Festa em homenagem a Gauchito Gil em Mercedez/Argentina

Saída: Resistencia/Argentina – Km 6904 (10:30h)
Chegada: Pelotas/Brasil – Km 7920 (1:30h)
Distância: 1016Km

Acordamos em torno das 9:30h. Arrumamos tudo e saímos sem tomar café. Abastecemos o carro e “pneu na estrada”. Já na saída de Resistencia, logo que pegamos a RN16 um policial muito simpático nos parou. Pediu documento do carro e carteira de motorista. Deu uma rápida olhada, perguntou para onde estávamos indo e falou em português: “Muito obrigado”. 🙂

De Resistencia até Paso de Los Libres passamos por uns 8 policiais que estavam em frente aos postos de controle. Fomos parados em uns 3 deles. Em todos os postos policiais havia um policial à beira da rodovia. Logo depois descobrimos que havia uma festa relacionada ao famoso Gauchito Gil em Mercedes e estava todo mundo indo para lá, por isto tanto controle policial na estrada. Neste trecho nenhum policial pediu documentos, somente perguntaram de onde vínhamos e para onde íamos, nos liberando rapidamente.

Próximo ao trevo de entrada para Mercedes havia uma quantidade absurda de pessoas e carros, acampados próximos a estrada. Muitos estavam vestidos como “gaúchos”, com roupas vermelhas em homenagem ao Gauchito. Havia diversas bancas vendendo de tudo um pouco: comida (alguns estavam fazendo churrasco), frutas, lembranças, artesanatos, entre outros. No local havia vários guardas organizando o trânsito, que estava um caos.

Festa em homenagem a Gauchito Gil em Mercedez/Argentina

O Gauchito Gil é uma lenda na Argentina, conta-se que ele foi recrutado pelo exército e se recusou a lutar contra seus amigos. Mais tarde ele desertou e acabou sendo preso e assassinado por isso. Ele é uma espécie de protetor dos motoristas. Pelo que pudemos perceber realmente ele é muito querido pelos argentinos, pois a quantidade de pessoas no local era realmente grande. Por todos os lugares da Argentina que passamos nesta viagem, havia pequenos santuários (todos enfeitados de vermelho) à beira das estradas em homenagem a ele. Pelo que nos contaram o Gauchito não é reconhecido como um santo pela igreja católica. Mas milhares de pessoas em toda a Argentina dizem terem sido abençoadas por Gauchito Gil

Paramos em Mercedes para abastecer o carro e almoçar. Mercedes estava bem agitada, devido à festa do Gauchito. Havia um pequeno restaurante chamado Sal e Pimenta onde estavam diversas pessoas almoçando. Já que estava lotado, deveria ser bom. Pedimos 2 pratos de carne de rês (lomito), com queijo, presunto e um ovo frito por cima, tomate e alface, além de uma porção de batatas fritas e uma coca litro. Aproveitamos para pedir nossa janta: dois sanduíches de milanesa (que coisa boa). Tudo saiu por PA$ 51,00 (R$26,56). Já estamos ficando com saudades de pagar pouco e comer muito na Argentina!

Chegamos à aduana em Paso de Los Libres, na qual havia uma circulação grande de carros entrando e saindo da Argentina. Carimbamos nosso cartão de imigração, pegamos novamente o carro e entregamos o cartão ao policial da aduana, que nos perguntou de onde vínhamos. Todo o processo foi muito rápido e não durou mais que 15 minutos. Para o carro não precisamos de nenhum documento de controle de entrada/saída na Argentina, pois esta faz parte do Mercosul. Percebemos que vários carros brasileiros estavam retornando ao Brasil sem precisar entregar nenhum documento. Ficamos supondo que para os carros de Uruguaiana não exista nenhum controle de entrada/saída na Argentina, podendo ir a Paso de Los Libres sem nenhuma burocracia.

Desta vez fizemos um caminho diferente para ir para Pelotas, pois queríamos passar por Alegrete/RS, onde a Rosângela morou quando criança. Saindo de Uruguaiana fomos então para Pelotas pela BR290 e BR392.

Ficamos em Alegrete por 1h, visitando a vila militar (onde a Rosângela morou) e a escola Oswaldo Aranha (onde ela estudou). Tiramos algumas fotos da cidade, abastecemos o carro e pé na estrada.

Trevo de entrada a Alegrete

Trevo de entrada a Alegrete (Brasil/RS)

Catedral de Alegrete (Brasil/RS)

BR290 - as belas paisagens do Rio Grande do Sul, tchê!

BR290 – as belas paisagens do Rio Grande do Sul, tchê!

Na BR290 o movimento era maior nos primeiros 50Km, depois o trânsito ficou mais calmo.

Saindo de Resistencia, para chegar a Pelotas deve-se tomar a RN16 em sentido leste. Em seguida toma-se a RN12 à direita, passando por Empedrado, San Lorenzo e San Roque. Depois pega-se a RP123 à esquerda, passando por Chavarria e Mercedes. Posteriormente toma-se a RN14 à direita e em seguida a RN117 à direita até a ponte de divisa Argentina/Brasil em Paso de Los Libres. Depois pega-se a BR290, passando por Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Vila Nova do Sul. Depois pega-se a BR392 à direita, passando por Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Canguçu e então chegando a Pelotas.

O percurso entre Resistencia e Paso de Los Libres foi o mesmo que fizemos na viagem de ida. Todas as estradas deste trecho estão muito boas e sinalizadas. Pagamos um pedágio na RN16 de PA$1,20 (R$0,63) logo na saída de Resistencia e outro na RN12 de PA$2,10 (R$1,09).

A BR290 está em condições razoáveis. Nos primeiros 10Km saindo de Uruguaiana a estrada possui muitos buracos, desníveis e remendos.

A partir da BR392 o trânsito diminuiu bastante. Neste percurso se passa por alguns trechos de serra, onde se deve dirigir com cuidado. Quase toda a BR392 está em condições muito boas.

Devido a grande distância a ser percorrida neste dia, quando chegamos a Caçapava do Sul já estávamos bem cansados. Mas seguimos viagem, pois queríamos chegar logo em casa.

Próximo a Canguçu há um pedágio que custa R$7,20.

Chegamos a Pelotas já eram 1:30h. Após 7920km percorridos estávamos felizes por termos chegado em casa com segurança, após ter visto tanta beleza nestes últimos 20 dias. A viagem foi ótima, perfeita, surpreendente. Mais uma vez pudemos comprovar a beleza deste nosso continente, tão vasto e rodeado de belas e únicas paisagens.

Agradecemos a todos aqueles que nos acompanharam e, de alguma forma, contribuiram para tornar mais esta aventura em um grande sucesso. Um abraço a todos e até a próxima expedição, que provavelmente será para Ushuaia/Argentina e Puerto Williams/Chile no fim do mundo, onde conheceremos a Patagônia e a Terra do Fogo.

Veja mais fotos deste dia no Flicker: clique aqui!

Alexandre e Rosângela, Viajando de Carro – Liberdade para conhecer novos lugares.

1. Paulo Vargas
    Paulo Vargas says:

Olá, meu nome é Paulo César, sou de Alegrete li todo o relato desse maravilhoso passeio/aventura rsrsrs, parabéns mesmo, principalmente pela riqueza de detalhes que vocês colocaram aqui sobre hoteis e lugares e dicas diversas, pra todo mundo conhecer e também retirar informações mais detalhadas desses roteiros.
    Estou começando a reunir informaçoes mais detalhadas sobre esse trajeto, pois se Deus quiser vou faze-lo de moto em abril 2014, porem de Antofogasta vou até Santiago e dali voltar a Argentina até Mendonza.
    Vou entrar muitas vezes aqui pra pegar nome de Hoteis e outras coisinhas mais!
    Abraço

2. Joanim
    Joanim says:

Olá Alexandre e Rosângela. Parabéns pela riqueza de detalhes e organização do blog.
    Vou fazer esta mesma viagem em setembro e minha pergunta é a seguinte: Na sua opinião, haveria alguma restrição em fazer o mesmo roteiro que vcs fizeram só que em sentido invertido (ou seja começando por Antofagasta de la Sierra depois Paso de S. Franciso, S. P. de Atacama e por aí vai…) ? Principalmente nos passos de S. Francisco e Jama haveria alguma dificuldade diferente se o caminho fosse inverso ao que vcs fizeram ?

Um grande abraço.

Joanim
    Curitiba-PR

Olá Joanim

Não creio haver problemas. A vantagem de fazer o mesmo sentido que nós fizemos é passear aos arredores de Salta para se aclimatar melhor a altitude, pois o paso Jama e San Francisco são bem altos.
      Porém cremos isto não seja uma restrição.
      Desejamos a vocês uma ótima aventura.
      Um abraço
      Alexandre, Rosângela e Felipe

3. Ingo
    Ingo says:

Olá Alexandre e Rosângela!
    Acredito ser desnecesário fazer qualquer comentário ou elogiu às realizações de vocês, pois são simplesmente fantásticas.
    Qualquer um que visitar o site, no mínimo se sentirá “tentado” a fazer um percurso parecido e conhecer, pelo menos, uma parte desses lugares.
    Parabéns, sucesso e boa sorte nas próximas viagens.
    Um abraço
    Ingo / Guarapuava-PR

4. viajandodemoto
    viajandodemoto says:

Olá, parabéns por mais uma viagem! Acompanhei o blog de vocês durante a primeira viagem que fizeram, me inspirou bastante e realizei um roteiro bem parecido, mas de moto, aliás criei o viajandodemoto.wordpress.com, nem se compara ao blog de vocês, na falta de tempo acabei postando só o relato de uma maneira muito similar a de vocês, espero que não pensem que é uma “cópia”. Agora fim de março irei para o Atacama com um roteiro bastante parecido com esse, suas dicas estão me ajudando muito.
    Espero que a viagem a Ushuaia estejá sendo maravilhosa, já estive por lá também, é um lugar incrível. Grande abraço!
    Douglas.

Olá Douglas
      O seu blog está ótimo. Ficamos felizes por inspirar a viagem e o blog. Com certeza ele irá inspirar muitos outros viajantes, e isto é o que importa.
      Parabéns por compartilhar sua aventura!
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

5. octavio alberto racedo
    octavio alberto racedo says:

Soy argentino, de Tucumán más precisamente y me averguenza la policia vial que tenemos. En nombre de los tucumanos les pedimos disculpas. Es una pena que no conocieron la ciudad de San Miguel de Tucumán, capital del estado, lugar donde se juró la independencia de este país
    A modo de anégdota les cuento que no solo en Argentina existen policias corruptos o desaprensivos,que no saben tratar a un turista con cierta benevolencia, haciendolo sentir mas cómodo en un país que visitan. Me tocó enfrentar hace unos dias una situación similar a la de Uds en Trancoso, al sur de Bahia, donde me multaron por una infración que solo podía responder a una campaña de recaudación, hecho constante en todas las rutas del conosur.
    Reitéroles nuestras disculpas por el mal momento pasado y los felicito por su hermosa travesía.
    Octavio

Boa noite Octavio
      Agradecemos sua visita.
      Em nossas viagens já contamos com este tipo de problema. Com certeza o inconveniente que ocorreu em Tucumán não diminuiu nem um pouco a alegria e satisfação que temos em circular de carro pela Argentina. O seu país é um lugar cuja beleza impressiona. O povo argentino sempre nos recebeu com muito carinho e bondade. Ainda iremos andar muito pela bela Argentina.
      Com certeza o problema de corrupção da polícia também é algo que se faz presente aqui no Brasil, infelizmente.
      Esperamos que o problema com a polícia na Bahia não tenha depreciado a viagem a nosso país. Esperamos que o provo brasileiro tenha te recebido tão bem quanto vocês nos recebem aí.
      Um grande abraço
      Alexandre e Rosângela

6. Larissa
    Larissa says:

Olá,
    Sou de São Paulo, gostaria de fazer uma viagem parecida com essa (Bariloche, Deserto do Atacama e Bolívia) com meu noivo, mas temos uma dúvida, vocês sabem dizer o que é verificado nas aduanas? pois meu noivo tem passagem… :/
    Ja procurei saber pela internet, mas não achei nada que falasse a respeito… estamos com medo de ir e ele ser barrado (ou outra coisa)… vamos com mais um casal de amigos nosso… temos que ter ctz… se não voltamos todos p/ trás!!
    Aproveitando p/ dizer q adoreii o relato (os 2) da viagem!!! Me encantei com as fotos… estou louca p/ conhecer todos esses lugares fantásticos q conheceram!!! Outra pergunta: é perigoso andar por essas rutas? Ja q elas são desertas…
    Abs!!!

7. Aline
    Aline says:

Olá!
    Sou do Rio de Janeiro e estou querendo fazer uma viagem dessa com meu ‘namorido’. Pensei em fazer justamente na época dessa sua viagem: dez/jan. Temos um Renault Sandero 1.6.
    Busquei pela net algumas alternativas de viagem e me deparei com o site de vocês. Está ótimo, super detalhado, cheio de informações valiosas que, com certeza pretendo usar! Fiquei horas aqui lendo todo seu relato do 1º ao último dia e valeu a pena. 🙂
    Parabéns pela paciência e pela organização!
    Abçs,

8. Rita
    Rita says:

Gente, muito legal a “expedição” que vocês fizeram. Parabéns. As fotos são muito lindas e o casal é corajoso heheheh. Eu e o meu esposo gostamos de viajar, mas acho que eu teria ficado no Chile…heheheh. Bah, a Bolívia me pareceu tão suja e triste…Sou pelotense também e estava aqui na net procurando alguma alternativa de viagem para o final do mês de abril (quando faço niver). De repente encontrei o site de vcs…Maravilha!!! Fiquei horas na frente do computador acompanhando passo-a-passo a”trip” que vcs fizeram. Muito legal!!!!Um grande abraço. Rita