Machu Picchu / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Que tal ir de carro ao Peru para conhecer Machu Picchu e as Linhas de Nazca? Pretendemos viajar para lá no final deste ano e, para isto, estamos identificando toda a documentação necessária e montando o roteiro para aproveitarmos o melhor deste lindo país.

Para circular de carro pelo Peru é necessário contratar o Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito (SOAT). Este seguro cobre danos corporais e morte ao motorista, passageiros e pedestres, causados por um acidente de trânsito. O SOAT cobre as despesas médicas, serviços de ambulância e indenizações ao motorista, passageiros do veículo e a terceiros afetados por qualquer lesão física, invalidez permanente ou morte por consequência de um acidente de trânsito. Atente para o fato de que este seguro não cobre dados materiais.

A contratação desse seguro é obrigatória no caso do automóvel não possuir um seguro internacional por danos à terceiros. Isto significa que se você tiver contratado uma Carta Verde que inclua o Peru (o nome deste país deve estar listado explicitamente no documento), não é necessário contratar o SOAT. No entanto, para evitar problemas com a polícia do Peru, famosa pelos pedidos de propinas aos motoristas estrangeiros, é recomendável adquirí-la, pois desta forma você irá portar um documento que será facilmente reconhecido pelos policiais peruanos.

Linhas de Nazca / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Linhas de Nazca / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Assim que cruzar a fronteira, você deve contratar este seguro em um posto de venda da cidade mais próxima. Para quem entra no Peru pelo norte do Chile, pode-se adquirir o SOAT em Tacna ou Arequipa. O preço varia em função do tipo de veículo. Um carro de passeio custa em torno de 26 Soles (R$21,27) por um período de 1 mês.

Como grande parte dos seguros de automóveis contratados no Brasil cobrem somente os países do Mercosul e o SOAT não cobre danos materiais (nem seu, nem de terceiros), para ir ao Peru é importante que você contrate a extensão de perímetro. A extensão de perímetro é destinada a ampliar a área de cobertura aos que viajarem para os países que não fazem parte do Mercosul. Este seguro irá cobrir os danos corporais e as despesas materiais de seu carro e a de terceiros, no caso de um acidente ou roubo.

Observe que abordamos 3 tipos de seguros que podem ser contratados para visitar o Peru: (i) Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito (SOAT); (ii) Extensão de perímetro do seguro do carro; e, (iii) Carta verde que inclua o Peru. No entanto, a extensão de perímetro é a melhor opção de seguro, pois é o único que possui cobertura para danos materiais (seu carro e dos demais envolvidos em um acidente) e danos corporais causados a terceiros. A Extensão de Perímetro é uma cobertura adicional do seguro de carro que amplia os direitos do seguro que você têm aqui no Brasil para outros países da América do Sul.

Ciudad Sagrada de Caral - Supe / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

Ciudad Sagrada de Caral – Supe / Peru (Fonte: http://www.peru.travel/)

No caso do carro ser de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC, também é necessária a autorização para tráfego de veículo fora do território nacional. Este documento é uma declaração consular emitida pela Embaixada do Peru no Brasil. Se o seu carro está no seu nome e não possui nenhuma restrição, você não precisará se preocupar com esse documento.

O Peru não exige o uso de passaporte para entrada no país, podendo ser utilizada a Carteira de Identidade (RG). Também não há necessidade da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Apesar do Peru não exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP (carteira de vacinação fornecida pela ANVISA), a Organização Mundial da Saúde recomenda tomar a vacina contra a febre amarela, pois em alguns locais deste país há risco de contrair a doença.

Além do que descrevemos logo acima, para visitar o Peru de carro, também são necessários os outros itens comuns aos demais países da América do Sul:

  • Cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo (bancos da frente e de trás);
  • Extintor de incêndio;
  • Cadeirinhas e assento de elevação para crianças, conforme a idade;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Cadenas (caso for trafegar em pistas com neve);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e,
  • Nota fiscal de bens importados comprados legalmente no Brasil.

Veja aqui mais detalhes sobre a documentação e itens obrigatórios para viajar de carro ao Peru.

26 respostas
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  1. adriano
    adriano says:

    Olá,meu nome é Adriano tenho 43 anos casado, comerciante na cidade de caieiras-sp ,pretendo fazer uma viagem ao Peru,Bolívia, Chile de carro em agosto de 2016 ,procuro parcerias independente do sexo para juntos dividirmos as despesas e realizarmos um sonho, irei com meu carro se alguém topa e tem o meu ideal me avise !

    Responder
  2. marcelo
    marcelo says:

    Olá Alexandre, pretendo fazer nossa primeira viagem ao Chile vamos por Paso de Lama e voltamos por Santiago/Mendoza sabe me dizer como são os campings na região e vi voce falar de saque com cartão sabe se operam com todas as bandeiras?

    Responder
  3. André Tezza
    André Tezza says:

    Alexandre, olá

    Perdoe-me por ficar tanto tempo sem comunicação por aqui! Eu acabei retirando a informação sobre o seguro e o acidente no nosso blog – quero fazer um relato bem mais completo em breve.

    Sobre o capotamento, em resumo, o que aconteceu foi o seguinte: em um primeiro momento, achei que tivesse dormido no volante. Mas depois os chilenos me corrigiram: foi mal de altitude. É comum carros e caminhões se desgovernarem no Paso de Jama – eu cometi o erro de não tomar o chá de coca.

    Logo depois da aduana do Paso, a estrada vai subindo, quase até 5.000m, no Salar de Tara. Ali, eu e minha esposa estávamos bem, saímos algumas vezes do carro, inclusive, para tirar fotos – eu não estava nem cansado nem com sono. Um pouquinho antes de iniciar a descida até São Pedro, eu apaguei por alguns segundos e comecei a ir para à esquerda da rodovia, até chegar no acostamento da contramão. Minha esposa estava lúcida, me chamou e quando despertei (foi algo de dois segundos, no máximo) fiquei assustado e virei todo o volante para a direita, para sair da contramão. Como virei demais o volante, na sequência virei tudo novamente, agora para esquerda, para corrigir a rota – foi demais e o carro capotou.

    Estávamos em velocidade baixa – como você sabe, na altitude o motor não rende nada, a falta de oxigênio dificulta a combustão – provavelmente próximos de 80km/h. Tivemos muita sorte: a estrada estava vazia no momento do acidente e o carro (um Suzuki Grand Vitara) ficou destruído por fora, mas a cabine interna estava intacta, é um veículo bastante seguro. Saímos andando, mas minha mulher bateu a cabeça e ficou algumas semanas com forte dor de cabeça. Depois fizemos tomografia e está tudo bem com ela, felizmente.

    Depois desta viagem, em janeiro deste ano, fomos à Carretera Austral, meio que para esquecer tudo o que aconteceu e passar o trauma. A viagem foi maravilhosa e deixamos o diário lá no blog novamente.

    Em tempo: sobre o aquecimento dos freios que vocês tiveram, li uma vez que, quando usamos o freio em demasia, o superaquecimento faz com que as pastilhas virem uma pasta e, então, perdemos completamente o controle do carro. O segredo em descidas como aquela do Paso de Jama é usar e abusar do freio motor – descer em segunda marcha mesmo, com a rotação lá em cima, para não precisar muito do freio.

    Grande abraço e parabéns pelo novo site!
    André

    Responder
    • Ademar
      Ademar says:

      Ola gosto dos relatos de suas viagens, mas hj lendo sobre seu capotamento entre Passo de Jama e San Pedro de Atacama me chamou a atenção, em 05 de janeiro de 2015 em viagem ao Peru, meu filho passou direto na primeira curva ao cruzarmos por Paso de Zico no Chile, descemos cerca de 150 mt ladeir abaixo, só tivemos um pneu estourado, foi um milagre pra nóis meu filho disse q se distraiu com radio, mas ñ havia passado na idéia q ele podia estar passando pelo mal da altitude, minutos antes do acidente eu tomei remedio e oxigeneo oferecido no posto fiscal em Paso de Zico.

      Responder
  4. André Tezza
    André Tezza says:

    Olá pessoal do Viajando de Carro,

    Somos fãs de longa data de vocês – desde a época do blog, sempre utilizamos muito as informações daqui. Já fomos 5 vezes para os Andes – e daqui duas semanas, partimos para a sexta, para a Carretera Austral. Gostaríamos de contribuir com um relato nosso – na nossa quinta viagem, estávamos indo justamente para o Peru. E nos acidentamos no Paso de Jama, na parte chilena. Creio que é importante compartilhar o que acontece quando nos acidentamos em um país estrangeiro – o perrengue com a seguradora (no nosso caso, a Liberty) foi muito grande. Todos os detalhes estão no nosso blog: http://viagensandinas.blogspot.com.br/

    Boa viagem para vocês e cuidem-se no Paso de Jama!

    Abraços,
    André e Fran

    Responder
    • Alexandre Souza
      Alexandre Souza says:

      Olá André
      Já passei no seu blog e iniciei a leitura. Pretendemos fazer esta viagem pela carretera Austral e seu relato irá nos ajudar bastante.
      Li sobre seu acidente no paso Jama e ele realmente é bastante esclarecedor. Agora em nossa viagem para Peru e Bolívia tentamos contratar um seguro para o carro e tivemos a mesma constatação que tu: nem os funcionários das seguradoras sabe como funciona a cobertura no exterior. Passei 2 semanas ligando para diversos corretores e seguradoras, cada uma me falava uma coisa diferente. Resultado: dificilmente se consegue cobertura para a Bolívia e Peru. Acabamos indo sem seguro que cobrisse esses 2 países.
      Na descida do paso Jama também levamos um susto e por pouco não tive que entrar em uma das pistas de emergência. Tive muita dificuldade de freiar o carro na descida e, por pouco, não aconteceu um acidente. Os freios aqueceram e demorei muito para conseguir diminuir a velocidade. Mas felizmente deu tudo certo.
      Em relação ao seu acidente, só não entendi como aconteceu a capotagem. Poderia nos contar?
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
  5. Carlos Diognes
    Carlos Diognes says:

    Outra coisa: Quanto a levar dinheiro em espécie é fácil cambiar Reais por Soles na fronteira do Perú? E depois na fronteira com o Chile e Argentina? ou é bom levar dólares em espécie para fazer esse câmbio?

    Responder
    • Alexandre Souza
      Alexandre Souza says:

      Olá Carlos
      Fazer câmbio de Reais no Peru é mais complicado, mas possível. O mais fácil é fazer saques em caixas eletrônicos. Fizemos no Peru e Bolívia e nao tivemos dificuldades. Caso queiras fazer o cambio, dólares é o mais recomendado.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
  6. Carlos Diognes
    Carlos Diognes says:

    Estou indo para o Perú, Chile e Argentina (nessa ordem) dezembro de 2014, saindo de BsB. Além dos seguros (Carta Verde, SOAT e extensão de perímetro) gostaria de saber se algum desses países exigem a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Li que é bom levar o passaporte, além da CI tendo em vista que o mesmo facilita na hora de passar pelas aduanas nas fronteiras. Tendo somente a CI vc terá que preencher vários formulários enquanto que com o passaporte a liberação é mais célere. Li também que há certas exigências, principalmente na Argentina, em relação ao carro, tendo que ter cambão, 2 triângulos, faróis sempre acesos na carreteras, etc. Tendo em vista que vou cruzar os Andes na ida através do Perú em direção a Macchu Pichu e depois pelo Paso Jama alguém sabe se pegamos neve nessa época? E quanto as estradas de ripio (que tem cascalho solto) pega algum trecho? Se alguém puder comentar esses questionamentos eu agradeço!

    Responder
    • Alexandre Souza
      Alexandre Souza says:

      Olá Carlos
      Acabamos de voltar de nossa viagem ao Peru e Bolívia.
      No link abaixo você terá o esclarecimento que precisas em relação a documentação:
      http://viajandodecarro.com.br/como-planejar-sua-viagem/documentacao/
      Acreditamos, realmente, que o passaporte agilize o processo de entrada nos países. No entanto temos usado sempre somente a identidade e nunca tivemos nenhum tipo de problemas.
      Nós pegamos neve somente na estrada entre Cusco e Nazca, onde chega-se a 4650m de altitude. No paso Aguas Negras a altitude chega a mais de 4700m, porém não havia neve na estrada.
      Somente pegamos rípio do Paso Aguas Negras, no entanto há outras alternativas por asfalto.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
  7. Roberto Rugel
    Roberto Rugel says:

    Graças ao seu blog eu fiz a viagem até o Peru em 2012, com as dicas de vcs. cheguei até San Pedro de Atacama pelo Paso de Jama e depois fui para Calama – Tocopilla – Iquique – Arica – Tacna, descansando 02 dias na cidade de Tacna, após isto fui até Lima, ficando no meio do caminho na cidade Atico para pernoitar no hotel del sol, econômico, limpo e muito bom, depois Lima. Caso queiram informação sobre os trechos entrem em contato para poder fornecer toda a informação necessária.
    Abraços. Roberto

    Responder
    • Monica Xavier
      Monica Xavier says:

      Olá!
      Estas informações sobre documentação foram SUPEr importantes!! Iremos para Lima de carro, saindo de São Paulo, passando por Foz do Iguaçu, Deserto do Atacama, Iquique… Gostaria de saber as condições da estrada costeira que vai do norte do Chile até Lima.
      Obrigada.
      Um abraço.

      Monica

      Responder
    • Alexandre Souza
      Alexandre Souza says:

      Olá Roberto
      Foi tanta correria para a viagem que somente lemos seu comentário agora.
      Já estamos em casa novamente. A viagem foi ótima e bem tranquila. Foram 35 dias e 10.300 km.
      Agradecemos sua disponibilidade em nos passar informações.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
  8. Marta
    Marta says:

    Olá!
    Cheguei a este site porque voltei do Peru hoje e fui pesquisar sobre acidentes de trânsito por lá, já que fiquei abismada com a forma como os peruanos dirigem.
    Moro em São Paulo e isso aqui é um colégio de freiras perto do trânsito de Lima e das outras cidades por onde passei. Pense num trânsito caótico, com motoristas sem nenhuma educação. Multiplique isso por mil e você terá uma idéia de como é ir de carro para o Peru.
    Para ajudar, o acesso de carro a Machu Picchu é praticamente impossível. Por isso, eu aconselharia os visitantes a não irem de carro para o país.

    Responder
    • Alexandre Souza
      Alexandre Souza says:

      Olá Marta
      Estivemos no Peru e Bolívia e realmente os motoristas por lá são bem agressivos.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela

      Responder
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