Ponte sobre o rio Uruguai - divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saída: São Miguel das Missões/RS – Km 744 (9:30h)
Chegada: Foz do Iguaçu/PR – Km 1501 (23:00h)
Distância: 757Km

Acordamos por volta das 8h. Organizamos nossas bagagens, tomamos o nosso café da manhã e em torno das 9:30h partimos em direção a Foz do Iguaçu – PR.

Durante o nosso percurso podemos apreciar, entre as cidades de Condor-RS e Palmeira das Missões, belas paisagens com lindos campos verdes. O dia ensolarado colaborou para tornar as paisagens ainda mais belas.

Em Seberi – RS, por volta de 12:30h, paramos para almoçar no restaurante do posto Seberi.  O restaurante serve buffet livre com churrasco. Boa comida e um bom custo-benefício.

Seguimos viagem e paramos para fotografar a ponte sobre o Rio Uruguai, que marca a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ponte sobre o rio Uruguai - divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ponte sobre o rio Uruguai – divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Macaquinho na árvore.

Fizemos uma parada próximo a cidade Maravilhosa-SC, pois o Felipe estava um pouco impaciente e aproveitamos para abastecer o carro.

Em SC, após Maravilhosa, a estrada também está acompanhada de lindas paisagens.

Na noite anterior tínhamos feito reserva de hotel para Foz do Iguaçu. Havíamos pesquisado na internet algumas opções para não precisar ficar procurando quando chegássemos à cidade. Nossa surpresa foi que a maioria dos hotéis mais econômicos, de bom custo-benefício, já estavam lotados. Estávamos chegando em uma segunda-feira em Foz, mas provavelmente devido as devido as férias de julho, estava difícil encontrar um lugar que nos oferecesse uma boa estadia com um bom preço.

Pesquisamos nos sites Decolar.com e Hotel em Foz e somente haviam vagas com valores de diária bem acima do que pretendíamos pagar. Tínhamos a indicação do site Booking.com, também para reservas de hotéis e com avaliação dos hóspedes. Neste site encontramos a hospedagem que estávamos procurando. Fizemos a reserva do Iguassu Guest House, o qual tinha um valor acessível e uma ótima avaliação dos seus clientes.

O hotel é do tipo hostel/albergue (Guest House), com um atendimento diferenciado e personalizado (e um custo mais alto, é claro). O objetivo é fazer os hóspedes se sentirem em casa. O proprietário geralmente está no local e também faz o atendimento aos hóspedes. Geralmente neste locais existem opções de quartos compartilhados e quartos com banheiro privativo e compartilhado.

Para chegar a Foz do Iguaçu, ao sair de São Miguel das Missões, pega-se a 285 à direita, passando-se por Ijuí. Seguindo pela 285, pega-se a 158 à esquerda, passando por Panambi. Próximo a Palmeira das Missões pega-se a RS-589 e depois a 386 à esquerda. Segue por esta estrada, passando por Seberi, Frederico Westphalen, Irai. Em Iraí, atravessando a ponte sobre o Rio Uruguai e  entra-se em Santa Catarina. A partir daí a estrada passa-se  a se chamar de BR-158. Próximo a Santa Lucia entra-se na Sct-283 à esquerda. Próximo a Mondai a  estrada passa  a ser chamada de Sct-386. A seguir pega-se a Sct -163, próximo a Ipora do oeste. Segue-se por esta estrada, passando por Descanso, São Miguel Doeste, Guaraciaba, São João do Cedro, Dionisio Cerqueira, Santo Antônio do Sudoeste. Em Pérola Doeste pega-se a Pr-583, passando por São Valério. Próximo a Realeza, toma-se à esquerda na Pr-182. Mais adiante, próximo a Flor da Serra, pega-se a Pr-163, passando por Marmelândia, Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia, Lindoeste e Santa Maria. Depois toma-se a PR-586 à esquerda. Pouco depois (em Santa Tereza do Oeste) vire à esquerda na Br-277. Segue-se sempre pela Br-277, passando por Céu Azul, Matelandia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Iguaçu e, enfim, chegando a Foz do Iguaçu.

De Dionísio Cerqueira/SC até Santa Tereza do Oeste/PR, as estradas estão em péssimo estado de conservação. A maior parte deste trecho não tem acostamento e está toda esburacada. O problema é que alguns dos buracos são realmente enormes. Passamos por vários carros danificados pelo caminho, com pneus rasgados e rodas amassadas. Tivemos sorte de passarmos sem danificar o carro, até porque fizemos quase todo este trecho à noite. Caímos em alguns destes buracos, o que fez com que um dos fixadores de nosso rack do bagageiro de teto se soltasse.

Ao chegar na BR-277 tudo muda, pois a estrada está em excelente estado de conservação. A velocidade limite é de 110Km/h em boa parte do caminho. Tudo isto ao custo de dois pedágios (R$7,50 e R$9,80),  é claro. Próximo a Foz do Iguaçu, a BR-277 está duplicada.

Como vocês podem ver, chegar a Foz do Iguaçu é um pouco complicado. As placas não ajudam muito. O GPS mostra sua utilidade em momentos como este. Ele nos guiou sem erros até nosso destino. Nada melhor que um Garmin com os mapas gratuitos do projeto Tracksource.

Dicas do dia:

Compre um GPS: consideramos este aparelho uma ferramenta indispensável para o viajante de carro.

Evite dirigir à noite no trecho de Dionísio Cerqueira até Foz do Iguaçu. Devido ao estado de conservação das estradas, há grandes riscos de acidentes.