Ojos del salar (Salar de Antofalla)

Saída: Antofagasta de la Sierra/Argentina – Km 5561 (9:00h)
Chegada:
Antofagasta de la Sierra/Argentina – Km 5561 (22:00h)
Distância: 221Km

Acordamos bem cedo em função do nosso tour para o Salar de Antofalla, o qual possui em torno de 140Km de extensão. Tomamos o café da manhã no hotel, simples e composto de torradinhas com doce ou manteiga, chá, leite ou café e água mineral com gás.

Separamos as coisas que levaríamos para o tour. O guia já estava com a camionete ligada em frente ao hotel nos esperando. Saímos às 8h (horário na Argentina). Fomos então em direção ao salar e também ao povoado de Antofalla. Passamos primeiramente pela Laguna Colorada, que estava seca.

Hosteria Municipal em Antofagasta de La Sierra

Durante todo o passeio passamos várias vezes por vicunas, mulas e emas. O caminho é bem legal e vai gradativamente aumentando a altitude. Chegamos a um ponto onde podíamos ter uma visão panorâmica do Cerro Buenaventura e também, avistar o Vulcão Antofalla.

Montanhas vulcânicas e salares aos arredores de Antofagasta De La Sierra

Casa de camponeses que criam lhamas e ovelhas nas montanhas

Vicuñas selvagens nas montanhas de Antofagasta de La Sierra

Em direção ao Salar de Antofalla

Paramos para almoçar em uma casa abandonada, onde os tours geralmente param para o pessoal fazer as refeições e descansar um pouco. Almoçamos o lanche que o guia nos levou, sanduíches de queijo e presunto, coca-cola e frutas. Seguimos e em seguida já podíamos avistar o salar de longe. Mais adiante onde iríamos ter uma ampla visão do salar, o guia parou o carro e perguntou se não gostaríamos de ir caminhando alguns metros para apreciar melhor a vista. Caminhamos um pouco e quando chegamos mais acima podemos apreciar uma paisagem indescritível, provavelmente a mais linda que já vimos!! Tínhamos a visão do salar, do Vulcão Antofalla, cerros, vegetação, uma laguna azul turquesa e, ainda um pouco distante, um pequeno oásis entre as montanhas que era o povoado de Antofalla.

Parada para o almoço

Vale entre as montanhas

A incrível paisagem do Salar de Antofalla

Salar de Antofalla: percebam a lagoa azul no meio do salar

Salar de Antofalla: uma das paisagens mais incríveis que já conhecemos

Salar de Antofalla

Salar de Antofalla: um pouco antes deste ponto estávamos a 4670m de altitude, lá em baixo no salar são 3360m

Ali ficamos alguns minutos contemplando aquela paisagem maravilhosa. Subimos um morro um pouco mais alto para termos uma visão mais ampla. Foi realmente um cenário fantástico! Fomos então, atravessando o salar através de uma estrada que passa bem pelo meio, até o povoado de Antofalla. Lá paramos um pouco, descansamos e tiramos umas fotografias. Neste povoado moram cerca de 40 pessoas. Lá tem escola, e um centro comunitário onde tem internet e TV via satélite. Quando fomos embora demos uns 2 pesos para um guri que ficou na nossa volta no tempo em que ficamos por lá.

Salar de Antofalla: juntos com o guia Sérgio

Salar de Antofalla: juntos com o guia Sérgio (altitude 4025m)

A interminável em descida em zigue-zague ao salar: levamos 1:30h para descer dos 4025m aos 3360m

A interminável em descida em zigue-zague ao salar de Antofalla: levamos 1:30h para descer dos 4025m aos 3360m

Povoado de Antofalla (localizado do outro lado do salar)

Povoado de Antofalla

Povoado de Antofalla: ao fundo dá para ver a estrada em zigue-zague que usamos para descer ao salar e povoado de Antofalla

Povoado de Antofalla: ao fundo (nas montanhas) dá para ver a estrada em zigue-zague que usamos para descer ao salar e povoado de Antofalla

Capela no povoado de Antofalla

Saindo do povoado íamos costeando todo o salar. Em uma das paradas para tirar fotos, o guia juntou várias pedras de material vulcânico (oxidiana ou vidro vulcânico) e nos deu. Com estas pedras é possível fazer vários trabalhos: antigamente se faziam pontas de flechas, hoje em dia são usadas em artesanatos, massagem corporal, entre outras utilidades. As pedras são muito bonitas e contra luz se pode ver que são transparentes e, dependendo do tipo de material, podem ter cores diferentes.

A propósito, o guia Sérgio faz de tudo um pouco: trabalha na oficina mecânica, na hosteria municipal, faz os tours e outras viagens para transportar amostra de minerais para análises e ainda é artesão e colecionador de pedras (por isso seu gosto e conhecimento sobre pedras)! Ele também nos contou que trabalhou na abertura de várias estradas do salar e dos seus arredores. Ele nos disse também que já escalou o Aconcágua para retirar algumas amostras de minerais para uma empresa.

A nossa próxima parada foi nos ojos del salar, que são poços com águas cujas cores variam conforme os minerais do lugar. Neste salar há vários ojos, cada um com a cor diferente de água. O mais impressionante é o que tem a cor avermelhada e com a vegetação a sua volta refletida na água, lindíssimo! Os outros têm cor azul, esbranquiçada ou estavam secos.

Ojos del salar

Ojos del salar (Salar de Antofalla)

Ojos del salar (Salar de Antofalla): cada lagoa tem uma cor diferente

Parece que derramaram uma lata de tinta no alto da montanha

Um cone no salar

Estrada que cruza o salar

Após fomos na Vega La Botijuela. É lugar que também tem uma paisagem muito bonita. Neste lugar mora um homem solitário, o Simon.  Dizem que ele fala pelos cotovelos e não pára até te conseguir vender suas pedras. Ele é muito conhecido e recebe ajuda de turistas do mundo inteiro, pois todos querem que ele permaneça morando onde está. Neste dia ele não estava em casa. Próximo a este lugar tem o Salar de Botijuela.

Vega La Botijuela

Saindo dali fomos ao povoado Las Quinuas. Hoje em dia, neste povoado moram apenas 2 pessoas. Antigamente eram um povoado com mais habitantes, mas devido a falta de emprego e estudo quase todos os habitantes do lugar foram embora. Isto ocorreu também com o povoado de Antofalla. De Las Quinuas se tem uma bela visão do salar.

Cruzando o salar em direção ao povoado Las Quinuas

Vista do salar desde o povoado Las Quinuas

Após seguimos viagem de retorno a Antofagasta de La Sierra. No caminho ainda tivemos belas paisagens pela frente. As paisagem mudam constantemente, sendo igualmente bonitas. Chegamos ao hotel às 21:00h (horário da Argentina). Estávamos exaustos, porém valeu e muito a pena.

Observem as cores das montanhas

Cruzando o salar no retorno a Antofagasta de La Sierra

Salar de Antofalla

Rochas vulcânicas (negras) presentes por todo o salar

As belas cores das montanhas ao redor do Salar de Antofalla

O guia que nos levou ao Salar de Antofalla foi excelente. É daquelas pessoas que gostam do que fazem. Foi paciente, explicou sobre os lugares, parava sempre que queríamos tirar fotos. Nos explicou muito sobre a cultura e história do povo local e da Argentina em geral. Recomendamos!! Se alguém tiver interesse em contratá-lo, o nome dele é Sérgio Quipildor e pode ser encontrado na oficina mecânica bem em frente ao posto de combustível, na Hosteria Municipal em Antofogasta de La Sierra ou através dos telefones 03835-15528716 e 03835-15410334 .

Se você não tem um carro apropriado (camionete 4×4) para ir aos pontos de difícil acesso em Antofagasta, vale à pena contratar um guia que tenha um. Caso não seja possível, somente a viagem até Antofogasta de La Sierra já é muito gratificante. Infelizmente não tínhamos mais dias para ficar na cidade, pois além deste passeio, há outros como Campo de Pedra Pomez, Salar do Hombre Muerto, subida nos vulcões Antofagasta e/ou Alumbrera entre outros passeios legais. Destes lugares citados, somente a ida aos  vulcões não precisa de carro 4×4.

Logo que chegamos do passeio, fizemos o pedido do jantar no hotel e fomos na Municipalidad mandar um sinal de fumaça para o Brasil através da internet, pois a do hotel estava com problemas.

Jantamos, tomamos um banho e fomos descansar. O dia foi cansativo, mas extremamente compensador.

Dica do dia

A visita ao Salar de Antofalla em Antofagasta de La Sierra é um dos passeios mais deslumbrantes que se pode fazer em toda a Argentina. Caso você não tenha carro 4×4, contrate um guia na cidade que tenha um e faça um passeio por este salar. As paisagens são indescritíveis!

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Ir para o próximo dia.

1. Juliana
    Juliana says:

Olá! O blog de vocês é demais!Muito informativo! Tenho uma dúvida, temos uma idea adventure locker, é bem alta, será que conseguiríamos fazer o Salar de Antofalla?
    Obrigada e parabéns pelo blog.

2. Sueli Hioka
    Sueli Hioka says:

Ola Alexandre e Rosangela! estou lendo novamente seu relato, fantastico!
    Sobre a duvida acima, nao é necessario fazer a saída da Argentina se quiser ir só ate a Laguna Verde. Nós deixamos nossa carteira de identidade na Aduana e depois pegamos na volta. A Laguna é linda, e a paisagem até lá é mais linda ainda…. beijos. (programando nossa viagem a Catamarca!)
    Sueli Hioka

3. Adilson Karafa
    Adilson Karafa says:

Olá amigos… Obrigado pelos gentís comentários sobre as fotos; realmente meu blog está fora do ar há uns 2 mêses, houve um ataque ao site SairdoBrasil e todos os blogs estão com problemas – quando estiver normalizado eu comunico vocês. Sobre a lente utilizada na minha D5000 é uma Nikon 70:300mm, aliás eu estava com a D5000 dependurada no pescoço na ocasião do tombo (a 70 km/h) e a heróica Nikon saiu ilesa do acidente, nem um risco sequer, inacreditável! Bem vou aproveitar desta oportunidade para perguntar a vocês se é possível ir até a Laguna Verde (ruta 31) entrando pelo Paso San Francisco (argentino) e retornando sem necessitar ir até a aduana chilena…
    Obs- Já fiz essa pergunta no seu blog, mas creio que vc não tenha visto ainda…
    Um grande abraço a todos (inclusive ao pequeno aventureiro Felipe – êsse vai dar dos bons!)

Adilson

• arrsouza
      arrsouza says:

Olá Adilson
      A aduana chilena fica bem depois da laguna Verde (partindo de Fiambalá). Portanto você não chegará até a aduana Chilena. Porém acho que mesmo assim você terá que fazer a saída e entrada na Argentina. Vale se informar na aduana argentina sobre como proceder.
      Este trecho (lado argentino) é o mais bonito deste paso!
      Abraços
      Alexandre, Rosângela e Felipe

4. adilsonkarafa
    adilsonkarafa says:

Olá amigos, como estão? Realmente meu blog está fora do ar há mais de 2 meses, soube que o site foi invadido por rackers ainda encontra-se em manutenção, quando isso ocorrer estarei avisando vocês.Obrigado pelo comentário das fotos; sobre minha lente, é uma 70:300 Nikon, aliás a D5000 estava dependurada no meu pescoço no momento da queda, a 70 km/hora e “sobreviveu” incólume,sem um risco sequer, algo inacreditável!
    Vou aproveitar este espaço para repetir uma indagação que fiz no seu blog e vc ainda não deve ter visto: Programamos nosso retorno ao norte argentino para novembro próximo e a intenção é conhecer a Ruta de los 6 Miles e entrarmos pelo Paso San Francisco (argentino) e seguirmos o pequeno trecho até a Laguna Verde… Nossa dúvida é se haveria possibilidade de visitarmos esse local e retornarmos a Fiambalá, sem precisar ir até a aduana chilena pra qualquer procedimento burocrático.
    Um grande abraço meus amigos!

5. Adilson Karafa
    Adilson Karafa says:

Olá viajeros vc são mesmo incansáveis meus amigos, fotos espetaculares de Antofagasta de la Sierra e Antofalla, um show realmente! Volto ao seu blog para novas consultas… Lembram-se da minha viagem ao Atacama no final de 2010? Pois é, rodamos por mais de 5.000 km sem problemas, porém no retorno pela ruta 31, faltando apenas uns 60 km de rípio, acabei levando um tombo feio, com costela quebrada e tudo. O resultado é que 2 das motos ficaram por lá e foram resgatadas 90 dias depois… Bem deu prá sentir que a estória é longa, se quiser conferir está tudo relatado no meu blog (www.vivazapata.sairdobrasil.com/). Como sou teimoso, estou voltando este ano para fazer o caminho da ruta 31 invertido, depois que vi suas fotos da Laguna Verde, botei na cabeça que tenho de ir até lá e de moto mesmo!
    Um grande abraço de Votorantim-SP
    Adilson

• arrsouza
      arrsouza says:

Olá amigo Adilson
      É sempre uma grande alegria receber seu contato.
      O paso San Francisco realmente vale a pena. É uma trajeto bem tranquilo (de carro) 🙂
      Tentei acessar seu site, mas o link está com erro. O endereço está correto?
      Suas fotos no flickr da viagem 2010 estão ótimas! Que lentes vc estava usando em sua Nikon D5000?