Saída: Puerto Natales/Chile – Km 6754 (14:00h)
Chegada: El Calafate/Argentina – Km 7121 (21:00h)
Distância: 367Km

Hoje partimos para a Argentina novamente. Vamos para a cidade El Calafate conhecer o Glaciar Perito Moreno. Saímos às 14h de Puerto Natales.

Para seguir até El Calafate é necessário entrar na Argentina novamente. Próximo a Puerto Natales existem três pasos:

  • Paso Rio Don Guillermo: mais ao norte, 65Km, em Cerro Castillo pela ruta Y-205;
  • Paso Dorotéa: 24km, próximo a Villa Dorotéa e ao povoado de Río Turbio pela ruta 250;
  • Paso Laurita – Casas Viejas: mais ao sul, 18km, próximo ao povoado de 28 de Noviembre, pela ruta Y-325.

Todos os 3 caminhos levam até a ruta 40 na Argentina. A melhor rota é através do paso Dorotéa, que está localizado entre os outros 2 pasos, onde toda a estrada é asfaltada. Os outros 2 pasos possuem estradas de rípio. O Projeto Mapear informa incorretamente que a estrada (ruta 250) pelo paso Dorotéa, que liga a ruta 9 (no Chile) a 40 (na Argentina), não está asfaltada.

Pasos Argentina/Chile próximos a Puerto Natales (a rota correta está grifada em rosa com setas vermelhas).

Pasos Argentina/Chile próximos a Puerto Natales (a rota correta está grifada em rosa com setas vermelhas).

Para ir até El Calafate, saindo de Puerto Natales, pega-se a ruta 9 em sentido sul (em direção a Punta Arenas) por 10km. Dobra-se então à esquerda na ruta 250 por mais 14km até o Paso Internacional Dorotéa (localizado junto a Villa Dorotéa). Do outro lado da fronteira, a ruta passa a ser chamada de avenida de Los Mineros.  Segue por 13km, (passando pelo  povoado de Río Turbio) até a ruta 40, onde entra-se à esquerda. Anda-se mais 73km pela ruta 40 até Tapi Aike. Neste ponto há um entroncamento, onde deve-se pegar a ruta RP7 por mais 79km até Esperanza, pois a continuação da ruta 40 é em rípio. Em Esperanza toma-se a ruta 5 ao norte, por 69km, até encontrar novamente a ruta 40. Segue-se por mais 62km até o encontro da ruta RP11, por onde anda-se mais 32km até El Calafate. Todo o percurso de 352km, entre Puerto Natales e El Calafate, é feito em asfalto em boas condições, passando por belas paisagens.

Caminho de Puerto Natales a El Calafate - MapSource (a rota correta está grifada em rosa com setas vermelhas).

Caminho de Puerto Natales a El Calafate – MapSource (a rota correta está grifada em rosa com setas vermelhas).

Caminho de Puerto Natales a El Calafate - Google Maps (a rota correta está grifada em azul).

Caminho de Puerto Natales a El Calafate – Google Maps (a rota correta está grifada em azul).

Os trâmites na aduana chilena duraram cerca de 15 minutos. Na aduana argentina, poucos quilômetros a frente, levamos mais 30 minutos para a entrada no país. Na revista do carro, o aduaneiro solicitou fazer a revista no porta-malas, onde ele abriu somente a caixa térmica e perguntou o que havia no interior das malas. Perguntou também o que havia no baú de teto, não solicitando que o mesmo fosse aberto.

O fluxo de veículos é baixo e há postos de combustíveis em Rio Turbio e Esperanza. Em Rio Turbio há ao menos um banco. Abastecemos em Esperanza onde havia uma pequena fila.  Em Esperanza há um restaurante em frente ao posto de combustíveis. No posto há também uma lancheria.

Ruta 40 na Argentina

Ruta 40 na Argentina

Cordilheira dos Andes ao fundo

Cordilheira dos Andes ao fundo

As paisagens deste caminho são muito belas com vegetação rasteira e montanhas nevadas ao fundo. Um ponto em especial é o mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez (65km antes de El Calafate), onde as paisagens são de tirar o fôlego de tão espetaculares. Neste ponto a altitude é em torno de 820m e consegue-se contemplar a Cordilheira dos Andes ao fundo. Logo após baixa até  a altitude de 280m em 11km.

Paisagens espetaculares vistas do mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez (a foto não consegue mostrar a beleza deste lugar) - PARADA IMPERDÍVEL!

Paisagens espetaculares vistas do mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez (a foto não consegue mostrar a beleza deste lugar) – PARADA IMPERDÍVEL!

Mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez

Mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez

O Felipe resolver dar uma voltinha em uma moto de um grupo que estava vindo da Venezuela

O Felipe resolver dar uma voltinha em uma moto de um grupo que estava vindo da Venezuela

Mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez

Mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez

Mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez

Mirante El “Monito” na Cuesta de Miguez

Continuamos viagem ainda na presença de belíssimas paisagens. A chegada a El Calafate é composta de um lindo cenário de montanhas nevadas, banhadas pelo Lago Argentino.

Chegando a El Calafate (Lago Argentino ao fundo)

Chegando a El Calafate (Lago Argentino ao fundo)

Chegando a El Calafate (Lago Argentino ao fundo)

Chegando a El Calafate (Lago Argentino ao fundo)

El Calafate (Lago Argentino ao fundo)

El Calafate (Lago Argentino ao fundo)

Logo que chegamos a cidade fomos direto ao hotel, o qual já havíamos reservado previamente através do site Booking.com. Fizemos o check in e saímos para abastecer o carro.

Tentamos ir ao centro de informações turísticas, porém já estava fechado. Na cidade há dois centros de informações turísticas, os quais tem horário de funcionamento das 8 às 20h.

Fomos a algumas agências, onde nos informarmos sobre os passeios de barco. Descobrimos que para o próximo dia os passeios já estavam lotados. Após uma rápida pesquisa nas agências que estavam abertas, resolvemos contratar o passeio para daqui a 2 dias, antes que não tivesse mais vagas disponíveis. Contratamos o passeio na agência Cal Tur (Av. Del Libertador, 1080).

Há duas possibilidades de passeios: Rios de Hielo e Todos los Glaciares.  O custo por pessoa do Rios de Hielo é de PA$295,00 (R$118,00), enquanto o Todos los Glaciares é de PA$450 (R$180,00)  – ambos preços sem transfer, saindo do Puerto Punta Bandera.  É ainda necessário pagar mais PA$70,00 (R$28,00) por pessoa referente a entrada do parque, pago diretamente no porto.

Ambos os passeios tem a mesma duração. Embora o Rios de Hielo tenha um menor percurso, o catamaran que o realiza é mais lento.

Como estamos de carro, optamos pelo passeio sem o transfer até o porto Punta Bandera. Caso seja necessário o transfer paga-se mais PA$50,00 (R$20,00) por pessoa.

Os passeios saem às 9:00h do porto e retornam às 16:00h. Portanto são 7h de duração, sendo necessário levar lanches para fazer durante o passeio. Há venda de bebidas quentes e frias no barco, porém os preços devem ser bem salgados, assim como o passeio.

A avenida principal (Del Libertador Gral San Martin) estava bastante movimentada, repleta de turistas de todo o mundo. Nesta avenida, e também em suas ruas transversais, há muitos restaurantes, lojas (principalmente de lembranças e artesanatos), agências de turismo, bancos, lojas para câmbio, locutórios, entre outros tipos de comércio.

A Hosteria Lupama, onde ficamos hospedados, fica logo na entrada da cidade. É uma boa pousada, com ótimas acomodações. Oferece café da manhã completo, wi-fi, TV, quarto aquecido e possui um restaurante. O estacionamento é na rua ao lado do hotel, porém é bastante seguro.

Nesta hosteria não é permitida a entrada de alimentos e bebidas. É possível entrar somente com água. A infração desta regra gera uma multa de 15 dólares. Portanto nossa geladeira automotiva deve de ficar no carro. Sempre a ligamos nos hotéis para manter sempre nossas bebidas e alimentos gelados. Desta vez tivemos que desativá-la. Esta regra não nos agradou muito, mas normas são normas. O ambiente desta hosteria, como pode-se ver, não é muito familiar. Pelo contrário, é tudo muito formal. Preferimos ambientes mais familiares, onde podemos nos sentir um pouquinho em casa e termos mais  liberdade.

Jantamos em um restaurante que nos foi indicado pela atendente da Cal Tur e fomos para o hotel descansar.

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