Isto que é aventura!

Saída: San Pedro de Atacama/Chile – Km 3696 (10:50h)
Chegada: Copiapó/Chile – Km 4585 (23:30h)
Distância: 889Km

Este foi nosso dia de despedida de San Pedro, cidade tão simpática e de visuais incríveis. Arrumamos nossas coisas calmamente para seguirmos até Copiapó. Durante a noite passada a festa rolou até mais tarde no nosso hotel. Na verdade não tinha uma grande festa, mas as pessoas ficaram conversando alto até tarde na área externa de lazer próxima a todos os quartos.

Devido a isto, para irmos embora foi um pouco demorado, pois a encarregada do hotel que mora lá, estava de ressaca e não aparecia. Tivemos que bater na porta do quarto dela e acordá-la. Logo que acordou, ela estava “para lá de Bagdá”. Podíamos ter saído até sem pagar, porque ela já não sabia de mais nada e qualquer coisa que falássemos, ela aceitaria para poder voltar a dormir o mais rápido possível. Acertamos tudo direitinho e na hora de tirar o carro iniciou outro dilema. Tinha um carro na frente do nosso e ela não sabia de quem era. Teve que ir em 3 quartos acordando todo mundo até achar o dono. Menos mal que o dono apareceu, senão estaríamos com sérios problemas!

Fomos então rumo a Copiapó, passando por Antofogasta e Chañaral.

O trajeto de 887Km entre San Pedro e Copiapó é: saindo de San Pedro deve-se pegar a ruta RN23 em direção a Calama, em Calama pegar a ruta RN25 até encontrar a RN5 (rodovia Panamericana), seguir pela ruta RN5 em sentido sul até Copiapó (passando por Antofagasta, Chañaral e Caldera).

O trecho entre San Pedro e Calama é bem bonito, passando pela Cordillera de la Sal e Cordillera Domeyko. Não tivemos nenhum problema com o carro devido a altitude e também não tivemos nenhum sintoma do mal de altitude neste trecho. Toda a ruta RN23 está em bom estado de conservação.

As belas paisagens da RN23 em direção a Calama

As belas paisagens da RN23 em direção a Calama

Não passamos pela mina Chuquicamata (maior mina do planeta com 4,3 km de comprimento, 3 km de extensão e 850 metros de profundidade) porque era feriado e o local estava fechado para visitação.

Na viagem até Antofagasta passamos por 2 grupos de motoqueiros brasileiros. Um deles era o da “Expedição Teto das Américas” que tinha até uma camionete como veículo de apoio.

“Expedição Teto das Américas” no trevo de Calama

“Expedição Teto das Américas” no trevo de Calama

Isto que é aventura!

Isto que é aventura!

Chegamos a Antofagasta próximo da hora do almoço. Como era o primeiro dia do ano estava tudo fechado, supermercados, shoppings e etc. Achamos uma lanchonete aberta que servia empanadas e fomos almoçar lá. A lanchonete Empanadas Florencia fica na esquina da Av. Angamos com a Pje. Hornitos (GPS lat 23°40’19.55″S – long 70°24’24.45″O). Comemos empanadas deliciosas lá. Pagamos PC$4000,00 (R$13,80) por 4 empanadas super recheadas e mais o refrigerante.

Chegando a Antofagasta (Oceano Pacífico ao fundo)

Chegando a Antofagasta (Oceano Pacífico ao fundo)

Achamos Antofagasta uma linda cidade, pelo menos na região próxima a avenida costaneira onde passamos. A cidade possui várias montanhas ao seu redor. Acreditamos que não seja uma cidade muito segura, pois logo que chegamos já fomos alertados a cuidar das nossas câmeras. Fomos orientados a ir para a outra parte da avenida que era mais movimentada e segura.

Praia do Pacífico em Antofagasta

Praia do Pacífico em Antofagasta

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Antofagasta/Chile

Ficamos bem pouco tempo na cidade e seguimos viagem. Acreditamos que vale passar 1 ou 2 dias por lá para poder aproveitar mais a cidade e suas praias.

Logo que saímos passamos pelo monumento “Mano del Desierto”, que fica a 75Km ao sul de Antofagasta, à direita da RN5 (existem placas sinalizando e o monumento pode ser visto da estrada). Este monumento é uma mão de 11m de altura enterrada a 300m da ruta RN5, feito pelo artista Mario Irarrázabal. Lá foi um rápido ponto de encontro de brasileiros. Quando chegamos havia um grupo de motoqueiros e em seguida chegaram mais 2 amigos viajantes de carro de SP. Conversamos brevemente e cada um seguiu o seu rumo após tirar fotografias do monumento.

Mano del Desierto na ruta RN5

Mano del Desierto na ruta RN5

Ruta RN5 em direção a Copiapó

Ruta RN5 em direção a Copiapó

Seguimos viagem e passamos por Chañaral uma cidadezinha de 12 mil habitantes localizada na beira do Pacífico, distante 400Km de Antofagasta e com. Pequena, porém bem interessante e bonita. Há belas vistas de praias e pedras na beira da estrada. A maior atração desta cidade é o Parque Nacional Pan de Açúcar, que está localizado 30Km de Chañaral. Estabelecido na costa desértica de Antofagasta e Atacama, este parque de 43.000 hectares possui uma flora única na sua íngreme e bela linha costeira, albergando principalmente pelicanos, lontras, pinguins Humboldt e leões marinhos. Não tivemos oportunidade de conhecê-lo, mas acreditamos que vale apena uma passada com mais tempo para visitar o parque e aproveitar a cidade e suas praias. Tiramos algumas fotos da Chañaral rapidamente, pois já estava anoitecendo.

Chañaral/Chile

Chañaral/Chile

Chañaral/Chile

Chañaral/Chile

Todo este percurso entre San Pedro e Copiapó é de pista simples, em boas condições e sem nenhum pedágio. Alguns poucos trechos da RN5 estão em manutenção, sendo necessário fazer alguns desvios durante o trajeto (os quais estão muito bem sinalizados). A velocidade máxima em todo este percurso é de 100Km/h.

Deve-se encher o tanque em San Pedro, depois abastecer novamente em Antofagasta e então no povoado Estación Agua Verde (posto da rede Copec, coordenadas S25°23’57.2” W69°57’50.4”).  Entre Antofagasta e Estación Agua Verde são 231Km e não há nenhum outro posto de combustível. Após este povoado, somente há postos na RN5 após 188Km (próximo a Chañaral).

Logo após sairmos de Antofagasta há um posto dos Carabineros na RN5, onde um policial nos parou. Solicitou o documento do carro e habilitação, conferiu a placa e nos mandou seguir.

De Antofagasta até alguns Km antes de Chañaral a RN5 atravessa uma região de deserto, onde há somente um posto de combustível (no povoado Estación Agua Verde) e algumas pousadas. Neste trecho não há muito que ver, só tem areia e pedras nas laterais da estrada. A única coisa interessante pelo caminho é a escultura da mão no deserto.

Não sabemos se foi porque hoje é feriado, mas de San Pedro até Caldera praticamente não havia carros. De Antofagasta até Chañaral  passamos por no máximo 15 carros, sendo o trecho mais inóspito de todo o dia. Entre Caldera e Copiapó o fluxo aumentou consideravelmente.

Chegamos a Copiapó às 23:30h. Fomos então procurar onde ficar. Demos uma volta, chegamos a um hotel em que o valor cobrado foi acima do esperado. Andamos mais um pouco e encontramos o Residencial O’Higgins, que a primeira vista não interessou muito, pois parecia pequeno e sem estacionamento. Porém depois que pedimos informações, vimos que era bem maior do que parecia. As acomodações eram simples, mas era limpo, tinha TV e estacionamento no local. Pagamos PC$20000,00 (R$69,00). Este residencial está localizado na calle O’Higgins, 804. Não podemos jantar, pois era ano novo e todos os restaurantes estavam fechados. Então comemos alguma coisa que tínhamos no carro e fomos dormir.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Ir para o próximo dia.

2 respostas
  1. Angelo Luiz De Bortoli
    Angelo Luiz De Bortoli says:

    Oi Alexandre e Rosangela, parabens pelo relato dessa viagem maravilhosa, estou montando minha viagem que realizarei em março e os seus relatos estão sendo meu guia para desenhar o que vou visitar e os caminhos por onde andarei, quanto a esse trecho eu tenho uma dúvida… Pelo relato vcs desceram pela RN5, o que fez vcs optarem por essa rota e nao pela RN1 até Taltal onde ai sim pegariam novamente a RN5?? Teria-se uma economia de 50Km mais ou menos (Google maps)

    Abraço!

    Angelo
    Pato Branco

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Boa noite Angelo
      Nós percorremos a RN5 porque sabíamos que é toda asfaltada e é por onde vimos que a maioria dos viajantes vão para o sul.
      Não sabemos como é a RN1, mas como é pelo litoral as paisagens devem ser mais belas. Vale a pena se informar.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder

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