8 expectativas ao se viajar com uma casa sobre rodas

Nessa semana vamos buscar o nosso Camper Duaron e, finalmente, teremos a nossa casa sobre rodas. Sempre tivemos o sonho de ter esse tipo de veículo de recreação. Em nossas viagens de carro ficávamos imaginando como seria bom viajar com a própria casa. Por isso resolvemos criar esta lista com todas as nossas expectativas.

Ainda não temos nenhuma experiência viajando com um veículo de recreação que, no nosso caso, será um Camper. Depois de recebermos o nosso Camper e começarmos a realizar viagens mais longas, vamos poder verificar na prática se as nossas expectativas serão de fato confirmadas.

IMG_0586 - Cópia

Camper Hard Top Cabine Dupla. Imagem: acervo Duaron

 

Confira abaixo as nossas 8 expectativas sobre viajar com uma casa sobre rodas:

 

  1. Viajar com a própria casa

Não deve ter nada melhor do que poder viajar com a sua própria casa. Será ótimo poder contar com nosso cantinho e toda a estrutura básica necessária (quarto, cozinha e banheiro) em qualquer lugar para onde se vá.

 

  1. Maior liberdade

Para nós as viagens de carro, por si só, proporcionam maior liberdade. A qualquer momento pode-se parar à beira da estrada e apreciar uma paisagem, tirar uma foto, fazer uma refeição, um piquenique ou simplesmente dar uma esticada nas pernas. As viagens de carro proporcionam uma maior possibilidade de adaptações no roteiro, podendo-se ficar mais ou menos tempo em um lugar, ou até mesmo viajar sem um plano totalmente definido.

No entanto, acreditamos que viajando com uma casa sobre rodas essa liberdade aumentará ainda mais. Com ela poderemos parar em qualquer lugar que seja seguro para pernoitar. Também poderemos curtir uma tarde agradável em um local bacana com ou sem estrutura (no caso dos campings selvagens).

 

  1. Não ter a necessidade de carregar e descarregar as malas

Parece bobagem, mas essa é uma das nossas principais expectativas. Normalmente o nosso ritmo de viagem é trocando de hospedagem a cada, um, dois, três ou, no máximo, quatro dias. Isso é bem desgastante.

Mesmo empregando estratégias para facilitar essa tarefa, como por exemplo, colocando em uma mesma mala mudas de roupas de todos os viajantes com o intuito de minimizar o número de bagagens, essa tarefa é ainda bastante cansativa.

Além das malas, geralmente, temos que descarregar o nosso equipamento eletrônico (câmeras, notebook, etc), geladeira automotiva (para mantê-la ligada em na rede elétrica quando o carro está parado para pernoite). Também temos as crianças, nossas pequenas malinhas, e os seus brinquedos!

No entanto, descarregar não é nada… Pior ainda é reorganizar novamente ao trazer tudo de volta para o carro para poder seguir viagem.

Outra coisa que nos incomoda quando chegamos em um hotel são as diversas ocasiões nas quais esquecemos algo no carro e temos que voltar para buscar… Acredite, com criança, a possibilidade disso acontecer ainda é mais frequente. Esse fato ainda se agrava quando o estacionamento não é no mesmo local do hotel.

Para vocês terem uma ideia, em uma viagem de 30 dias descarregamos e carregamos as bagagens em torno de 12 vezes!

 

  1. Melhor aproveitamento do tempo da viagem

Essa vantagem está diretamente relacionada ao item anterior. Iremos poupar o tempo dedicado para carregar/descarregar as bagagens e encontrar os hotéis previamente reservadas. Também não iremos precisar procurar um local para se hospedar em ocasiões que não temos reservas. Todo esse tempo poderá ser aproveitado para curtir a viagem ou, simplesmente descansar.

Acreditamos que isso torne a viagem mais leve e tranquila. Claro que, mesmo com o Camper, também teremos que procurar locais seguros para estacionar e pernoitar. Porém, acreditamos que com uma casa sobre rodas essa tarefa seja mais simples, quando comparada à procura de uma hospedagem com uma boa relação custo benefício.

Uma vez em Ushuaia passamos uma tarde inteira procurando hospedagem. Estávamos viajando com o Felipe, na época com 1 aninho. Como o percurso havia sido longo para chegar até lá, ficamos com medo de deixar o hotel reservado e não conseguir chegar no dia planejado. Nessa ocasião perdemos uma tarde inteira para encontrar um lugar para dormir, a cidade estava lotada e as hospedagem disponíveis eram muito caras. Felizmente deu tudo certo no final, mas perdemos um tempo precioso da viagem.

 

  1. Melhor qualidade na alimentação

Durante as viagens uma das principais dificuldades é manter uma alimentação adequada. Além de comer bem também precisamos economizar, pois o custo com alimentação pode ser muito elevado se optarmos em fazer as refeições sempre em restaurantes.

Mesmo assim, nem sempre os alimentos são adequados aos que estamos acostumados, especialmente, ao hábito alimentar das crianças. Por exemplo, na Argentina, os pratos mais econômicos quase sempre incluem batata frita e arroz é bem difícil de encontrar.

Em nossas viagens procuramos cozinhar sempre que ficamos hospedados em locais com cozinha compartilhada, mas isso acaba acontecendo na minoria dos dias. A cozinha do Camper certamente irá contribuir de forma muito positiva, pois poderemos cozinhar com maior frequência, escolher os nossos alimentos e ter uma alimentação mais adequada e com maior qualidade para a nossa família.

 

DSCN5394

Cozinha do Camper Hard Top Cabine Dupla. Imagem: acervo Duaron

 

  1. Maior economia

Essa também é uma das nossas expectativas: economizar com hospedagem e alimentação. Com o Camper temos o intuito de não pagar para pernoitar. A princípio, pelo menos na grande maioria dos dias, pretendemos fugir de locais que cobrem o pernoite, como por exemplo os campings.

Pretendemos pernoitar em campings selvagens, postos de combustíveis, postos policiais, etc. Com isso o valor economizado será considerável.

Com alimentação também pretendemos economizar um pouco mais. Como citado no item anterior, pretendemos cozinhar na maior parte dos dias, o que também contribuirá para reduzir os gastos durante as viagens.

Por outro lado, teremos um custo de combustível muito mais elevado do que nas viagens anteriores (com o Prisma 1.4 ou Classic 1.0), quando ainda não tínhamos a camionete e o Camper. O custo será ainda mais alto pelo fato da nossa camionete ser flex.

Ainda não temos como saber ao certo, mas acreditamos que o aumento do consumo de combustível será compensado pela economia com hospedagem e alimentação.

Claro que economia é sempre bem-vinda, no entanto esse não é um dos objetivos principais de termos adquirido um Camper. Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade das nossas viagens, especialmente se conseguirmos suprir as nossas expectativas.

 

  1. Possibilidade de escolher o quintal da nossa casa

Esse item está diretamente relacionado ao nosso grande sonho de ter uma casa sobre rodas! Ter liberdade de estar em lugar legal e, no caso de ser adequado e seguro, pernoitar ali mesmo. Poder olhar pela janela e ver uma paisagem bonita sendo, momentaneamente, o quintal da nossa casa!! E o melhor ainda, poder ir trocando de quintal a cada dia, conforme a nossa vontade ou necessidade.

Nas viagens anteriores a vontade de fazer isso ocorreu em várias oportunidades, mas não era possível. Portanto, essa também é uma grande expectativa nossa!!

Joca e Cassia 36

Um belo quintal! Imagem: acervo Duaron

 

  1. Evitar dirigir à noite

Essa é uma expectativa que está diretamente ligada a nossa segurança durante as viagens. Sempre que possível evitamos dirigir durante à noite. Mas, infelizmente, isso acaba ocorrendo com uma certa frequência. Isso acontece principalmente por termos feitos reservas em hotéis ou para chegar em alguma cidade com melhor infraestrutura para podermos pernoitar.

Com o camper a nossa expectativa é de evitar ao máximo dirigir à noite, especialmente por termos a opção de parar e pernoitar em qualquer lugar que nos ofereça segurança. Como informam as placas de sinalização, viajar de dia, além de mais seguro, é também mais bonito e se aproveita mais a viagem!

Curta a Fanpage do Viajando de Carro no Facebook e acompanhe as notícias sobre todas as viagens que realizamos de carro.

Nos siga no Instagram @blogviajandodecarro e curta as fotografias que tiramos durante as nossas viagens.

Veja as nossas fotografias no Flickr.

Nos acompanhe no Twiter: @viajedecarro.

1 responder
  1. Gilmar Calais Assafrão
    Gilmar Calais Assafrão says:

    Sensacional !!! Eu acompanho o blog a tempos e também sou apaixonado por viagens, já tendo feitos algumas de moto pelo Brasil e alguns paises da América do Sul. No entando, como agora tenho também um “piá” de 9 anos, fui obrigado a trocar as viagens de moto por viagens de carro com a familia, então, desde que conheci o camper, me apaixonei e por conta disso, já comprei a pick up e agora estou economizando pra comprar também um camper. Desta forma, foi muito útil pra mim todas estas dicas.
    Obrigado e um grande abraço !!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *