Tour a cavalo pelo Valle de La Muerte

Saída: San Pedro de Atacama/Chile – Km 3695
Chegada: San Pedro de Atacama/Chile – Km 3695
Distância: 0Km

Este é nosso último dia em San Pedro. Amanhã iremos viajar até Copiacó, de onde no outro dia voltaremos para a Argentina pelo paso San Francisco.

Acordamos por volta das 11h, pois o tour astronômico do dia anterior foi até tarde.

Saímos para almoçar no restaurante Tahira (Tocopilla, 372). Comemos uma chorrillana, que são batatas fritas cobertas com cebola frita, tomates, queijo, carne de rês e frango e lingüiça calabresa. A comida estava deliciosa e a quantidade foi até exagerada. Pagamos PC$7500 (R$26,00) incluindo uma Coca-cola de 1.5l. Bom custo-benefício, que comida saborosa!

San Pedro de Atacama

A saborosa chorrillana: batatas fritas cobertas com cebola frita, tomates, queijo, carne de rês e frango e lingüiça calabresa.

Agendamos então um tour a cavalo pelo Valle de La Muerte com El Arriero (Bernardo Flores) (elarriero_sp@yahoo.com e info@cabalgataselarriero.cl, fone (56) 09-8771102), que ficou marcado para as 17:00h, com duração de 3h. O custo foi de PC$30000 (R$103) para nós dois. Para agendar este tour deve-se entrar em contato pelo email ou telefone, já que eles não possuem um escritório. Geralmente o guia está oferecendo o tour na calle Caracolles aos turistas que passam. Nós conversamos com o guia na rua e posteriormente ligamos para eles e pedimos para que fossem no hotel para contratarmos o tour e explicar com mais detalhes como funciona.

À tarde acabamos dando uma volta na cidade e depois ficamos descansando no hotel aguardando o horário da cavalgada.

Às 17h fomos até a Calle Caracoles em frente ao caixa eletrônico, pois era o local da onde partiria a cavalgada. Chegamos lá e, além de nós, um casal de espanhóis também participou do tour. Foi muito legal passearmos a cavalo passando pelas lindas paisagens do Valle da Muerte, que ainda não conhecíamos.  Nas dunas do Valle, o guia nos incentivou a galopar. Incrível, mas dá um pouco de medo. O tour durou 3h e inicialmente queríamos fazê-lo no Valle de La Luna, que tem duração de 5h. O guia nos recomendou não fazer, pois não tínhamos experiência com cavalos. Ainda bem, pois realmente não aguentaríamos cavalgar por mais de 3h, embora tenha sido um excelente passeio. Recomendamos a agência e o passeio!

Tour a cavalo pelo Valle de La Muerte

Após o passeio fomos para o hotel, tomar um banho e aguardarmos a hora da ceia. Estávamos bem cansados, mas não poderíamos deixar de estar no centro da cidade no reveillon. Saímos umas 22:30 (23:30 no Brasil) em busca de um restaurante para fazer a ceia. Nesta época, em SPA, muitos restaurantes preparam um cardápio especial. Especial também no preço, pois é claro que tem um super plus a mais. Fomos para a calle Tocopilla escolher algum, onde estão os restaurantes com melhor custo-benefício. Fomos até no restaurante onde almoçamos ao meio dia, pois a senhora comentou sobre a ceia e nos convidou para comparecer, porém além deles estarem cobrando um pouco mais caro que os outros, não havia ninguém. Fomos à busca de outro e encontramos na mesma calle um cujo custo foi de PC$26000 (R$90,00) para nós 2. A ceia incluía um buffet de saladas, carnes assadas (era possível escolher 2 porções), buffet de sobremesas, um pisco sauer e uma taça de champanhe na hora da virada. Comemos bastante!

Ceia de ano novo

Poucos minutos antes da virada a garçonete nos entregou alguns adereços (chapeuzinho, máscara, língua de sogra e etc) e nos convidou para passarmos para o ambiente externo do restaurante para aguardamos todos juntos. Uns minutinhos antes serviram a champanhe. Colocaram numa rádio para ouvirmos a contagem regressiva e festejamos a meia noite. Foi bem interessante, pois não sabíamos que seria desta forma, pensávamos que somente iríamos comer a ceia e ir embora, sem muitos festejos. Foi legal também, pois muitas pessoas vieram nos desejar “feliz año”, (como eles falam no Chile e não Feliz Ano Novo como nós). Após, fomos passear pelas ruas da cidade que estavam lotadas. Muita gente festejando. Tinham muitas fogueiras no chão da cidade, não sabemos se isto é uma tradição. Havia muitos grupinhos com rodas de músicas com batuques, violão ou no “gogó” mesmo. Um dos grupos que passamos era de brasileiros, tocando violão e cantando nossas músicas. Pelo tamanho da cidade, até que a passada do ano foi bem festejada. Após este passeio, fomos dormir e descansar bastante, pois no outro dia temos mais de 800Km para percorrer até Copiapó/Chile.

Reveillon 2010 em San Pedro de Atacama!

Dica do dia:

Antes de iniciarmos nossa viagem nos informaram que esta não era uma boa época para conhecer o noroeste argentino e o deserto do Atacama, pois o calor seria intenso. Durante nossa viagem pela Argentina o calor foi bem ameno, com noites com temperaturas agradáveis (sempre fazia até um pouco de frio durante a noite). Durante a madrugada o frio já era bem intenso.

Em San Pedro, durante o dia o calor era um tanto intenso, mas onde havia sombra a temperatura estava agradável. A noite refresca bastante, sendo necessário um casaco que não precisa ser muito grosso e uma calça. Para dormir não é preciso o uso de ventilador. No carro, o ar condicionado dava conta do calor numa boa. O calor é mais intenso dentro da cidade, pois é mais abafada. Ao sair para seus arredores há um pouco de vento e o calor é amenizado. A noite nunca fez um frio muito intenso, bastando um pouco de agasalho para se aquecer. Portanto não deixe de conhecer estas regiões por causa do calor intenso no verão.

Em muitos hotéis há problema devido à falta de água, portanto não deixe para tomar o seu banho muito tarde. Além disso, pode existir uma grande oscilação na temperatura durante o banho. Acreditamos que isto acontece em outros hotéis também, pois ouvimos os mesmos relatos de outras pessoas de diferentes hotéis.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!