Cuidado, dinossauros!

De acordo com o planejado previamente em nosso roteiro, estamos com uma defasagem de alguns quilômetros. Hoje era para estarmos em Colonial Catriel, na Argentina, e seguirmos até Junín de Los Andes ou San Martín de Los Andes (que possui mais opções de hospedagem). No entanto, devido a estarmos viajando com duas crianças pequenas, acabamos dormindo tarde na noite anterior e não conseguimos levantar tão cedo quanto gostaríamos. Isto tudo, somado a alguns imprevistos, está colaborando para que o roteiro não seja cumprido à risca.

Na verdade, sempre que elaboramos um roteiro é para ter um certo planejamento. No entanto, não ficamos presos a ele e modificamos sempre que necessário. Por exemplo, se gostarmos de algum lugar, ficamos mais tempo. Caso não gostarmos, seguimos para o próximo destino. E assim vamos administrando a viagem.

Além disso, nosso objetivo é curtir uma viagem legal e prazerosa com a família e não ficarmos exaustos (e principalmente, não deixando as crianças cansadas demais). Portanto não nos preocupamos muito se não conseguirmos cumprir toda a quilometragem que planejamos para cada dia da viagem.

Quando viajávamos sem as crianças, se quiséssemos, tocávamos a viagem adiante sem nos preocupar com muita coisa. As paradas eram rápidas e menos frequentes. Agora é tudo mais complicado, uma simples parada para ir ao banheiro pode ser demorada. Não estamos dizendo que viajar com crianças seja ruim, muito pelo contrário pois, ter a companhia dos pequenos é bom demais! No entanto, temos que ter um maior planejamento e cuidados do que quando se viaja somente entre adultos.

Devido ao nosso atraso no roteiro, resolvemos que ainda não seria hoje que chegaríamos ao nosso primeiro destino turístico. As paisagens próximas a Junín de Los Andes são muito bonitas e queremos chegar cedo, ainda com a luz do dia. Além disso, para seguir viagem até lá seriam mais de 800km, sendo uma quilometragem muito alta para apenas um dia (considerando o horário que acordamos).

Desta forma, hoje seguimos viagem somente até Piedra del Aguila.

Na saída de General Acha fomos novamente parados pela polícia caminera. Foi somente uma abordagem de rotina, onde nos foi solicitado somente um documento do motorista e questionado da onde estávamos vindo e para onde iríamos. Após informarmos o nosso destino, o policial indicou qual o melhor caminho a seguir.

A partir de General Acha existem duas alternativas para chegar a Neuquén. A mais indicada é formada pelas rutas RN143, RP20 e RN151 (Cruce del Desierto). Este caminho é famoso pelos acidentes causados pela monotonia do seu percurso. A rodovia está em boas condições, há um bom número de postos de combustíveis e o fluxo de veículos é baixo.

A outra alternativa é pela ruta RN152 e RP6, a qual é indicada pelo GPS (Proyeto Mapear) por ser mais curta. Optamos pela primeira alternativa porque a polícia Caminera nos indicou como sendo o melhor caminho. No site Ruta 0 também consta a ruta Cruce del Desierto como sendo a opção mais indicada.

Advertência no início da Cruce del Desierto)

O porque da advertência no início da Cruce del Desierto)

Nesse caminho há infraestrutura de hotéis e restaurantes. Não tínhamos percorrido parte deste trecho no dia anterior porque não sabíamos se encontraríamos um local para passarmos à noite, pois somente existem pequenos povoados nesse percurso.

Cruce del Desierto

Resultado da monotonia na ruta Cruce del Desierto

Logo após o término da rodovia Cruce del Desierto fomos parados em uma barreira zoofitosanitária, onde foi pedido para abrirmos o porta malas. Como temos uma caixa térmica, nos pediram para ver o seu interior em busca de frutas, verduras, laticínios e carnes. Informamos ao inspetor que havia achocolatado em caixinha, o qual nos disse que não havia problema nisso.

No final da Cruce del Desierto (entroncamento das rutas da Ruta 20 com RN151) há um complexo com hotel, restaurante e posto de combustível. Acabamos almoçando neste ponto. É um bom restaurante, com comida a la carte e buffet livre. Apesar da qualidade do restaurante, consideramos o seu preço alto. Pagamos $188,00 pesos argentinos por um bife grelhado, purê de batatas, arroz, uma coca-cola 1,5l e um suco natural de laranja. Este valor dá praticamente R$60,00 na cotação atual.

Segundo informado pelo cardápio, a quantidade de comida que pedimos era indicada para apenas uma pessoa. Porém a porção era generosa e foi suficiente para nós 3. Mesmo assim consideramos um valor alto, pois em viagens anteriores costumávamos pagar bem menos pela comida na Argentina. Já estamos notando que a inflação atingiu a alimentação e o combustível. Está ficando caro viajar para cá.

Próximo ao entroncamento das rutas da Ruta 20 com RN151

Após almoçarmos, seguimos viagem. Logo em seguida, no entroncamento das rutas RN 151 e RP 57, também há um posto de combustível e um restaurante um pouco mais simples do que o anterior e, provavelmente, mais barato.

O dia estava ensolarado e bem quente. A viagem foi uma tranquilidade só.

Ruta RN151

O Felipe continua bem adaptado e não reclama de nada. E para a Isabela hoje foi um divisor de águas. Durante todo o caminho ela não chorou. Ela teve todas as suas necessidades atendidas e, quando sentia sono, simplesmente dormia sem reclamar! A nossa pequena já está se adaptando a esta vida maravilhosa que é viajar de carro!

No caminho paramos rapidamente na cidade Él Chocón, na RN237 (a qual já visitamos em uma viagem anterior – clique aqui), para o Felipe ver a estátua de um dinossauro que tem logo na entrada da cidade. Ele adorou! Atualmente é fã do desenho da Peppa. E, assim como o George, o Felipe adora dinossauros e gostou bastante dessa surpresa.

Ruta RN237

Cuidado, dinossauros!

Villa El Chocón/Argentina

Chegando em Piedra del Aguila fomos a procura de um local para passarmos a noite. Tínhamos o endereço de uma opção de hospedagem, porém já estava lotada. Nos indicaram uma outra alternativa bem próxima, onde conseguimos vagas. O nome da hosteria é Chamonix. O local é super simples. Mas, como conseguimos um ótimo preço, valeu a pena. Há TV, ventilador, wi-fi, café da manhã e estacionamento. Pagamos $260 pesos argentinos (R$80,00). Não cobraram a diária do Felipe.

Viagem em família

Vamos falar agora sobre o trecho que percorremos hoje. Entre Colonia Catriel e Neuquén (ruta RN 151) há um fluxo médio de veículos.

Próximo a Neuquén é interessante pegar a estrada duplicada RP7, evitando o trafego intenso da ruta RN 151, a qual atravessa parte da cidade. Porém, de qualquer forma é preciso paciência, pois obrigatóriamente tem-se que passar pela ruta 22, a qual atravessa parte da cidade e há diversos semáforos. Após a saída da zona urbana, a ruta 22 passa a ser pista simples.

Posteriormente deve-se pegar a RN 237, a qual está em ótimas condições de tráfego e há um fluxo intenso de veículos.

Procure abastecer em General Acha e Neuquén, as quais são as maiores cidades deste percurso.

Também há infraestrutura de hotéis e posto de combustível em Vila Él Chocón, Picun Leufu e Piedra del Aguila.