Saída: El Calafate/Argentina – Km 7442 (12:30h)
Chegada: El Chaltén/Argentina – Km 7655 (17:00h)
Distância: 213Km

Hoje partimos para El Chaltén. Este é praticamente nosso último destino antes de retornarmos para o Brasil.

Últimos clicks de El Calafate

Esta cidade fica a 213km de El Calafate, com todo o percurso em estrada asfaltada em boas condições. Para chegar a El Chaltén, partindo de El Calafate, segue-se pela ruta 11 até o entrocamento com a ruta 40, onde entra-se à esquerda. Segue-se pela ruta 40 até a ruta 23, onde entra-se à esquerda, e continua-se por ela até El Chaltén, contornando sempre o belo Lago Viedma.

Novamente fizemos uma viagem tranquilíssima com paisagens arrebatadoras. É isto que nos faz cada vez mais apaixonados por este país de cenários paradisíacos e povo acolhedor. Com esta viagem podemos dizer que já percorremos a Argentina de Norte a Sul. Tivemos o prazer de contemplar a beleza das diversas paisagens deste belo país. Ainda faltam alguns cantinhos para conhecer, mas é uma questão de tempo.

Como são poucos quilômetros entre El Calafate e El Chaltén, seguimos lentamente apreciando cada momento e parando muito para fotografar.

De todas nossas viagens, elegemos El Chaltén como a possuidora da mais bela paisagem de boas vindas a uma cidade. Próximos a El Chaltén pode-se contemplar os impressionantes cerros Fitz Roy e Torre ao fundo. O dia estava ensolarado, devido a isto podemos ver os cerros completamente descobertos de nuvens. Simplesmente espetacular!

Ainda de muito longe já era possível avistar o enorme cerro Fitz Roy

Lago Viedma

A viagem para o Felipe era só alegria

Lago Viedma e as Cordilheiras dos Andes ao fundo

Ruta 23 em direção a El Chaltén

Ruta 23 próximo a El Chaltén: a paisagem de chegada à cidade é impressionante

Bem próximo a chegada a cidade há um mirante de onde pode-se ver a cidade aos pés dos cerros.  Mais fotos!

El Chaltén e os cerros Fitz Roy e Torre ao fundo

Logo após este mirante, na entrada da cidade, chega-se a um dos dois centros de informações turísticas do lugar. Aproveitamos para pedir informações dos passeios que seriam possíveis fazer juntos com o Felipe.

Este centro de informações turísticas é o mais bem decorado que já conhecemos. No local há vários jogos e maquetes das trilhas da região espalhadas pelo prédio. Há também uma sala destinada aos alpinistas, onde há várias informações sobre escaladas às montanhas próximas de El Chaltén.

O atendente do centro de informações foi bem atencioso e nos indicou algumas trilhas de curta duração que poderíamos fazer junto com o Felipe. Já era em torno de 5 horas da tarde (horário da Argentina) e ele nos falou que o dia estava perfeito para fazer trilha, com sol, céu limpo e sem vento. Ele também nos disse que aqui raramente se tem dias assim e que deveríamos aproveitar. Apesar da previsão para amanhã ser a mesma de hoje, depois o tempo começaria a ficar ruim.

Ele nos sugeriu fazer a trilha para os miradores Los Condores e Las Águilas, com duração aproximada de 40 minutos (somente a ida). O ponto de partida era ali mesmo, em frete ao prédio do centro de informações turísticas.

Além destes passeios, ele recomendou fazermos também as trilhas mais famosas: Laguna de los Tres, com duração de 4h (ida), e Laguna Torre, com duração de 3h (ida). Também sugeriu a trilha para a laguna Capri, com duração aproximada de 1:30h (ida). Para seguir de carro, nos sugeriu ir ao Lago del Desierto, distante 37km de El Chaltén e ao Chorrillo del Salto, distante 4km.

Saímos do centro de informações e pensamos por um minuto se devíamos ou não fazer a trilha aos miradores Los Condores e Las Aguias. Afinal, fomos pegos de surpresa, não imaginávamos chegar na cidade no final da tarde e já iniciar percorrendo trilhas. Mas, não deu outra, tínhamos que aproveitar o dia. Fomos até o carro, passamos filtro solar, pegamos água, e lá fomos nós em direção a primeira trilha em companhia do nosso pequeno viajante.

Começamos a caminhada às 18h (horário do Brasil).  No início é um pouco mais ingríme, mas é bem tranquilo, mesmo carregando no colo o nosso chumbinho de 11Kg.  Este caminho dá acesso a duas trilhas. Primeiro fomos até o Mirador de Los Condores. A vista da cidade lá de cima é incrível, vale a pena caminhar para ver estas belas paisagens. É isso que nos dá prazer em fazer trilhas, as paisagens do final são sempre recompensadoras. Apesar do nome do mirante, não avistamos nenhum condor.

A primeira trilha do Felipe

Início da trilha para os miradores Los Condores e Las Aguias

Trilha para os miradores Los Condores e Las Aguias

Que lugar!

Mirador Los Condores

Depois seguimos até o Mirador de Las Águilas, um pouco mais distante. Esta trilha é mais fácil, com a maior parte do percurso em terreno plano.  De lá tem-se uma visão de outro angulo, onde podemos avistar a rodovia que dá acesso à cidade. Igualmente uma paisagem belíssima. Também não avistamos nenhuma águia.

Rumo ao mirador Las Águilas

Mirador Las Águilas

Vista do mirador Las Águilas

Retornando a El Chaltén

Levamos em torno de duas horas para fazer todo o percurso.  Valeu bastante a pena este mini trekking que fizemos. Foi útil para saber como o Felipe se comportaria em uma trilha e para descobrirmos se tínhamos resistência para o carregarmos no colo.  O Alexandre sempre o carregava nos piores trechos, tais como as subidas mais íngrimes.

Voltamos ainda a tempo de pegar o outro centro de informações turísticas da cidade aberto. O segundo centro de informações fica no terminal de ônibus, bem na entrada da cidade, logo após a ponte. Neste terminal de ônibus é onde está localizado o único caixa eletrônico da cidade. E, em frente ao terminal, está o único posto de combustíveis.

Este segundo centro de informações é para informações gerais sobre a cidade, tais como hospedagens, restaurantes e passeios. O centro anterior é mais especializado em informações sobre trilhas e escaladas.

A atendente nos indicou alguns dos restaurantes mais econômicos e  nos sugeriu um trekking para o Rio Branco, onde poderíamos avistar também o Glaciar Piedras Blancas. A trilha tem duração aproximada de 1h (ida) e era possível levar o Felipe.

Logo depois fomos nos instalar no hotel que havíamos reservado previamente pelo Booking.com. No site constava o nome de Rancho Grande, porém ficamos hospedados em outro hotel da mesma rede, chamado de Poincenot. Hotel novo, com ótimas acomodações. Oferece café da manhã (pago a parte – 5 dólares), computador com internet no saguão, wi-fi (a qual não tinha sinal no andar onde estávamos hospedados), TV LCD, aquecimento e o estacionamento na rua ao lado do hotel. Lugar bastante agradável.

Após instalados no hotel fomos jantar no restaurante Ahonikenk, localizado na Av. Guemes, 23. No local há também um albergue. Comparado a outras opções da cidade, este é um restaurante de custo mais acessível. Prepare-se para porções enormes: um prato de macarrão, por exemplo, teria dado para nós dois comermos.

Jantar no restaurante Ahonikenk (Av. Guemes, 23)

A cidade é realmente muito cara. Desde o combustível, que estávamos acostumados a pagar PA$4 o litro, aqui custa PA$7.  Tudo é caro nesta cidade: frutas, refrigerantes, iogurtes, etc.

Nos pareceu que em El Chaltén todos os moradores são proprietários de algum tipo de comércio. Existem muitíssimas opções de hospedagens, restaurantes e lojas. Há três supermercados (não tão super assim) na cidade.

El Chaltén, fundada em 1985, é uma cidade com aproximadamente 500 habitantes. Ela é considerada a “capital nacional do trekking” e suas principais atrações são acessíveis somente através de caminhadas. Por este motivo a maioria dos seus visitantes vão preparados para caminhar bastante.

A visita à cidade vale até mesmo para quem não gosta muito de caminhar. Só a bela paisagem de chegada a El Chaltén já vale a viagem. Além disso há alguns passeios de fácil acesso, tais como o Lago del Desierto e o Chorrillo del Salto, e  campings onde pode-se passar o dia. Há também a possibilidade de se fazer passeios de barco no Lago del Desierto, ao custo de PA$110,00 e duração de 2h, e no Lago Viedma, com vista para o glaciar de mesmo. Para quem gosta de pedalar, há alguns circuitos próprios para os ciclistas.

1. Emanuel
    Emanuel says:

Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog!! Ajuda muito!!

Li em algum lugar que o vento pode atrapalhar o trajeto de carro de El Calafate em El Chaltén. Vcs tiveram algum problema com isso? Pretendo ir em fev/2014, no verão.

Obrigado.

Emanuel

• arrsouza
      arrsouza says:

Olá
      Agradecemos sua visita ao blog. Perdoe-nos por não ter respondido a tempo.
      Não chegamos a ter problemas com vento neste trecho. Pegamos muito vento na ruta 3 somente, a partir da entrada na Patagônia em diante (em direção ao sul).