Foto que tiramos da lua com a ajuda das lentes do telescópio

Saída: San Pedro de Atacama/Chile – Km 3695
Chegada: San Pedro de Atacama/Chile – Km 3695
Distância: 0Km

Acordamos tarde e aproveitamos para colocar algumas fotos da viagem em nosso Blog.

Ontem faltou energia elétrica das 23h até o meio-dia de hoje.

Demos algumas voltas pelo centro da cidade e depois fomos almoçar. Desta vez comemos uma pizza na Pizzeria Bistro Les Copain’s (calle Tocopilla, 442). Pagamos PC$6900,00 (R$24,00), um pouco mais caro que a pizza anterior, mas esta estava muito mais saborosa.

Pizzeria Bistro Les Copain’s

Pizzeria Bistro Les Copain’s

Calle Caracolles em San Pedro de Atacama

Calle Caracolles em San Pedro de Atacama

Voltamos ao hotel para descansar mais um pouco e resolvemos então fazer um passeio de bicicleta, por volta das 18h. Pagamos PC$6000 (R$21) pelas 2 bicicletas por até 5 horas, alugadas na Coyote Byke (calle Tocopilla, 418A). Eles nos forneceram um mapa e nos aconselharam ir a dois locais: Katarpe (13km do centro) e Garganta del Diablo/Quebrada Chulacao (8Km do centro). A estrada era de rípio, mas estava em boas condições para andar de bicicleta. No caminho tivemos que fazer várias paradas, pois o sol estava forte. Levamos uns 600ml de água cada um, o que descobrimos depois que era muito pouco para o percurso. As paisagens são belas e vale a pena o passeio. No caminho passamos por algumas pessoas que estavam fazendo o mesmo percurso de bicicleta.

Pedalando para Katarpe

Pedalando para Katarpe

Katarpe

Katarpe

Katarpe

Katarpe

Katarpe

Katarpe

Uma poça d'água na estrada para Katarpe

Uma poça d’água na estrada para Katarpe

Voltamos quando já estava escurecendo, passamos na agência Space San Pedro de Atacama Celestial Explorations (calle Caracolles, 166) para confirmar se o tour astronômico que havíamos agendado para esta noite iria realmente acontecer. Eles confirmaram o tour e nos informaram para irmos agasalhado, pois a temperatura prevista para a madrugada era de 2°C. Informaram-nos também que iriam participar do tour 24 pessoas e que deveríamos pegar um ônibus as 12h45 (11h45 no horário do Chile) na esquina da agência, o qual levaria todos até o local do tour.

No horário combinado fomos aguardar o ônibus, que se atrasou uns 30 minutos. Saímos então para o local onde seria o tour, que ficava há uns 15Km de San Pedro, em uma fazenda. Chegando lá fomos recebidos pelo casal de franceses. No pátio da casa havia vários telescópios, de diversos tamanhos e apontando para diferentes pontos do céu. O céu estava um pouco nublado, mas depois de alguns minutos ficou limpo quase que completamente.

O casal deu algumas explicações básicas sobre as estrelas, planetas, constelações, rotação da terra e galáxias, os apontando com um pequeno laser. A lua estava quase cheia, então eles apontaram um dos telescópios para ela e cada um pode pegar sua máquina fotográfica e tirar uma foto da mesma com ajuda de um dos guias, usando as lentes do telescópio. O resultado foi muito bom, na foto é possível ver vários detalhes da lua com suas crateras.

Foto que tiramos da lua com a ajuda das lentes do telescópio

Foto que tiramos da lua com a ajuda das lentes do telescópio

Tour astronômico em San Pedro de Atacama

Tour astronômico em San Pedro de Atacama

Tour astronômico em San Pedro de Atacama

Tour astronômico em San Pedro de Atacama

Posteriormente eles apontaram alguns telescópios para algumas estrelas e planetas específicos, onde cada um pode dar uma rápida olhada através dos telescópios. As observações mais interessantes foram a lua e o planeta Saturno. Este último, que apesar da visualização ser pequena e um tanto embaçada, podia-se ver seus anéis. O mais legal foi realmente a lua, pois se podia vê-la com detalhes.

O frio realmente estava intenso e como quase todo o tour foi realizado na rua, levar agasalhos (jaqueta, cachecol e gorros) é uma boa idéia. Aproveitamos para tirar por nossa conta outra foto da lua através de outro telescópio, a qual ficou até melhor que a primeira feita com a ajuda do guia.

Depois de um tempo fomos convidados a entrar na casa dos guias, onde eles tinham uma pequena sala com várias cadeiras e uma clarabóia no teto, de onde se podiam contemplar as estrelas. Foi então oferecido a todos chá, café ou chocolate quente, enquanto um dos guias nos dava mais algumas informações.

Por volta das 3:30h (2:30h no horário do Chile), retornamos a San Pedro. O tour é legal, mas não dá para ser considerado imperdível. Valeu mais pela bela foto que tiramos da lua e por podermos ver Saturno e seus anéis. Tínhamos mais expectativa quanto ao tour, pois na verdade queríamos observar alguns planetas com mais nitidez e mais ampliado do que pudemos ver.

Fomos então dormir, pois teríamos que aproveitar o próximo dia, que será o nosso último em San Pedro.

 

Dica do dia:

Caso fores fazer o tour astronômico leve bastante agasalho, pois quase todo o tour é feito na rua e o frio é intenso na madrugada. Não se esqueça de levar uma máquina fotográfica para tirar a foto da lua e dos telescópios.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Ir para o próximo dia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *