíamos perdido uma boa parte do dia e o tempo não estava 100%, não queríamos arriscar fazer a trilha com o Felipe sem termos mais informações.

Chegando lá o atendente nos informou que poderíamos fazer a trilha tranquilamente, pois o tempo já estava bem melhor.  Nos disse também que boa parte do caminho é realizado dentro de bosque, o que amenizaria ainda mais o vento. Nos recomendou que levássemos roupas para frio e que poderíamos beber a água da laguna, caso fosse necessário. Falou que normalmente o pessoal chega a laguna Capri em 1:30h de caminhada e, como estávamos com o bebê, provavelmente levaria um pouco mais de tempo.

Saímos dali diretamente para o ponto de partida da trilha, que fica no final da avenida San Martín, próximo do acesso ao Lago Del Desierto. Deixamos o carro no hotel e seguimos a pé.

Este é o mesmo ponto de partida para a Laguna de los Tres, cuja trilha tem duração de 4h (ida). Esta é a trilha mais famosa e, provavelmente, a mais percorrida do local.

Início da trilha até a laguna Capri

Iniciamos então a caminhada até a Laguna Capri. Os primeiros 20 ou 30 minutos desta trilha são bem cansativos devido a uma subida bastante íngreme. O Alexandre que o diga, pois carregou o Felipe durante todo este trajeto e o danadinho ainda inventou de dormir. Eu, Rosângela, estou mal de condicionamento físico e, se tivesse que carregar o Felipe neste trecho, teria desistido.

Vista de El Chaltén a partir da trilha até a laguna Capri

Descobrimos com um casal de argentinos de Buenos Aires, que viajavam junto com seu bebê de oito meses, que há uma mochila própria para carregar o bebê nas costas. Eles já tinham feito diversas trilhas com o bebê nesta mochila, inclusive já tinham até mesmo atravessado um rio desta maneira. O bebê fica muito bem acomodado e confortável dentro dela. Para as caminhadas mais longas e para bebês com mais de seis meses, achamos esta mochila uma opção muito melhor do que os cangurus e os babysling. Colocamos mais informações sobre ela no artigo Viajando de carro com crianças.

Passando esta subida inicial a trilha ficou mais tranquila. Depois de algum tempo de caminhada chegamos ao nosso destino: Laguna Capri. Nossa! Como já havíamos falado, o bom das trilhas é a sua recompensa final. Ver a paisagem da laguna com os cerros nevados ao fundo foi extremamente recompensador.  Sentamos as margens da laguna para descansar e contemplarmos toda a beleza que o lugar estava nos proporcionando.

Junto a Laguna Capri está o acampamento homônimo, local onde as pessoas que fazem trekkings mais longos acampam. Como este, existem diversos outros acampamentos em El Chaltén: o Poincenot, Laguna Torre, Laguna Toro e Punta Norte.

Acampamento junto a Laguna Capri

Fotografamos a laguna, fizemos um pequeno lanche e após uns 40 minutos começamos o nosso retorno. Na volta percorremos um outro caminho, passando por um outro mirante do monte Fitz Roy, localizado próximo da Laguna Capri.

O retorno foi bem tranquilo, pois se na ida tinham muitas subidas, na volta tinham muitas descidas. E, para baixo, todo o santo ajuda.

Nossa caminhada foi muito boa. No início havia muito vento, mas o frio estava bem ameno e nem chegamos a usar as nossas jaquetas. Fizemos todo o trajeto de ida e volta em 4h. O Felipe foi bem tranquilo e gostou bastante. Ele foi em uma posição muito privilegiada: no colo, só curtindo o embalo. Quando sentia sono, dormia. Uma maravilha! A trilha valeu bastante a pena: recomendamos.

Chegando a El Chaltén, pegamos o carro e fomos visitar o Chorrillo del Salto. Esta cachoeira fica a 4km da cidade pela ruta 23, que é o mesmo caminho para o Lago del Desierto. Junto à estrada há um estacionamento. A partir dali deve-se fazer uma pequena caminhada de 7 minutos.

A cachoeira é bonita e maior do que imaginávamos. Pode-se subir em um penhasco próximo a cachoeira para ver a paisagem lá de cima. Não chegamos a subir, pois o caminho é difícil.

Chorrillo del Salto

Depois fomos jantar um cordeiro patagônico no restaurante Mi Viejo, localizado na Av. San Martín, 815, ao lado do hotel onde estávamos hospedados.  Com exceção da mesa, talheres e taças estarem cobertos por poeira, o restante estava bom.