Saída: Ushuaia/Argentina – Km 5106 (8:30h)
Chegada: Punta Arenas/Chile – Km 5740 (1:00h)
Distância: 634Km

Hoje nosso destino é Punta Arenas no Chile. Saímos de Ushuaia por volta das 8:30h da manhã. Nos despedimos da cidade com o tempo chuvoso.

Na saída da cidade fomos novamente parados pelo controle policial local.  Onde perguntaram sobre o nosso próximo destino, nos solicitaram a carteira de motorista e o documento do carro. Após conferência fomos liberados rapidamente.

Aduana argentina

Aduana argentina

Chegamos na aduana chilena  por volta das 14:30. A aduana estava super lotada, com muitos carros estacionados e filas imensas!! O Alexandre pegou a documentação e foi para fila. Eu e o Felipe ficamos aguardando no carro. Na rua estava um pouco ventoso e muito frio.

Enormes filas na aduana chilena

Enormes filas na aduana chilena

Enormes filas na aduana chilena

Enormes filas na aduana chilena

Enormes filas na aduana chilena

Enormes filas na aduana chilena

 

O Alexandre perguntou para um agente da aduana se havia prioridade por estarmos com um bebê, mas grosseiramente ouviu uma resposta negativa e tivemos que aguardar.

A previsão de tempo que teríamos que aguardar para sermos atendidos não era boa, visto a multidão de pessoas que se amontoavam nas filas e a lentidão no processo de atendimento. O Alexandre fez amizades na fila, podendo assim sair algumas vezes para ir no carro ver como estávamos e também ir ao banheiro, garantindo assim que seu lugar na fila fosse guardado.  Enquanto isso esperávamos no carro e, de vez em quando, dávamos uma volta para ver como a fila estava andando. Mesmo tendo que esperar bastante, o Felipe dormiu boa parte deste tempo e não deu muito trabalho. Acabamos não criando caso, mas depois encontramos um cartaz na aduana indicando a prioridade no atendimento para crianças que ainda estão sendo amamentadas e mulheres grávidas. Se for o seu caso exija este direito!

Bom, após incríveis 5h e 20min conseguimos ser atendidos e realizar os trâmites realizados para a entrada no Chile. O carro foi revistado superficialmente e finalmente conseguimos seguir viagem.

Postos de petróleo à beira da estrada

Postos de petróleo à beira da estrada

Seguimos então pela estrada de rípio (ruta Y-79). Todo o trecho em rípio é de 137km, o qual  levamos em torno de 2h e 30m para percorrer. Desta vez usamos um caminho diferente no percurso em rípio em relação a viagem de ida.

Na ida para Ushuaia (em sentido sul), após o estreito pegamos a ruta 257 até o paso San Sebastian, passando por Cerro Sombrero e Cullen.

Agora no retorno de Ushuaia em direção a Punta Arenas (em sentido norte), no Paso San Sebastian, após a aduana chilena, tomamos a ruta Y-79 até o encontro com a ruta 257, próximo a Cerro Sombrero.

O trecho em rípio pela ruta Y-79 é 15km maior que pela ruta 257 (são 137 contra 122km),  mas está em condições melhores. Portanto aconselhamos a seguir pela Y-79. Este trecho está sendo asfaltado, portanto daqui a algum tempo todo este caminho estará pavimentado.

A melhor opção de rota pela estrada de rípio é através da ruta Y-79: está destacada em rosa.

A melhor opção de rota pela estrada de rípio é através da ruta Y-79: está destacada em rosa.

Chegamos para fazer a travessia do estreito de Magalhães a tempo de pegar o ferry, que partiu alguns minutos depois. Pelo menos para isso tivemos sorte! Chega de espera, ao menos por hoje. Atravessamos o estreito durante o entardecer, apreciando o pôr do sol.

Travessia do Estreito de Magalhães

Travessia do Estreito de Magalhães

Fila para embarcar no ferry

Fila para embarcar no ferry

Atravessando o Estreito

Atravessando o Estreito

Um belo pôr do sol no Estreito de Magalhães

Um belo pôr do sol no Estreito de Magalhães

Um belo pôr do sol no Estreito de Magalhães

Um belo pôr do sol no Estreito de Magalhães

Da travessia na Primera Angustura (ferry) a Punta Arenas, as rutas 255 e 9 estão em muito bom estado. Em muitos trechos a estrada segue as margens do Estreito de Magalhães.

Algumas placas na beira da estrada indicam que os campos ao redor da ruta são minados, resultado das constantes disputas entre Chile e Argentina pelo domínio do Estreito de Magalhães.

No caminho há também vários barcos naufragados à beira do estreito. Uma pena foi passarmos pela região ao anoitecer devido ao nosso grande atraso causado pela aduana. Por esse motivo não conseguimos fotografar nada deste trajeto.

Chegando em Punta Arenas, passamos por uma praça de pedágio, porém a mesma estava desativada.

Chegamos na cidade por volta da 1h da madrugada e fomos direto ao Hostal  Kloketen, o qual havíamos feito a reserva previamente.  Como o site de reserva de hotéis não nos possibilitou muitas opções, acabamos fazendo a reserva de um quarto com 4 camas de solteiro com banheiro compartilhado. Este hostal é uma casa de família. Quando chegamos fomos recebidos por um amigo da família, que havia ficado com a missão de nos recepcionar, já que havíamos avisado da possibilidade de chegarmos tarde.  O quarto, além de minúsculo, não era limpo e nada confortável. Por aí pode-se chegar a conclusão que, com um bebê, passamos um pouco de trabalho neste local. O banheiro até que era limpo e, embora compartilhado, era em frente ao nosso quarto e era utilizado praticamente somente por nós. Acreditamos que no andar de baixo do hostal havia somente um quarto destinado aos hóspedes.  A casa possui poucos quartos para alugar, mas foi uma forma que a família arrumou como fonte de renda extra. Óbviamente não recomendamos o lugar!

Tomamos um banho e fomos finalmente descansar.

Para chegar a Punta Arenas, partindo de Ushuaia, deve-se pegar a ruta RN3 até o entroncamento da RP1 (são 289km de asfalto), passando por Tolhuin e Rio Grande.  Segue-se pela RP1, agora em estrada de rípio, até a aduana argenina no paso San Sebastian. Na RP1 inicia o trecho de 137km em rípio. Logo depois da aduana argentina chega-se na aduana Chilena. Pouco depois há o entroncamento entre as rutas 257 e Y-79. Qualquer um dos dois caminhos levam ao ferry no estreito de Magalhães, mas a ruta Y-79 está em condições melhores. Segue-se pela Y-79 até o encontro da RN257, próximo a Cerro Sombrero. Neste ponto inicia o asfalto, por onde segue-se por 34km até o ferry para travessia do estreito. Do outro lado do estreito, continua-se pela RN257 até o encontro da ruta 255 em Kimiri Aike. Entra-se à esquerda na ruta 255 até Gobernador Filipi, onde toma-se a ruta 9 até Punta Arenas. Do estreito até Punta Arenas são 169km de asfalto em bom estado.

Observação importante: há divergências nos nomes das rutas em rípio do Proyecto Mapear (versão 9.5) e Google Maps no trecho entre o Paso Sebastian e o Estreito de Magalhães. A confusão está em quais são as rutas Y-71 e Y-79. Nos textos acima usamos os nomes utilizados pelo Google Maps.

2 respostas
  1. Mauricio Zane
    Mauricio Zane says:

    Grandes Alexandre e Rosângela verdadeiras enciclopédias rodoviárias, gostaria de saber se no trecho até Cerro Sombrero existe local apropriado para acampar ou é somente terreno descampado exposto aos ventos. Sei que é pergunta difícil visto que vocês passam direto e muita vezes não se dá atenção para tudo.
    E quanto ao combustível, algum problema?

    Grande abraço

    Mauricio

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Maurício
      Em todo o trecho de rípio somente existem algumas fazendas, que seriam os únicos lugares onde vocês poderiam acampar.
      Tem que abastecer sempre que aparecer um posto, pois há falta de combustível na Argentina e os postos pelo caminho não são muitos. Com um pouco de planejamento dá para fazer esta viagem sem problemas com combustível.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

      Responder

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