Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Saída: Copiapó/Chile – Km 4599 (13:00h)
Chegada: Fiambalá/Argentina – Km 5084 (22:30h)
Distância: 485Km

Acordamos umas 10h. Hoje nosso destino é ir até Fiambalá na Argentina, atravessando o Paso San Francisco, que dizem ser um dos mais bonitos.

Passamos nos supermercados Lider e Jumbo. Compramos algumas coisas para comer durante a viagem. Aproveitamos para trocar os pneus traseiros do carro, pois no Chile o valor compensa bastante em relação ao Brasil, sendo em torno de 50% mais barato. Pagamos PC$81636,00 (R$281) por 2 pneus Goodyear GPS Duraplus 175/65 R14, já instalados e balanceados. Fomos a uma loja franquia da Goodyear que fica próxima do supermercado Lider. Antes de viajar nós verificamos o preço destes mesmos pneus (marca, modelo e medida) em uma loja da DPaschoal  no Brasil, onde o par custava R$474 (quase o dobro do preço que pagamos no Chile).

Para ir até Fiambalá pegamos ruta 31, que na fronteira com a Argentina passa a se chamar 60. Segue-se pela ruta 60 até Fiambalá.

Do lado chileno, antes de chegar à aduana, as paisagens são bonitas, porém não impressionam muito. Chegando à aduana chilena, os tramites foram rápidos, em torno de 15 minutos.

Cruzando a Cordliheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Cruzando a Cordilheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Cruzando a Cordliheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Cruzando a Cordilheira dos Andes pela ruta 31 (Chile)

Aduana chilena no paso San Francisco

Aduana chilena no paso San Francisco

Cruzando a Cordliheira dos Andes pelo paso San Francisco

Cruzando a Cordilheira dos Andes pelo paso San Francisco

Cruzando a Cordliheira dos Andes pelo paso San Francisco

Cruzando a Cordilheira dos Andes pelo paso San Francisco

Saindo da aduana chilena, após 83Km, nos deparamos com a impressionante Laguna Verde e também com o vulcão Ojos del Salado que é o mais alto do mundo, com 6893m.  O vulcão é inativo, sendo a segunda mais alta montanha da América do Sul. A mais alta é o Aconcágua. A Laguna Verde é linda e suas águas são verdes mesmo, podendo mudar de tonalidade ao longo do dia. Nas margens da laguna há águas termais, podendo-se chegar lá com o carro.

Na Laguna Verde, provavelmente esquecemos a bolsa de uma de nossas câmeras, com nossas pilhas recarregáveis e um pouco de dinheiro. Se algum viajante encontrar, por favor, nos devolva! hehehe

A impressionante Laguna Verde

A impressionante Laguna Verde

Laguna Verde: o branco no chão é sal, nas montanhas é neve

Laguna Verde: o branco no chão é sal, nas montanhas é neve

Passando um pouco da Laguna Verde as paisagens começam a ficar mais bonitas. O dia ensolarado com montanhas, nuvens e uma vegetação rasteira nos tons amarelados e esverdeados formaram um cenário lindíssimo. Neste trecho também passamos por várias vicunas.

Após alguns km chegamos à aduana argentina em cima do laço, pois já eram 18:50h e a aduana fechava às 19:00h. A burocracia na aduana demorou um pouco, até porque tinha um casal antes de nós que também estavam entrando na Argentina. O carro foi rapidamente revistado. Ficamos na aduana em torno de uns 30 minutos. Passando a aduana as paisagens continuam muito bonitas. Neste último trecho já estava tarde, mas ainda deu para aproveitar para fotografar e também apreciar um belíssimo pôr-do-sol.

Início do asfalto no lado argentino do Paso San Francisco

Início do asfalto no lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Lado argentino do Paso San Francisco

Aduana argentina no Paso San Francisco

Aduana argentina no Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Ruta 60: lado argentino do Paso San Francisco

Próximo a Fiambalá a estrada passa por uma serra, onde as paisagens são muito bonitas. Nós acabamos chegando neste ponto à noite, perdendo de apreciar melhor a beleza do lugar.

De Copiapó até a fronteira com a Argentina a estrada é de rípio, mas está quase toda em ótimas condições, podendo-se andar boa parte do trecho a 80Km/h.

Toda a ruta do lado argentino está asfaltada, porém o trecho da fronteira até a aduana, que é em torno de 20Km está muito deteriorado. Nestes 20Km pode-se andar em velocidade em torno de 50Km/h. A partir da aduana, o asfalto até Fiambalá está em ótimas condições.

Do lado chileno não são muitos os pontos de subidas e descidas com curvas.

Do lado argentino há vários refúgios para pedido de ajuda via rádio.

Todo o trecho entre Copiapó e Fiambala (478Km) não possui postos para abastecimento, portanto deve-se sair com o tanque bem cheio de Copiapó. Tínhamos receio de faltar combustível durante este trecho, pois sempre paramos muito para tirar fotos e o carro consome mais devido à altitude. Não foi problema, pois para percorrer os 478Km gastamos apenas 29l de combustível.

Boa parte do paso é feita em altitudes acima de 4000m, chegando à altitude máxima de 4600m. Nem nós e nem o carro tive problemas devido à altitude.

Chegando a Fiambalá, tivemos uma surpresa! Devido ao Rally Dakar, que vai passar por lá somente daqui a 2 dias, a cidade já estava superlotada e não tínhamos lugar para ficar, a não ser em casa de família. Inicialmente não gostamos muito, porém não tínhamos outra opção. Resolvemos então acompanhar um policial que havia oferecido a sua casa. Ele nos havia falado que a casa não era grande e ficamos desconfiados se seria uma boa idéia. Ainda mais quando vimos que além de nós, haviam outros turistas que iam ficar lá também. Ficamos pensando que ele poderia ter oferecido a casa para mais pessoas e que ficariam todas nas mesmas acomodações. Mas quando chegamos lá descobrimos que os outros turistas iriam acampar no pátio da casa.

A casa do policial era agradável, sua esposa havia sido avisada há pouco tempo e estava limpando a casa toda para receber os hóspedes. Fomos muito bem recebidos. A casa tinha apenas 2 quartos: um do casal e do filho de 2 anos e o outro do filho mais velho de 14 anos. Preferimos ficar no quarto do filho mais velho. A dona da casa conseguiu outro colchão, onde colocamos nossos sacos de dormir.

Acertamos que pagaríamos PA$100,00 (R$50,00) pela hospedagem e saímos para comer alguma coisa. A cidade estava realmente lotada. Fomos dar uma volta pela praça, onde aproveitamos para comprar umas pilhas recarregáveis, pois agora havíamos ficado com apenas um conjunto. Depois comemos uma pizza, pela qual pagamos PA$30,00 (R$15,00) com refri. Estava muito boa.

Voltamos então para a casa onde iríamos passar a noite. Estava muito quente. Ainda bem que tinha um ventilador no quarto para conseguirmos dormir melhor. Tomamos um bom banho e fomos dormir.

Dicas do dia

Para fazer a travessia do paso San Francisco você deverá abastecer em Copiapó, pois não há postos até Fiambalá.

Saia de Copiapó bem cedo, pois as melhores paisagens começam junto ao Vulcão Ojos del Salado e Laguna Verde. Lembre-se também que a aduana da Argentina fecha às 19:00h.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Ir para o próximo dia.

31 respostas
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  1. Adilson Karafa
    Adilson Karafa says:

    Ol;a amigos viajeros, como estão? Pretendo voltar em novembro próximo até o Paso San Francisco, só que desta vez entrando pelo lado argentino (Fiambalá)… Vocês saberiam me informar se é possível ir somente até a Laguna Verde e retornar pelo mesmo caminho a Fiambalá, portanto sem precisar chegar até aduana chilena?

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Adilson
      Tudo tranquilo.
      A aduana chilena fica bem depois da laguna Verde (partindo de Fiambalá). Portanto você não chegará até a aduana Chilena. Porém acho que mesmo assim você terá que fazer a saída e entrada na Argentina. Vale se informar na aduana argentina sobre como proceder.
      Este trecho (lado argentino) é o mais bonito deste paso!
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder
  2. Alexandre
    Alexandre says:

    Tchê, Muito legal esse trajeto, só fiquei preocupado com a questao de 478Km sem postos de gasolina. Tenho uma Ecosport 2.0 que me dá autonomia máxima de uns 480km (11KM/L), ou seja, acho que vou ter que levar algum galao extra. Será que nas aduanas o pessoal pode complicar mesmo o galao estando vazio? Obrigado!

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Boa noite Alexandre
      Geralmente nestas estradas mais remotas a polícia argentina e chilena não complica por causa de galão de combustível. Normalmente vemos diversas pickups carregando combustível extra.
      Lembre-se que apesar do paso ser quase todo em grandes altitudes (e quase metade do caminho em rípio), a autonomia será melhor devido a qualidade da gasolina na Argentina.
      Nós conseguimos percorrer este trecho e ainda sobrou uma boa quantidade de combustível (sem levar nada de reserva).
      Na dúvida, leve combustível reserva e coloque-o no tanque antes de chegar na aduana.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder
  3. (Sr.) Valmice
    (Sr.) Valmice says:

    Olá,
    por onde vcs andam?

    Estou planejando viajar para a Argentina no final de março de 2011. O roteiro passa até a Laguna Verde, no Chile.
    mas o que eu gostaria de saber é sobre o software Garmin Mobile XT. Pelos seu comentários, posso baixar este programa no meu notebook e no GPS da Mio C230?
    Qual o procedimento?
    Fico no aguardo para novas perguntas.

    Responder
  4. Cristine
    Cristine says:

    Olá. Estou escrevendo para elogiar o capricho do relato de viagem e do blog e para agradecer a vcs, que tem a gentileza e paciência de postar informações sobre sua viagem/experiências/dicas, etc. Meu marido e eu estamos preparando uma viagem que, em alguns trechos, coincide com a sua, só que de moto.
    Seu relato está sendo muito útil. Obrigada.
    Cordialmente,
    Cristine
    PS: Nasci em Rio Grande, porém saí de lá há muitos anos.

    Responder
  5. Adilson F.Machado
    Adilson F.Machado says:

    Olá viajeros!
    Pelo que pude notar no verão escurece por volta das 20 hs nessa região…Será a mesma coisa na primavera? Lembro que devo passar por esse paso, lá pelo dia 12 de novembro e gostaria de não perder a beleza do trecho mais bonito, a caminho de Fiambalá…Teria algum site que informe o horário do por-do-sol na região?

    Responder
  6. Adilson Ferreira Machado
    Adilson Ferreira Machado says:

    Olá Alexandre!

    Torno a te incomodar por uma dúvida: Abri um mapa oficial do site “Viaje por Chile”, sugerido pelo Igor Alecsander e o mesmo contém alguns detalhes da ruta 31, que apesar de elucidativo, também me colocou alguns “grilos”…São algumas variações daquela ruta, logo após Copiapó, por exemplo, pouco antes da “localidade” chamada La Puerta, há uma bifurcação à direita, que passa ao seu final pelo Parque Nacional Tres Cruces e logo após junta-se novamente à ruta 31. Aparentemente não existe uma diferença expressiva na quilometragem, porém gostaríamos de seguir o seu trajeto, daí a confirmação do seu roteiro, se existem placas indicativas ou não, e finalmente se vc utilizou o referido mapa e essas bifurcações “traiçoeiras”…O problema é cruzarmos pelo caminho mais curto e seguro possível (tempo e combustível…)
    Obrigado meu amigo

    Responder
  7. Adilson Ferreira Machado
    Adilson Ferreira Machado says:

    Olá Alexandre…Nem preciso dizer que adorei seus relatos e fotos dessa viagem fantástica! Planejo ir ao Atacama em novembro próximo e juntamente com meu grupo de motoqueiros, estamos discutindo a possibilidade de retornar pelo Paso S.Francisco (depois de ver as suas fotos, fica fácil convencer o restante do grupo…). Minha dúvida é a quilometragem em rípio, de Copiapo até a fronteira argentina, distância que não encontrei até agora, nos mapas que dispomos. Ainda fica a dúvida em determinar qual a quantidade mínima de combustível extra que devemos levar, uma vez que nossas motos têm autonomia somente de 300 km… Vc poderia nos ajudar nesse sentido?
    Um abraço e agradecimentos antecipados

    Adilson

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Boa noite Adilson
      Obrigado pela visita.
      Este paso realmente é incrível. Dá para fazer tranquilamente de moto. Realmente o único problema é a falta de postos de combustível.
      Serão 485Km sem postos. Mas lembre-se que boa parte do paso é feito em altitudes acima dos 4000m, onde a moto deverá consumir mais combustível.
      Não lembro bem a distância em rípio, mas deve ser cerca da metade do caminho. O início do asfalto está na coordenada Lat 26°52’25.18″S Long 68°17’57.12″O. Meça do Google Earth quantos quilômetros até Copiapó.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder
  8. Fabiana
    Fabiana says:

    Olá
    Esse passo é muito bonito mesmo, comentei com o Paulo, que do lado Argentino, parece pintura a oleo.
    Parabéns, ficamos felizes por saber que deu tudo certo. Belas fotos.
    Abraços

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Paulo
      Temos uma Sony H1, que é semi-profissional. Mas as fotos são boas mesmo pq a paisagem ajuda muito. 🙂
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder
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