Como planejar sua viagem

GPS e mapas digitais

 

GPS Garmin Nuvi 780

GPS Garmin Nuvi 780

Sempre fazemos nossas viagens de férias contando com o auxílio do GPS. Com toda a certeza este é um investimento que vale a pena ser feito. O GPS ajuda muito, principalmente em cidades grandes como Santiago e Buenos Aires.

Mesmo que ele não te indique a melhor rota, ele te levará ao destino de uma forma muito mais fácil,  tranquila e rápida do que se você estivesse usando os mapas convencionais e perguntando para todo mundo por onde você deve ir. Nós, por exemplo, certa vez chegamos em Buenos Aires às 22h. Imagine você, neste horário, tendo que parar a toda hora e perguntar para as pessoas como chegar ao seu destino. O GPS nos levou certinho ao hotel que queríamos. Sem ele não teríamos nem noção para que direção seguir.

Os aparelhos da marca Garmin sempre são as melhores opções, pois muitos dos mapas disponíveis gratuitamente na internet são compatíveis somente com esta marca. Além disso, os mapas funcionam offline, sem necessidade de conexão a internet.

Fazemos as viagens com 2 GPS: um navegador automotivo (Garmin Nuvi 780) com tela LCD e outro portátil  (BTGP-38KM Bluetooth GPS Data Logger) que faz o log das coordenadas de todo o percurso realizado (grava velocidade, coordenadas e data/hora a cada intervalo de tempo configurado).

O Nuvi 780 nós compramos em 2010 e funciona muito bem até hoje. Basta atualizar os mapas, de forma gratuita. Atualmente este modelo não está mais em comercialização pela Garmin. Os modelos mais atuais são mais rápidos, com maior resolução de tela e possuem mais recursos para a navegação.

O logger BTGP-38KM ainda existem em comercialização, mas deve der modelos melhores no mercado. O software para retirada do log de coordenadas deste modelo que temos é muito ruim, por isso não recomendamos este modelo. O recurso de log é interessante para adicionar nos arquivos JPG das fotos as coordenadas do local exato onde elas foram tiradas (fotos georeferenciadas), caso sua máquina fotográfica não possua um GPS interno. Estas coordenadas são gravadas nas propriedades (Exif) da foto. 

Algumas dicas:

  • A opção de localização no GPS de lugares próximos ao seu endereço atual é bastante útil. Por exemplo: caso você queira procurar algum banco ou posto de combustível próximo do local onde você está.
  • Deixe sempre ativa a opção de recalcular a rota, pois caso você erre o caminho o GPS irá criar uma nova rota automaticamente levando em consideração sua posição atual.
  • Procure, sempre que possível marcar os pontos de interesse antecipadamente, pois algumas vezes pode-se perder muito tempo para fazer a localização de determinado ponto durante a viagem.
  • A opção do GPS de localizar a intersecção entre 2 ruas também é bem útil. É um método rápido de localizar um ponto de interesse.
  • Procure sempre instalar em seu GPS os POIs (pontos de interesse), que indicam a localização de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais. Em alguns modelos de GPS, a instalação dos POIs é independente dos mapas. Geralmente os sites que fornecem mapas também possuem um link para download dos POIs.

google_earth

Nas seções “Nosso Roteiro” de nossas viagens geralmente disponibilizamos os links para fazer o download dos log de GPS de nossas aventuras, que poderão ser visualizados no Google Earth.

Veja abaixo a lista de softwares (Windows e macOS) gratuitos para GPS que utilizamos em nosso notebook:

  • Base Camp
    Software para estudo de terrenos, planejamento de rotas e georreferenciamento de fotos em seu computador. Permite transferir os dados para um dispositivo GPS.
  • Garmin Express
    Software para atualização dos softwares de dispositivos GPS.
  • POI Loader
    Software para transferir pontos de interesses (POIs) para GPS da Garmin.

Download de mapas gratuitos para GPS Garmin:

Existem vários grupos de pessoas que voluntariamente criam e distribuem gratuitamente mapas digitais para GPS. Geralmente estes mapas são compatíveis com aparelhos da marca Garmin. Veja abaixo a lista dos sites de onde é possível fazer o download destes mapas.

  • AMÉRICA DO SUL
    • Proyecto Mapear – Mapas Electronicos Argentinos
      Mapas digitais gratuitos da Argentina compatíveis com os software e aparelhos de GPS da marca Garmin. Nestes mapas você irá encontrar estradas, caminhos e cidades da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
      É necessário se registar no site para download dos mapas. Consideramos este como sendo o site que possui os melhores mapas da Argentina, Uruguai e Chile. Clique aqui e faça também o download neste site dos POIs (pontos de interesse) para os mapas fornecidos.
    • POIS-GPS
      Pontos de interesse (POIs) e alertas de proximidade da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Costa Rica e Peru. Os POIs são compatíveis com Garmin, Tom Tom, NDrive, Sygic, Navitel, Route 66, Navman, iGO, entre outros. Estes POIs podem ser usados em conjunto com os mapas de outros projetos como Proyecto Mapear. Indica a localização de centenas de restaurantes, postos de combustíveis, radares, polícia, lombadas, áreas de perigo, hotéis e muito mais.
      Este projeto não fornece mapas, somente os POIs.
    • Projeto Tracksource
      Mapas digitais gratuitos do Brasil, para uso em aparelhos GPS da Garmin. Com os mapas do Projeto TrackSource, você terá em seu GPS mapas completos da sua cidade, roteáveis e com milhares de pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina, radares, dentre outros.
      Não deixe de instalar também os POIs (pontos de interesse), que mostrarão no GPS a localização de radares, polícia, lombadas e áreas de perigo com cobertura de todo o Brasil.
    • Viajeros Mapas
      Mapas digitais gratuitos não roteáveis da Argentina, Chile, Bolívia e Peru compatíveis com os software e aparelhos GPS da marca Garmin. Segundo seus editores, estes mapas são destinados a quem gosta de viajar para lugares raramente visitados, muitas vezes longe dos grandes centros urbanos. Nos mapas estão indicadas salinas, salares, lagos, geleiras, picos, desfiladeiros, vales, prados húmidos, minas abandonadas, marcos de fronteira e outros itens que são escassos na maioria dos mapas.
    • Perut – Perú Ruteable
      Mapas roteáveis gratuitos para Garmin de todo território peruano.
    • GPS YV de Venezuela
      Mapas rodoviários e urbanos roteáveis da Venezuela. Também possui POIs para Garmin. Para download dos mapas é necessário pagar uma taxa obrigatória.
    • Proyet Bolivia Ruteable
      Projeto de mapas roteáveis da Bolívia (antigos, a última versão é de jan/2014). É necessário se registar no site para download dos mapas.
  • AMÉRICA CENTRAL
    • Cen Rut – Mapa Ruteable de Centroamérica
      Projeto para criação e distribuição gratuíta de mapas da América Central. O projeto cobre El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Guatemala, Honduras, Belize e Panamá.

Dicas e considerações para comprar um GPS:

A escolha da marca do GPS é bem pessoal. Mas, lembre-se que os mapas são mais importantes que o aparelho. Nós compramos um Garmin devido a facilidade de encontrar os mapas compatíveis de qualquer lugar do mundo, e tudo isso de forma gratuita.

Os aparelhos da marca Garmin possuem uma boa qualidade construtiva, usam receptores de alta sensibilidade e existem inúmeras comunidades no mundo inteiro desenvolvendo mapas gratuitos compatíveis.

Em nossa opinião os recursos e características mais importantes que um GPS deve ter são:

  • Tela de pelo menos 5 polegadas: é um bom tamanho de tela, permitindo uma boa visualização dos mapas e informações. Telas menores que isso não permitem uma boa visualização dos mapas e telas maiores tornam o aparelho muito grande;
  • Receptor de alta sensibilidade: permite uma boa captação de sinais mesmo em condições severas (chuva, vales e regiões muito arborizadas);
  • Memória externa (cartão de memória): uma grande quantidade de memória permite que você use diversos mapas, permitindo assim que você possa consultar mapas diferentes e escolher o que estiver melhor detalhado para a região onde você estiver. Os mapas ocupam muito espaço, sendo aconselhável comprar aparelhos compatíveis com cartões SD ou micro SD;
  • Rotas com múltiplos destinos: consideramos esta uma das funções mais importantes para se ter em um GPS. Um bom GPS permite que se tenha em torno de 10 pontos intermediários para uma mesma rota. Este recurso permite que você selecione o destino final e os pontos intermediários por onde você quer passar. Esta função é fantástica, pois o trajeto calculado pelo GPS nem sempre é o que você deseja percorrer, assim você pode colocar os pontos por onde você obrigatóriamente quer passar. Sem esta opção, a rota gerada pelo GPS levará em consideração somente sua posição atual e o destino final desejado. Caso a rota gerada não passe por algum lugar que você queria, você terá que programar o GPS diversas vezes durante a viagem, sempre colocando como destino o próximo ponto intermediário desejado. Esta função também faz com que o GPS possa classificar automaticamente múltiplos destinos,  fornecendo assim a rota mais direta. Uma grande vantagem deste recurso é que desta maneira você saberá realmente quantos quilômetros e quanto tempo falta para chegar no destino final e não aos pontos intermediários. Assim fica muito mais fácil controlar a velocidade do carro  necessária para chegar ao destino final em algum horário específico.
  • Recálculo automático da rota: rápido recálculo de desvio ou quando está fora da rota. No caso de você ter errado alguma rua o GPS irá recalcular automaticamente como chegar ao destino levando em consideração o lugar onde você está.
  • Alertas de radares: ajuda a lembrar ao motorista de reduzir a velocidade em radares, pardais, lombadas eletrônicas, polícia e lugares perigosos.
  • Falar os nomes das ruas: (por exemplo: “Vire à direita na Avenida Salgado Filho a 150 metros.”) permite que você possa conferir o nome da próxima rua a virar sem ter que ficar olhando para a tela do GPS.

 

62 respostas para “GPS e mapas digitais”

  1. Boa tarde viajeros

    Primeiramente gostaria de agradecê-los pelo retorno aos meus questionamentos e principalmente pela “santa” paciência que possuem…Sobre o GPS portátil que havia me referido, acabei encontrando na internet, o modelo Holux M-1000C, que parece atender às minhas expectativas. Só não consigo entender para o caso das fotos georeferenciadas, se o aparelho deve estar conectado à camera por cabo USB… (no meu caso uma Nikon D5000) ou isso seria feito no computador, depois que eu postar as fotos…Desculpe minha ignorância em informática, mas tenho receio em adquirir esse gps e depois dar uma de “padre-voador”…

    • arrsouza disse:

      Olá Adilson
      Gostei muito deste modelo de datalogger. Ele possui todas as funcionalidade necessárias. A autonomia da bateria é excelente. A possibilidade de comprar a bateria também é uma grande vantagem. Além de tudo o preço está bom e o site trilha21 é de confiança.
      Fazer fotos georeferenciadas é muito simples. Não há necessidade de nenhuma conexão entre a máquina fotográfica e o GPS. Você tem que sincronizar o relógio da máquina com o GPS. Depois você baixa as fotos para o computador e o software que vem com o GPS pega as coordenadas gravadas pelo datalogger e grava nas fotos. Simples assim.
      Alguns sites como o Flicker (caso você coloque suas fotos lá) mostram as fotos sobre um mapa, informando exatamente onde a foto foi tirada. Muito legal! Passe em nosso album no flicker e veja como fica: http://www.flickr.com/photos/clicksra/map/
      Como este modelo de GPS e um celular da Nokia você consegue navegar também através da instalação de um software no celular.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  2. Vinicius disse:

    Alexandre Boa Noite,

    Voce sabe me informar se eu comprar esse mesmo aparelho porem dos EUA, ha possibilidade de colocar o mapa do Brasil sem custos? E que o mapa seja de boa qualidade sem duvida?

    Vale a pena fazer isso? pois o preço de la é bem mais em conta.

    Obrigado.

    • arrsouza disse:

      Boa noite Vinicius
      A vantagem do Garmin é exatamente você poder colocar os mapas gratuitamente. Podes comprar o GPS nos EUA que depois é só baixar os mapas dos sites que indiquei acima e fazer a instalação sem custos. A qualidade dos mapas gratuitos é muito boa.
      Possivelmente a única desvantagem é que vc não receberá os mapas City Navigator Br 2011 juntamente com o GPS (pois este é pago). Você terá que usar os mapas gratuitos citados acima ou tentar encontrar o City Navigator na internet.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  3. Bom dia casal “viajero”

    Aqui estou novamente…Estive lendo a respeito de GPS no seu blog e como sempre informações completas. Sou totalmente leigo nessa matéria e vou abusar mais uma vez dos seus conhecimentos. Pesquisei um GPS marca Mio M300 Guia 4 Rodas que possui os mapas do Brasil e Argentina. Gostaria de saber se no meu caso que pretendo ir ao Atacama e retornar pela ruta 31 (Copiapó-Fiambalá), ele pode ser útil…(imagino que percorrendo as rotas próximas à divisa dos 2 países, essa cobertura é possível…) ou necessitaria mesmo algum modelo que inclua o Chile? Também quanto ao NCS Navi R-120, gostaria de saber onde vc comprou, porque até então só encontrei em sites dos EUA…
    Obrigado e boa viagem (acredito que vc estão na estrada…)

    • arrsouza disse:

      Boa noite Adilson
      Se quiseres continuar fazendo viagens pela América do Sul te aconselho a comprar um Garmin, pois você terá várias opções de mapas. Sempre é bom ter mais uma opção de mapa, já que um complementa a informação do outro.
      Te aconselho a comprar um GPS com tela widescreen.
      O Mio é um GPS muito bom, porém não é fácil conseguir os mapas.
      Eu comprei o NCS Navi no Mercado Livre. Dei uma procurada agora e não encontrei mais. Mas o vendedor do ML é o mesmo do site http://www.trilha21.com.br/TrilhaStore/. Paguei R$300 jan/2009.
      Neste site vc encontrará outras opções de GPS loggers.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  4. Marcio Aurelio Soares disse:

    Olá pessoal, parabéns pelo site. Gostaria de saber de vcs, primeiro sobre esse tal de gambão. Como levá-lo no carro: tenho uma Tucson e pretendo viajar em setembro com minha ulher, pelo Uruguai e Argentina. estou pensando em entrar pelo Chui e retornar por Santana do Livramento. O que vcs acham: Um abraço.

  5. GILVAN ALVES DE LIMA disse:

    OLÁ AMIGOS ESTOU QUERENDO FAZER UMA VIAGEM PELO MERCOSUL SAINDO DE BRASILIA PASSANDO PELO URUGUAI E CHEGANDO ATÉ ARGENTINA DE CARRO E PRECISO QUE OS AMIGOS ME DEEM UMA DICA DE ROTA QUE NUNCA FIZ ESSE TRAJETO E OUTRA COISA SÓ QUERIA CONHECER BUENOS AIRES SERÁ QUE COMPENSSA IR DE CARRO DO URUGUAI A BUENOS AIRES DE CARRO OU DEIXAR O CARRO NO URUGUAI? DESDE JA AGRADEÇO E ADOREI O RELATO DE VCS PARABENS MESMO

  6. Neca disse:

    Oi Alexandre e Rosângela,

    Já aproveitei as dicas do blog de vocês, na viagem que fiz pelo Chile no final de 2009. Locamos carro em Santiago com GPS e rodamos quase 4.000km (fomos até Regiao dos Lagos, Ilha de Chiloé e voltamos). O problema que enfrentamos foi o GPS que nao estava atualizado…Tivemos que nos virar com o mapa que tínhamos comprado ainda no Brasil, mais algumas dicas locais, mesmo assim foi tudo muito tranquilo.
    Pretendo voltar para conhecer o restante do Chile e arredores. Mais uma vez este blog será muito útil.
    Parabéns.
    Abraços
    Neca

  7. Marcelo disse:

    Ola Alexandre, vc tem esse roteiro salvo no gps?
    Se tiver e puder disponibilizar, nós que queremos fazer essa viagem ficariamos muito grato, mais ainda, pois seu blog esta de parabens, muito instrutivo e informativo
    Abraço
    Marcelo

  8. Rodrigo disse:

    Olá Alexandre e Rosângela.

    Parabéns pelas viagens e pelo site! Seus relatos são muito inspiradores. Tenho uma dúvida sobre o GPS da Garmin: posso comprá-lo nos Estados Unidos? Caso seja possível, precisarei baixar os mapas depois?

    Obrigado pela dicas e pela inspiração,
    Rodrigo

    • arrsouza disse:

      Boa noite Rodrigo!

      Sim, vc pode comprá-lo nos EUA ou em qualquer outro país. De qualquer forma vc terá de fazer o upload dos mapas no GPS, pois no aparelho geralmente vem somente um mapa que não é tão completo. Mas isto é rápido, fácil e grátis.
      Abraços
      Alexandre e Rosângela

  9. Daniel Brahm disse:

    Alexandre, parabéns pelos artigos, sou um fã do GPS Garmin e uso mapas do projeto TrackSource. Eu uso o software Garmin Mobile XT para o celular Nokia 5800. Um dica legal para aqueles que usam o mapas do projeto Tracksource e poder contribuir enviando POI’s.

  10. Daiane disse:

    Olá!!
    estou interessadissima em fazer a mesma viagem!!! Amei as dicas de vocês e certamente ao organizar a minha, pedirei auxílio.
    Uma dúvida! É possível fazer essa viagem em menos de 21 dias::::

    Abraço,
    Daiane

    • arrsouza disse:

      Boa noite Daiane

      Estamos felizes em poder te ajudar.
      Recomendamos ao menos 18 dias para fazer o mesmo roteiro com tranquilidade e aproveitando os lugares que visitamos. Caso tenhas disponível menos tempo, deves tirar algumas das cidades do roteiro.
      Qualquer dúvida estaremos a disposição.

      Abraços

      Alexandre e Rosângela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *