Saída: Colônia del Sacramento – Km 7762 (11:25h)
Chegada: Pelotas – Km 8539 (22:00h)
Distância: 777Km

Colonia del Sacramento no Uruguai

Colonia del Sacramento no Uruguai

Partimos de Colônia às 11:25h. Hoje era um dia importante no Uruguai devido às eleições presidenciais. O caminho que percorremos até Pelotas foi o mesmo que fizemos no início da viagem: saimos de Colônia, passando por Montevideo pela ruta 1, depois pegamos a ruta 9 (próximo a Las Flores) até o Chuy. Havia pouco movimento na estrada.

Novamente perdemos muito tempo em Montevideo, pois entramos numa estrada errada e a partir daí o GPS não nos ajudou muito, pois existiam várias ruas bloqueadas e a sinalização nesta cidade é bem confusa.

Passamos por algumas viaturas policiais pelo caminho, mas não fomos parados em nenhuma vez. Como soubemos que existem relatos de corrupção da polícia local, percorremos todo o trecho dentro da velocidade limite indicada pelas placas (máximo de 110Km/h).

Chegamos ao Chuy às 19h. Fomos liberados na aduana em tempo recorde de 1 minuto. Na aduana brasileira, no Chuí, não paramos, pois não tínhamos nenhuma compra a declarar.

Como passamos pelo Taim durante à noite, percorremos os 15Km da reserva dentro da velocidade permitida (60Km/h), evitando assim transtornos com os 2 pardais e possíveis acidentes devido animais na pista.

Chegamos a Pelotas às 22h, após ter rodado 8539Km em 21 dias. Esta viagem foi uma aventura fantástica. Nos surpreendemos com as belas paisagens da Argentina e Chile. Com certeza esta foi a primeira de uma série de aventuras pela América do Sul.

31 respostas
Newer Comments »
  1. neiva
    neiva says:

    Olá de novo, tenho uma curiosidade!
    Já que gostam de fazer viagens longas, já fizeram ou pensaram em fazer um tour pelo Brasil, tipo litoral até o Nordeste, ou Centro-Oeste, coisa desse tipo,

    Parabens pelas viagens!
    Abraços

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá!
      Com certeza. Na verdade esta foi nossa primeira idéia, mas acabamos iniciando pelos países vizinhos.
      Ainda iremos fazer esta aventura cruzando o Brasil.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder
  2. Ângelo
    Ângelo says:

    Oi, Alexandre e Rosângela!
    Gostei muito do relato desta viagem! Muito esclarecedor! Viajei na viagem de vocês! Excelente!
    Vendo as fotos estou achando que conheço vocês. A Rosângela não me é estranha. E tu, Alexandre, por acaso não estudaste na turma 401-TRO? Irmão da Sabrina? Eu era da 402 e depois fiz medicina na UFPel também.

    Enfim, gostei muito do blog e me será útil no futuro!

    Abraço para vocês!

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Boa noite Ângelo
      Sou o irmão da Sabrina sim, mas na verdade a turma de eletrônica era a 404. Eu lembro de vc também.
      Bom saber que gostastes do site.
      Um grande abraço
      Alexandre

      Responder
  3. Igor Corrêa
    Igor Corrêa says:

    Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelos relatos tão legais! Minha esposa Cris e eu pretendíamos fazer uma viagem muito parecida com a que vocês fizeram, saindo de Canoas, onde moramos, passando por Uruguaiana, Paso de los Libres e Santa Fe na Argentina, Chile e voltando pelo Uruguai. Mas depois de ler seus posts, acho que vai ser interessante fazer algumas modificações para aproveitar melhor as paisagens. Ficou apenas uma dúvida, não sei se li nos posts: vocês dois dirigiram durante o percurso? Minha esposa não dirige e tenho um pouco de receio em fazer uma viagem tão longa sem revezar o volante. O que acham? Abraço!

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Olá Igor
      Obrigado pela visita.
      Nesta primeira viagem eu (Alexandre) dirigi todo o tempo. Em nossa segunda viagem a Rosângela dirigiu nos trechos mais tranquilos.
      Não há problemas em contar somente com um motorista, porém programe os trechos grandes da viagem (acima de 600km) para não mais que 2 dias consecutivos. Evite ter que percorrer mais que 1000km em um único dia.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

      Responder
  4. Cleyton Adriano Moresco
    Cleyton Adriano Moresco says:

    Parabéns!!!
    Linda viagem. No carnaval desse ano eu e minha esposa fomos à argentina e uruguay de carro.
    Residimos em Dionísio Cerqueira – SC, fronteira com a cidade argentina de Bernardo de Irigoyen – Misiones. Entramos na argentina na sexta-feira de carnaval, fizemos a parte burocrática da aduana saindo as 18hs rumo à Paso de Los Libres chegando às 23:30hs. No outro dia partimos para a cidade de Paraná e passamos pelo túnel subfluvial (por baixo do rio paraná) até a cidade de Santa Fé. Após, fomos ao nosso primeiro destino turístico, a cidade de Rosario. Ficamos 3 dias nessa cidade, hospedados no hotel Pullman da rede Accor (espetacular). Após fomos à Buenos Aires onde ficamos por 3 dias. Ficamos hospedados no Ibis Congresso. Fizemos os passeios (city tour – tigre – delta do rio paraná – trem de la costa), fomos à uma casa de tango, restaurantes (puerto madero). Após fomos a colonia no uruguay com o buquebus rapido e ficamos 3 dias em montevideo (ibis). Após fomos à Punta del Este e entramos no Brasil pelo Chuy, passamos em Pelotas, Porto Alegre, e ficamos na minha sogra em Lajeado – RS. No domingo estavamos a tardinha estavamos em casa depois de 3.500km e 9 dias de viagem. Ano que vem queremos ir à Córdoba, Mendoza e Santiago.

    Grande abraço

    Cleyton Adriano Moresco
    moresco@gnoattomoresco.adv.br

    Responder
  5. Elvis Medeiros
    Elvis Medeiros says:

    Oi gostaria de comprar um cambão kipuxe, será que pode me dizer qual a o nome da loja de Pelotas ou o telefone para eu entrar em contato. Desde já obrigado.

    Responder
  6. ivandina
    ivandina says:

    Boa noite Valter, vejo que vc é uma pessoa viajada e mora na minha cidade visinha pelotas acho eu.
    Bom tenho uma pergunta pra que pra mim é muito importante, gostaria muito de saber qual a distancia em km de Rio Grande a Montevidéu pois quero fazer essa viajem de carro ainda esse ano vc poderia me indicar?
    Eu pretendo ir pelo chui se vc poder me dizer eu agradeço a gentileza um abraço.

    Responder
  7. Carlos Ronaldo
    Carlos Ronaldo says:

    Alexandre e Rosângela,

    Parabens pelos relatos.
    Moro em Florianópolis, e no dia 30 de outubro estarei fazendo parte do trajeto que voces fizeram. Minha saida do Brasil será por Uruguaina e tambem com destino a Mendoza. Pretendo parar em Santiago, Sul do Chile, Bariloche, Buenos Aires, Montevideo. Com parada em Rio Grande para pernoitar. Estamos planejando essa viagem a mais de um ano. Buscamos muitas informações, mas estes relatos, com dicas de hoteis, alimentação e as mais variadas situações nos dão uma visão mais ampla do que será a viagem.
    Fiquei curioso sobre o GPS, qual foi o aparelho utulizado e se os mapas da argentina e chile realmente ajudaram?
    Como fem para adquiir o cambão?

    Um Grande Abraço

    Carlos

    Responder
    • arrsouza
      arrsouza says:

      Boa noite Carlos

      Que bom que gostastes do site.

      Nós utilizamos um GPS MIO C220 com o software I Go 8 e um mapa que baixamos na internet, compatível com o I Go. Mas aconselhamos a usar um da marca Garmin, pois muitos dos mapas disponíveis gratuitamente na internet são compatíveis somente com esta marca.

      Os mapas do GPS ajudaram e muito na viagem. A função de roteamento dentro de cidades ajuda a encontrar pontos de interesse rapidamente. Os mapas que indicamos no site são bem completos e possuem a maioria das cidades turísticas do Chile e Argentina.

      Compramos o cambão KiPuxe em uma loja aqui de Pelotas/RS.

      Abraços

      Alexandre e Rosângela

      Responder
  8. Alexandre Ritter
    Alexandre Ritter says:

    Pessoal, adorei todo o relato, bem como as fotos. Maravilhosas!
    Pretendo fazer viagem semelhante no ano que vem, indo até Ushuaya. Quero muito conhecer o Glacial Perito Moreno. A volta será por terras gaúchas, afinal, sou de Porto Alegre, mas estou morando em Curitiba a 3 anos.

    Parabéns! Que os bons ventos continuem soprando e que suas aventuras e viagens não parem por aqui,

    Precisando de alguma coisa de Curitiba ou querendo conhecer, entrem em contato. Novos amigos são sempre bem vindos.

    Grande abraço e Força Sempre!
    Alexandre Ritter

    Responder
    • Alexandre & Rosângela
      Alexandre & Rosângela says:

      Oi Alexandre

      Agradecemos a sua visita ao blog e seu elogio as nossas fotos!

      Pretendemos ir até Ushuaia e talvez seja no próximo ano, também. O que podemos garantir é que é uma viagem maravilhosa e que vale e muito a pena!!

      Meu irmão mora em Curitiba, sempre que dá vamos visitá-lo e já conhecemos muito da cidade. Temos algumas fotos nos albuns do flickr.

      Esperamos que o blog possa auxiliá-lo no planejamento de sua viagem e estamos a disposição caso precises de mais algumas dicas.

      Um abraço,

      Rosângela e Alexandre.

      Responder
  9. Valter
    Valter says:

    Caros Alexandre e Rosângela, parabéns pelo belíssimo relato e fotos maravilhosas… Realmente as fotos dizem quase tudo de um lugar, mas concordo contigo, que somente estando num lugar para conhecê-lo em toda sua essência, comecei a lê-lo na tarde deste domingo e não consegui mais parar.

    Pelo visto foi uma viagem corrida.

    Sou de Criciúma-SC, porém moro em Curitiba-PR desde 1995, e tenho grandes amigos de Pelotas por aqui e com quem trabalho, que estudaram na ETFPEL.

    Pretendo fazer a mesma de Curitiba até Mendoza, somente não sei se irei até Bariloche, ou voltarei por Cordoba, e terei que ir no verão, pois tenho 3 crianças ainda (entre 4 e 10 anos) e ainda não quero arriscar indo no inverno.

    Novamente meus parabéns….

    Abraço do amigo Valter/Curitiba-PR!

    Responder
    • Rosângela
      Rosângela says:

      Boa noite Valter!

      A viagem foi uma ótima experiência. Que bom que gostastes do conteúdo do site. Espero que as informações contidas aqui te ajudem no planejamento da viagem.

      Eu (Alexandre) me formei na ETFPEL também. Os alunos desta instituição estão espalhados por todo o Brasil.

      Estamos a disposição se precisares de alguma informação a mais. Não deixe de fazer a viagem! Mendoza é uma cidade linda e tem muitos pontos turísticos em seus arredores. Aproveite para dar um pulo (pouco mais de 300Km) até Viña del Mar no Chile, pois a ruta 7 de Mendoza até a Cordilheira dos Andes (passando por Uspallata) é fantástica. Foi um dos locais mais bonitos da viagem.

      Abraços

      Alexandre e Rosângela

      Responder
Newer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *