Devido a geografia da região, para percorrer a Carretera Austral é necessário o uso de balsas em 4 pontos da estrada. Por este motivo ela é classificada como uma “ruta bimodal”. Em todos os pontos as balsas funcionam diariamente durante o ano todo, variando somente a frequência dependendo da época.
Apesar da necessidade das balsas, com um pouco de organização e planejamento, não há muito com o que se preocupar. O mais importante é ter em mente que, devido a grande parte da carretera ser em rípio, é difícil prever o tempo para percorrer cada trecho. Devido as variações climáticas e o estado do rípio, o tempo de descolamento varia muito. Portanto deve-se sempre ter um bom tempo de folga para chegar aos pontos de travessias das balsas, pois um pneu furado, trechos da estrada interrompidos, problemas mecânicos, chuvas fortes, deslizamentos ou quedas de árvores podem acarretar em uma grande diferença no horário de chegada.
A figura abaixo mostra a localização das travessias de balsa da carretera.
A seguir apresentamos mais informações sobre os pontos de travessia das balsas. Eles estão ordenados considerando uma viagem do norte para o sul.
* 1ª balsa (Estuario Reloncavi: Caleta La Arena <-> Caleta Puelche)
Essa travessia é a que apresenta maior disponibilidade de horários, pois as balsas partem a cada 30 minutos praticamente 24h por dia.
Trecho | Estuario Reloncavi: Caleta La Arena <-> Caleta Puelche |
Distância | 11km |
Tempo | 30 min |
Custo | CLP 9.500,00 (R$45,00) – carros e caminhonete (não há custos adicionais pelos passageiros) |
Horários | Das 6h às 0h (saídas a cada 30 minutos). Depois da meia-noite os horários são mais restritos. Veja figura abaixo. |
Reserva | Não há como reservar, o embarque é por ordem de chegada e a compra da passagem é feita dentro da balsa. |
Mais informações | http://www.navierapuelche.cl/tarifaestuario.html |
* 2ª balsa (Hornopirén <-> Leptepú)
3ª balsa (Fiordo Largo <-> Caleta Gonzalo)
Estas duas travessias são as que precisam de maior planejamento, pois há disponibilidade de somente 1 a 2 balsas por dia. A notícia boa é que a consulta de horários, a compra e o pagamento das passagens (via cartão de crédito internacional) podem ser realizados pela internet, diretamente no site da transportadora. A impressão dos ticket também pode ser feita pela internet, assim, ao chegar no porto, basta apresentá-lo e embarcar. Desta forma não há preocupação com a ordem de chegada ou fila para entrar no barco. De qualquer forma, a empresa solicita que se chegue ao porto com 2h de antecedência. Como nós compramos a passagem para o horário das 8h30, chegamos na noite anterior e dormimos no porto.
Em nosso caso, como não conseguimos imprimir o ticket com antecedência, então tivemos que fazer a impressão no escritório da empresa junto ao porto. Acordamos às 6h30, porém os funcionários somente chegaram às 7h30. O ideal é já levar tudo impresso, evitando assim ter que chegar com mais antecedência ainda no porto e enfrentar o frio na fila para ser atendido no escritório e fazer a impressão.
Conforme a época do ano há necessidade de fazer reserva com alguns dias de antecedência. Em nossa viagem ficamos acompanhando pelo site a disponibilidade de vagas. Na época constatamos que com um dia de antecedência ainda era possível comprar a passagem. No dia em que atravessamos foi possível comprar a passagem até mesmo na hora e ainda sobrou vagas na balsa.
Dependendo do tamanho do barco, há disponibilidade de travessia de até 500 pessoas e 100 carros de uma vez só. Portanto a balsa realmente é muito grande.
No site da transportadora deve-se adquirir a passagem com origem em Hornopirén e chegada em Galeta Gonzalo, pois o ticket vale para os 2 trechos de balsa (Hornopirén a Leptepú, depois de Fiordo Largo a Caleta Gonzalo). Saindo da balsa em Leptepú, segue-se por terra com o carro por cerca de 10km e entra-se na próxima balsa em Fiordo Largo. Nessa travessia não precisa nem mostrar o ticket. Todos os carros saem da balsa em Leptepú e seguem em fila até o próximo barco em Fiordo Largo, que fica aguardando a chegada de todos os veículos para poder partir.
Trechos | Trecho A: Hornopirén <-> Leptepú
Trecho B: Fiordo Largo <-> Caleta Gonzalo |
Distância | A: 61km
B: 9km |
Tempo | A: 4h 15min
B: 45 min |
Custo total | A+B: CPL 49.500,00 (R$233,00) – carro mais passageiros (2 adultos e 2 crianças). O valor depende do tipo de veículo e da faixa etária dos passageiros. |
Horários | De 1 a 2 horários por dia. Como muda muito, sugerimos consultar o site da transportadora. |
Reserva | Fazer a reserva pelo site da transportadora com antecedência mínima de 24h. Dependendo da demanda é necessário uma antecedência maior. |
Mais informações | Transportes Austral – http://www.taustral.cl |
* 4ª balsa (Fiordo Mitchell: Puerto Yungay <-> Rampa Río Bravo)
Como as demais, esta balsa funciona diariamente durante o ano todo. Junto ao locais de travessia praticamente não há infraestrutura. No acesso a balsa do lado de Puerto Yungay somente há a rampa para a entrada da balsa, algumas casas e uma lanchonete. Do outro lado, em Río Bravo, no caminho para O’Higgins, somente há a rampa e um banheiro (em condições bem ruins).
A balsa possui cerca de 12 vagas (considerando carros pequenos) e a vaga é garantida pela ordem de chegada. Portanto é recomendável chegar com ao menos 1h de antecedência. Evite pegar o último horário da balsa, pois se não conseguir vaga ou não chegar a tempo, não há hospedagem em nenhum dos lados do Fiordo Mitchell.
Trecho | Fiordo Mitchell: Puerto Yungay <-> Rampa Río Bravo |
Distância | 19km |
Tempo | 45 min |
Custo | gratuita (esta travessia é subsidiada pelo governo chileno) |
Horários | Alta temporada (dezembro a março) – diariamente
Puerto Yungay -> Río Bravo 10:00 hrs ______________________________ Baixa temporada (abril a novembro) – diariamente Puerto Yungay -> Río Bravo 10:00 hrs |
Reserva | Não há como reservar, o embarque é feito por ordem de chegada. |
Mais informações | Somarco – http://www.barcazas.cl/barcazas/wp/?page_id=18 |
IMPORTANTE:
Os tempos de travessias indicados neste post são apenas estimativas, pois podem variar conforme as condições climáticas de cada região.
A frequência de horários das travessias varia conforme a época do ano e podem mudar de uma hora para outra. Sugerimos consultar com antecedência os sites das respectivas transportadoras, os quais estão indicados aqui no post.
Para mais informações sobre a carretera austral acesse os demais links do nosso guia.
Guia da Carretera Austral: aspectos gerais
Guia da Carretera Austral: carro mais adequado para a viagem
Guia da Carretera Austral: principais pontos turísticos
Guia da Carretera Austral: condições da estrada
Guia da Carretera Austral: postos de combustíveis
Guia da Carretera Austral: vale a pena ir até Villa O’Higgins?
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Grato pela postagem. Serviu muito como referência para minha viagem
Muito bom esse post…parabéns!
Percorremos a Carretera Austral e as informações aqui do blog nos foram muito úteis.
Obrigado por compartilhar.
Forte abraço e boa sorte na jornada de vocês.
Reginaldo Costa (www.reviramundo.com.br)
Que vista em pessoal, muito bom mesmo!
Olá! Vcs sabem se eles aceitam animais nas balsas?
bjos!
Olá pessoal, acabamos de fazer a RN40 e estamos pensando em faze a Carreteira Austral no próximo ano.
Vocês acham que vale a pena para quem já fez a RN 40 fazer a Austral?
Qual seria a estimativa de dias de viagem(tomando em conta que saíriamos de viagem de Bento Gonçalves – RS)?
Alguma restrição de carro? Temos caminhonete porém 4×2.
E qual seria o melhor caminho para cruzar a carreteira saindo do RS? Baixar pela 40 e entrar na austral?
Desde já obrigado