Hoje o dia foi para visitar o Parque Nacional Los Alerces que fica cerca de 40km de Esquel.
Antes de ir fomos procurar um local para comprar algo que pudéssemos levar para comer em nosso passeio. Encontramos, em uma das principais avenidas da cidade (Av. Alvear, 532), a Oliva´s. Lá vende-se pizzas, empanadas, calzones e picadas (é como se fosse uma tábua de frios). Compramos empanadas, as quais são simplesmente uma delícia! Acreditamos que as demais comidas do cardápio também sejam. O local é muito agradável, com capricho na decoração, nos folhetos e no menu, além do bom atendimento. O único inconveniente é que não aceitam pagamentos com cartão de crédito e vendem comida somente para levar. Há também uma filial na cidade de Neuquén.
Para chegar ao parque, partindo de Esquel, pega-se a RN259 em sentido sul. Depois pega-se a rutas RP72 e RP71. Esta última é a estrada que atravessa o parque. O fluxo de veículos em todos estes trechos é baixo.
De Esquel até a Villa Futalaufquen são 46 km em asfalto em bom estado. Daí até Passarela Rio Arrayanes são mais 32 km em estrada de rípio, quase que totalmente em bom estado. Pelas obras que estão sendo feitas neste trecho de rípio (construção de diversas pontes, meio-fio, terraplenagem e colocação de brita na estrada), nos pareceu que em breve será tudo asfaltado. Deve-se ter cuidado, pois em vários trechos há máquinas trabalhando na estrada. Este foi o trecho em rípio em melhor estado desta viagem até agora. No entanto, alguns poucos trechos possuem pedras e “costeletas”.
As paisagens do percurso até o parque são lindas e nos impressionaram bastante. O parque é muito bonito e possui belas paisagens, compostas de lagos de águas transparentes e esverdeadas.
O parque está com uma infestação de ratões de cola comprida e, por este motivo, muitos setores e trilhas do parque estão interditadas. Nos recomendaram que ficássemos nas áreas claras e arejadas, evitando adentrar à mata. Além disso, há placas orientando não tomar água do parque e evitar contato com a poeira.
Devido a esta interdição não foi possível conhecermos o Alerces, que são árvores gigantes milenares. Vimos em uma referência que elas são os seres vivos mais antigos do planeta.
O jeito foi visitar o parque contemplando suas paisagens de dentro do carro, não se afastando muito da estrada principal. Passamos pelo Lago Futalaufquen, que possui águas transparentes e contempla umas das vistas mais belas do parque.
Próximo a Villa Futalaufquen há uma trilha para ver os petroglífos.
O guardaparques nos recomendou seguir somente até o Rio Arrayanes. Lá há uma passarela que leva até o outro lado do rio, onde inicia algumas das trilhas do parque (as quais estavam interrompidas). Haviam algumas pessoas nas margens do rio e outras tomando banho.
Mesmo com a interdição das trilhas, vale muito a pena uma visita a esse parque. Suas paisagens, juntamente com as belezas da ruta de Esquel até o parque, são belíssimas e nos impressionaram muito! Certamente este foi um ponto alto da nossa viagem.
Depois do passeio fomos para a “nossa casa” em Esquel fazermos uma jantinha. Mesmo em viagens curtas que não contemplam muitos dias, o que mais sentimos falta é da comida da nossa casa!
Procurando onde se hospedar em Esquel? Clique no logo abaixo e efetue a sua reserva!
Encontre o Viajando de Carro nas redes sociais.
Curta a Fanpage do Viajando de Carro no Facebook e acompanhe as notícias sobre todas as viagens que realizamos de carro.
Nos siga no Instagram @blogviajandodecarro e curta as fotografias que tiramos durante as nossas viagens.
Veja as nossas fotografias no Flickr.
Nos acompanhe no Twiter: @viajedecarro.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!