Saída: San Pedro de Atacama/Chile – Km 3696 (10:50h)
Chegada: Copiapó/Chile – Km 4585 (23:30h)
Distância: 889Km
Este foi nosso dia de despedida de San Pedro, cidade tão simpática e de visuais incríveis. Arrumamos nossas coisas calmamente para seguirmos até Copiapó. Durante a noite passada a festa rolou até mais tarde no nosso hotel. Na verdade não tinha uma grande festa, mas as pessoas ficaram conversando alto até tarde na área externa de lazer próxima a todos os quartos.
Devido a isto, para irmos embora foi um pouco demorado, pois a encarregada do hotel que mora lá, estava de ressaca e não aparecia. Tivemos que bater na porta do quarto dela e acordá-la. Logo que acordou, ela estava “para lá de Bagdá”. Podíamos ter saído até sem pagar, porque ela já não sabia de mais nada e qualquer coisa que falássemos, ela aceitaria para poder voltar a dormir o mais rápido possível. Acertamos tudo direitinho e na hora de tirar o carro iniciou outro dilema. Tinha um carro na frente do nosso e ela não sabia de quem era. Teve que ir em 3 quartos acordando todo mundo até achar o dono. Menos mal que o dono apareceu, senão estaríamos com sérios problemas!
Fomos então rumo a Copiapó, passando por Antofogasta e Chañaral.
O trajeto de 887Km entre San Pedro e Copiapó é: saindo de San Pedro deve-se pegar a ruta RN23 em direção a Calama, em Calama pegar a ruta RN25 até encontrar a RN5 (rodovia Panamericana), seguir pela ruta RN5 em sentido sul até Copiapó (passando por Antofagasta, Chañaral e Caldera).
O trecho entre San Pedro e Calama é bem bonito, passando pela Cordillera de la Sal e Cordillera Domeyko. Não tivemos nenhum problema com o carro devido a altitude e também não tivemos nenhum sintoma do mal de altitude neste trecho. Toda a ruta RN23 está em bom estado de conservação.
Não passamos pela mina Chuquicamata (maior mina do planeta com 4,3 km de comprimento, 3 km de extensão e 850 metros de profundidade) porque era feriado e o local estava fechado para visitação.
Na viagem até Antofagasta passamos por 2 grupos de motoqueiros brasileiros. Um deles era o da “Expedição Teto das Américas” que tinha até uma camionete como veículo de apoio.
Chegamos a Antofagasta próximo da hora do almoço. Como era o primeiro dia do ano estava tudo fechado, supermercados, shoppings e etc. Achamos uma lanchonete aberta que servia empanadas e fomos almoçar lá. A lanchonete Empanadas Florencia fica na esquina da Av. Angamos com a Pje. Hornitos (GPS lat 23°40’19.55″S – long 70°24’24.45″O). Comemos empanadas deliciosas lá. Pagamos PC$4000,00 (R$13,80) por 4 empanadas super recheadas e mais o refrigerante.
Achamos Antofagasta uma linda cidade, pelo menos na região próxima a avenida costaneira onde passamos. A cidade possui várias montanhas ao seu redor. Acreditamos que não seja uma cidade muito segura, pois logo que chegamos já fomos alertados a cuidar das nossas câmeras. Fomos orientados a ir para a outra parte da avenida que era mais movimentada e segura.
Ficamos bem pouco tempo na cidade e seguimos viagem. Acreditamos que vale passar 1 ou 2 dias por lá para poder aproveitar mais a cidade e suas praias.
Logo que saímos passamos pelo monumento “Mano del Desierto”, que fica a 75Km ao sul de Antofagasta, à direita da RN5 (existem placas sinalizando e o monumento pode ser visto da estrada). Este monumento é uma mão de 11m de altura enterrada a 300m da ruta RN5, feito pelo artista Mario Irarrázabal. Lá foi um rápido ponto de encontro de brasileiros. Quando chegamos havia um grupo de motoqueiros e em seguida chegaram mais 2 amigos viajantes de carro de SP. Conversamos brevemente e cada um seguiu o seu rumo após tirar fotografias do monumento.
Seguimos viagem e passamos por Chañaral uma cidadezinha de 12 mil habitantes localizada na beira do Pacífico, distante 400Km de Antofagasta e com. Pequena, porém bem interessante e bonita. Há belas vistas de praias e pedras na beira da estrada. A maior atração desta cidade é o Parque Nacional Pan de Açúcar, que está localizado 30Km de Chañaral. Estabelecido na costa desértica de Antofagasta e Atacama, este parque de 43.000 hectares possui uma flora única na sua íngreme e bela linha costeira, albergando principalmente pelicanos, lontras, pinguins Humboldt e leões marinhos. Não tivemos oportunidade de conhecê-lo, mas acreditamos que vale apena uma passada com mais tempo para visitar o parque e aproveitar a cidade e suas praias. Tiramos algumas fotos da Chañaral rapidamente, pois já estava anoitecendo.
Todo este percurso entre San Pedro e Copiapó é de pista simples, em boas condições e sem nenhum pedágio. Alguns poucos trechos da RN5 estão em manutenção, sendo necessário fazer alguns desvios durante o trajeto (os quais estão muito bem sinalizados). A velocidade máxima em todo este percurso é de 100Km/h.
Deve-se encher o tanque em San Pedro, depois abastecer novamente em Antofagasta e então no povoado Estación Agua Verde (posto da rede Copec, coordenadas S25°23’57.2” W69°57’50.4”). Entre Antofagasta e Estación Agua Verde são 231Km e não há nenhum outro posto de combustível. Após este povoado, somente há postos na RN5 após 188Km (próximo a Chañaral).
Logo após sairmos de Antofagasta há um posto dos Carabineros na RN5, onde um policial nos parou. Solicitou o documento do carro e habilitação, conferiu a placa e nos mandou seguir.
De Antofagasta até alguns Km antes de Chañaral a RN5 atravessa uma região de deserto, onde há somente um posto de combustível (no povoado Estación Agua Verde) e algumas pousadas. Neste trecho não há muito que ver, só tem areia e pedras nas laterais da estrada. A única coisa interessante pelo caminho é a escultura da mão no deserto.
Não sabemos se foi porque hoje é feriado, mas de San Pedro até Caldera praticamente não havia carros. De Antofagasta até Chañaral passamos por no máximo 15 carros, sendo o trecho mais inóspito de todo o dia. Entre Caldera e Copiapó o fluxo aumentou consideravelmente.
Chegamos a Copiapó às 23:30h. Fomos então procurar onde ficar. Demos uma volta, chegamos a um hotel em que o valor cobrado foi acima do esperado. Andamos mais um pouco e encontramos o Residencial O’Higgins, que a primeira vista não interessou muito, pois parecia pequeno e sem estacionamento. Porém depois que pedimos informações, vimos que era bem maior do que parecia. As acomodações eram simples, mas era limpo, tinha TV e estacionamento no local. Pagamos PC$20000,00 (R$69,00). Este residencial está localizado na calle O’Higgins, 804. Não podemos jantar, pois era ano novo e todos os restaurantes estavam fechados. Então comemos alguma coisa que tínhamos no carro e fomos dormir.
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Oi Alexandre e Rosangela, parabens pelo relato dessa viagem maravilhosa, estou montando minha viagem que realizarei em março e os seus relatos estão sendo meu guia para desenhar o que vou visitar e os caminhos por onde andarei, quanto a esse trecho eu tenho uma dúvida… Pelo relato vcs desceram pela RN5, o que fez vcs optarem por essa rota e nao pela RN1 até Taltal onde ai sim pegariam novamente a RN5?? Teria-se uma economia de 50Km mais ou menos (Google maps)
Abraço!
Angelo
Pato Branco
Boa noite Angelo
Nós percorremos a RN5 porque sabíamos que é toda asfaltada e é por onde vimos que a maioria dos viajantes vão para o sul.
Não sabemos como é a RN1, mas como é pelo litoral as paisagens devem ser mais belas. Vale a pena se informar.
Abraços
Alexandre e Rosângela