Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Saída: Copiapó/Chile – Km 4599 (13:00h)
Chegada: Fiambalá/Argentina – Km 5084 (22:30h)
Distância: 485Km

Acordamos umas 10h. Hoje nosso destino é ir até Fiambalá na Argentina, atravessando o Paso San Francisco, que dizem ser um dos mais bonitos.

Passamos nos supermercados Lider e Jumbo. Compramos algumas coisas para comer durante a viagem. Aproveitamos para trocar os pneus traseiros do carro, pois no Chile o valor compensa bastante em relação ao Brasil, sendo em torno de 50% mais barato. Pagamos PC$81636,00 (R$281) por 2 pneus Goodyear GPS Duraplus 175/65 R14, já instalados e balanceados. Fomos a uma loja franquia da Goodyear que fica próxima do supermercado Lider. Antes de viajar nós verificamos o preço destes mesmos pneus (marca, modelo e medida) em uma loja da DPaschoal  no Brasil, onde o par custava R$474 (quase o dobro do preço que pagamos no Chile).

Para ir até Fiambalá pegamos ruta 31, que na fronteira com a Argentina passa a se chamar 60. Segue-se pela ruta 60 até Fiambalá.

Do lado chileno, antes de chegar à aduana, as paisagens são bonitas, porém não impressionam muito. Chegando à aduana chilena, os tramites foram rápidos, em torno de 15 minutos.

Cruzando a Cordliheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Cruzando a Cordilheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Cruzando a Cordliheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Cruzando a Cordilheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Aduana chilena no paso San Francisco

Aduana chilena no paso San Francisco

Cruzando a Cordliheira dos Andes pelo paso San Francisco

Cruzando a Cordilheira dos Andes pelo paso San Francisco

Cruzando a Cordliheira dos Andes pelo paso San Francisco

Cruzando a Cordilheira dos Andes pelo paso San Francisco

Saindo da aduana chilena, após 83Km, nos deparamos com a impressionante Laguna Verde e também com o vulcão Ojos del Salado que é o mais alto do mundo, com 6893m.  O vulcão é inativo, sendo a segunda mais alta montanha da América do Sul. A mais alta é o Aconcágua. A Laguna Verde é linda e suas águas são verdes mesmo, podendo mudar de tonalidade ao longo do dia. Nas margens da laguna há águas termais, podendo-se chegar lá com o carro.

Na Laguna Verde, provavelmente esquecemos a bolsa de uma de nossas câmeras, com nossas pilhas recarregáveis e um pouco de dinheiro. Se algum viajante encontrar, por favor, nos devolva! hehehe

A impressionante Laguna Verde

A impressionante Laguna Verde

Laguna Verde: o branco no chão é sal, nas montanhas é neve

Laguna Verde: o branco no chão é sal, nas montanhas é neve

Passando um pouco da Laguna Verde as paisagens começam a ficar mais bonitas. O dia ensolarado com montanhas, nuvens e uma vegetação rasteira nos tons amarelados e esverdeados formaram um cenário lindíssimo. Neste trecho também passamos por várias vicunas.

Após alguns km chegamos à aduana argentina em cima do laço, pois já eram 18:50h e a aduana fechava às 19:00h. A burocracia na aduana demorou um pouco, até porque tinha um casal antes de nós que também estavam entrando na Argentina. O carro foi rapidamente revistado. Ficamos na aduana em torno de uns 30 minutos. Passando a aduana as paisagens continuam muito bonitas. Neste último trecho já estava tarde, mas ainda deu para aproveitar para fotografar e também apreciar um belíssimo pôr-do-sol.

Início do asfalto no lado argentino do Paso San Francisco

Início do asfalto no lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Aduana argentina no Paso San Francisco

Aduana argentina no Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Próximo a Fiambalá a estrada passa por uma serra, onde as paisagens são muito bonitas. Nós acabamos chegando neste ponto à noite, perdendo de apreciar melhor a beleza do lugar.

De Copiapó até a fronteira com a Argentina a estrada é de rípio, mas está quase toda em ótimas condições, podendo-se andar boa parte do trecho a 80Km/h.

Toda a ruta do lado argentino está asfaltada, porém o trecho da fronteira até a aduana, que é em torno de 20Km está muito deteriorado. Nestes 20Km pode-se andar em velocidade em torno de 50Km/h. A partir da aduana, o asfalto até Fiambalá está em ótimas condições.

Do lado chileno não são muitos os pontos de subidas e descidas com curvas.

Do lado argentino há vários refúgios para pedido de ajuda via rádio.

Todo o trecho entre Copiapó e Fiambala (478Km) não possui postos para abastecimento, portanto deve-se sair com o tanque bem cheio de Copiapó. Tínhamos receio de faltar combustível durante este trecho, pois sempre paramos muito para tirar fotos e o carro consome mais devido à altitude. Não foi problema, pois para percorrer os 478Km gastamos apenas 29l de combustível.

Boa parte do paso é feita em altitudes acima de 4000m, chegando à altitude máxima de 4600m. Nem nós e nem o carro tive problemas devido à altitude.

Chegando a Fiambalá, tivemos uma surpresa! Devido ao Rally Dakar, que vai passar por lá somente daqui a 2 dias, a cidade já estava superlotada e não tínhamos lugar para ficar, a não ser em casa de família. Inicialmente não gostamos muito, porém não tínhamos outra opção. Resolvemos então acompanhar um policial que havia oferecido a sua casa. Ele nos havia falado que a casa não era grande e ficamos desconfiados se seria uma boa idéia. Ainda mais quando vimos que além de nós, haviam outros turistas que iam ficar lá também. Ficamos pensando que ele poderia ter oferecido a casa para mais pessoas e que ficariam todas nas mesmas acomodações. Mas quando chegamos lá descobrimos que os outros turistas iriam acampar no pátio da casa.

A casa do policial era agradável, sua esposa havia sido avisada há pouco tempo e estava limpando a casa toda para receber os hóspedes. Fomos muito bem recebidos. A casa tinha apenas 2 quartos: um do casal e do filho de 2 anos e o outro do filho mais velho de 14 anos. Preferimos ficar no quarto do filho mais velho. A dona da casa conseguiu outro colchão, onde colocamos nossos sacos de dormir.

Acertamos que pagaríamos PA$100,00 (R$50,00) pela hospedagem e saímos para comer alguma coisa. A cidade estava realmente lotada. Fomos dar uma volta pela praça, onde aproveitamos para comprar umas pilhas recarregáveis, pois agora havíamos ficado com apenas um conjunto. Depois comemos uma pizza, pela qual pagamos PA$30,00 (R$15,00) com refri. Estava muito boa.

Voltamos então para a casa onde iríamos passar a noite. Estava muito quente. Ainda bem que tinha um ventilador no quarto para conseguirmos dormir melhor. Tomamos um bom banho e fomos dormir.

Dicas do dia

Para fazer a travessia do paso San Francisco você deverá abastecer em Copiapó, pois não há postos até Fiambalá.

Saia de Copiapó bem cedo, pois as melhores paisagens começam junto ao Vulcão Ojos del Salado e Laguna Verde. Lembre-se também que a aduana da Argentina fecha às 19:00h.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Ir para o próximo dia.

31 respostas
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  1. Alexandre Lentini
    Alexandre Lentini says:

    Oi Alexandre, estou programando uma viagem ao Atacama com minha esposa no proximo final de ano, ja fiz esse trecho de moto em 2009 com minha filha, indo e voltando pelo mesmo lugar (passo de Jama).
    Dessa vez pesquisando o passo San Francisco encontrei o relato de sua viagem que contem todas informações que eu precisava saber, parabens.
    Vamos de van adaptada para motor home, a duvida era se o trecho de ripio era trafegavel com esse tipo de veiculo, mas pelas suas informações,não terei nenhum problema.
    Estou ainda fazendo o roteiro definitivo se tiver alguma duvida vou abusar do seu conhecimento.
    Abraços pra voce, Rosangela e Felipe

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá
      Agradecemos sua visita ao blog e estamos muito felizes em saber que nosso site está contribuindo com o planejamento da viagem de vocês. Este foi nosso objetivo ao criá-lo.
      Esperamos que sua viagem tenha sido um sucesso!
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
  2. Paulo Martinelli
    Paulo Martinelli says:

    Valeu pelas informações Alexandre / Rosângela. Ainda estou estudando o caminho que irei fazer. Devo sair de São Paulo em meados de Mar/14. Pretendo conhecer o Atacama e voltar pelo Paso San Francisco ou vice-versa. O que eu não queria era ir e voltar pelo mesmo caminho. No ano passado fui para Puerto Varas via Bariloche / Angostura e voltei por Santiago. Simplesmente “MARAVILHOSO”, de Omega é lógico. Quando eu ficar mais velho e não puder mais dirigir andarei de avião, mas sem perder o prazer de viajar. Parabéns pela família e soube que ela cresceu. felicidades a vocês. Abraços.. Meu email “pv.martinelli@gmail.com”

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Paulo
      Agradecemos sua visita ao blog.
      Esperamos que sua viagem tenha sido um sucesso!
      A Isabela já está com 7 meses. Fomos viajar com ela e o Felipe em fevereiro/14 para a região dos lagos na Argentina e Chile. A viagem foi ótima!
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
      • pmartinelli
        pmartinelli says:

        Olá, Não tive coragem em subir pelo Paso de San Francisco, minha esposa ficou muito mal no Atacama prejudicando muito o passeio. Optei por subir novamente pelo Paso Los Libertadores, que diga-se de passagem é muito bonito também. Não faltará oportunidades para voltarmos ao Paso San Francisco. Um abraço e felicidades a todos.

        Responder
  3. Paulo Martinelli
    Paulo Martinelli says:

    Alexandre e Rosângela: Legal seu Blog gostei muito. Quero saber o seguite: Para fazer o trecho entre Fiambalá e Copiapó de carro o que é melhor, fazer o trajeto de Fiambalá a Copiapó ou Copiapó a Fiambalá ? Em que trecho o ripio está em piores condicões ? Quero fazer esse pedaço em descida porque que meu carro é um Omega e a tração dele é traseira (É muito leve na traseira). Ou voce não recomenda ir por esse caminho ?

    Grato e parabens pelo passeio

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Paulo
      Com certeza vale a pena fazer este caminho. Quando percorremos este trecho em jan/2010 o rípio estava em boas condições, podendo ser percorrido com uma moto ou qualquer tipo de carro.

      Independentemente do sentido escolhido você terá subidas, pois Fiambalá está a 1505m de altitude e Copiapó a 391m. Lembro de que no sentido Copiapó a Fiambalá (que foi o que fizemos) eram poucos os trechos íngrimes.
      Como seu porta-malas provavelmente estará lotado, creio que a traseira ficará mais pesada.

      Penso que o sentido deverá ser escolhido levando em consideração a aclimatação à altitude. Boa parte deste trajeto é feito a mais de 4000m e a adaptação é essencial para que se tenha uma travessia tranquila.

      A maior altitude neste passo é de 4600m. Não sentimos nenhum incômodo durante esta travessia porque já estávamos bem aclimatados. Como já havíamos passado um bom tempo visitando os arredores de Salta, atravessado o paso Jama, feito o tour na Bolívia e ter ficado alguns dias conhecendo o Atacama.

      Consulte o link abaixo para obter maiores informações sobre a aclimatação à altitude:
      http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/mal-da-altitude-soroche-mal-da-montanha/

      Um ponto chave deste percurso é tomar cuidado com o horário que a aduana fecha. Alguns viajantes encontraram a aduana fechada e tiveram que dormir na metade do percurso, acima dos 4000m e sem infraestrutura. Para passar uma noite nesta altitude tem que estar muito bem aclimatado.

      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

      Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá André
      Se programe e vá nas próximas férias. Você se surpreenderá com todas as belezas da Argentina e Chile.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

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