Saída: Valparaíso – Km 2632 (10:00h)
Chegada: Viña del Mar – Km 2704 (22:30h)
Distância: 72Km

Após uma noite muito mal dormida, acordamos e logo ouvimos o barulhinho da chuva. Era o primeiro dia da viagem que chovia. Nos arrumamos, pegamos nossas malas e fomos embora. Tinha café da manhã, mas dispensamos, queríamos era ir embora o mais rápido possível daquele hotel.

As cidades de Viña del Mar e Valparaíso estão distantes 9Km. Estão tão próximas que fica difícil saber onde termina uma e começa outra.

Com o tempo ruim, ficamos sem saber o que fazer. Acabamos circulando de carro pela cidade. Depois fomos para o supermercado Jumbo em Viña Del Mar sacar dinheiro e almoçar.  Almoçamos em um restaurante dentro do supermercado. Só então descobrimos que o horário no Chile tem 1h de diferença em relação ao Brasil, pois achamos estranho que era meio-dia em nossos relógios e o buffet ainda não estava pronto. Neste momento também percebemos a diferença do custo da alimentação entre Argentina e Chile. Nosso almoço, de comida simples, custou $10920 (R$37,80) para 2 pessoas.

Após passearmos um pouco pelo supermercado, fazendo umas comprinhas e esperando o tempo passar para ver se a chuva parava, saímos para dar mais umas voltas e conhecer melhor a cidade de Viña e seus pontos turísticos.

Já eram umas 15:00h quando a chuva passou e ficamos passeando pela linda Viña Del Mar. Fomos “molhar os pés” no oceano pacífico, é claro! De sapatos mesmo, porque estava frio, possivelmente uns 13°C. Passeamos na avenida à beira mar, onde as ondas estavam agitadas e às vezes molhavam até as pessoas que as admiravam do calçadão. Caminhamos pelas ruas e praças com suas lindas palmeiras, muito comuns aqui no Chile. Fotografamos o famoso relógio das flores.

Oceano Pacífico

Tínhamos ainda que achar outro hotel para ficar. Durante o nosso passeio pela cidade, passamos pelo Hotel Marina Azul (calle Teniente Merino, nº 39,  entre Av. San Martín e Av. Perú, Vina del Mar, Chile) em frente a uma praça e a uma quadra da avenida à beira mar (av. Perú). Acreditamos que não seria muito acessível devido a ótima localização. Surpresa foi a nossa, quando descobrimos que era mais barato que o nosso hotel da noite anterior e ainda por cima com quartos aconchegantes, vista para o mar, wi-fi nos quartos, frigobar e café da manhã. De negativo o fato de não ter ar condicionado e estacionamento. Fizemos a reserva. O valor da pernoite para casal era $22000 (R$76,00). Os recepcionistas do hotel também foram muito atenciosos e cordiais. Excelente custo benefício, recomendamos.

Depois fomos na praia de Reñaca, uma das mais famosas de Viña, com sua orla ocupada repleta de prédios construídos em forma de degraus que acompanham o desnível do morro onde estão situados.

Praia de Reñaca em Viña del Mar

Fotografamos a estátua do moai, original da Ilha da Páscoa, em frente ao museu arqueológico de Viña. Neste momento tinha uma garoa fininha, que acabou prejudicando um pouco nossas fotos.

Estátua do moai original da Ilha da Páscoa (museu arqueológico de Viña)

Já à noite, fomos às compras. Sabemos que não é a mesma coisa que Santiago, mas fomos às lojas mais famosas e que têm de tudo: Falabella, Ripley e Paris. Achamos muitas coisas baratas, como roupas e eletrônicos. Estes itens custam de 30 a 50% mais baratos que no Brasil. Também nos pareceu mais baratos que na Argentina.

Depois das compras fomos para o hotel. Como não havia estacionamento, deixamos o carro na frente da portaria do hotel. O recepcionista nos garantiu que não haveria perigo, já que ele ficaria de plantão durante toda a noite. Pelo que vimos, nesta região é comum as pessoas deixarem os carros na rua.

Dica do dia

Não deixe de visitar a tradicional praia de Reñaca em Viña del Mar, é a mais popular e apta para o banho (limpa). Está a 7Km do centro.