Saída: Mendoza – Km 2168 (14:00h)
Chegada: Uspallata – Km 2278 (16:20h)
Distância: 110Km

Acordamos em torno das 10h e fizemos o checkout do hotel em Mendoza. Nosso objetivo era conhecer o Parque San Martín ainda em Mendoza e no início da tarde irmos para Uspallata.

O Parque San Martín fica numa área de 400 hectares, é muito bem arborizado, e algumas das ruas da cidade passam por dentro dele. Devido a isto há um movimento intenso de veículos e a velocidade destes é um tanto alta para um parque. As árvores plantadas no parque foram  todas trazidas de outras regiões, pois Mendoza era originalmente uma região desértica. Pode-se observar isto sempre que se afasta da zona urbana, onde o solo é seco e pedregoso. No parque, há várias pessoas aproveitando as belas paisagens para fazer caminhadas e corridas nos seus arredores. Além de clubes esportivos, estádio de futebol e alguns teatros, há também um zoológico (ingresso custa $4  ou R$2,00), ao qual não fomos por falta de tempo, e o Cerro de La Gloria. Este cerro abriga o monumento em homenagem a campanha do exército libertador da Argentina, Chile e Peru. O monumento é muito bonito e interessante de ser fotografado. Além disso, a visão que se tem da cidade e da pré-cordilheira é belíssima. O acesso ao Parque e ao Cerro é gratuito.

Parque San Martín em Mendoza

Cerro de La Glória em Mendoza

Vista de Mendoza desde o Cerro de La Glória

O clima em toda a cidade é bastante seco, prova disto foram os vários choques que leamos devido à estática ao entrar e sair do carro. A pele também fica muito ressecada devido ao clima. Mesmo estando próximo ao inverno, nos locais onde não há vento a temperatura é alta para esta época do ano. Em alguns momentos dá para usar só camiseta e algumas vezes tivemos de ligar o ar condicionado do carro.

Quando estávamos procurando o Cerro de La Glória, pegamos por engano uma das saídas da cidade e fomos parados pela polícia. O guarda explicou que a abordagem era uma rotina padrão e pediu a carteira de motorista e o documento do carro. Este foi o guarda mais prestativo que encontramos, pois ao descobrir que somos turistas, nos explicou que o telefone de emergência na Argentina é 911. Nos falou que como estávamos com o GPS, caso precisássemos de ajuda bastaria ligar para este número e indicar ao atendente nossa localização. Nos informou que o atendimento do 911 é feito também em inglês. Nos indicou a direção correta para onde deveríamos ir e nos desejou boa viagem. Foi uma boa experiência com a polícia Argentina.

Por volta das 14:00h, fomos em direção as Uspallata.

Vista da Cordilheira dos Andes desde a ruta RN7

Atravessando a pré-cordilheira pela ruta RN7. Rio Mendoza acompanha ao lado da estrada.

Atravessando a pré-cordilheira pela ruta RN7. Rio Mendoza nos acompanha ao lado da estrada.

OBS: no caminho para Uspallata passamos novamente por Potrerillos e adivinhem… Como ficamos apaixonados por este lugar tiramos mais fotos e paramos para fotografar o Rio Mendoza que passa ao lado das montanhas. Este lugar é simplesmente lindo!

Ao chegarmos a uns 500m de Uspallata fomos parados pela polícia, logo que perceberam que éramos brasileiros. Neste ponto estavam diversos policiais parando vários veículos. Nos pediram habilitação e documento do carro. Depois, pela primeira vez na Argentina, nos solicitaram o seguro do carro, o qual supomos ser a carta verde. Apresentamos ao policial, que olhou para este e aos demais documentos, mostrou aos outros colegas e nos mandou seguir viagem.

Uspallata é um povoado com menos de 4000 habitantes  que fica entre Mendoza e a Cordilheira dos Andes. A distância de Mendoza é cerca de 120Km. É um lugar cinematográfico por ficar num vale rodeado de montanhas. Em Uspallata, assim como em Mendoza, as árvores também foram todas plantadas, pois esta também já foi uma zona originalmente desértica. É muito tranquilo e gostoso caminhar por suas poucas ruas (quase todas de terra) e tem-se a impressão de cada uma destas poderiam ser cenas de cartão postal. Este povoado foi cenário de muitas cenas do filme Sete anos no Tibet.

Fomos diretamente aos pontos turísticos da cidade, sobre os quais fomos informados ontem. Paramos em um mirante de Uspallata, distante 2Km da região central, junto a Via Crusis. A Via Crucis é um caminho que sobe as montanhas, nos quais existem diversas cruzes. Após subirmos na montanha onde está uma das cruzes, vimos que o caminho é bem longo e levaria muito tempo para ser percorrido. Uma das cruzes fica no pico da montanha mais alta e o tempo para chegar lá provavelmente não seria inferior a 2h para ir e voltar. A visão lá de cima deve ser incrível. Como chegamos muito tarde em Uspallata (16:30h), resolvemos seguir para o Cerro Siete Colores e não percorrer a Via Crucis. O Cerro Siete Colores, devido a sua composição mineralógica, imprime várias cores a montanha.

Cerro Siete Colores em Uspallata

Ao anoitecer fomos fazer uma pesquisa de preços nos hotéis da zona central de Uspallata. Fomos em 3 hotéis (distantes uns 100m um do outro), os preços variavam entre $100 e $165 (R$52 e R$86).

Pedimos para conhecer os quartos de todos eles. As infraestruturas são boas, possuem TV, ar condicionado e incluem café da manhã. Todos parecem ser limpos e aconchegantes. Escolhemos o hotel Portico Del Valle, cujo custo é de $100 (R$52,00) e possui internet, porém só é acessível usando o computador deles. Possui um estacionamento coberto, na rua ao lado. No entanto o estacionamento é aberto e não é vigiado. Resolvemos deixar o carro ali mesmo. Da janela do quarto, que ficava em frente a ruta RN7,  pode-se ver o estacionamento e contemplar a cordilheira. No geral, o hotel apresenta um ótimo custo benefício e com certeza recomendamos. O hotel Los Condores, situado na Las Heras, custa $165 (R$86,00) a pernoite para casal e o El Montañes $110 (R$57,00) na ruta RN7.

Hoje foi mais um dia de tempo perfeito, sem uma nuvem no céu. Até agora só pegamos tempo bom. Fomos informados hoje em Uspallata que não será necessário usar as cadenas (correntes) nas rodas para atravessar as cordilheiras, já que nesta época não tem nevado em nenhum lugar desta região. Nos informaram também que normalmente são vendidas cadenas usadas, a um custo de uns $280,00 (R$140,00). Vimos algumas placas próximas a Uspallata indicando a possibilidade de alugar as cadenas. O problema é que este serviço só é útil para quem irá voltar pelo mesmo caminho, o que não é o nosso caso.

Chegamos a conclusão que a gasolina comum (nafta grado 1) dificilmente é encontrada nos postos. Até agora só conseguimos abastecer deste tipo de combustível 2 vezes (em Buenos Aires e na ruta RN7 em direção a Mendoza).  Nas demais vezes conseguimos somente a Super (grado 2). A grado 1 custa em torno de $2,48 (R$1,30) enquanto a grado 2 custa em torno de $3,20 (R$1,60). Mesmo assim o preço é bem abaixo do pago no Brasil. Temos dado preferência a abastecer em postos das redes Shell e YPF, devido serem as abastecedoras referências na Argentina.

Após passearmos pelo pacato povoado, fomos para hotel descansar um pouco para depois sairmos para jantar. No hotel nos indicaram a Parrillada El Rancho que fica na ruta RN7 a menos de 1 quadra da Las Heras. De fato é um bom restaurante, com ambiente acolhedor, onde fomos muito bem atendidos. O preço é bem acessível, $68,00 (R$35,00) uma parrillada especial para 2 pessoas.

Parrillada El Rancho em Uspallata

Chegamos no hotel 23:30h. Amanhã vamos atravessar a Cordilheira dos Andes em direção ao Chile!!

Dica do dia:

Não deixe de visitar Uspallata, é um ótimo passeio e parada obrigatória para quem passa pela região de Mendoza. Algumas horas são suficientes para conhecer o local.

Ir para o próximo dia.

1. marcos francisco begas
    marcos francisco begas says:

ola tudo bem, gostaria de saber sobre a carta verde para viajar pela argentina, como se faz e se é realmete necessária e quanto custa obrigado,,,,,,,,,,,,,,,,