Cânion Arco-Íris.

Saída: San Augustín de Valle Fértil / Argentina – Km 4421 (9:40h)
Chegada: Villa de Soto / Argentina – Km 4867 (22:00h)
Distância: 446Km

Gostamos tanto do Parque Nacional Talampaya que hoje nos programamos para voltar e fazer o tour no Cânion Arco-Íris.  A contratação deste tour se faz na primeira entrada do parque, a qual fica localizada a 14Km antes da entrada principal do parque.  Há placas indicativas na estrada.

Este tour tem saídas a cada 45 minutos, mas não é tão procurado pelos turistas quanto o passeio ao Cânion Talampaya. O custo por pessoa é de PA$40,00 (R$16,00) referente a entrada no parque e PA$90,00 (R$36,00) pelo tour ao cânion. Quando se faz outro passeio no parque, no mesmo dia ou no dia anterior, o valor referente a entrada no parque (PA$40,00) não é cobrado novamente. Devido a isto é necessário guardar os tickets e apresentá-los na hora da compra.

O dia estava bem quente, porém muito ventoso. Na ruta 76, a caminho do Parque Talampaya, a paisagem já não era a mesma. Devido ao vento havia uma nuvem de areia encobrindo as montanhas e escondendo a beleza do lugar.

Nuvem de poeira devido ao vento forte na ruta 76 a caminho do Parque Talampaya.

Ficamos um pouco preocupados, achando que a ventania atrapalharia o passeio,  principalmente por causa do Felipe. Não estava frio, porém o vento enchia os nossos olhos de terra e isto seria ruim para ele.

Chegando ao parque falamos com um dos guias, o qual disse que o vento estava acalmando e que o próximo tour ainda demoraria uma hora para sair.

Primeira entrada do Parque Talampaya na ruta 76: guarda parque de onde sai o tour ao passeio ao Cânion Arco-Íris.

Pegamos uma van para fazer o tour, onde guia é também o motorista. A van chega o mais próximo possível do cânion. Deste ponto inicia-se uma caminhada de aproximadamente 45 minutos, enquanto o guia explica os detalhes do local.

O vento realmente acalmou. O dia estava quente, porém não tanto quanto o dia anterior. Dentro do cânion era mais fresquinho e praticamente não havia vento.

O tour no cânion Arco-Íris é muito bonito e vale a pena ser feito, pois mostra as formações rochosas e suas colorações diversas. O nome Arco-Irís do cânion é relativo as inúmeras cores das montanhas, que são formadas por diferentes minerais.

Formações rochosas no Cânion Arco-Íris: Ciudad Perdida - este local é visitado através de outro tour.

Formações rochosas no Cânion Arco-Íris: Ciudad Perdida – este local é visitado através de outro tour.

Final da caminhada pelo Cânion Arco-Íris.

Guanacos no Cânion Arco-Íris.

Apesar do cânion Arco-Íris ser um bom passeio, o tour no cânion Talampaya tem uma paisagem mais impressionante devido à altura dos seus paredões.

Após este tour estávamos com vontade de conhecer o Parque Provincial El Chiflón, localizado na ruta 150 a alguns quilômetros da ruta 510. A estrada passa por dentro do parque, sendo possível contemplar um pouco de sua paisagem.

Decidimos deixar a visita a este parque para uma outra oportunidade e seguir viagem. Saimos do Talampaya voltando pela ruta 76, onde no entrocamento com a ruta 510, passa a ser chamada de 150. Um pouco antes da entrada do parque El Chiflón, paramos em um paradouro na beira da estrada para ver se encontrávamos algo para comer. Para nossa surpresa encontramos novamente a família de argentinos de Buenos Aires. Eles estavam indo conhecer o El Chiflón. Conversamos um pouco, trocamos contatos e nos despedimos.  Adoramos conhecê-los. Seus filhos, principalmente o José, adoraram o Felipe.

Passando pelo Parque Provincial El Chiflón, localizado na ruta 150.

Seguimos viagem, mas não seria possível seguir até Córdoba ainda neste dia, pois chegaríamos muito tarde. Decidimos seguir até Villa de Soto, onde passamos a noite.  Ficamos no Hotel Montpellier na beira da ruta 38 (calle Caseros Nº 82 – Teléfono: 03549-480358). O hotel possui 3 estrelas, oferece TV, ar condicionado, aquecimento, wi-fi, estacionamento e café da manhã. O hotel tem um ambiente muito agradável, limpo, organizado e bem decorado. Além disso, fomos muito bem recebidos pela proprietária.

Pôr do sol na ruta RN38.

Para chegar a Villa de Soto, saindo de Talampaya, pega-se a ruta RP76 até Baldecitos (entrocamento com a RP510 que leva até San Agustin de Vale Fértil). Em Baldecitos pega-se a ruta RN150, passando-se pelo Parque Provincial El Chiflón, Paganzo e chegando a Patquia. Nesta última ciade pega-se a RN38, passando por Chamical, Salinas Grandes, Serrezuela até chegar a Villa de Soto.