Ruínas de Trinidad (Paraguai)

Saída: Encarnación/Paraguai – Km 2054 (14:45h)
Chegada: Paso de Los Libres/Argentina – Km 2418 (21:15h)
Distância: 364Km

Neste dia fomos visitar as últimas missões que tínhamos planejado: as missões do Paraguai. Arrumamos nossas malas, tomamos o nosso café da manhã (neste tinha até suco natural) e ficamos prontos para ir visitar as missões. O único problema era o tempo: estava nublado e trovejando bastante. Mesmo assim fomos fazer nosso passeio.

Era domingo e o comércio em Encarnación estava quase todo fechado. Portanto não tivemos oportunidade de explorar um pouco mais o comércio para termos uma melhor idéia dos preços. O que conseguimos concluir é que os produtos são mais caros do que Cidade Del Este devido não ser zona franca.

Fomos visitar as ruínas que estão localizadas a 30Km do centro Encarnación. Na estrada (ruta 6) tem um pedágio estratégicamente localizado antes de chegar alguns quilômetros antes de chegar as ruínas. Pagamos em pesos argentinos PA$7,00 (R$2,80). Na estrada há uma placa identificando a entrada à direita para as Missões de Trinidad. Um quilometro após sair da ruta 6 chega-se as ruínas. Pagamos PA$35,00 (R$14,00) por pessoa (aqui também aceitavam pesos argentinos). O ticket pago para a visita destas ruínas também dá direito de conhecer as ruínas de Jesus de Tavarangue.

Logo que chegamos às ruínas de Trinidad começou a chover. Acreditamos que seria uma visita razoavelmente rápida e resolvemos levar o Felipe no colo e com o guarda-chuva para não precisar descer o carrinho do baú de teto. Choveu forte por um tempinho e depois estiou. Mesmo com mau tempo fizemos uma boa visita.

As ruínas de Trinidad são consideradas Patrimônio da Humanidade. Possui um museu, igreja com altar jesuítico, casa de índios e praças; também conta com o primeiro monastério do Paraguai e numerosas estâncias.

A aproximadamente 12Km de Trinidad estão localizadas as ruínas de Jesus de Tavarangue. Para chegar a estas ruínas segue-se pela ruta 6 ao norte, onde a poucos metros adiante está indicada o acesso as ruínas (à direita da ruta).

As Missões Jesuítas de Jesus de Tavarangue são, desde 1993, um Património Mundial pela UNESCO. Foi fundada no século XVII pelos jesuítas, e chegou a ser uma pequena cidade com cerca de 300 pessoas. Foi a última missão a ser construída e provavelmente é a que está em melhor estado de conservação, apesar de nunca ter sido concluída.

Neste trajeto estava chovendo forte e o Felipe acabou dormindo no carro. Decidimos ir um de cada vez fazer a visita para não tirá-lo de dentro do carro. Primeiro foi o Alexandre, acompanhado de um guia que conta a história das ruínas. Durante o início da visita chouveu bastante, mas depois de algum tempo o sol apareceu.  Possivelmente devido ao mau tempo, tanto nestas ruínas quanto nas de Trinidad, não haviam muitos turistas.

Nós estávamos com pouco tempo, pois tínhamos idéia de seguir viagem até a cidade de Federal na Argentina (aproximadamente 600 km). O fato de termos nos dividido durante esta última visita nos tomou muito tempo. O Alexandre retornou da sua visita e disse que eu tinha que conhecer, pois estas ruínas estavam muito bem conservadas. Neste momento já não estava mais chovendo e decidi fazer uma visita rápida. Havia um grupo de turistas junto à guia, acompanhei durante um período e depois terminei a visita sozinha para agilizar a nossa partida para a Argentina.

Após visitarmos esta missão, voltamos até Encarnacion para então entrarmos novamente na Argentina pelo mesmo caminho, atravessando novamente a ponte internacional. No retorno o pedágio da ruta 6 não é cobrado.

Seguimos até a aduana paraguaia para fazer os tramites e deixar o país.  Foi tudo muito rápido: entregamos o cartão que recebemos ao chegar, o aduaneiro olhou rapidamente o interior do carro através do vidro e nos liberaram.  Não precisamos nem descer do carro.

Fazer a travessia da ponte para chegar à aduana argentina foi demorado, levamos em torno de 40 minutos devido à enorme fila de carros.

Chegando a aduana, apresentamos apenas os nossos RGs e o cartão de saída que pegamos na primeira vez que entramos no país. O aduaneiro revistou rapidamente o porta-malas do carro e pediu que abríssemos 2 malas. Perguntou se tínhamos compras e respondemos que apenas alguns brinquedos e presentes. Em pouco tempo já estávamos liberados.

Seguimos viagem, já bem atrasados.  Inicialmente nosso objetivo de hoje era chegar a Córdoba. Como de Encarnacion até Cordoba são mais de 1000Km, resolvemos fazer a viagem em 2 dias. Nossa idéia era ir de Encarnación até a cidade de Federal na Argentina. Devido ao nosso atraso resolvemos passar a noite em Paso de Los Libres, diminuindo o percurso deste dia e aumentando o do seguinte.

No caminho até Paso de Los Libres fomos parando em vários postos de gasolina em busca de combustível. Em todos os que chegamos não havia gasolina normal (nafta grado 1), além disto os postos não aceitavam cartão de crédito, somente pagamento em dinheiro. Até mesmo os postos localizados dentro da cidade não tinham gasolina normal. Posteriormente descobrimos que toda a Argentina está com falta de combustível.

Chegando a Paso de Los Libres, comemos algumas empanadas e fomos em busca de um hotel. Para encontrar o hotel seguimos as indicações do GPS. Não estava muito fácil encontrar vagas, achamos apenas um com 3 camas de solteiro e optamos por ficar neste mesmo, para não ter que perder mais tempo procurando. Ficamos hospedados no hotel Las Vegas. Oferece TV, ar condicionado, wi-fi e café da manhã.

Para chegar a Paso de Los Libres (Argentina), partindo de Encarnación (Paraguai), é necessário atravessar a ponte internacional até Posadas, pegar a ruta RP-105 e então pegar a ruta 14 em sentido sul. Segue-se então pela ruta 14 até Paso de Los Libres.

Existem alguns radares no início da RP-105 e um pedágio custando PA$2,50 (R$1,00). A RN 14 não está muito boa, não tem acostamento e está em obras de duplicação com vários desvios pelo caminho. A velocidade limite é de 110Km/h.

Dica do dia:

Toda a ruta 14 é famosa pela corrupção da polícia, portanto esteja atendo às diversas barreiras policiais e não se esqueça de manter sempre os faróis acesos em luz baixa.

Consulte o site a seguir para obter mais informações sobre as ruínas paraguaias: http://www.comboiguassu.com.br/blog/atrativos/conheca-as-ruinas-das-missoes-jesuiticas-no-paraguai/

Ir para o próximo dia.

1. Flavio Filipi
    Flavio Filipi says:

Boa tarde
    Inicialmente, parabens pelo blog, esta sendo muito útil para programar viagens. Em novembro estou indo para o Chile e passarei por Paso de los Libres. Gostaria de saber o que acharam do Hotel Las Vegas e a tarifa, pois não encontro site do hotel
    Grato pela atenção .
    Flavio

• arrsouza
      arrsouza says:

Olá Flavio
      OBrigado pela visita ao blog.
      O hotel possui um bom custo benefício. Recomendamos. Custou PA$ 280,00 (R$112,00).