Túnel Subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis: interliga as cidades de Santa Fé a Paraná.

Saída: Paso de Los Libres / Argentina – Km 2434 (11:00h)
Chegada: Córdoba / Argentina – Km 3231 (23:59h
Distância: 797Km

Hoje pretendíamos sair bem cedo. Mas, como sempre, devido a uma coisa ou outra, nos atrasamos e acabamos saindo no final da manhã em direção a Córdoba. Hoje teremos que rodar em torno de 800Km.

Tomamos o café da manhã no hotel e saímos. Na saída perdemos um tempinho consertando o extensor de tomadas 12v do carro para depois seguirmos viagem. Através desta extensão ligávamos o GPS Garmin, o GPS logger (que registrava todo o caminho), a geladeira automotiva e o notebook.

Paramos para almoçar na cidade de Federal na Parrilla Les Yungui, uma boa opção na beira da estrada, muito frequentada pelos argentinos.

Parada rápida para descansar.

Parada rápida para descansar.

Nesta viagem passamos várias vezes pela polícia Caminera na estrada. Praticamente a cada 100Km haviam barreiras policiais. Na maioria das vezes somente diminuímos a velocidade e eles mandaram passar direito. Fomos parados apenas 2 vezes. Uma na ruta 14, 90Km antes de Federal, e outra na ruta 127 no cruzamento com a RP 6. Eles solicitaram documento do carro, habilitação e carta verde. Após confêrencia dos documentos fomos liberados.

Na chegada a Santa Fé passamos pelo Túnel Subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis, que cruza por baixo do Rio Paraná até a cidade homônima. Antes do túnel tem um pedágio que custa PA$5,00 (R$2,00).

A construção do túnel interligando as duas cidades foi concluída em dezembro de 1969. Ele possui 2937m de comprimento e está a 32m de profundidade.  Clique aqui para conhecer a história do túnel e aqui para obter os dados técnicos.

Túnel Subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis: interliga as cidades de Santa Fé a Paraná.

Túnel Subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis: interliga as cidades de Santa Fé a Paraná.

Em Santa Fé abastecemos o carro e passamos em um supermercado para comprar frutas para o Felipe e também algo para jantarmos.

Na saída de Santa Fé passamos por mais 2 pedágios onde cobraram PA$2,40 (R$0,96) e PA$1,60 (R$0,64).

Mais adiante paramos mais uma vez para abastecermos o carro e mais duas vezes para o Felipe mamar e trocar as fraldas.

Este dia foi o maior trecho que o bebê fez conosco. Ele é uma criança super tranquila, desde que tenha suas necessidades básicas atendidas. Temos nossas estratégias para acalmá-lo quando fica entediado, o que raramente acontece, pois consegue se distrair com seus brinquedinhos. Quando está com sono, dorme no balanço que o carro faz. Ele é um bebê comportadíssimo: passou praticamente um dia inteiro dentro do carro, viajando tranquilo em seu bebê conforto. Por outro lado, sabe se impor quando necessário. Quando quer mamar não adianta tentar engambelar, tem que parar o carro e atendê-lo. Depois de uma breve crise de choro, por estar querendo mamar (somente por este motivo ele chora para valer), assim que sua necessidade é atendida, basta colocá-lo no bebê conforto novamente, que ele segue viagem sem reclamar por mais um longo trecho. Assim dá gosto de viajar com um bebezinho. Temos sempre o cuidado de tirá-lo do carro em nossas paradas para ele espairecer um pouco. Ele fica bem alegre de ir para o colinho da mamãe ou do papai depois de um trecho viajando só sentadinho no carro.

Reservamos a nossa hospedagem em Córdoba no dia anterior através do site Booking.com. Sabíamos que chegaríamos tarde e não daria para perder mais tempo procurando lugar para se hospedar. Como julho é mês de férias também na Argentina, está sendo mais difícil conseguir hospedagem. Com um bebê temos que ter um cuidado maior em relação a isso, pois por mais comportado e tranquilo que ele seja, ele também cansa e quando chega ao hotel, após um bom banho, dorme que é uma beleza.

Reservamos o Merit Gran Hotel Victoria. Foi o hotel mais confortável de nossa viagem até agora. No site Booking.com era uma das opções mais acessível que estava disponível. Quem nos acompanha sabe que sempre ao procurarmos hotéis valorizamos o seu custo-benefício. Não queremos luxo e sim um lugar que seja limpo, organizado e que ofereça um pouco de conforto para que possamos ter uma boa noite de sono. Estacionamento também é um quesito importante e muitas vezes definidor na nossa escolha.

Chegamos ao hotel colocando o seu endereço no GPS. O problema inicial foi que o hotel é tão central que está localizado no calçadão de Córboda. Acabou sendo um incoveniente, pois o estacionamento é um pouquinho distante (em torno de 1 quadra). Para descarregar a bagagem deu um certo trabalho, pois não era possível nem estacionar na frente do hotel para depois guardar o carro.

O hotel é muito bom: bonito, bem decorado e tem um elevador panorâmico super bacana no seu saguão. É um prédio antigo que foi reformado. O banheiro parece ter sido adaptado ao quarto, pois está em um nível mais elevado que o mesmo. Para ir ao banheiro de madrugada tem que cuidar para não cair nos degraus. O box também não é todo fechado o que acaba molhando um pouco o banheiro.  O hotel oferece quartos confortáveis, desjejum e wi-fi . Para o estacionamento deve-se pagar um taxa.

Para chegar a Córdoba, partindo de Paso de Los Libres, pega-se a ruta 14. Pouco depois da localidade de Liberdad pega-se a ruta 127. Próximo a El Pingo pega-se a ruta 12 até a cidade de Paraná, onde se atravessa o rio homônimo pelo túnel subfluvial. Após o túnel pega-se a ruta 19 até Córdoba.

Existe um radar na ruta 14,  60Km após Paso de Los Libres. Há um trecho da ruta RN127, 70Km antes de Federal, onde a estrada está cheia de buracos. A RN14 está sendo duplicada logo após Paso de Los Libres, onde a estrada está em estado regular, apresentando sulcos criados por caminhões pesados. A RN 12 está em bom estado de conservação. Há um pedágio na ruta 19, 32Km antes de chegar em córdoba, custando PA$5,00 (R$2,00).

Cerca de 90km depois de Santa Fé a RN19 está sendo duplicada, com vários desvios e trocas de pistas. Evite dirigir à noite neste trecho. Além de ser pista simples, não possui acostamento e o movimento é intenso, tornando as ultrapassagens arriscadas.

Há um trecho de cerca de 50km na RN19 que está duplicado, muito bem sinalizado e em excelente estado de conservação. Neste ponto a viagem rende, pois a velocidade máxima permitida é de 120km/h. Há um pedágio na saída de São Francisco, na RN 19, que custa PA$1,60 (R$0,64). Logo após São Francisco o sonho acaba: a pista volta a ser simples e sem acostamento. A vantagem que o trânsito fica mais tranquilo. A partir deste ponto existem muitas curvas fechadas, lombadas e a estrada passa por dentro de vários vilarejos.

Ir para o próximo dia.

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