Saída: Fiambalá/Argentina – Km 5094 (11:00h)
Chegada: Antofagasta de la Sierra/Argentina – Km 5561 (20:50h)
Distância: 467Km
Acordamos cedo, arrumamos nossas coisas na casa da família de Fiambalá e fomos embora. Antes de ir pagamos a mulher. Como fomos muito bem recebidos, pagamos um pouco mais do que o combinado. Demos uma pequena volta na praça da cidade, compramos um lanche e umas frutas. A cidade estava bem movimentada em função do rally Dakar.
Seguimos em direção de Antofagasta de La Sierra (Argentina) que, segundo relatos, é um lugar imperdível!
Saindo de Fiambalá, para chegar a Antofagasta de La Sierra deve-se pegar a ruta RN 60 ao sul até Tinogasta, depois seguir pela RP 45 e entrar à esquerda na RN 40. Após Belen segue-se pela RN 40 e posteriormente se pega a RP 43 à esquerda. Nesta última intersecção não há nenhuma sinalização, mas é a primeira ruta asfaltada à esquerda. Segue-se pela RP 43 passando por Villa Vil e El Peñon, até chegar em Antofogasta de La Sierra.
Em Belén , uma pequena cidade que passamos no caminho, paramos para abastecer e almoçar. Almoçamos batatas fritas, carne e salada.
Seguimos viagem e entramos na RP 43. Andamos um pouco e até então as paisagens não estavam tão belas até chegarmos próximos aonde começa o asfalto. A partir deste ponto as paisagens ficam magníficas! Percorremos todo o caminho com belíssimas paisagens e animais como vicunas, lhamas e emas. Neste caminho, um pouco antes de chegar a Antofagasta, se vê diversas montanhas e vulcões (todos inativos) compondo um visual espetacular. Uns 5Km antes de chegar é possível ver a lava petrificada dos vulcões amontoadas na beira da estrada. Realmente é impressionante a quantidade de lava. A lava petrificada ao redor do Vulcão Alumbrera tem mais de 10Km de extensão. Há uma placa informativa na estrada indicando o Vulcão Antofagasta, que está ao seu lado do Alumbrera. Estes 2 vulcões costumam ser facilmente escalados, sendo possível apreciar a belíssima paisagem lá do alto. Chegando em Antofagasta há a Laguna Antofagasta, que é mais um elemento para compor a bela paisagem. Só até aqui já valeu e muito a viagem!
Toda a RN 60 está asfaltada e em boas condições assim como o trecho da RN 40 a ser percorrido. Entrando na RP 43 cerca de 20 dos primeiros quilômetros estão asfaltados. Segue-se por cerca de 30Km em estrada de rípio com alguns trechos em condições ruins (muitas pedras) depois continua-se em ruta asfaltada até Antofagasta. Os últimos 60Km (iniciando poucos quilômetros antes de El Peñon) da estrada asfaltada estão deteriorados, mesmo assim se pode andar a uma média de 60Km/h. Fora estes últimos 60Km, o restante da RP 43 que está asfaltado está em ótimas condições. Há postos de combustíveis em Fiambalá, Tinogasta, Belen, no início da RP 43 e em Antofagasta de La Sierra.
Parte do trecho em rípio em torno de Villa Vil é cortado várias vezes por um rio. Em algumas das vezes há um pouco de água, mas consegue-se passar tranquilamente com um carro normal. Porém, quando chove muito este trecho fica intransitável. Neste caso, o trecho se torna novamente transitável após umas 3 horas depois que a chuva passar.
Chegando em Antofagasta fomos direto a Hosteria Municipal. Chegando lá ficamos surpreendidos com o local, pois como é municipal não tínhamos esperança de que fosse bom. Engano nosso. Na hosteria havia uma ótima infraestrutura, bons quartos com banheiro, café da manhã, computador com internet, salas de TV e restaurante. O preço é muito bom também. Por um quarto matrimonial cobram PA$81,00 (R$42,20).
Após garantirmos a hospedagem, fomos procurar um guia. O recepcionista da hosteria nos levou até uma oficina mecânica onde havia um homem que tem uma camionete e que também trabalha como guia. Conversamos com ele e contratamos para o próximo dia para tour pelo Salar de Antofalla. O guia (Sérgio) nos cobrou por um tour de um dia inteiro PA$800,00 (R$416,70) incluindo camionete Hilux 4×4, o serviço de guia, combustível e lanches.
Fomos para o hotel, tomamos um banho e fomos jantar no restaurante do hotel. O jantar deve ser pedido na recepção com algumas horas de antecedência. O restaurante é muito bom e o serviço também. Durante o jantar conhecemos um simpático casal de brasileiros de Brusque-SC, a Marli e o Manolo, que estavam viajando há alguns dias. Conversamos durante bastante tempo com eles. Após fomos dormir para estarmos bem descansados para o nosso tour do dia seguinte.
Dica do dia
Se estiver chovendo na região de Antofagasta de La Sierra a ruta RP43 fica intransitável próximo a Villa Vil, pois o rio cruza a estrada de rípio algumas vezes.
Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!
Boa Tarde,
Alexandre e Rosângela,
Primeiramente parabéns por todas essas duas viagens!
Eu estou usando as duas experiências de vocês para montar um roteiro, de carro também, para mim nas minhas férias. Isso inclui ir até San Pedro do Atacama pelo sul (Santiago, Antofagasta), e depois retornar até Antofagasta de la Sierra, que achei fascinante em seus relatos. Entretanto fiquei na dúvida, no trecho entre Fiambalá e Antofagasta, existe algum posto de gasolina? Quantos Km são? O google maps não tem várias estradas que vocês pegaram hehe.
Desde já agradeço,
Lucas Sene
Olá Lucas
Agradecemos a visita ao blog.
De Antofagasta a Fiambalá são 660Km.
Deve-se encher o tanque em Antofagasta e então no povoado Estación Agua Verde (posto da rede Copec, coordenadas S25°23’57.2” W69°57’50.4”). Entre Antofagasta e Estación Agua Verde são 231Km e não há nenhum outro posto de combustível. Após este povoado, somente há postos na RN5 após 188Km (próximo a Chañaral). Depois pode-se abastecer em Chañaral, Copiapó e Fiambalá.
Veja mais detalhes deste percurso em:
http://viajandodecarro.wordpress.com/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/diario-de-viagem/14º-dia/
http://viajandodecarro.wordpress.com/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/diario-de-viagem/15º-dia/
Você pode ver todo nosso roteiro em:
http://viajandodecarro.wordpress.com/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/nosso-roteiro/
Neste link é possível também baixar o log do GPS desta viagem e visualizá-lo no Google Earth.
Grande abraço
Alexandre e Rosângela
Olá viajeros! Sou eu de novo…Vejam se podem me esclarecer algumas dúvidas, por exemplo: é nossa intenção incluir no roteiro de retorno, a partir de Fiambala seguir para Tinogasta/S.Fernando del Valle de Catamarca e sempre evitando rutas de rípio ou terra, alcançar Santiago del Estero e finalmente retornar pela Ruta 89 até o entroncamento com a Ruta 16, etc. Como notaram, até então estávamos seguindo sua rota, aliás paisagens maravilhosas e lugares encantadores, também pelo descrição de vocês, mas nosso tempo é curto e sem asfalto nossa velocidade-cruzeiro (gostaram?) fica muito prejudicada. Por acaso sabem de alguma dificuldade maior nesse roteiro escolhido por nós ou desconhecem? Repondam quando puderem, temos tempo vamos viajar somente em novembro vindouro.
Obrigado amigos
Boa noite Adilson
Nós desconhecemos este caminho, mas acreditamos que não terás problemas. Vale questionar a alguém que já percorreu por este trecho.
Lembrando que há alguns relatos de corrupção da polícia aos arredores de Santiago Del Estero. Nós tivemos um probleminha por lá (veja no link http://viajandodecarro.wordpress.com/viagens/viajando-de-carro-pelo-brasil-uruguay-argentina-e-chile-%e2%80%93-junho-de-2009/dicas-2/corrupcao-da-policia/).
O trecho da ruta 89 entre Suncho Corral e Quimili é em meia pista (asfaltada). Nós fizemos o desvio por Anatuya, mas aumenta o trajeto em 100Km. Não tenho como afirmar se vale a pena ou não, mas há relatos de parabrisas quebrado devido a ultrapassagens pelo acostamento.
Se tiver mais alguma dúvida entre em contato.
Grande abraço
Alexandre e Rosângela