Saída: Comandante Luis Piedra Buena/Argentina – Km 8390 (12:30h)
Chegada: Caleta Olivia/Argentina – Km 8863 (19:00h)
Distância: 473Km

Hoje partimos com a intenção de pernoitar em Comodoro Rivadavia. Porém, esta é uma cidade muito cara, onde os hotéis cobram muito por serviços básicos. Fizemos uma reserva no mesmo hotel que havíamos pernoitado anteriormente para garantir um local para ficar, mas íamos tentar conseguir algo em alguma cidade anterior, fugindo assim dos altos valores cobrados em Comodoro.

Todo o trajeto entre Comandante Luis Piedra Buena e Caleta Olivia é feito pela RN3. Já havíamos feito este percurso na viagem de ida.

Postos de petróleo à beira da RN3

Chegando em Caleta Olivia paramos em um ponto à beira da praia para dar uma descansada. Há muita pedrinhas nas areias desta praia. Na verdade, ao invés de areia, existem pequenas pedra por toda sua orla. Ficamos um bom tempo procurando pelas mais mais bonitas. O Felipe se divertiu bastante em meio aquela imensidão de pedrinhas.

Felipe se divertindo com as pedrinhas em uma praia em Caleta Olivia

Praia em Caleta Olivia

Diversidade de pedrinhas na praia em Caleta Olivia

Saindo dali descobrimos, sem querer, a Lobería da Reserva Provincial Caleta Olivia. Nesta reserva há uma colônia de 160 animais, entre lobos marinhos da espécie “um pelo” e leões marinho do sul (Otaria flavescens). O lobo marinho da espécie “um pelo” foi declarado monumento natural municipal no ano de 1992. A Reserva Natural “Caleta” foi recentemente declarada Reserva Provincial.

Os animais estão em seu habitat natural e, embora exista uma placa indicando ser proibido descer até a praia, os visitantes vão até lá ficar a poucos metros dos animais. O local é de livre acesso, não havendo nenhum controle de visitantes.  Somente vimos a placa de proibição quando estávamos indo embora. Nesta altura já tínhamos descido na praia e chegado bem próximo aos animais. Certamente, se não houver controle, dificilmente os visitantes vão obedecer esta orientação.

Nesta reserva foi o local de toda a viagem onde vimos mais elefantes e lobos marinhos e onde mais nos aproximamos deles. Com certeza vale muito a pena conhecer este lugar.

Decidimos tentar uma hospedagem em Caleta Olivia. Depois de procurarmos em alguns locais próximos da rodovia, conseguimos hospedagem na Hosteria Dom David. O hotel é bem simples. Há diferença em relação ao preço na escolha das habitações do primeiro ou segundo piso do hotel. O ambiente dos quartos do segundo piso é ligeiramente melhor e tem TV LCD.  O hotel oferece café da manhã e internet wi-fi. O sinal da rede sem fio é tão fraco que não funciona nem mesmo no nosso quarto que próximo à recepção. O estacionamento é na rua em frente ao hotel. Na esquina há um posto policial e, devido a isto, os funcionários do hotel disseram que é seguri deixar o carro estacionado na rua. No hotel há também um restaurante bem simples.

Optamos por sair para jantar e escolhemos o restaurante Los Barrancos, localizado na San Martin, 488, junto a um posto de combustíveis. Fizemos uma deliciosa refeição neste local. Aproveitamos também para usar a internet wi-fi, que funcionava muito bem e com boa velocidade.